Algoritmo do Instagram: Como Funciona e como Vence-lo em 2024

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O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Intagram usa machine learning para “aprender” exatamente que tipo de conteúdo cada usuário do Instagram tende a engajar mais.

A ideia é que, com isso, mesmo que usuários diferentes sigam perfis parecidos, eles tenham um feed personalizado com o tipo de conteúdo que tendem a engajar mais.

O algoritmo do Instagram leva em conta três fatores principais:

  • Interesse: O algoritmo faz uma análise em tempo real dos posts e prevê o que é mais importante baseado no histórico de cada usuário.
  • Novidade: o Instagram dá prioridade para as publicações mais recentes em detrimento das mais antigas.
  • Relacionamento: consiste em o quão engajado você está com o perfil que fez a publicação. Isso é medido com a quantidade de interações que são feitas, como curtidas e comentários.
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Como o algoritmo do Instagram funciona em 2024?

O novo algoritmo do Instagram determina a ordem das postagens que os usuários veem quando estão percorrendo o feed do Instagram.

Com base em sinais específicos, prioriza os posts, levando os mais relevantes para o topo e dando-lhes maior visibilidade, enquanto outros conteúdos acabam sendo colocados mais abaixo no feed.

Em junho de 2018, o Instagram divulgou informações compartilhando alguns dos diferentes fatores que o algoritmo leva em conta ao priorizar o conteúdo no feed de um usuário.

Embora seja importante observar que o novo algoritmo está sujeito a alterações, esses três principais fatores de classificação que foram destacados ainda podem ajudar a formar sua estratégia do Instagram:

  • Relacionamento com o usuário: Se um determinado usuário tiver interagido muito do seu conteúdo anterior, será mais provável que ele veja seu conteúdo futuro. Isso torna o engajamento contínuo e repetido em seus posts importante para a criação de um público fiel.
  • Interesse que o usuário transmitiu: Esse sinal é baseado em se o usuário interage com outros posts e contas semelhantes quando eles exploram o Instagram. Os usuários que também se envolvem com conteúdo semelhante têm mais chances de ver suas próprias postagens.
  • Recência do post: Embora o simples feed cronológico do Instagram seja uma coisa do passado, a atualidade ainda é relevante. Postagens mais recentes serão favorecidas e enviadas para o topo do feed, enquanto as postagens mais antigas aparecerão um pouco mais abaixo.

Houve também outras considerações mais gerais que o Instagram compartilhou, as quais você deve tomar nota:

  • Se os usuários seguirem muitas contas, você terá mais concorrência pelo primeiro lugar em seu feed.
  • Se os usuários não passarem muito tempo no Instagram ou não abrirem o aplicativo com frequência, diminuirá as chances de ter seu conteúdo visto se não estiver em um dos principais slots.
  • As contas empresariais no Instagram não estão imediatamente em desvantagem em termos de alcance orgânico em comparação com contas pessoais.

Agora, você pode estar se perguntando como todas essas facetas do algoritmo do Instagram influenciam sua própria estratégia de marketing no Instagram. 

Então, vamos dar uma olhada em algumas maneiras diferentes de adaptar sua abordagem para alcançar mais seguidores no Instagram. Essas táticas que vamos expor demonstra como o algoritmo funciona.

Assim, se falamos “é necessário postagens frequentes”, significa que se você tiver frequência em seus posts o algoritmo vai jogar suas fotos para cima no feed.

Mas, antes de começar falaremos de alguns mitos do algoritmo do Instagram.

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Concentre-se nos relacionamentos, não apenas no número de pessoas que veem seus posts

A lealdade do público-alvo e o engajamento contínuo de seus seguidores agora são mais importantes do que nunca, especialmente porque você pode conquistar um dos melhores lugares em seus feeds.

Algumas maneiras de criar esses relacionamentos com seu conteúdo incluem:

  • Posts com perguntas que incentivam os usuários a compartilharem seus pensamentos e dar a você uma oportunidade de iniciar um diálogo com eles.
  • Conteúdo sobre sua marca que seus seguidores têm publicado. Isso não apenas inspira mais conteúdo, mas também os usuários podem marcar você em suas postagens e expandir ainda mais sua pegada digital no Instagram.
  • Postagens de engajamento, como postagens de marque um amigo ou sorteios no Instagram que incentivam os usuários a comentar em seus posts do Instagram.

Mas é importante pensar fora da caixa se você deseja encontrar seus clientes no Instagram. Esta é uma rede social, afinal.

Comente as postagens de usuários e marcas relevantes 

Você também pode envolver os usuários em suas postagens para criar relacionamentos fora do seu próprio conteúdo.

Você pode deixar comentários interessantes e relacionados ao conteúdo de clientes em potencial, influenciadores relevantes e empresas relacionadas.

Postar primeiro em contas maiores com muitos seguidores pode ajudar a obter mais visibilidade do seu comentário (e, portanto, do seu perfil ). 

Pense nas contas que seu público-alvo provavelmente seguirá, siga-as e participe da conversa nos comentários.

Ao fazer isso, seja genuíno e agregue valor. Não tente apenas procurar oportunidades para entrar em um discurso de vendas ou deixar respostas genéricas. 

Mostre a personalidade da sua marca e participe de maneira significativa.

O Fashion Nova, por exemplo, pode ser encontrado regularmente nos comentários em posts do rapper Cardi B, entre outros influenciadores, onde eles recebem um pouco de exposição e a chance de construir relacionamentos com seu público-alvo.

Você pode até mesmo optar por receber notificações de novas postagens de contas específicas, para que você possa fazer comentários no início.

Isso  aumenta a probabilidade de que elas sejam vistas graças ao foco do feed do Instagram na atualidade das postagens.

Para fazer isso, você precisa estar seguindo a conta primeiro. 

Depois de fazer isso, clique nos três pontos localizados no canto superior direito do aplicativo e toque em “Ativar notificações de postagens” para começar a receber notificações assim que publicar uma nova postagem.

Poste quando seus seguidores estiverem mais ativos

Como a frequência ainda é um fator em que seu conteúdo acaba nos feeds de seus seguidores, use-o para sua vantagem. 

Obter uma onda de engajamento quando o primeiro post vai ao ar não faz mal, e mostrará ao Instagram que é um post que mais que seus seguidores gostariam de ver.

Para maximizar o potencial de cada postagem, tente postar seu conteúdo durante os horários de pico.

Encontrar seus horários de pico pode exigir um pouco de tentativa e erro, mas um bom ponto de partida está no relatório do Instagram Analytics, disponível para todos os perfis de negócios no aplicativo para dispositivos móveis.

Se você clicar na guia “Público-alvo” em seu Insights e rolar tudo para baixo, verá uma pequena seção mostrando quando seus seguidores estão online. 

Você pode visualizar essas informações por dias da semana ou por hora em dias específicos.

Responda aos comentários enquanto eles são recentes

Você notou muitos outros perfis de negócios respondendo a tantos comentários quanto possível no Instagram?

Isso cria uma prova social para o seus posts, aumentando sua contagem de comentários e, ao mesmo tempo, incentivando novas respostas. 

Mas também aumenta suas chances de ganhar mais envolvimento, enquanto o alcance potencial de sua postagem está no auge.

Responder a um comentário também pode incentivar comentários do autor do pôster original, mesmo que seja apenas um “obrigado” por responder uma pergunta. 

Em alguns casos, no entanto, isso pode impulsionar uma conversa, proporcionando um engajamento significativo que também ajudará no alcance dessa postagem e de postagens futuras.

Use hashtags orientadas pela comunidade para alcançar usuários ativos

As hashtag do Instagram podem ajudar você a aumentar seu alcance, ajudando você a aparecer em pesquisas relevantes.

Para que essa tática seja eficaz, no entanto, você precisa escolher as hashtags que seu público-alvo realmente pesquisa para descobrir conteúdo e outros usuários.

As hashtags da comunidade são especialmente ativas – essas hashtags de nicho podem não ter tantos posts quanto as hashtags mais populares.

Mas, já estão sendo divulgadas e pesquisadas por grupos no Instagram que procuram se conectar com outras pessoas interessadas nesse tópico, movimento ou comunidade.

Aqui você obtém visualizações que podem levar a cliques para seu perfil, engajamento e possíveis novos seguidores.

Embora essas hashtags valiosas sejam diferentes por setor, geralmente você pode identificá-las porque elas descrevem adequadamente seu cliente ideal e são continuamente preenchidas com novos posts sob o mesmo tema:

  • Um comerciante que vende uma bagagem personalizada pode usar a hashtag da comunidade #welltraveled
  • Lojas online que vendem óleo para barba podem optar por #beardlife
  • Os donos de lojas que vendem itens de alimentos saudáveis ​​podem escolher #livingfit

Não basta adicionar estas hashtags às suas próprias mensagens, no entanto.

Pesquise no Insta e interaja com as postagens que você está vendo que os outros usuários estão vendo e procurando.

Um simples Like na postagem de alguém, no mínimo, pode se traduzir em uma visualização de perfil ou mesmo em um seguidor.

Se você tem medo de ficar pesado com hashtags, não fique. 

Nove é considerado o “número mágico”, embora algumas marcas publiquem mais de 15 e ainda assim obtenham um bom engajamento.

Para não parecer um spammer, sugerimos usar apenas suas tags de melhor desempenho, em vez de inchar desnecessariamente suas legendas. 

Reposte conteúdo antigo para dar uma segunda chance ao algoritmo do Instagram

Se você está lutando para produzir conteúdo suficiente para o Instagram, para ganhar mais força na plataforma, ou quer ter certeza de que o conteúdo específico é visto o máximo possível, repostar postagens anteriores é uma boa ideia especialmente à medida que seus seguidores crescem.

Isso traz o seu melhor conteúdo de volta ao topo, mostrando para mais pessoas que podem ter perdido na primeira vez.

Enquanto alguns simplesmente excluem uma postagem e a enviam da mesma forma que compartilham no passado, repostar seu conteúdo é a abordagem ideal aqui.

Algumas maneiras simples de redirecionar postagens antigas incluem:

  • Montar as imagens de post anteriores em um post de carrossel de várias imagens ou em um vídeo de apresentação de slides;
  • Adicionando uma nova legenda à postagem;
  • Incorporando novos elementos de design na imagem, o que é particularmente fácil se você pegar a imagem de uma postagem anterior e editá-la usando os stories do Instagram;
  • Use hashtag como #tbt para compartilhar de novo o conteúdo antigo.

A repostagem de conteúdo pode economizar bastante tempo, mas lembre-se de fazer isso com moderação

Os usuários ainda podem rolar pela sua galeria e você não quer que eles vejam a mesma foto aparecer várias vezes.

Use os Stories do Instagram para chamar a atenção

Os stories do Instagram recebem muita atenção porque não estão sujeitas ao mesmo algoritmo das postagens no seu feed

Elas também são uma ótima maneira de falar com seus seguidores e criar lealdade, resultando em mais envolvimento em suas postagens no Instagram estáticas e, portanto, mais alcance.

Existem várias maneiras de usá-las:

  • Adicione adesivos de hashtag com sua hashtag da sua marca: Quando os usuários clicam em seu adesivo de hashtag da sua marca, eles são levados para um feed de postagens que usa essa hashtag, sejam elas suas, de clientes ou ambos.
  • Compartilhe stories de outros usuários: O Instagram permite que você não apenas seja notificado quando alguém compartilhar uma história que você foi mencionado, mas também compartilhar sua própia  história diretamente. Você pode até incentivar seus próprios seguidores a compartilhar uma das suas postagens pela história deles.
  • Melhore o envolvimento com adesivos interativos: Isso inclui adesivos de pesquisa,emoticons e adesivos de pergunta. O último permite que você faça perguntas aos usuários e, em seguida, publique suas respostas para histórias adicionais mais tarde. Isso lhe dá ainda mais conteúdo com o qual seus seguidores podem interagir.

Mas você sabia que também pode compartilhar suas próprias postagens do Instagram em suas histórias?

Basta tocar no botão de mensagem direta em uma de suas postagens e você verá a opção “Adicionar postagem à história”, onde poderá redimensioná-la e aplicar texto e outras edições.

Essa é uma ótima maneira de garantir que suas postagens mais importantes (como o anúncio de um novo produto) tenham mais chances de alcançar seus seguidores.

Responda às mensagens diretas

A plataforma de mensagens privadas do Instagram vem ganhando popularidade à medida que o uso do aplicativo e o número de recursos de bate-papo aumentam.

Mais e mais usuários estão enviando mensagens particulares às empresas para fazer perguntas e entrar em contato.

As mensagens diretas geralmente envolvem conversas mais longas e dão a você a chance de cultivar um relacionamento individual.

Isso também funciona quando você usa mensagens para divulgação também. 

Você pode entrar em contato com clientes qualificados, possíveis parceiros e influenciadores com os quais gostaria de trabalhar, seja enviando mensagens por meio de seu perfil ou de sua história.

Note que esta é uma estratégia que não funciona de uma forma simples, então você precisa ser seletivo sobre quem você está buscando. 

Procure clientes que parecem precisar de ajuda com base em comentários sobre suas postagens, parceiros ou influenciadores com quem você gostaria de trabalhar. 

Concentre-se em cada conversa separadamente e evite respostas genéricas em favor de respostas autênticas.

Poste com mais frequência para crescer no Instagram em 2024

Por fim, não tenha medo de aumentar sua frequência de postagens.

O Instagram disse explicitamente em 2019 que a postagem frequente  está dentro de suas práticas recomendadas. 

E de certa forma, isso leva nosso guia a superar o ciclo completo do algoritmo Instagram.

Postar com mais frequência dará a você mais espaço para experimentar e avaliar quais partes do conteúdo estão funcionando e quais não estão.

O Analytics do Instagram pode direcionar você para postagens de melhor desempenho, horários de pico e quais partes de suas campanhas do Instagram estão resultando em mais seguidores.

Como vencer o Algoritmo do Instagram em 2024?

1. Melhore a qualidade de seus posts e stories

De acordo com o próprio Instagram, a classificação mais alta nos feeds de seus seguidores anda de mãos dadas com a criação de um “ótimo conteúdo“.

Simples, certo? Exceto o que constitui “bom conteúdo” está nos olhos de quem vê e não nos dá muitos detalhes.

Independentemente disso, não há como negar que o conteúdo mais apreciado e compartilhado no Instagram é muitas vezes visualmente impressionante.

Cores fortes. Paisagens de tirar o fôlego. O tipo de coisa que faz com que as pessoas parem e esmaguem “Curtir”.

2. Publique mais Vídeos para vencer o Algoritmo do Instagram

O Instagram não diz que o vídeo é priorizado sobre as fotos.

Isso pode nos levar a acreditar que eles são tratados da mesma maneira, mas vamos falar um pouco mais a respeito de porque o vídeo definitivamente merece sua atenção.

Lembra do que dissemos anteriormente sobre o conteúdo que chame muita atenção? 

Dado que o vídeo é reproduzido automaticamente nos feeds de seus seguidores, não há maneira melhor de chamar a atenção de alguém quando ele está sentado vendo o feed.

E se seguirmos a lógica por trás do algoritmo do Facebook, queremos que os seguidores gastem o maior tempo possível interagindo com nossos perfis. 

Vídeos curtos e longos requerem que as pessoas parem e olhem, simples assim.

A plataforma do Instagram tem colocado o vídeo ultimamente através de stories e IGTV. 

Na verdade, o conteúdo do IGTV aparece nos feeds dos seus seguidores, em vez de ficar confinado à própria IGTV. 

Esta é uma grande notícia que novamente sinaliza que o Instagram quer ver os criadores de vídeo produzindo.

Como observação, seu conteúdo de vídeo não precisa ser uma produção de Hollywood

Vídeos de rápidos e Boomerangs simples são suficientes para atrair visitantes para marcas grandes e pequenas. 

O que importa é que você está produzindo alguma forma de vídeo.

3. Crie legendas mais atraentes para vencer o algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram prioriza o engajamento.

Isso significa que curtidas no Instagram e outras ações (como comentários) são valiosas.

Muitas vezes, enfatizamos que curtidas e ações são mera vaidade e que as marcas devem se preocupar com coisas mais importantes.

Mas incentivar a realização de interação é um jogo totalmente justo no Instagram. 

Fazer isso também é tão fácil quanto pedir aos seguidores para deixar um comentário.

Por exemplo, “marque um amigo” ou legendas baseadas em perguntas são uma ótima maneira de fazer as pessoas engajarem. 

As conversas incentivam as interações, o que é um sinal positivo para o algoritmo do Instagram.

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