O Que é SEM: Search Engine Marketing – Guia Completo Atualizado 2024

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sem - search engine marketing

Cansado de esperar por seus esforços de SEO para pagar? Talvez seja hora considerar o SEM! sigla para search engine marketing.

É extremamente frustrante investir tanto tempo e dinheiro na criação de sua marca e de seu site, apenas para perceber que você não está na primeira página do google ainda… ou nem nas três primeiras páginas.

Infelizmente, a otimização dos mecanismo de busca (SEO) leva tempo e esforço. A boa notícia é, search engine marketing (SEM) pode ajudá-lo a pular algumas etapas e um monte de tempo.

Neste post, veremos de perto o SEM – Seach Engine Marketing – como ele é diferente do SEO – Search Engine Optimization – e como começar a usar o SEM ao seu favor.

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Tradução de Seach Engine Marketing – Significado de SEM

A tradução de “Search Engine Marketing” é Marketing de Motores de Busca.

SEM significa fazer marketing usando os motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo.    

O Que é Search Engine Marketing – SEM?

O SEM é a sigla para Search Engine Marketing, um campo de conhecimento que tem como objetivo trazer mais visitantes para seu site através de uma maior exposição nos motores de buscas, como o Google, Bing e Yahoo. Uma grande vantagem do SEM é a capacidade de segmentação do público, já que o próprio usuário declara ao motor de busca o que está querendo ao procurar exatamente o que ele quer.

Como Surgiu o Search Engine Marketing?

No início da internet, uma grande quantidade de sites foram criados, e com isso, websites especializados em encontrar outros site começaram a surgir… Esses websites de encontrar sites eram chamados de diretórios, e ainda existem até hoje, porém não tem nem de longe a mesma popularidade de antes.

Porém era bem era bem demorado para o usuário encontrar o que estava procurando exatamente. Por isso websites de busca começaram a se tornar populares. Justamente porque eles mostravam resultados mais relevantes para os usuários – e mais rapidamente que os “diretórios”.

Um desses websites era o Google! Ele começou pequeno e rapidamente se tornou o líder do mercado de buscas na internet.

Ao longo dos anos o Google foi se tornando o gigante que é, e começou a fazer um leilão de palavras-chave dentro da sua página de resultados, chamado de Links Patrocinados. O famosos anúncios do Google.

SEO e SEM: Qual a Diferença?

Uma resposta simplista seria: O marketing SEM posicionará você nos espaços “Ad”, enquanto o SEO ajudará seu website a “rankear” bem organicamente. Os dois não são a mesma coisa, mas no mundo do marketing digital eles são complementos maravilhosos!

Até há relativamente pouco tempo, a otimização de mecanismos de busca (SEO) costumava se enquadrar no termo genérico “search engine marketing”, mas ambos se tornaram tão complexos que o SEM e o SEO agora existem como duas entidades separadas, mas intimamente relacionadas.

O SEO é focado em melhorar seu site para aumentar seus rankings nos mecanismos de pesquisa orgânica. O SEO basicamente gira em torno da colocação de palavras-chave estrategicamente em todo o site, criação de links, estabelecimento de autoridade do site e uso de metadados rastreáveis pelo Google.

Com o marketing SEM, por outro lado, você paga para aparecer nas primeiras paginas do Google (ou utros motores de busca). Essencialmente, você paga para exibir seus anúncios para os usuários que pesquisam ativamente as palavras-chave que você está focando. Você não precisa de uma autoridade alta do site para poder aparecer na primeira página do Google quando estiver disposto a pagar por isso.

Confira abaixo uma explicação bem prática de como os links ajudam ao Google “rankear” os resultados orgânicos. Por isso o link building é muito importante para alavancar sua estratégia de SEO.

Eu Preciso de Ambos SEM e SEO?

Você necessariamente precisa tanto de SEM marketing quanto de SEO marketing? Não. Mas você conseguira resultados melhores se implementar os dois? Absolutamente – sem dúvidas – SIM!

É sempre uma boa ideia otimizar seu site para SEO. Você deve estabelecer uma base sólida de SEO marketing que o leve o mais alto possível organicamente. Afinal de contas, os cliques de SEO são basicamente gratuitos – por que você não vai querer visitas gratuitas? Claro que quer!

A utilização do marketing de SEM no entanto, pode acelerar significativamente sua capacidade de construir sua marca e sua base de clientes. O SEM lhe colocará na frente de públicos-alvo que estejam procurando ativamente produtos, serviços e marcas como os seus. Você deve aparecer no topo das pesquisas ou outra pessoa conseguirá a venda.

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No topo ficam os ads e um pouco mais abaixo ficam os primeiros resultados orgânicos.

Plataformas de SEM Marketing

A maioria dos mecanismos de pesquisa tem uma plataforma de anúncios para o SEM. A plataforma mais conhecida (e eficaz) para usar é o Google AdWords. O Bing Ads e Yahoo Search Ads também são plataformas boas de SEM que você pode usar também.

É importante observar que, embora todas as plataformas SEM utilizem um modelo de publicidade “Pay per click” (PPC) (pagamento por clique), nem todo PPC é SEM.

Facebook Ads e outras plataformas de anúncios de mídia social, por exemplo, são plataformas de pagamento por clique que não se enquadram na categoria SEM. Em vez de exibir seus anúncios para pessoas que pesquisam por conteúdo semelhante, como os anúncios da rede de pesquisa, os sites de mídia social apresentam seu produto a pessoas que estão navegando pelos feeds das mídias sociais. Esses são dois tipos muito diferentes de publicidade on-line.

As Keywords ou Palavras-chave ainda são importantes para o SEM?

Palavras-chave são tudo para o SEM marketing, assim como são para SEO. Quando você executa campanhas de SEM, escolhe palavras-chave que determinam quais anúncios serão exibidos em quais pesquisas.

Como resultado, a pesquisa aprofundada de palavras-chave é a chave para executar uma campanha SEM bem-sucedida. Você deve exibir suas campanhas para as keywords (palavras-chaves) exatos… ou você perderá seu público-alvo para seus concorrentes.

Digamos, por exemplo, que você administre uma empresa de construção civil que ajude com reparos domésticos após incêndios e que queira anunciar esse serviço.

O termo técnico para o serviço é “restauração de incêndio”, mas a pesquisa de palavras-chave pode indicar que os clientes em sua área pesquisam “reparo de incêndio” ou “consertar dano de incêndio”. Se você não otimizar essas duas palavras-chave, perderá em muito tráfego e clientes em potencial, mesmo que a “restauração de incêndio” seja tecnicamente o termo mais correto.

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Quais Palavras-Chave Devo Escolher Para a Campanha de SEM?

sem - search engine marketing palavra chave - keywordEscolher as keywords corretas pode (e provavelmente irá) “fazer ou quebrar” suas campanhas de SEM. Você deve focar nas palavras-chave que têm alto volume de busca e baixa concorrência. Isso aumentará a probabilidade de seu anúncio ser bem classificado e diminuir o custo por clique (CPC).

Felizmente, você não precisa escolher palavras-chave cegamente e esperar que os resultados cheguem antes de descobrir quais palavras-chave têm volume adequado e um CPC aceitável. Existem várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave que você pode usar para fazer pesquisa de palavras-chave para suas campanhas de SEM.

Além de fornecer informações sobre o volume de pesquisa e o nível de concorrência das palavras-chave, a maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave também fornecerá informações detalhadas sobre o CPC estimado médio ou atual para determinadas palavras-chave. Isso é particularmente importante para empresas com orçamentos de anúncios menores, e esse recurso permite prever se determinadas palavras-chave serão realmente benéficas para suas campanhas de anúncios ou se custarão muito caro.

A ferramenta gratuita mais completa do mercado hoje em dia é a Ubersuggest, de Neil patel. Ela ira lhe mostrar o volume de buscas, a dificuldade de rankear usando SEO e a dificuldade de rankear usando o SEM. Confira o Ubersuggest!

Quanto Deve ser Meu Lance? – Leilão do Adwords no SEM

Embora seja importante escolher as palavras-chave corretas, se você quiser que seus anúncios tenham uma boa classificação e produzam resultados lucrativos, é necessário ter uma estratégia de lances eficiente.

Todas as plataformas de SEM funcionam em um sistema de lances, em que os anunciantes fazem lances para determinadas palavras-chave e públicos-alvo. Quem der o lance mais alto, classifica o mais alto.

A boa notícia é que você só precisa pagar o suficiente para superar o próximo lance mais alto. Assim, mesmo que você ofereça lances de 100 reais por clique e o próximo concorrente mais baixo ofereça um lance de 2 reais, você terá que pagar 2 reais e 1 centavo para superar seus concorrentes.

No entanto, a maioria das empresas tem que jogar um jogo de equilíbrio entre a classificação mais alta e pagar muito por cada clique. Afinal, se custar 15 reais por clique para rankear na posição 1, mas você só pode pagar 5 reais por clique, então oferecer 100 reais em uma palavra-chave para garantir a posição número 1 seria uma ótima maneira de lançar sua empresa para a falência!

Felizmente, mesmo que você não consiga pagar pelo CPC da posição 1, a maioria das plataformas de SEM considera a qualidade de seus anúncios na hora de classifica-los, o que pode ajudá você a superar os concorrentes, mesmo que você não possa se dar ao luxo de dar uma lance de CPC maior que eles.

Por exemplo, o Google atribui a cada anúncio um “quality score” (índice de qualidade) e leva em consideração esse índice de qualidade ao calcular onde seu anúncio “rankeará”:

Para calcular seu índice de qualidade, a maioria das plataformas de SEM analisa a relevância do seu anúncio e sua “landing page” (pagina de destino ou captura) com as palavras-chave que você selecionou. Como você pode pagar somente o cpc mínimo para rankear suas campanhas de SEM, otimizar seu índice de qualidade pode ajudar muito suas campanhas no longo prazo. E principalmente, ajudar o seu bolso!

Conclusão: Search Engine Marketing Pode Ser Muito Lucrativo!

sem - search engine marketing conclusaoComo o SEM coloca você diretamente na frente de usuários que estão procurando ativamente o que você tem a oferecer, ele pode ser um ótimo investimento para sua empresa.

Passar na frente todos os resultados orgânicos que seus clientes em potencial veem é uma enorme vantagem, mesmo que você tenha que pagar por cada clique!

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