Marketing de Guerrilha РExemplos, Tipos e Características

1999
marketing de guerrilha

O ser humano sempre precisou se reinventar para inovar e encontrar solu√ß√Ķes criativas. O Marketing de guerrilha mostra essa inova√ß√£o do ser humano com nenhum outro modo de marketing!

Na hora de divulgar‚Ää‚ÄĒ‚Ää seja produtos, servi√ßos ou mesmo ideias de utilidade p√ļblica‚Ää‚ÄĒ‚Ääisso n√£o √© diferente! O ser humano sempre esta a procura de formas de se inovar e

Na verdade, podemos dizer que o marketing, nas suas muitas formas, oferece o espa√ßo perfeito para essas constantes inova√ß√Ķes.

Uma delas, chamada marketing de guerrilha, vem ganhando espaço pelo alto impacto que causa, mesmo sem gastar muito.

Confira tudo sobre marketing de guerrilha agora mesmo! Espero que goste da leitura:

Este artigo esta dividido da seguinte forma

  • Significado de Marketing e Guerrilha
  • Caracter√≠sticas do Marketing de Guerrilha
  • Hist√≥ria do Marketing de Guerrilha
  • Objetivos do Marketing de Guerrilha
  • 9 Tipos de Marketing de Guerrilha
  • 7 Exemplos Criativos de Marketing de Guerrilha Que Deram Certo
  • Marketing de Guerrilha Que Deram Errado
  • Conclus√£o

O Que é Marketing de Guerrilha? Significado

marketing de guerrilha o que eO marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing projetado para que as empresas promovam seus produtos ou serviços de maneira não convencional, geralmente usando pouco ou nenhum capital.

O marketing de guerrilha é conhecido por ter pouco orçamento para gastar.

O Marketing de guerrilha é um conceito cunhado em 1984 por Jay Conrad Levison em seu livro Guerrilla Marketing: O segredo para conseguir grandes lucros de sua pequena empresa.

Entende-se pelo marketing de guerrilha o conjunto de estratégias e técnicas, executadas por meios não convencionais, e que alcançam seu objetivo através de engenhosidade e criatividade, em vez de um alto investimento no espaço publicitário.

Características do Marketing de Guerrilha

O que os profissionais de marketing realmente apreciam sobre marketing de guerrilha é sua natureza razoavelmente barata. O investimento real aqui é criativo e intelectual Рsua implementação, no entanto, não precisa ser cara.

Michael Brenner resume bem em seu artigo sobre ‚Äúconte√ļdo de guerrilha‚ÄĚ, em que ele enquadra esse estilo de marketing no mesmo contexto que reutilizar seu conte√ļdo existente, como tomar certos segmentos de um relat√≥rio e expandir cada um deles em um post de blog. √Č um investimento de tempo, mas n√£o dinheiro (ou, pelo menos, n√£o muito dinheiro).

De certa forma, o marketing de guerrilha funciona redirecionando o ambiente atual do seu p√ļblico. Avaliando seu conte√ļdo e descobrindo quais segmentos dele podem ser reaproveitados para incluir sua marca e fazer uso do marketing de guerrilha.

História do Marketing de Guerrilha

O marketing de guerrilha √© um produto da mudan√ßa para a m√≠dia eletr√īnica do marketing tradicional de m√≠dia impressa, r√°dio e televis√£o. Foi cunhado por Jay Conrad Levinson em seu livro Guerrilla Marketing, de 1984.

O objetivo de uma campannha de guerrilha é criar buzz sobre um produto ou marca para aumentar a probabilidade de um consumidor comprar o produto ou serviço, ou falar sobre isso com outros compradores em potencial. O marketing de guerrilha pode ser muito rentável para as pequenas empresas, especialmente se conseguirem criar um fenómeno de marketing viral.

Quais os Objetivos do Marketing de Guerrilha?

O marketing de guerrilha nasce como um meio de marketing que permite a diferencia√ß√£o da marca em rela√ß√£o √† concorr√™ncia. Na verdade, a√ß√Ķes de marketing de guerrilha feitas corretamente s√£o geralmente atividades lembradas pelas pessoas que a testemunharam.

O uso de locais familiares ou locais de tr√Ęnsito habitual de pessoas tem outro objetivo al√©m de alcan√ßar o p√ļblico m√°ximo poss√≠vel. O ideal nas campanhas de guerrilha marketing √© que o n√ļmero m√°ximo de clientes fique impressionado com sua a√ß√£o publicit√°ria diferenciada.

Tipos de Marketing de Guerrilha

marketing de guerrilha tipos1.     Guerrilha Marketing de Ambiente

O marketing de ambiente √© uma forma complexa de comunica√ß√£o corporativa que usa elementos do ambiente, incluindo quase todas as superf√≠cies f√≠sicas dispon√≠veis, para transmitir mensagens que provocam o envolvimento do cliente. √Č uma compila√ß√£o de intelig√™ncia, flexibilidade e uso efetivo da atmosfera.

O marketing ambiental, que pode ser chamado de marketing de presença, pode ser definido como:

  • A coloca√ß√£o de publicidade em locais incomuns e inesperados, muitas vezes com m√©todos n√£o convencionais e sendo o primeiro ou √ļnico a usar o an√ļncio;
  • O marketing ambiental pode ser encontrado em qualquer lugar, desde secadores de m√£os em banheiros p√ļblicos e bombas de gasolina, at√© em bancos de Onibus, sempre podendo interagir com os consumidores.

2.     Marketing de Emboscada

O que é marketing de emboscada?

O marketing de emboscada é uma forma de marketing associativo usado por uma organização para capitalizar a conscientização, a atenção, a boa vontade e outros benefícios gerados por ter uma associação com um evento ou propriedade, sem que a organização tenha uma conexão direta ou oficial com esse evento ou propriedade.

O Marketing de emboscada é tipicamente visto em grandes eventos onde rivais de patrocinadores oficiais usam táticas criativas e às vezes encobertas para construir uma associação com o evento e aumentar a conscientização para suas marcas. Eles fazem isso sem que necessariamente sejam patrocinadores oficiais do evento.

3.     Stealth Marketing

O marketing discreto √© um ato deliberado de entrar, operar ou sair de um mercado de forma furtiva, secreta ou impercept√≠vel, ou uma tentativa de faz√™-lo. As pessoas se envolvem com o produto sem que elas realmente saibam que fazem parte da campanha publicit√°ria. Isso precisa ser implementado com total disfarce, porque se os participantes tomarem conhecimento da campanha, isso ter√° um efeito negativo sobre a marca, resultando em d√ļvidas √©ticas sobre seu uso.

4.     Marketing Viral ou Buzz Marketing

O marketing viral descreve qualquer estrat√©gia que incentive os indiv√≠duos a transmitir uma mensagem de marketing a outras pessoas, criando o potencial de crescimento exponencial na exposi√ß√£o e influ√™ncia da mensagem. Como os v√≠rus, essas estrat√©gias aproveitam a r√°pida multiplica√ß√£o para explodir a mensagem para milhares. Fora da Internet, o marketing viral tem sido chamado de “boca a boca”, “criando um burburinho”, mas na Internet, para melhor ou pior, √© chamado de ” marketing viral‚ÄĚ

Da mesma forma, o buzz marketing usa m√≠dias de alto-perfil para encorajar o p√ļblico a discutir sobre a marca ou o produto. O buzz marketing √© uma t√°tica de marketing de guerrilha que funciona melhor quando as respostas dos consumidores a um produto ou servi√ßo s√£o genu√≠nas, sem que a empresa os pague para falarem sobre o produto. Buzz gerado a partir de campanhas de buzz marketing √© referido como amplificadores de WOM (word of mouth ou boca-a-boca).

5.     Marketing de Projeção

marketing de guerrilha - marketing de projecaoA publicidade de projeção é efetivamente um outdoor digital que é projetado à noite na lateral de um prédio com ou sem a permissão dos órgãos governamentais, ou a permissão do proprietário do prédio. Os monitores são projetados em edifícios em locais de alto tráfego.

A publicidade de proje√ß√£o √© um complemento eficaz para campanhas de tamanho consider√°vel, por exemplo, o lan√ßamento de um produto, o lan√ßamento de um novo filme, promo√ß√Ķes de varejo etc.

Tal como acontece com várias técnicas de marketing de guerrilha, a publicidade de projeção de guerrilha pode incorrer em multas ou penalidades para publicidade quando feitas sem o consentimento do proprietário do edifício. Isso vem em um risco para a empresa. As vantagens e desvantagens dessa forma de marketing de guerrilha devem ser cuidadosamente consideradas antes de prosseguir para evitar despesas e problemas indesejados.

6.     Wild Posting

O wild posting √© uma forma de marketing de guerrilha onde cartazes s√£o colocados em v√°rios locais e principalmente nas √°reas urbanas para atrair exposi√ß√£o m√°xima para uma empresa ou marca. O wild posting √© uma forma barata de publicidade que oferece uma enorme exposi√ß√£o para os profissionais de marketing, especialmente na ind√ļstria cinematogr√°fica e teatral. O wild posting √© uma maneiras eficaz de alcan√ßar pessoas e aumentar a popularidade de sua marca sem gastar muito.

O wild posting pode abranger diferentes variedades, incluindo cartazes em papel, √≠m√£s, adesivos e etiquetas de vinil. No entanto, pode haver problemas legais em rela√ß√£o a publica√ß√Ķes extravagantes, se a exibi√ß√£o n√£o for publicada em um espa√ßo de publicidade paga, pois √© ilegal anunciar em uma propriedade privada sem o consentimento pr√©vio. Ent√£o fique ligado quando for fazer wild posting para n√£o receber um multa.

7.      Guerrilha Marketing РAstroturfing

De todas as estrat√©gias de marketing de guerrilha, o Astroturfing est√° entre os mais controversos e tem um alto fator de risco para a empresa. O astroturfing deriva do termo ‚Äúturf‚ÄĚ artificial, que √© frequentemente usando para descrever grama falsa (grama artificial). Assim, endossos, depoimentos e recomenda√ß√Ķes falsas s√£o produtos de Astroturfing no setor de rela√ß√Ķes p√ļblicas e marketing.

Astroturfing envolve a geração de um hype artificial em torno de um determinado produto ou empresa através de uma revisão ou discussão feita por influenciadores digitais que são pagos para transmitir uma visão positiva da empresa ou marca.

Isso pode ter um efeito negativo e prejudicial sobre uma empresa, caso o consumidor suspeite que a revisão ou opinião do influenciador não é autêntica, prejudicando a reputação da empresa ou, pior ainda, resultando em problemas legais.

8.     Marketing de Rua ou Street Marketing

marketing de guerrilha - marketing de ruaO marketing de rua utiliza meios n√£o convencionais de publicidade ou promo√ß√£o de produtos e marcas em √°reas p√ļblicas, com o objetivo principal de incentivar os consumidores a lembrar da marca ou o produto comercializado.

Como uma divis√£o do marketing de guerrilha, o stree marketing √© espec√≠fico para todas as atividades de marketing realizadas em ruas e √°reas p√ļblicas, como parques, ruas, eventos etc.

O marketing de rua n√£o se limita a √°reas fechadas, mas tamb√©m locais e atividades ao ar livre, como em carrinhos de compras, banheiros p√ļblicos, laterais de carros ou transporte p√ļblico, tampas de bueiro, latas de lixo etc.

O marketing de rua n√£o se limita a an√ļncios fixos. √Č uma pr√°tica comum as organiza√ß√Ķes usarem ‚Äúembaixadores da marca‚ÄĚ que possam distribuir amostras de produtos e vouchers de desconto, enfatizando a marca ou empresa.

Os embaixadores da marca‚ÄĚ podem ser acompanhados por um quiosque de bicicletas que cont√©m amostras de produtos ou materiais de demonstra√ß√£o, ou eles podem estar usando um “outdoor ambulante”.

A interação física com os consumidores tem um poder de influência maior do que a publicidade passiva tradicional. Por isso o Marketing de Guerrilha tem o potencial de ser muito poderoso.

A dificuldade com a campanha de marketing de rua √© planejar, organizar e executar a opera√ß√£o. As ag√™ncias ou anunciantes ter√£o sempre que identificar uma ideia √ļnica e criativa, integrar a mensagem exigida pelos anunciantes na opera√ß√£o de tal forma que a maior parte do p√ļblico-alvo a entenda com clareza e tenha potencial para a tornar viral. Se a inten√ß√£o da campanha for vaga ou abstrata, os espectadores deixar√£o de notar o efeito e a mensagem.

9.     Marketing de Gerrilha Digital

A web está repleta de exemplos de marketing de guerrilha, na medida em que muitos de nós não percebem a sua presença Рaté que uma campanha particularmente bem sucedida surja.

O desejo de gratifica√ß√£o instant√Ęnea dos usu√°rios da Internet oferece um caminho para o marketing de guerrilha ao permitir que as empresas combinem marketing de espera com t√°ticas de guerrilha.

Exemplos simples consistem em usar o ‘carregamento’ de p√°ginas ou textos alternativos de imagens para exibir uma mensagem divertida ou informativa para os usu√°rios que est√£o aguardando para acessar o conte√ļdo que estavam tentando acessar.

Como os usuários não gostam de esperar na web, é essencial e fácil capturar a atenção deles dessa maneira. Outros métodos de websites incluem recursos interessantes da web, como o engajamento de landing pages.

Muitas estratégias de marketing online também usam mídias sociais como o Facebook e o LinkedIn para iniciar campanhas, recursos compartilhados e eventos.

Outras empresas realizam competi√ß√Ķes ou distribuem descontos incentivando os usu√°rios a compartilhar ou criar conte√ļdo relacionado ao seu produto ou marca.

Os vídeos virais são uma forma incrivelmente popular de marketing de guerrilha em que as empresas filmam vídeos divertidos ou surpreendentes que os usuários da Internet provavelmente compartilharão e apreciarão, que sutilmente anunciarão seu serviço ou produto.

Algumas empresas, como o Google, at√© criam elementos interativos, como designs tem√°ticos do logotipo do Google, para despertar interesse e engajamento. Essas t√°ticas din√Ęmicas de marketing de guerrilha podem se tornar not√≠cias em todo o mundo e dar √†s empresas uma publicidade consider√°vel.

Quer um Ebook GRATUITO com as 152 melhores estratégias de Marketing Digital de 2020?

6 Exemplos Criativos de de Marketing de Guerrilha Que Deram Certo

1.     Adesivos РReddit

marketing de guerrilha exemplo RedditTodo mundo conhece o Reddit como ‚Äúhome page da internet‚ÄĚ e como um dos sites mais populares e visitados da web. Com mais de 36 milh√Ķes de contas de usu√°rios e 169 milh√Ķes de visitantes √ļnicos por m√™s, o Reddit.com n√£o mostra sinais de desacelera√ß√£o.

Muitas pessoas que usam a internet já se depararam com o Reddit em algum momento, ou pelo menos serão capazes de reconhecer o logotipo alienígena que está estampado por toda a internet, muitas outras pessoas não vão saber que os criadores do Reddit gastaram apenas 500 dolares em publicidade, e que grande parte desses 500 dolares foi gasto em adesivos.

‚ÄúIsso pode n√£o parecer uma abordagem de marketing importante ou at√© mesmo estrat√©gica, mas mantivemo-nos firmes em distribuir os adesivos. Em alguns meses, come√ßamos a ver as fotos nas m√≠dias sociais de pessoas que estavam com nossos adesivos … muitas vezes usando-os de maneiras que nunca esper√°vamos.‚ÄĚ Disse Alexis Ohanian, Co-fundador do Reddit.

2.¬† ¬† ¬†“Outdoors” ‚Äď Filme IT

marketing de guerrilha exemplo filme ITEmbora instala√ß√Ķes de outdoors caros possam ser uma forma eficaz de marketing de guerrilha, muitas das melhores id√©ias exigem muito menos dinheiro para alcan√ßar um impacto not√°vel.

Uma inteligente campanha de marketing de guerrilha para o filme de terror IT foi recebida com tanto amor e medo nas m√≠dias sociais, com os usu√°rios dizendo que era “assustadoramente assustador”.

Em setembro de 2017, v√°rios bal√Ķes vermelhos apareceram amarrados a bueiros ao redor de Sydney CBD, acompanhados por uma nota de giz estampada dizendo: “IT est√° mais perto do que voc√™ pensa”.

O ato de marketing de guerrilha aumentou e muito o reconhecimento do p√ļblico sobre o bal√£o vermelho, que √© associado a Pennywise, um palha√ßo mal√©volo que ataca as crian√ßas no romance mais vendido de Stephen King, IT. Uma s√©rie de murais tamb√©m foram pintados em torno de Sydney, com vers√Ķes do rosto de Pennywise.

Esses poucos bal√Ķes estrategicamente posicionados renderam tr√°fego massivo de m√≠dia social e levaram a uma audi√™ncia estridente querer assistir o trailer do filme IT. Realmente uma campanha de marketing de guerriha genial!

3.¬†¬†¬†¬† Graffiti Reverso ‚Äď Domino‚Äôs Pizza

marketing de guerrilha exemplo dominos pizzaO grafite reverso é quando, em vez de adicionar o spray a uma superfície, os profissionais de marketing removem a sujeira em volta do desenho para criar uma mensagem de marcação completamente natural (a estratégia de marketing de guerrilha de graffiti invertido pode ser usada em paredes, calçacas, ruas, etc).

Para usar o graffiti reverso, basta colocar um estêncil no formato do desenho desejado em uma calçada ou parede e depois lavar os espaços descobertos (não cobertos pelo estêncil). A Domino’s Pizza é uma das maiores empresas a tentar essa estratégia.

4.¬†¬†¬†¬† Marketing Contextual ‚Äď Weight Watchers

marketing de guerrilha exemplo weight watchersO marketing de guerrilha n√£o √© encontrado apenas em ambientes urbanos – pode ser encontrado tamb√©m em impress√£o. Este an√ļncio da revista Weight Watchers muda de forma √† medida que os usu√°rios removem pe√ßas perfuradas. Esse mesmo conceito poderia ser aplicado aos panfletos para reduzir ainda mais o custo desta campanha de marketing¬† de guerrilha.

5.¬†¬†¬†¬† Coloca√ß√£o de Produtos em Locais Criativos ‚Äď Prision Break

marketing de guerrilha exemplo prision breakPessoas na m√≠dia ganham coisas gr√°tis o tempo todo. Ent√£o, um bolo para eles n√£o era visto como algo incomum. Mas quando eles come√ßaram a cortar fatias, eles perceberam algo estranho no bolo. Para promover o retorno do popular programa de TV Prison Break, a ag√™ncia de publicidade escondeu um peda√ßo de pl√°stico dentro do bolo. O peda√ßo de plastico continha uma mensagem simples “Prison Break retorna no dia 19 de novembro no TV3”.

6.¬†¬†¬†¬† Pontos de √Ēnibus – Pepsi

marketing de guerrilha exemplo pepsiQuem n√£o viu um ponto de √īnibus com publicidade? Paradas de √īnibus s√£o lugares fascinantes para campanha de guerrilha porque:

  • H√° um influxo consider√°vel de pessoas.
  • N√£o √© uma √°rea de tr√Ęnsito, mas os usu√°rios passam muito tempo l√° √© por isso que a marca pode conseguir a aten√ß√£o da popula√ß√£o.

7.¬†¬†¬†¬† Vending Machine ‚Äď Coca Cola Marketing de Guerrilha

Outra a√ß√£o bem sucedida que viralizou foi a da gigante Coca-Cola. Essa t√°tica de marketing de guerrilha foi desenvolvida para o dia dos namorados, em que a m√°quina de refrigerantes controlada remotamente s√≥ ‚Äúfuncionava‚ÄĚ quando casai se beijavam. Confira o v√≠deo da campanha abaixo:

Marketing de Guerrilha Que Deram Errado

‚ÄúCom os riscos inerentes do marketing de guerrilha navegando em territ√≥rio desconhecido‚ÄĚ, h√° v√°rios exemplos de campanhas de guerrilha que deram errado.

  • Em 2007, o Cartoon Network promoveu um show colocando letreiros de LED que se assemelham a um personagem do show em Boston. Os sinais criaram um bomb scare ‚Äúsusto de bomba‚ÄĚ e custaram √† Turner Broadcasting (a controladora da rede) 2 milh√Ķes de dolares em multas.
  • Em uma tentativa do Guinness World Record de 2005, a Snapple promoveu suas novas guloseimas congeladas ao erguer um picol√© de 25 p√©s em um parque da cidade de Nova York. Por√©m o picol√© derreteu mais r√°pido do que o esperado, cobrindo o parque com uma gosma pegajosa, exigindo que o corpo de bombeiros chegasse ao local para limpar a lamban√ßa.

Conclus√£o ‚Äď D√™ uma Chance ao Marketing de Guerrilha!

A própria essência do marketing de guerrilha casa perfeitamente com a ideia do marketing digital, e se formos resumir isso em umasó palavra, é interatividade.

As pessoas amam se sentir parte de alguma coisa, e se sentem muito mais motivadas e impactadas quando são parte da ação.

Por isso, aproveite todos os recursos do ambiente digital para incluir e engajar seu p√ļblico, e suas campanhas de marketing digital ter√£o muito mais chances de dar certo.

Como o pr√≥prio nome diz, o marketing de guerrilha geralmente oferece mensagens fortes e provocativas, que t√™m forte chances de chegar ao sucesso em levar o p√ļblico a pensar e agir. Voc√™ s√≥ tem a ganhar por levar esses conceitos para a sua estrat√©gia online. Afinal, quando todas as a√ß√Ķes s√£o praticamente iguais, quem sai da mesmice sai na frente!

Considere ler os nossos seguintes artigos e fique por dentro dos mais variados assuntos do marketing digital:

Quer um Ebook GRATUITO com as 152 melhores estratégias de Marketing Digital de 2020?