Inbound Marketing: Significado, Benefícios, Exemplos e Estratégias

652
inbound marketing

Seria bem difícil quantificar o quanto que o inbound marketing tem revolucionado a industria do marketing online. Porém sabemos que ele é responsável por mudar completamente o modo que as empresas atraem clientes na internet.

Impulsionado pelo surgimento e popularidade das mídias sociais, que por sua vez deram origem a um consumidor mais capacitado e informado.

A mudan√ßa do outbound para o inbound marketing significa que as empresas e marcas devem priorizar o conte√ļdo de alto valor e boa comunica√ß√£o com o consumidor √† t√°ticas de ‚Äúaluguel de aten√ß√£o‚ÄĚ.

Agora, o jogo est√° mudando mais uma vez. As marcas est√£o se tornando muito boas na cria√ß√£o de conte√ļdo de qualidade, e os consumidores est√£o inundados com conte√ļdo.

Disponibilizar conte√ļdo valioso na internet n√£o √© mais um diferencial, √© uma obriga√ß√£o para alcan√ßar o sucesso.

Para se destacar hoje em dia, as marcas precisam de um algo mais. Eles precisam se concentrar seletivamente, posicionando-se estrategicamente como verdadeiras referências do mercado.

Esperamos que aproveite a leitura!

Significado de Inbound Marketing? ‚Äď Conceito e Tradu√ß√£o

O inbound marketing, o qual a tradu√ß√£o √© ‚Äúmarketing de entrada‚ÄĚ, √© uma estrat√©gia que utiliza muitas formas de marketing direto – marketing de conte√ļdo, blogs, eventos, SEO, m√≠dias sociais e muito mais – para criar reconhecimento de marca (brand awareness) e atrair novos clientes para sua empresa.

Em contraste com o outbound marketing, no qual os marketeiros v√£o atr√°s de novos clientes, o inbound marketing desperta a aten√ß√£o dos clientes atrav√©s de conte√ļdo e torna a empresa mais f√°cil de ser encontrada pelos futuros clientes.

Inbound marketing significa um método de atrair, engajar e encantar as pessoas para desenvolver um negócio que agregue valor e transmita confiança para o cliente.

√Ä medida que a tecnologia muda, o inbound marketing guia uma abordagem para fazer neg√≥cios de uma maneira humana e √ļtil.

Inbound é uma maneira melhor de comercializar, vender e atender seus clientes. Principalmente porque quando é bom para o cliente também é bom para a empresa

Usando o Inbound Marketing, sua empresa pode crescer muito melhor e mais consistentemente a longo prazo.

A metodologia de inbound é composta de três etapas: atrair, engajar e encantar o cliente.

Empresas que usam o marketing de entrada usam a metodologia para criar confian√ßa, credibilidade e ‚Äúmomento‚ÄĚ com os clientes. Trata-se de agregar valor em todas as etapas da jornada de compra do seu cliente.

Quer um Ebook GRATUITO com as 152 melhores estratégias de Marketing Digital de 2020?

O Que S√£o Inbound Leads?

As Inbound Leads são as leads, ou prospectos, que seu negócio consegue usando estratégias de inbound marketing.

Confira esse exemplo:

Imagine que voc√™ escreveu um post de blog… Depois de um tempo algum usu√°rio da internet achou seu artigo no Google.

Esse mesmo usu√°rio gostou tanto de seu conte√ļdo que se inscreveu para sua lista de emails!

Esse usu√°rio, quando se inscreveu na sua lista de emails, acabou de se transformar em uma inbound lead. Pois voc√™ usou conte√ļdo para atrair essa lead.

Porque o Inbound Marketing é Importante?

inbound marketing importanciaVivemos em um mundo de abundancia de informação e escassez de atenção Рe o ritmo de criação de informação está se acelerando cada vez mais.

De acordo com a IBM, atualmente o ser humano cria 2,5 quintilh√Ķes de bytes de dados todos os dias ‚Äď √Č tanta informa√ß√£o que 90% dos dados no mundo de hoje foram criados APENAS NOS √öLTIMOS DOIS ANOS!

Os compradores de hoje s√£o mais capacitados. A internet fornece informa√ß√Ķes instantaneamente.

Os usu√°rios podem acessar detalhes espec√≠ficos, pre√ßos e avalia√ß√Ķes sobre produtos e servi√ßos 24 horas por dia, 7 dias por semana, com apenas algumas pesquisas em seus celulares.

Enquanto isso, a mídia social os incentiva a compartilhar e comparar os produtos cada vez mais.

Um dos fatores que mais mudaram a maneira de fazer marketing são os dispositivos móveis. Eles acrescentam uma dimensão extra para a aquisição de informação na internet pelos compradores.

O Inbound Marketing é tão poderoso porque você tem o poder de dar ao consumidor exatamente as respostas que ele procura no momento exato em que ele precisa. Isso cria confiança, reputação e autoridade em qualquer nicho que você esteja praticando o seu marketing.

Por causa disso, táticas de marketing tradicionais baseadas em alugar a atenção que outros construíram Рe interrompendo o comprador no processo Рestão se tornando cada vez menos eficazes.

Embora varie muito dependendo da complexidade do produto e da maturidade do mercado, os compradores de hoje em dia, geralmente j√° est√£o entre 65% a 90% dentro da jornada do consumidor antes de entrarem em contato com algum representante de vendas de uma empresa.

Os compradores de hoje em dia fazem muita pesquisa e adquirem muita informação antes de ir nas lojas conversarem com os vendedores. Por isso o Inbound Marketing é extremamente importante para qualquer negócio!

Como Usar O Inbound Marketing?

Para substituir t√°ticas de marketing desatualizadas de “aluguel de aten√ß√£o”, as empresas est√£o implantando novos m√©todos voltados para a conscientiza√ß√£o, o desenvolvimento de relacionamentos e a gera√ß√£o de leads.

Em suma, o inbound marketing, ou marketing de entrada, atrai clientes para você, para que você não precise ficar correndo atrás de clientes.

O inbound marketing ajuda os clientes em potencial a encontrar sua empresa nos est√°gios iniciais de seu processo de tomada de decis√Ķes, o que leva a uma influ√™ncia mais forte em suas futuras decis√Ķes de compra.

Benefícios do Inbound Marketing em 2020

O marketing de inbound oferece in√ļmeros benef√≠cios. Quando utilizado de forma eficaz, ele pode:

  • Formar uma boa imagem de sua marca e influenciar futuras compras.
  • Ganhar compartilhamentos nas m√≠dia social e gerar backlinks para o dom√≠nio de sua empresa (Muito bom para SEO)
  • Ajudar nos esfor√ßos de otimiza√ß√£o dos mecanismos de busca
  • Aumentar brand awareness (visibilidade de sua marca marca)
  • Permitir que os clientes se envolvam com sua marca quando eles necessitarem, 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Gerar leads qualificadas por menos dinheiro quando comparamos com o marketing tradicional
  • Ajudar a ganhar renda extra na internet

Ao contr√°rio das iniciativas de marketing tradicionais, os esfor√ßos de inbound se desenvolvem com o tempo. Por exemplo, um conte√ļdo de qualidade oferece benef√≠cios imediatos e de longo prazo.

Seu conte√ļdo chama a aten√ß√£o para a sua empresa quando √© lan√ßado e continuar√° a fornecer recursos aos seus clientes 24 horas por dia em quanto seu site estiver no ar

√Ä medida que o conte√ļdo ganha mais exposi√ß√£o, ele pode se tornar uma fonte cont√≠nua de tr√°fego de entrada via otimiza√ß√£o de mecanismos de busca (SEO) e compartilhamentos sociais. O seu conte√ļdo vai aos poucos ranqueando melhor nos motores de busca e com isso, o tr√°fego para seu site aumenta muito!

A chave √© criar uma estrat√©gia de conte√ļdo estrat√©gico adaptada √† sua persona e ao est√°gio do ciclo de compra em que ela est√°.

Ao fazer isso, voc√™ est√° fornecendo um conte√ļdo valioso voltado diretamente para esse visitante espec√≠fico.

Isso ajuda a diminuir o ciclo de compras, responder as obje√ß√Ķes e criar confian√ßa dos futuros clientes. Todos esses fatores resultam em um tempo de vendas mais curto, leads mais qualificadas e um processo de vendas mais f√°cil e simplificado para sua equipe de vendas.

Estrat√©gias de Inbound Marketing ‚Äď Como Criar Campanhas de Sucesso em 2020

tipos de inbound marketingN√£o existe uma t√°tica √ļnica de inbound marketing que funcione bem por conta pr√≥pria.

O inbounb marketing NÃO pode ser segmentado em categorias separadas e independentes.

Embora voc√™ vai depender do SEO para atrair visitantes da pesquisa org√Ęnica, esse SEO n√£o funcionar√° se n√£o houver conte√ļdo de qualidade.

Sem as m√≠dias sociais, os blogs tem dificuldade de alcan√ßar novas pessoas interessadas. E para finalizar: SEO, conte√ļdo e m√≠dia social s√£o completamente in√ļteis sem um processo de gera√ß√£o de leads.

As campanhas de inbound marketing mais bem-sucedidas incorporam todos ou a maior parte dos seguintes elementos:

SEO para Inbound Marketing

Search engine optimization (SEO) é uma das partes do marketing de inbound que o torna tão eficaz.

Usando as palavras-chave (keywords) certas, um design de site bem estruturado e outras ‚Äúboas pr√°ticas‚ÄĚ de SEO, voc√™ certamente vai estar caminhando na dire√ß√£o certa para colocar sua p√°gina no topo dos resultados de pesquisa org√Ęnica e garantir√° que seu conte√ļdo seja visto pelo p√ļblico alvo, e consequentemente, consiga muitas inbound leads de qualidade.

Blogs para Inbound Marketing

De longe, a forma mais comum de marketing de entrada, o blog pode desempenhar um papel poderoso na geração de tráfego e na promoção de leads.

Quer colocar uma estratégia de inbound marketing em seu site? Começe um blog!

Mídias Sociais para Inbound Leads

Com 67% dos adultos online usando as m√≠dias sociais para compartilhar informa√ß√Ķes, voc√™ n√£o pode negligenciar comunidades online, como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Descubra aqui maneiras de aumentar seguidores no Instagram. E descubra aqui como conseguir mais seguidores no twitter.

Eventos ao Vivo e Webn√°rios para Inbound Marketing

Leve o marketing de entrada para o próximo nível com webinars, usar as lives online, e eventos ao vivo.

Ebooks

Os ebooks são uma forma bem simples para você utilizar como ísca digital e adquirir muitas leads de inbound.

Para criar um ebook que vai conseguir muitas leads para seu neg√≥cio, voc√™ precisa colocar bastante esfor√ßo e criatividade em criar um conte√ļdo MUITO valioso para os visitantes de seu website.

Para cria o conte√ļdo mais valiosos poss√≠vel, estude bastante sua persona e descubra exatamente o que ela quer! Suas leads v√£o ser eternamente gratas a voc√™!

Quer um Ebook GRATUITO com as 152 melhores estratégias de Marketing Digital de 2020?

E Muitos Outros Modos de

Qualquer oportunidade de compartilhar conte√ļdo valioso √© uma oportunidade de praticar o inbound marketing.

Como usar o Inbound Marketing?

como comecar a usar o inbound marketingQuando se trata de inbound marketing, quanto mais voc√™ investir, maior ser√° o seu retorno. Criar um conte√ļdo ‚Äúmatador‚ÄĚ √© mais sobre dedica√ß√£o e comprometimento do que sobre dinheiro e investimento em s√≠.

Ou seja, para come√ßar voc√™ n√£o precisa de dinheiro. Precisa criar conte√ļdo de qualidade para sua ‚Äúpersona‚ÄĚ.

Aqui está como começar:

  • Identifique o seu p√ļblico-alvo e aprenda tudo o que puder sobre eles. Voc√™ n√£o vai conesguir escrever conte√ļdo para informar seus clientes
  • at√© saber o que eles est√£o procurando.
  • Crie sua hist√≥ria √ļnica e engajante. Por que seu p√ļblico deve ouvi-lo?
  • Escolha suas plataformas de entrega. Voc√™ vai criar um blog? Usar o Twitter? O Facebook? O Instagram? Pinterest? Todas essas juntas?
  • Crie e execute um calend√°rio de conte√ļdo. (Crie suas metas de conte√ļdo e cumpra-as)

√Č importante criar um cronograma que disponibilize consistentemente conte√ļdo novo e relevante para continuar engajando seu p√ļblico. Lembre-se de que seu tema deve estar focado nos problemas do cliente, n√£o no seu neg√≥cio.

Lembre-se da regra n√ļmero 1 do copywriting: Ningu√©m liga para voc√™, eles ligam para o que voc√™ pode oferecer para eles.

Em vez de se concentrar em conte√ļdo “suficiente”, os marketeiros devem se concentrar em publicar conte√ļdo de qualidade.

Conte√ļdo que educa o p√ļblico e constr√≥i marcas de autoridade em seu nicho. O conte√ļdo certo ser√° compartilhado, aumentando seu alcance, aumentando a conscientiza√ß√£o, aumentando a confian√ßa e aumentando os seus inbound leads. O conte√ļdo errado ir√° perder seguidores e prejudicar sua reputa√ß√£o.

E não se esqueça de reservar um tempo para análise semanalmente. Esta etapa ajudará você a entender a eficácia dos seus esforços de marketing de entrada e como eles podem ser aprimorados.

Automatize seu Inbound Marketing em 2020

Inbound marketing n√£o deve ser usado como o √ļnico meio de gerar mais vendas.

Para alcançar uma abordagem mais equilibrada, combine os esforços de inbound marketing com os de outbound marketing, como nutrir suas inbound leads, fazer a pontuação de suas leads e outros componentes de automação de marketing.

A automação de marketing capacita os profissionais de marketing de inbound com ferramentas e estratégias para converter fãs e seguidores em leads e clientes.

A automação realiza isso cultivando relacionamentos com leads que ainda não estão prontos para comprar (na maioria das vezes, por meio de campanhas de email segmentadas).

A automação também aprimora seus esforços de inbound ajudando você a separar leads quentes das não tão quentes.

Usar a automa√ß√£o de marketing com sua campanha de inbound √© como jogar gasolina em sua ‚Äúfogueira de marketing.‚ÄĚ Ela vai ‚Äúexplodir‚ÄĚ aumentar suas vendas!

Como Medir os Esforços de Inbound Marketing

como medir os esforcos de inbound marketingAo medir o sucesso de seus esforços de inbound marketing, há uma grande quanditade de métricas para escolher.

Independentemente se voc√™ decidir ver as classifica√ß√Ķes de SEO, as inbound leads ou o n√ļmero de artigos publicados, voc√™ certamente obter√° algumas informa√ß√Ķes sobre o desempenho de suas campanhas.

No entanto, n√£o tome suas decis√Ķes baseadas somente nas atividades de marketing. Por exemplo, ter 5.000 seguidores no Twitter pode parecer impressionante, mas esse n√ļmero n√£o oferece muita percep√ß√£o em termos de resultados comerciais reais.

Em vez disso, você deve estar olhando para métricas financeiras que mostram como o marketing ajuda sua empresa a gerar mais lucros e crescimento mais rápido quando comparado aos seus concorrentes.

Uma dessas m√©tricas valiosas √© o tr√°fego org√Ęnico, que envolve pessoas que encontram seu website pelo Google.

Ent√£o, digamos que voc√™ seja uma empresa de contrata√ß√£o de pessoal e um cliente em potencial digite “solu√ß√Ķes de equipe na minha cidade” em uma pesquisa do Google. Se o nome da sua empresa aparecer nos resultados, voc√™ se estar√° se beneficiando de uma pesquisa org√Ęnica bem-sucedida.

Rastrear quanto desse tr√°fego org√Ęnico √© convertido em inbound leads lhe dar√° uma ideia de como voc√™ pode ajustar suas estrat√©gias de marketing.

Mais adiante, voc√™ deve estar acompanhando as tend√™ncias de suas m√©tricas (n√£o apenas os n√ļmeros concretos) para que voc√™ possa ver a rapidez com que sua presen√ßa on-line est√° melhorando ou piorando.

Exemplos de Inbound Marketing 2020

  • Centros de conte√ļdo que oferecem guias de v√≠deo explicativos e informa√ß√Ķes sobre produtos relacionados ao seus nichos
  • Empresa utiliza conte√ļdo gerado pelos usu√°rios em campanhas de m√≠dia social, como competi√ß√Ķes de fotografia.
  • Conte√ļdo interativo de conte√ļdo online criados em parceria com empresas do mesmo nicho para aumentar as oportunidades de rela√ß√Ķes p√ļblicas.

inbound marketing-exemplosConsidera√ß√Ķes Finais Sobre Inbound Marketing

Medindo os Resultados

Medir o impacto do trabalho de marketing inbound de uma forma que demonstre um ROI compreensível sempre será complicado. A chave é deixar tudo bem claro desde o começo.

Pode ser que voc√™ n√£o consiga acompanhar o n√ļmero exato de leads gerados como resultado direto de sua campanha de inbound marketing, mas com certeza pode acompanhar quantos downloads sua √≠sca digital ou outros recursos tiveram, a dura√ß√£o m√©dia que as pessoas assistiram em seu v√≠deo, quantos novos seguidores de m√≠dia social voc√™ ganhou, etc.

Quando você estiver planejando sua campanha, seja claro sobre o que está tentando alcançar e avalie isso de forma adequada e honesta. Dessa forma, as expectativas de todos são definidas e, portanto, têm maior probabilidade de serem atendidas.

Inbound Marketing é uma Estratégia de Longo Prazo

Campanhas de inbound marketing bem-sucedidas não acontecem da noite para o dia. Elas levam tempo para se planejar, implementar e ir refinando aos poucos conforme você vai analisando suas métricas.

Essas companhas podem ser muito trabalhosas tamb√©m – voc√™ pode precisar de criadores de conte√ļdo, designers, desenvolvedores, especialistas em divulga√ß√£o, profissionais de marketing de m√≠dia social e um gerente de campanha para tirar a coisa do papel.

Dito isto, se você dedicar seu tempo e esforço à campanha de marketing inbound certa, você terá algo que continue a fornecer valor para seus futuros clientes por muitos anos.

Conclus√£o ‚Äď Fa√ßa o Inbound Marketing Funcionar para Voc√™ em 2020!

inbound marketing conclusaoEm nossa sociedade acelerada, onde a Internet e as redes sociais moldam nossas decis√Ķes di√°rias, os clientes est√£o expostos a mais informa√ß√Ķes do que nunca.

Esse fen√īmeno n√£o apenas os torna mais instru√≠dos, mas tamb√©m est√° causando uma mudan√ßa nos comportamentos de compra. Como resultado, os esfor√ßos de marketing B2B e B2C devem ser ajustados para responder a essa mudan√ßa.

As empresas de hoje estão percebendo que os esforços de outbound marketing sozinhos não são suficientes para gerar lucros. Em vez disso, as técnicas de inbound marketing precisam ser utilizadas para atrair mais inbound leads e promover uma melhor imagem de sua marca.

Para ter sucesso no inbound marketing, as empresas precisam utilizar uma abordagem disciplinada √† cria√ß√£o de conte√ļdo, introduzir ferramentas de automa√ß√£o de marketing que possam ajud√°-los a nutrir e classificar suas leads e otimizar como essas leads fluem pelo funil de vendas.

Quer um Ebook GRATUITO com as 152 melhores estratégias de Marketing Digital de 2020?