Algoritmo do Instagram: Como Funciona e como Vence-lo

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algoritimo do instagram

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Intagram usa machine learning para “aprender” exatamente que tipo de conte√ļdo cada usu√°rio do Instagram tende a engajar mais.

A ideia √© que, com isso, mesmo que usu√°rios diferentes sigam perfis parecidos, eles tenham um feed personalizado com o tipo de conte√ļdo que tendem a engajar mais.

O algoritmo do Instagram leva em conta três fatores principais:

  • Interesse: O algoritmo faz uma an√°lise em tempo real dos posts e prev√™ o que √© mais importante baseado no hist√≥rico de cada usu√°rio.
  • Novidade: o Instagram d√° prioridade para as publica√ß√Ķes mais recentes em detrimento das mais antigas.
  • Relacionamento: consiste em o qu√£o engajado voc√™ est√° com o perfil que fez a publica√ß√£o. Isso √© medido com a quantidade de intera√ß√Ķes que s√£o feitas, como curtidas e coment√°rios.

Como o algoritmo do Instagram funciona?

O novo algoritmo do Instagram determina a ordem das postagens que os usu√°rios veem quando est√£o percorrendo o feed do Instagram.

Com base em sinais espec√≠ficos, prioriza os posts, levando os mais relevantes para o topo e dando-lhes maior visibilidade, enquanto outros conte√ļdos acabam sendo colocados mais abaixo no feed.

Em junho de 2018, o Instagram divulgou informa√ß√Ķes compartilhando alguns dos diferentes fatores que o algoritmo leva em conta ao priorizar o conte√ļdo no feed de um usu√°rio.

Embora seja importante observar que o novo algoritmo est√° sujeito a altera√ß√Ķes, esses tr√™s principais fatores de classifica√ß√£o que foram destacados ainda podem ajudar a formar sua estrat√©gia do Instagram:

  • Relacionamento com o usu√°rio: Se um determinado usu√°rio tiver interagido muito do seu conte√ļdo anterior, ser√° mais prov√°vel que ele veja seu conte√ļdo futuro. Isso torna o engajamento cont√≠nuo e repetido em seus posts importante para a cria√ß√£o de um p√ļblico fiel.
  • Interesse que o usu√°rio transmitiu: Esse sinal √© baseado em se o usu√°rio interage com outros posts e contas semelhantes quando eles exploram o Instagram. Os usu√°rios que tamb√©m se envolvem com conte√ļdo semelhante t√™m mais chances de ver suas pr√≥prias postagens.
  • Rec√™ncia do post: Embora o simples feed cronol√≥gico do Instagram seja uma coisa do passado, a atualidade ainda √© relevante. Postagens mais recentes ser√£o favorecidas e enviadas para o topo do feed, enquanto as postagens mais antigas aparecer√£o um pouco mais abaixo.

Houve tamb√©m outras considera√ß√Ķes mais gerais que o Instagram compartilhou, as quais voc√™ deve tomar nota:

  • Se os usu√°rios seguirem muitas contas, voc√™ ter√° mais concorr√™ncia pelo primeiro lugar em seu feed.
  • Se os usu√°rios n√£o passarem muito tempo no Instagram ou n√£o abrirem o aplicativo com frequ√™ncia, diminuir√° as chances de ter seu conte√ļdo visto se n√£o estiver em um dos principais slots.
  • As contas empresariais no Instagram n√£o est√£o imediatamente em desvantagem em termos de alcance org√Ęnico em compara√ß√£o com contas pessoais.

Agora, você pode estar se perguntando como todas essas facetas do algoritmo do Instagram influenciam sua própria estratégia de marketing no Instagram. 

Então, vamos dar uma olhada em algumas maneiras diferentes de adaptar sua abordagem para alcançar mais seguidores no Instagram. Essas táticas que vamos expor demonstra como o algoritmo funciona.

Assim, se falamos ‚Äú√© necess√°rio postagens frequentes‚ÄĚ, significa que se voc√™ tiver frequ√™ncia em seus posts o algoritmo vai jogar suas fotos para cima no feed.

Mas, antes de começar falaremos de alguns mitos do algoritmo do Instagram.

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Concentre-se nos relacionamentos, n√£o apenas no n√ļmero de pessoas que veem seus posts

A lealdade do p√ļblico-alvo e o engajamento cont√≠nuo de seus seguidores agora s√£o mais importantes do que nunca, especialmente porque voc√™ pode conquistar um dos melhores lugares em seus feeds.

Algumas maneiras de criar esses relacionamentos com seu conte√ļdo incluem:

  • Posts com perguntas que incentivam os usu√°rios a compartilharem seus pensamentos e dar a voc√™ uma oportunidade de iniciar um di√°logo com eles.
  • Conte√ļdo sobre sua marca que seus seguidores t√™m publicado. Isso n√£o apenas inspira mais conte√ļdo, mas tamb√©m os usu√°rios podem marcar voc√™ em suas postagens e expandir ainda mais sua pegada digital no Instagram.
  • Postagens de engajamento, como postagens de marque um amigo¬†ou sorteios¬†no Instagram que incentivam os usu√°rios a comentar em seus posts do Instagram.

Mas é importante pensar fora da caixa se você deseja encontrar seus clientes no Instagram. Esta é uma rede social, afinal.

Comente as postagens de usuários e marcas relevantes 

Voc√™ tamb√©m pode envolver os usu√°rios em suas postagens para criar relacionamentos fora do seu pr√≥prio conte√ļdo.

Voc√™ pode deixar coment√°rios interessantes e relacionados ao conte√ļdo de clientes em potencial, influenciadores relevantes e empresas relacionadas.

Postar primeiro em contas maiores com muitos seguidores pode ajudar a obter mais visibilidade do seu comentário (e, portanto, do seu perfil ). 

Pense nas contas que seu p√ļblico-alvo provavelmente seguir√°, siga-as e participe da conversa nos coment√°rios.

Ao fazer isso, seja genuíno e agregue valor. Não tente apenas procurar oportunidades para entrar em um discurso de vendas ou deixar respostas genéricas. 

Mostre a personalidade da sua marca e participe de maneira significativa.

O Fashion Nova, por exemplo, pode ser encontrado regularmente nos coment√°rios em posts do rapper Cardi B, entre outros influenciadores, onde eles recebem um pouco de exposi√ß√£o e a chance de construir relacionamentos com seu p√ļblico-alvo. algoritmo do instagram comentario engajamento

Voc√™ pode at√© mesmo optar por receber notifica√ß√Ķes de novas postagens de contas espec√≠ficas, para que voc√™ possa fazer coment√°rios no in√≠cio.

Isso  aumenta a probabilidade de que elas sejam vistas graças ao foco do feed do Instagram na atualidade das postagens.

Para fazer isso, você precisa estar seguindo a conta primeiro. 

Depois de fazer isso, clique nos tr√™s pontos localizados no canto superior direito do aplicativo e toque em “Ativar notifica√ß√Ķes de postagens” para come√ßar a receber notifica√ß√Ķes assim que publicar uma nova postagem.

Poste quando seus seguidores estiverem mais ativos

Como a frequ√™ncia ainda √© um fator em que seu conte√ļdo acaba nos feeds de seus seguidores, use-o para sua vantagem.¬†

Obter uma onda de engajamento quando o primeiro post vai ao ar não faz mal, e mostrará ao Instagram que é um post que mais que seus seguidores gostariam de ver.

Para maximizar o potencial de cada postagem, tente postar seu conte√ļdo durante os hor√°rios de pico.

Encontrar seus horários de pico pode exigir um pouco de tentativa e erro, mas um bom ponto de partida está no relatório do Instagram Analytics, disponível para todos os perfis de negócios no aplicativo para dispositivos móveis.

Se voc√™ clicar na guia “P√ļblico-alvo” em seu Insights e rolar tudo para baixo, ver√° uma pequena se√ß√£o mostrando quando seus seguidores est√£o online.¬†

Voc√™ pode visualizar essas informa√ß√Ķes por dias da semana ou por hora em dias espec√≠ficos. algoritmo do instagram insights

Responda aos coment√°rios enquanto eles s√£o recentes

Você notou muitos outros perfis de negócios respondendo a tantos comentários quanto possível no Instagram?

Isso cria uma prova social para o seus posts, aumentando sua contagem de comentários e, ao mesmo tempo, incentivando novas respostas. 

Mas também aumenta suas chances de ganhar mais envolvimento, enquanto o alcance potencial de sua postagem está no auge.

Responder a um coment√°rio tamb√©m pode incentivar coment√°rios do autor do p√īster original, mesmo que seja apenas um “obrigado” por responder uma pergunta.¬†

Em alguns casos, no entanto, isso pode impulsionar uma conversa, proporcionando um engajamento significativo que também ajudará no alcance dessa postagem e de postagens futuras.

Use hashtags orientadas pela comunidade para alcançar usuários ativos

As hashtag do Instagram podem ajudar você a aumentar seu alcance, ajudando você a aparecer em pesquisas relevantes.

Para que essa t√°tica seja eficaz, no entanto, voc√™ precisa escolher as hashtags que seu p√ļblico-alvo realmente pesquisa para descobrir conte√ļdo e outros usu√°rios.

As hashtags da comunidade s√£o especialmente ativas – essas hashtags de nicho podem n√£o ter tantos posts quanto as hashtags mais populares.

Mas, já estão sendo divulgadas e pesquisadas por grupos no Instagram que procuram se conectar com outras pessoas interessadas nesse tópico, movimento ou comunidade.

Aqui voc√™ obt√©m visualiza√ß√Ķes que podem levar a cliques para seu perfil, engajamento e poss√≠veis novos seguidores.algoritmo do instagram hashtags

Embora essas hashtags valiosas sejam diferentes por setor, geralmente você pode identificá-las porque elas descrevem adequadamente seu cliente ideal e são continuamente preenchidas com novos posts sob o mesmo tema:

  • Um comerciante que vende uma bagagem personalizada pode usar a hashtag da comunidade #welltraveled
  • Lojas online que vendem √≥leo para barba podem optar por #beardlife
  • Os donos de lojas que vendem itens de alimentos saud√°veis ‚Äč‚Äčpodem escolher #livingfit

Não basta adicionar estas hashtags às suas próprias mensagens, no entanto.

Pesquise no Insta e interaja com as postagens que você está vendo que os outros usuários estão vendo e procurando.

Um simples Like na postagem de alguém, no mínimo, pode se traduzir em uma visualização de perfil ou mesmo em um seguidor.

Se você tem medo de ficar pesado com hashtags, não fique. 

Nove √© considerado o “n√ļmero m√°gico”, embora algumas marcas publiquem mais de 15 e ainda assim obtenham um bom engajamento.algoritmo do instagram n√ļmero de hashtags

Para não parecer um spammer, sugerimos usar apenas suas tags de melhor desempenho, em vez de inchar desnecessariamente suas legendas. 

Reposte conte√ļdo antigo para dar uma segunda chance ao algoritmo do Instagram

Se voc√™ est√° lutando para produzir conte√ļdo suficiente para o Instagram, para ganhar mais for√ßa na plataforma, ou quer ter certeza de que o conte√ļdo espec√≠fico √© visto o m√°ximo poss√≠vel, repostar postagens anteriores √© uma boa ideia especialmente √† medida que seus seguidores crescem.

Isso traz o seu melhor conte√ļdo de volta ao topo, mostrando para mais pessoas que podem ter perdido na primeira vez.

Enquanto alguns simplesmente excluem uma postagem e a enviam da mesma forma que compartilham no passado, repostar seu conte√ļdo √© a abordagem ideal aqui.

Algumas maneiras simples de redirecionar postagens antigas incluem:

  • Montar as imagens de post anteriores em um post de carrossel de v√°rias imagens ou em um v√≠deo de apresenta√ß√£o de slides;
  • Adicionando uma nova legenda √† postagem;
  • Incorporando novos elementos de design na imagem, o que √© particularmente f√°cil se voc√™ pegar a imagem de uma postagem anterior e edit√°-la usando os stories do Instagram;
  • Use hashtag como #tbt para compartilhar de novo o conte√ļdo antigo.

A repostagem de conte√ļdo pode economizar bastante tempo, mas lembre-se de fazer isso com modera√ß√£o.¬†

Os usuários ainda podem rolar pela sua galeria e você não quer que eles vejam a mesma foto aparecer várias vezes.

Use os Stories do Instagram para chamar a atenção

Os stories do Instagram recebem muita atenção porque não estão sujeitas ao mesmo algoritmo das postagens no seu feed. 

Elas também são uma ótima maneira de falar com seus seguidores e criar lealdade, resultando em mais envolvimento em suas postagens no Instagram estáticas e, portanto, mais alcance.

Existem v√°rias maneiras de us√°-las:

  • Adicione adesivos de hashtag com sua hashtag da sua marca: Quando os usu√°rios clicam em seu adesivo de hashtag da sua marca, eles s√£o levados para um feed de postagens que usa essa hashtag, sejam elas suas, de clientes ou ambos.
  • Compartilhe stories de outros usu√°rios: O Instagram permite que voc√™ n√£o apenas seja notificado quando algu√©m compartilhar uma hist√≥ria que voc√™ foi mencionado, mas tamb√©m compartilhar sua pr√≥pia¬† hist√≥ria diretamente. Voc√™ pode at√© incentivar seus pr√≥prios seguidores a compartilhar uma das suas postagens pela hist√≥ria deles.
  • Melhore o envolvimento com adesivos interativos: Isso inclui adesivos de pesquisa,emoticons e adesivos de pergunta. O √ļltimo permite que voc√™ fa√ßa perguntas aos usu√°rios e, em seguida, publique suas respostas para hist√≥rias adicionais mais tarde. Isso lhe d√° ainda mais conte√ļdo com o qual seus seguidores podem interagir.

algoritmo do instagram use os storiesMas você sabia que também pode compartilhar suas próprias postagens do Instagram em suas histórias?

Basta tocar no bot√£o de mensagem direta em uma de suas postagens e voc√™ ver√° a op√ß√£o “Adicionar postagem √† hist√≥ria”, onde poder√° redimension√°-la e aplicar texto e outras edi√ß√Ķes.

Essa √© uma √≥tima maneira de garantir que suas postagens mais importantes (como o an√ļncio de um novo produto) tenham mais chances de alcan√ßar seus seguidores.

Responda às mensagens diretas

A plataforma de mensagens privadas do Instagram vem ganhando popularidade √† medida que o uso do aplicativo e o n√ļmero de recursos de bate-papo aumentam.

Mais e mais usuários estão enviando mensagens particulares às empresas para fazer perguntas e entrar em contato.

As mensagens diretas geralmente envolvem conversas mais longas e dão a você a chance de cultivar um relacionamento individual.

Isso também funciona quando você usa mensagens para divulgação também. 

Você pode entrar em contato com clientes qualificados, possíveis parceiros e influenciadores com os quais gostaria de trabalhar, seja enviando mensagens por meio de seu perfil ou de sua história.

Note que esta é uma estratégia que não funciona de uma forma simples, então você precisa ser seletivo sobre quem você está buscando. 

Procure clientes que parecem precisar de ajuda com base em comentários sobre suas postagens, parceiros ou influenciadores com quem você gostaria de trabalhar. 

Concentre-se em cada conversa separadamente e evite respostas genéricas em favor de respostas autênticas.

Poste com mais frequência para crescer algoritmo do Instagram

Por fim, não tenha medo de aumentar sua frequência de postagens.

O Instagram disse explicitamente em 2019 que a postagem frequente  está dentro de suas práticas recomendadas. 

E de certa forma, isso leva nosso guia a superar o ciclo completo do algoritmo Instagram.

Postar com mais frequ√™ncia dar√° a voc√™ mais espa√ßo para experimentar e avaliar quais partes do conte√ļdo est√£o funcionando e quais n√£o est√£o.

O Analytics do Instagram pode direcionar você para postagens de melhor desempenho, horários de pico e quais partes de suas campanhas do Instagram estão resultando em mais seguidores.algoritmo do instagram analytics do instagram

Como vencer o Algoritmo do Instagram?

1. Melhore a qualidade de seus posts e stories

De acordo com o pr√≥prio Instagram, a classifica√ß√£o mais alta nos feeds de seus seguidores anda de m√£os dadas com a cria√ß√£o de um “√≥timo conte√ļdo“.

Simples, certo? Exceto o que constitui “bom conte√ļdo” est√° nos olhos de quem v√™ e n√£o nos d√° muitos detalhes.

Independentemente disso, n√£o h√° como negar que o conte√ļdo mais apreciado e compartilhado no Instagram √© muitas vezes visualmente impressionante.

Cores fortes. Paisagens de tirar o f√īlego. O tipo de coisa que faz com que as pessoas parem e esmaguem “Curtir”.algoritmo do instagram qualidade dos posts

2. Publique mais Vídeos para vencer o Algoritmo do Instagram

O Instagram não diz que o vídeo é priorizado sobre as fotos.

Isso pode nos levar a acreditar que eles são tratados da mesma maneira, mas vamos falar um pouco mais a respeito de porque o vídeo definitivamente merece sua atenção.

Lembra do que dissemos anteriormente sobre o conte√ļdo que chame muita aten√ß√£o?¬†

Dado que o vídeo é reproduzido automaticamente nos feeds de seus seguidores, não há maneira melhor de chamar a atenção de alguém quando ele está sentado vendo o feed.

E se seguirmos a lógica por trás do algoritmo do Facebook, queremos que os seguidores gastem o maior tempo possível interagindo com nossos perfis. 

Vídeos curtos e longos requerem que as pessoas parem e olhem, simples assim.

A plataforma do Instagram tem colocado o vídeo ultimamente através de stories e IGTV. 

Na verdade, o conte√ļdo do IGTV aparece nos feeds dos seus seguidores, em vez de ficar confinado √† pr√≥pria IGTV.¬†

Esta é uma grande notícia que novamente sinaliza que o Instagram quer ver os criadores de vídeo produzindo.

Como observa√ß√£o, seu conte√ļdo de v√≠deo n√£o precisa ser uma produ√ß√£o de Hollywood.¬†

Vídeos de rápidos e Boomerangs simples são suficientes para atrair visitantes para marcas grandes e pequenas. 

O que importa é que você está produzindo alguma forma de vídeo.

3. Crie legendas mais atraentes para vencer o algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram prioriza o engajamento.

Isso significa que curtidas no Instagram e outras a√ß√Ķes (como coment√°rios) s√£o valiosas.

Muitas vezes, enfatizamos que curtidas e a√ß√Ķes s√£o mera vaidade e que as marcas devem se preocupar com coisas mais importantes.

Mas incentivar a realização de interação é um jogo totalmente justo no Instagram. 

Fazer isso também é tão fácil quanto pedir aos seguidores para deixar um comentário.

Por exemplo, “marque um amigo” ou legendas baseadas em perguntas s√£o uma √≥tima maneira de fazer as pessoas engajarem.¬†

As conversas incentivam as intera√ß√Ķes, o que √© um sinal positivo para o algoritmo do Instagram.

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