Marketing de Guerrilha – Exemplos, Tipos e Características

6588

O ser humano sempre precisou se reinventar para inovar e encontrar soluções criativas. O Marketing de guerrilha mostra essa inovação do ser humano com nenhum outro modo de marketing!

Na hora de divulgar —  seja produtos, serviços ou mesmo ideias de utilidade pública — isso não é diferente! O ser humano sempre esta a procura de formas de se inovar e

Na verdade, podemos dizer que o marketing, nas suas muitas formas, oferece o espaço perfeito para essas constantes inovações.

Uma delas, chamada marketing de guerrilha, vem ganhando espaço pelo alto impacto que causa, mesmo sem gastar muito.

Confira tudo sobre marketing de guerrilha agora mesmo! Espero que goste da leitura:

Este artigo esta dividido da seguinte forma

  • Significado de Marketing e Guerrilha
  • Características do Marketing de Guerrilha
  • História do Marketing de Guerrilha
  • Objetivos do Marketing de Guerrilha
  • 9 Tipos de Marketing de Guerrilha
  • 7 Exemplos Criativos de Marketing de Guerrilha Que Deram Certo
  • Marketing de Guerrilha Que Deram Errado
  • Conclusão
[ez-toc]

O Que é Marketing de Guerrilha? Significado

O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing projetado para que as empresas promovam seus produtos ou serviços de maneira não convencional, geralmente usando pouco ou nenhum capital.

O marketing de guerrilha é conhecido por ter pouco orçamento para gastar.

O Marketing de guerrilha é um conceito cunhado em 1984 por Jay Conrad Levison em seu livro Guerrilla Marketing: O segredo para conseguir grandes lucros de sua pequena empresa.

Entende-se pelo marketing de guerrilha o conjunto de estratégias e técnicas, executadas por meios não convencionais, e que alcançam seu objetivo através de engenhosidade e criatividade, em vez de um alto investimento no espaço publicitário.

Características do Marketing de Guerrilha

O que os profissionais de marketing realmente apreciam sobre marketing de guerrilha é sua natureza razoavelmente barata. O investimento real aqui é criativo e intelectual – sua implementação, no entanto, não precisa ser cara.

Michael Brenner resume bem em seu artigo sobre “conteúdo de guerrilha”, em que ele enquadra esse estilo de marketing no mesmo contexto que reutilizar seu conteúdo existente, como tomar certos segmentos de um relatório e expandir cada um deles em um post de blog. É um investimento de tempo, mas não dinheiro (ou, pelo menos, não muito dinheiro).

De certa forma, o marketing de guerrilha funciona redirecionando o ambiente atual do seu público. Avaliando seu conteúdo e descobrindo quais segmentos dele podem ser reaproveitados para incluir sua marca e fazer uso do marketing de guerrilha.

História do Marketing de Guerrilha

O marketing de guerrilha é um produto da mudança para a mídia eletrônica do marketing tradicional de mídia impressa, rádio e televisão. Foi cunhado por Jay Conrad Levinson em seu livro Guerrilla Marketing, de 1984.

O objetivo de uma campannha de guerrilha é criar buzz sobre um produto ou marca para aumentar a probabilidade de um consumidor comprar o produto ou serviço, ou falar sobre isso com outros compradores em potencial. O marketing de guerrilha pode ser muito rentável para as pequenas empresas, especialmente se conseguirem criar um fenómeno de marketing viral.

Quais os Objetivos do Marketing de Guerrilha?

O marketing de guerrilha nasce como um meio de marketing que permite a diferenciação da marca em relação à concorrência. Na verdade, ações de marketing de guerrilha feitas corretamente são geralmente atividades lembradas pelas pessoas que a testemunharam.

O uso de locais familiares ou locais de trânsito habitual de pessoas tem outro objetivo além de alcançar o público máximo possível. O ideal nas campanhas de guerrilha marketing é que o número máximo de clientes fique impressionado com sua ação publicitária diferenciada.

Tipos de Marketing de Guerrilha

1. Guerrilha Marketing de Ambiente

O marketing de ambiente é uma forma complexa de comunicação corporativa que usa elementos do ambiente, incluindo quase todas as superfícies físicas disponíveis, para transmitir mensagens que provocam o envolvimento do cliente. É uma compilação de inteligência, flexibilidade e uso efetivo da atmosfera.

O marketing ambiental, que pode ser chamado de marketing de presença, pode ser definido como:

  • A colocação de publicidade em locais incomuns e inesperados, muitas vezes com métodos não convencionais e sendo o primeiro ou único a usar o anúncio;
  • O marketing ambiental pode ser encontrado em qualquer lugar, desde secadores de mãos em banheiros públicos e bombas de gasolina, até em bancos de Onibus, sempre podendo interagir com os consumidores.

2. Marketing de Emboscada

O que é marketing de emboscada?

O marketing de emboscada é uma forma de marketing associativo usado por uma organização para capitalizar a conscientização, a atenção, a boa vontade e outros benefícios gerados por ter uma associação com um evento ou propriedade, sem que a organização tenha uma conexão direta ou oficial com esse evento ou propriedade.

O Marketing de emboscada é tipicamente visto em grandes eventos onde rivais de patrocinadores oficiais usam táticas criativas e às vezes encobertas para construir uma associação com o evento e aumentar a conscientização para suas marcas. Eles fazem isso sem que necessariamente sejam patrocinadores oficiais do evento.

3. Stealth Marketing

O marketing discreto é um ato deliberado de entrar, operar ou sair de um mercado de forma furtiva, secreta ou imperceptível, ou uma tentativa de fazê-lo. As pessoas se envolvem com o produto sem que elas realmente saibam que fazem parte da campanha publicitária. Isso precisa ser implementado com total disfarce, porque se os participantes tomarem conhecimento da campanha, isso terá um efeito negativo sobre a marca, resultando em dúvidas éticas sobre seu uso.

4. Marketing Viral ou Buzz Marketing

O marketing viral descreve qualquer estratégia que incentive os indivíduos a transmitir uma mensagem de marketing a outras pessoas, criando o potencial de crescimento exponencial na exposição e influência da mensagem. Como os vírus, essas estratégias aproveitam a rápida multiplicação para explodir a mensagem para milhares. Fora da Internet, o marketing viral tem sido chamado de “boca a boca”, “criando um burburinho”, mas na Internet, para melhor ou pior, é chamado de ” marketing viral”

Da mesma forma, o buzz marketing usa mídias de alto-perfil para encorajar o público a discutir sobre a marca ou o produto. O buzz marketing é uma tática de marketing de guerrilha que funciona melhor quando as respostas dos consumidores a um produto ou serviço são genuínas, sem que a empresa os pague para falarem sobre o produto. Buzz gerado a partir de campanhas de buzz marketing é referido como amplificadores de WOM (word of mouth ou boca-a-boca).

5. Marketing de Projeção

A publicidade de projeção é efetivamente um outdoor digital que é projetado à noite na lateral de um prédio com ou sem a permissão dos órgãos governamentais, ou a permissão do proprietário do prédio. Os monitores são projetados em edifícios em locais de alto tráfego.

A publicidade de projeção é um complemento eficaz para campanhas de tamanho considerável, por exemplo, o lançamento de um produto, o lançamento de um novo filme, promoções de varejo etc.

Tal como acontece com várias técnicas de marketing de guerrilha, a publicidade de projeção de guerrilha pode incorrer em multas ou penalidades para publicidade quando feitas sem o consentimento do proprietário do edifício. Isso vem em um risco para a empresa. As vantagens e desvantagens dessa forma de marketing de guerrilha devem ser cuidadosamente consideradas antes de prosseguir para evitar despesas e problemas indesejados.

6. Wild Posting

O wild posting é uma forma de marketing de guerrilha onde cartazes são colocados em vários locais e principalmente nas áreas urbanas para atrair exposição máxima para uma empresa ou marca. O wild posting é uma forma barata de publicidade que oferece uma enorme exposição para os profissionais de marketing, especialmente na indústria cinematográfica e teatral. O wild posting é uma maneiras eficaz de alcançar pessoas e aumentar a popularidade de sua marca sem gastar muito.

O wild posting pode abranger diferentes variedades, incluindo cartazes em papel, ímãs, adesivos e etiquetas de vinil. No entanto, pode haver problemas legais em relação a publicações extravagantes, se a exibição não for publicada em um espaço de publicidade paga, pois é ilegal anunciar em uma propriedade privada sem o consentimento prévio. Então fique ligado quando for fazer wild posting para não receber um multa.

7. Guerrilha Marketing – Astroturfing

De todas as estratégias de marketing de guerrilha, o Astroturfing está entre os mais controversos e tem um alto fator de risco para a empresa. O astroturfing deriva do termo “turf” artificial, que é frequentemente usando para descrever grama falsa (grama artificial). Assim, endossos, depoimentos e recomendações falsas são produtos de Astroturfing no setor de relações públicas e marketing.

Astroturfing envolve a geração de um hype artificial em torno de um determinado produto ou empresa através de uma revisão ou discussão feita por influenciadores digitais que são pagos para transmitir uma visão positiva da empresa ou marca.

Isso pode ter um efeito negativo e prejudicial sobre uma empresa, caso o consumidor suspeite que a revisão ou opinião do influenciador não é autêntica, prejudicando a reputação da empresa ou, pior ainda, resultando em problemas legais.

8. Marketing de Rua ou Street Marketing

O marketing de rua utiliza meios não convencionais de publicidade ou promoção de produtos e marcas em áreas públicas, com o objetivo principal de incentivar os consumidores a lembrar da marca ou o produto comercializado.

Como uma divisão do marketing de guerrilha, o stree marketing é específico para todas as atividades de marketing realizadas em ruas e áreas públicas, como parques, ruas, eventos etc.

O marketing de rua não se limita a áreas fechadas, mas também locais e atividades ao ar livre, como em carrinhos de compras, banheiros públicos, laterais de carros ou transporte público, tampas de bueiro, latas de lixo etc.

O marketing de rua não se limita a anúncios fixos. É uma prática comum as organizações usarem “embaixadores da marca” que possam distribuir amostras de produtos e vouchers de desconto, enfatizando a marca ou empresa.

Os embaixadores da marca” podem ser acompanhados por um quiosque de bicicletas que contém amostras de produtos ou materiais de demonstração, ou eles podem estar usando um “outdoor ambulante”.

A interação física com os consumidores tem um poder de influência maior do que a publicidade passiva tradicional. Por isso o Marketing de Guerrilha tem o potencial de ser muito poderoso.

A dificuldade com a campanha de marketing de rua é planejar, organizar e executar a operação. As agências ou anunciantes terão sempre que identificar uma ideia única e criativa, integrar a mensagem exigida pelos anunciantes na operação de tal forma que a maior parte do público-alvo a entenda com clareza e tenha potencial para a tornar viral. Se a intenção da campanha for vaga ou abstrata, os espectadores deixarão de notar o efeito e a mensagem.

9. Marketing de Gerrilha Digital

A web está repleta de exemplos de marketing de guerrilha, na medida em que muitos de nós não percebem a sua presença – até que uma campanha particularmente bem sucedida surja.

O desejo de gratificação instantânea dos usuários da Internet oferece um caminho para o marketing de guerrilha ao permitir que as empresas combinem marketing de espera com táticas de guerrilha.

Exemplos simples consistem em usar o ‘carregamento’ de páginas ou textos alternativos de imagens para exibir uma mensagem divertida ou informativa para os usuários que estão aguardando para acessar o conteúdo que estavam tentando acessar.

Como os usuários não gostam de esperar na web, é essencial e fácil capturar a atenção deles dessa maneira. Outros métodos de websites incluem recursos interessantes da web, como o engajamento de landing pages.

Muitas estratégias de marketing online também usam mídias sociais como o Facebook e o LinkedIn para iniciar campanhas, recursos compartilhados e eventos.

Outras empresas realizam competições ou distribuem descontos incentivando os usuários a compartilhar ou criar conteúdo relacionado ao seu produto ou marca.

Os vídeos virais são uma forma incrivelmente popular de marketing de guerrilha em que as empresas filmam vídeos divertidos ou surpreendentes que os usuários da Internet provavelmente compartilharão e apreciarão, que sutilmente anunciarão seu serviço ou produto.

Algumas empresas, como o Google, até criam elementos interativos, como designs temáticos do logotipo do Google, para despertar interesse e engajamento. Essas táticas dinâmicas de marketing de guerrilha podem se tornar notícias em todo o mundo e dar às empresas uma publicidade considerável.

[thrive_leads id=’1304′]

6 Exemplos Criativos de de Marketing de Guerrilha Que Deram Certo

1. Adesivos – Reddit

Todo mundo conhece o Reddit como “home page da internet” e como um dos sites mais populares e visitados da web. Com mais de 36 milhões de contas de usuários e 169 milhões de visitantes únicos por mês, o Reddit.com não mostra sinais de desaceleração.

Muitas pessoas que usam a internet já se depararam com o Reddit em algum momento, ou pelo menos serão capazes de reconhecer o logotipo alienígena que está estampado por toda a internet, muitas outras pessoas não vão saber que os criadores do Reddit gastaram apenas 500 dólares em publicidade, e que grande parte desses 500 dólares foi gasto em adesivos.

“Isso pode não parecer uma abordagem de marketing importante ou até mesmo estratégica, mas mantivemo-nos firmes em distribuir os adesivos. Em alguns meses, começamos a ver as fotos nas mídias sociais de pessoas que estavam com nossos adesivos … muitas vezes usando-os de maneiras que nunca esperávamos.” Disse Alexis Ohanian, Co-fundador do Reddit.

2. “Outdoors” – Filme IT

Embora instalações de outdoors caros possam ser uma forma eficaz de marketing de guerrilha, muitas das melhores idéias exigem muito menos dinheiro para alcançar um impacto notável.

Uma inteligente campanha de marketing de guerrilha para o filme de terror IT foi recebida com tanto amor e medo nas mídias sociais, com os usuários dizendo que era “assustadoramente assustador”.

Em setembro de 2017, vários balões vermelhos apareceram amarrados a bueiros ao redor de Sydney CBD, acompanhados por uma nota de giz estampada dizendo: “IT está mais perto do que você pensa”.

O ato de marketing de guerrilha aumentou e muito o reconhecimento do público sobre o balão vermelho, que é associado a Pennywise, um palhaço malévolo que ataca as crianças no romance mais vendido de Stephen King, IT. Uma série de murais também foram pintados em torno de Sydney, com versões do rosto de Pennywise.

Esses poucos balões estrategicamente posicionados renderam tráfego massivo de mídia social e levaram a uma audiência estridente querer assistir o trailer do filme IT. Realmente uma campanha de marketing de guerriha genial!

3. Graffiti Reverso – Domino’s Pizza

O grafite reverso é quando, em vez de adicionar o spray a uma superfície, os profissionais de marketing removem a sujeira em volta do desenho para criar uma mensagem de marcação completamente natural (a estratégia de marketing de guerrilha de graffiti invertido pode ser usada em paredes, calçacas, ruas, etc).

Para usar o graffiti reverso, basta colocar um estêncil no formato do desenho desejado em uma calçada ou parede e depois lavar os espaços descobertos (não cobertos pelo estêncil). A Domino’s Pizza é uma das maiores empresas a tentar essa estratégia.

4. Marketing Contextual – Weight Watchers

O marketing de guerrilha não é encontrado apenas em ambientes urbanos – pode ser encontrado também em impressão. Este anúncio da revista Weight Watchers muda de forma à medida que os usuários removem peças perfuradas. Esse mesmo conceito poderia ser aplicado aos panfletos para reduzir ainda mais o custo desta campanha de marketing  de guerrilha.

5. Colocação de Produtos em Locais Criativos – Prision Break

Pessoas na mídia ganham coisas grátis o tempo todo. Então, um bolo para eles não era visto como algo incomum. Mas quando eles começaram a cortar fatias, eles perceberam algo estranho no bolo. Para promover o retorno do popular programa de TV Prison Break, a agência de publicidade escondeu um pedaço de plástico dentro do bolo. O pedaço de plastico continha uma mensagem simples “Prison Break retorna no dia 19 de novembro no TV3”.

6. Pontos de Ônibus – Pepsi

Quem não viu um ponto de ônibus com publicidade? Paradas de ônibus são lugares fascinantes para campanha de guerrilha porque:

  • Há um influxo considerável de pessoas.
  • Não é uma área de trânsito, mas os usuários passam muito tempo lá é por isso que a marca pode conseguir a atenção da população.

7. Vending Machine – Coca Cola Marketing de Guerrilha

Outra ação bem sucedida que viralizou foi a da gigante Coca-Cola. Essa tática de marketing de guerrilha foi desenvolvida para o dia dos namorados, em que a máquina de refrigerantes controlada remotamente só “funcionava” quando casai se beijavam. Confira o vídeo da campanha abaixo:

Marketing de Guerrilha Que Deram Errado

“Com os riscos inerentes do marketing de guerrilha navegando em território desconhecido”, há vários exemplos de campanhas de guerrilha que deram errado.

  • Em 2007, o Cartoon Network promoveu um show colocando letreiros de LED que se assemelham a um personagem do show em Boston. Os sinais criaram um bomb scare “susto de bomba” e custaram à Turner Broadcasting (a controladora da rede) 2 milhões de dólares em multas.
  • Em uma tentativa do Guinness World Record de 2005, a Snapple promoveu suas novas guloseimas congeladas ao erguer um picolé de 25 pés em um parque da cidade de Nova York. Porém o picolé derreteu mais rápido do que o esperado, cobrindo o parque com uma gosma pegajosa, exigindo que o corpo de bombeiros chegasse ao local para limpar a lambança.

Conclusão – Dê uma Chance ao Marketing de Guerrilha!

A própria essência do marketing de guerrilha casa perfeitamente com a ideia do marketing digital, e se formos resumir isso em uma só palavra, é interatividade.

As pessoas amam se sentir parte de alguma coisa, e se sentem muito mais motivadas e impactadas quando são parte da ação.

Por isso, aproveite todos os recursos do ambiente digital para incluir e engajar seu público, e suas campanhas de marketing digital terão muito mais chances de dar certo.

Como o próprio nome diz, o marketing de guerrilha geralmente oferece mensagens fortes e provocativas, que têm forte chances de chegar ao sucesso em levar o público a pensar e agir. Você só tem a ganhar por levar esses conceitos para a sua estratégia de marketing online. Afinal, quando todas as ações são praticamente iguais, quem sai da mesmice sai na frente!

Considere ler os nossos seguintes artigos e fique por dentro dos mais variados assuntos do marketing digital:

[thrive_leads id=’1304′]