Inbound Marketing: Significado, Benefícios, Exemplos e Estratégias

408
inbound marketing

Seria bem difícil quantificar o quanto que o inbound marketing tem revolucionado a industria do marketing online. Porém sabemos que ele é responsável por mudar completamente o modo que as empresas atraem clientes na internet.

Impulsionado pelo surgimento e popularidade das mídias sociais, que por sua vez deram origem a um consumidor mais capacitado e informado.

A mudança do outbound para o inbound marketing significa que as empresas e marcas devem priorizar o conteúdo de alto valor e boa comunicação com o consumidor à táticas de “aluguel de atenção”.

Agora, o jogo está mudando mais uma vez. As marcas estão se tornando muito boas na criação de conteúdo de qualidade, e os consumidores estão inundados com conteúdo.

Disponibilizar conteúdo valioso na internet não é mais um diferencial, é uma obrigação para alcançar o sucesso.

Para se destacar hoje em dia, as marcas precisam de um algo mais. Eles precisam se concentrar seletivamente, posicionando-se estrategicamente como verdadeiras referências do mercado.

Esperamos que aproveite a leitura!

Significado de Inbound Marketing? – Conceito e Tradução

O inbound marketing, o qual a tradução é “marketing de entrada”, é uma estratégia que utiliza muitas formas de marketing direto – marketing de conteúdo, blogs, eventos, SEO, mídias sociais e muito mais – para criar reconhecimento de marca (brand awareness) e atrair novos clientes para sua empresa.

Em contraste com o outbound marketing, no qual os marketeiros vão atrás de novos clientes, o inbound marketing desperta a atenção dos clientes através de conteúdo e torna a empresa mais fácil de ser encontrada pelos futuros clientes.

Inbound marketing significa um método de atrair, engajar e encantar as pessoas para desenvolver um negócio que agregue valor e transmita confiança para o cliente.

À medida que a tecnologia muda, o inbound marketing guia uma abordagem para fazer negócios de uma maneira humana e útil.

Inbound é uma maneira melhor de comercializar, vender e atender seus clientes. Principalmente porque quando é bom para o cliente também é bom para a empresa

Usando o Inbound Marketing, sua empresa pode crescer muito melhor e mais consistentemente a longo prazo.

A metodologia de inbound é composta de três etapas: atrair, engajar e encantar o cliente.

Empresas que usam o marketing de entrada usam a metodologia para criar confiança, credibilidade e “momento” com os clientes. Trata-se de agregar valor em todas as etapas da jornada de compra do seu cliente.

Quer receber nossas dicas de marketing digital mais valiosas e secretas?

O Que São Inbound Leads?

As Inbound Leads são as leads, ou prospéctos, que seu negócio consegue usando estratégias de inbound marketing.

Confira esse exemplo:

Imagine que você escreveu um post de blog… Depois de um tempo algum usuário da internet achou seu artigo no Google.

Esse mesmo usuário gostou tanto de seu conteúdo que se inscreveu para sua lista de emails!

Esse usuário, quando se inscreveu na sua lista de emails, acabou de se transformar em uma inbound lead. Pois você usou conteúdo para atrair essa lead.

Porque o Inbound Marketing é Importante?

inbound marketing importanciaVivemos em um mundo de abundancia de informação e escassez de atenção – e o ritmo de criação de informação está se acelerando cada vez mais.

De acordo com a IBM, atualmente o ser humano cria 2,5 quintinlhões de bytes de dados todos os dias – É tanta informação que 90% dos dados no mundo de hoje foram criados APENAS NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS!

Os compradores de hoje são mais capacitados. A internet fornece informações instantâneamente.

Os usuários podem acessar detalhes específicos, preços e avaliações sobre produtos e serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, com apenas algumas pesquisas em seus celulares.

Enquanto isso, a mídia social os incentiva a compartilhar e comparar os produtos cada vez mais.

Um dos fatores que mais mudaram a maneira de fazer marketing são os dispositivos móveis. Eles acrescentam uma dimensão extra para a aquisição de informação na internet pelos compradores.

O Inbound Marketing é tão poderoso porque você tem o poder de dar ao consumidor exatamente as respostas que ele procura no momento exato em que ele precisa. Isso cria confiança, reputação e autoridade em qualquer nicho que você esteja praticando o seu marketing.

Por causa disso, táticas de marketing tradicionais baseadas em alugar a atenção que outros construíram – e interrompendo o comprador no processo – estão se tornando cada vez menos eficazes.

Embora varie muito dependendo da complexidade do produto e da maturidade do mercado, os compradores de hoje em dia, geralmente já estão entre 65% a 90% dentro da jornada do consumidor antes de entrarem em contato com algum representante de vendas de uma empresa.

Os compradores de hoje em dia fazem muita pesquisa e adquirem muita informação antes de ir nas lojas conversarem com os vendedores. Por isso o Inbound Marketing é extremamente importânte para qualquer negócio!

Como Usar O Inbound Marketing?

Para substituir táticas de marketing desatualizadas de “aluguel de atenção”, as empresas estão implantando novos métodos voltados para a conscientização, o desenvolvimento de relacionamentos e a geração de leads.

Em suma, o inbound marketing, ou marketing de entrada, atrai clientes para você, para que você não precise ficar correndo atrás de clientes.

O inbound marketing ajuda os clientes em potencial a encontrar sua empresa nos estágios iniciais de seu processo de tomada de decisões, o que leva a uma influência mais forte em suas futuras decisões de compra.

Benefícios do Inbound Marketing

O marketing de inbound oferece inúmeros benefícios. Quando utilizado de forma eficaz, ele pode:

  • Formar uma boa imagem de sua marca e influenciar futuras compras.
  • Ganhar compartilhamentos nas mídia social e gerar backlinks para o domíno de sua empresa (Muito bom para SEO)
  • Ajudar nos esforços de otimização dos mecanismos de busca
  • Aumentar brand awareness (visibilidade de sua marca marca)
  • Permitir que os clientes se envolvam com sua marca quando eles necessitarem, 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Gerar leads qualificadas por menos dinheiro quando comparamos com o marketing tradicional
  • Ajudar a ganhar renda extra na internet

Ao contrário das iniciativas de marketing tradicionais, os esforços de inbound se desenvolvem com o tempo. Por exemplo, um conteúdo de qualidade oferece benefícios imediatos e de longo prazo.

Seu conteúdo chama a atenção para a sua empresa quando é lançado e continuará a fornecer recursos aos seus clientes 24 horas por dia em quanto seu site estiver no ar

À medida que o conteúdo ganha mais exposição, ele pode se tornar uma fonte contínua de tráfego de entrada via otimização de mecanismos de busca (SEO) e compartilhamentos sociais. O seu conteúdo vai aos poucos rankeando melhor nos motores de busca e com isso, o tráfego para seu site aumenta muito!

A chave é criar uma estratégia de conteúdo estratégico adaptada à sua persona e ao estágio do ciclo de compra em que ela está.

Ao fazer isso, você está fornecendo um conteúdo valioso voltado diretamente para esse visitante específico.

Isso ajuda a diminuir o ciclo de compras, responder as objeções e criar confiança dos futuros clientes. Todos esses fatores resultam em um tempo de vendas mais curto, leads mais qualificadas e um processo de vendas mais fácil e simplificado para sua equipe de vendas.

Estratégias de Inbound Marketing – Como Criar Campanhas de Sucesso

tipos de inbound marketingNão existe uma tática única de inbound marketing que funcione bem por conta própria.

O inbounb marketing NÃO pode ser segmentado em categorias separadas e independentes.

Embora você vai depender do SEO para atrair visitantes da pesquisa orgânica, esse SEO não funcionará se não houver conteúdo de qualidade.

Sem as mídias sociais, os blogs tem dificuldade de alcançar novas pessoas interessadas. E para finalizar: SEO, conteúdo e mídia social são completamente inúteis sem um processo de geração de leads.

As campanhas de inbound marketing mais bem-sucedidas incorporam todos ou a maior parte dos seguintes elementos:

SEO para Inbound Marketing

Search engine optimization (SEO) é uma das partes do marketing de inbound que o torna tão eficaz.

Usando as palavras-chave (keywords) certas, um design de site bem estruturado e outras “boas práticas” de SEO, você certamente vai estar caminhando na direção certa para colocar sua página no topo dos resultados de pesquisa orgânica e garantirá que seu conteúdo seja visto pelo público alvo, e consequentemente, consiga muitas inbound leads de qualidade.

Blogs para Inbound Marketing

De longe, a forma mais comum de marketing de entrada, o blog pode desempenhar um papel poderoso na geração de tráfego e na promoção de leads.

Quer colocar uma estratégia de inbound marketing em seu site? Começe um blog!

Mídias Sociais para Inbound Leads

Com 67% dos adultos online usando as mídias sociais para compartilhar informações, você não pode negligenciar comunidades online, como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Descubra aqui maneiras de aumentar seguidores no Instagram. E descubra aqui como conseguir mais seguidores no twitter.

Eventos ao Vivo e Webnários para Inbound Marketing

Leve o marketing de entrada para o próximo nível com webinars, usar as lives online, e eventos ao vivo.

Ebooks

Os ebooks são uma forma bem simples para você utilizar como ísca digital e adquirir muitas leads de inbound.

Para criar um ebook que vai conseguir muitas leads para seu negócio, você precisa colocar bastante esforço e criatividade em criar um conteúdo MUITO valioso para os visitantes de seu website.

Para cria o conteúdo mais valiosos possível, estude bastante sua persona e descubra exatamente o que ela quer! Suas leads vão ser eternamente gratas a você!

Quer receber nossas dicas de marketing digital mais valiosas e secretas?

E Muitos Outros Modos de

Qualquer oportunidade de compartilhar conteúdo valioso é uma oportunidade de praticar o inbound marketing.

Como usar o Inbound Marketing?

como comecar a usar o inbound marketingQuando se trata de inbound marketing, quanto mais você investir, maior será o seu retorno. Criar um conteúdo “matador” é mais sobre dedicação e comprometimento do que sobre dinheiro e investimento em sí.

Ou seja, para começar você não precisa de dinheiro. Precisa criar conteúdo de qualidade para sua “persona”.

Aqui está como começar:

  • Identifique o seu público-alvo e aprenda tudo o que puder sobre eles. Você não vai conesguir escrever conteúdo para informar seus clientes
  • até saber o que eles estão procurando.
  • Crie sua história única e engajante. Por que seu público deve ouvi-lo?
  • Escolha suas plataformas de entrega. Você vai criar um blog? Usar o Twitter? O Facebook? O Instagram? Pinterest? Todas essas juntas?
  • Crie e execute um calendário de conteúdo. (Crie suas metas de conteúdo e cumpra-as)

É importante criar um cronograma que disponibilize consistentemente conteúdo novo e relevante para continuar engajando seu público. Lembre-se de que seu tema deve estar focado nos problemas do cliente, não no seu negócio.

Lembre-se da regra número 1 do copywriting: Ninguém liga para você, eles ligam para o que você pode oferecer para eles.

Em vez de se concentrar em conteúdo “suficiente”, os marketeiros devem se concentrar em publicar conteúdo de qualidade.

Conteúdo que educa o público e constrói marcas de autoridade em seu nicho. O conteúdo certo será compartilhado, aumentando seu alcance, aumentando a conscientização, aumentando a confiança e aumentando os seus inbound leads. O conteúdo errado irá perder seguidores e prejudicar sua reputação.

E não se esqueça de reservar um tempo para análise semanalmente. Esta etapa ajudará você a entender a eficácia dos seus esforços de marketing de entrada e como eles podem ser aprimorados.

Automatize seu Inbound Marketing

Inbound marketing não deve ser usado como o único meio de gerar mais vendas.

Para alcançar uma abordagem mais equilibrada, combine os esforços de inbound marketing com os de outbound marketing, como nutrir suas inbound leads, fazer a pontuação de suas leads e outros componentes de automação de marketing.

A automação de marketing capacita os profissionais de marketing de inbound com ferramentas e estratégias para converter fãs e seguidores em leads e clientes.

A automação realiza isso cultivando relacionamentos com leads que ainda não estão prontos para comprar (na maioria das vezes, por meio de campanhas de email segmentadas).

A automação também aprimora seus esforços de inbound ajudando você a separar leads quentes das não tão quentes.

Usar a automação de marketing com sua campanha de inbound é como jogar gasolina em sua “fogueira de marketing.” Ela vai “explodir” aumentar suas vendas!

Como Medir os Esforços de Inbound Marketing

como medir os esforcos de inbound marketingAo medir o sucesso de seus esforços de inbound marketing, há uma grande quanditade de métricas para escolher.

Independentemente se você decidir ver as classificações de SEO, as inbound leads ou o número de artigos publicados, você certamente obterá algumas informações sobre o desempenho de suas campanhas.

No entanto, não tome suas decisões baseadas somente nas atividades de marketing. Por exemplo, ter 5.000 seguidores no Twitter pode parecer impressionante, mas esse número não oferece muita percepção em termos de resultados comerciais reais.

Em vez disso, você deve estar olhando para métricas financeiras que mostram como o marketing ajuda sua empresa a gerar mais lucros e crescimento mais rápido quando comparado aos seus concorrentes.

Uma dessas métricas valiosas é o tráfego orgânico, que envolve pessoas que encontram seu website pelo Google.

Então, digamos que você seja uma empresa de contratação de pessoal e um cliente em potencial digite “soluções de equipe na minha cidade” em uma pesquisa do Google. Se o nome da sua empresa aparecer nos resultados, você se estará se beneficiando de uma pesquisa orgânica bem-sucedida.

Rastrear quanto desse tráfego orgânico é convertido em inbound leads lhe dará uma ideia de como você pode ajustar suas estratégias de marketing.

Mais adiante, você deve estar acompanhando as tendências de suas métricas (não apenas os números concretos) para que você possa ver a rapidez com que sua presença on-line está melhorando ou piorando.

Exemplos de Inbound Marketing

  • Centros de conteúdo que oferecem guias de vídeo explicativos e informações sobre produtos relacionados ao seus nichos
  • Empresa utiliza conteúdo gerado pelos usuários em campanhas de mídia social, como competições de fotografia.
  • Conteúdo interativo de conteúdo online criados em parceria com empresas do mesmo nicho para aumentar as oportunidades de relações públicas.

inbound marketing-exemplosConsiderações Finais Sobre Inbound Marketing

Medindo os Resultados

Medir o impacto do trabalho de marketing inbound de uma forma que demonstre um ROI compreensível sempre será complicado. A chave é deixar tudo bem claro desde o começo.

Pode ser que você não consiga acompanhar o número exato de leads gerados como resultado direto de sua campanha de inbound marketing, mas com certeza pode acompanhar quantos downloads sua ísca digital ou outros recursos tiveram, a duração média que as pessoas assistiram em seu vídeo, quantos novos seguidores de mídia social você ganhou, etc.

Quando você estiver planejando sua campanha, seja claro sobre o que está tentando alcançar e avalie isso de forma adequada e honesta. Dessa forma, as expectativas de todos são definidas e, portanto, têm maior probabilidade de serem atendidas.

Inbound Marketing é uma Estratégia de Longo Prazo

Campanhas de inbound marketing bem-sucedidas não acontecem da noite para o dia. Elas levam tempo para se planejar, implementar e ir refinando aos poucos conforme você vai analisando suas métricas.

Essas companhas podem ser muito trabalhosas também – você pode precisar de criadores de conteúdo, designers, desenvolvedores, especialistas em divulgação, profissionais de marketing de mídia social e um gerente de campanha para tirar a coisa do papel.

Dito isto, se você dedicar seu tempo e esforço à campanha de marketing inbound certa, você terá algo que continue a fornecer valor para seus futuros clientes por muitos anos.

Conclusão – Faça o Inbound Marketing Funcionar para Você!

inbound marketing conclusaoEm nossa sociedade acelerada, onde a Internet e as redes sociais moldam nossas decisões diárias, os clientes estão expostos a mais informações do que nunca.

Esse fenômeno não apenas os torna mais instruídos, mas também está causando uma mudança nos comportamentos de compra. Como resultado, os esforços de marketing B2B e B2C devem ser ajustados para responder a essa mudança.

As empresas de hoje estão percebendo que os esforços de outbound marketing sozinhos não são suficientes para gerar lucros. Em vez disso, as técnicas de inbound marketing precisam ser utilizadas para atrair mais inbound leads e promover uma melhor imagem de sua marca.

Para ter sucesso no inbound marketing, as empresas precisam utilizar uma abordagem disciplinada à criação de conteúdo, introduzir ferramentas de automação de marketing que possam ajudá-los a nutrir e classificar suas leads e otimizar como essas leads fluem pelo funil de vendas.

Quer receber nossas dicas de marketing digital mais valiosas e secretas?