Mídia Kit [2019]? O que é e o passo a passo para fazer o seu

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midia kit - oque e e como fazer

Qual é a primeira coisa que fará com que você se destaque entre os possíveis patrocinadores de blogs ou Instagram e os convença de que o seu blog é o investimento certo para o investimento em publicidade? Duas palavras: Mídia kit

Quer se tornar um digital influencer e ganhar dinheiro com seu blog ou com seu perfil do Instagram? Você precisa de um mídia kit profissional!

Seja voc√™ um novato no mundo de patroc√≠nio de blogs / Instagram ou um veterano experiente, ter um m√≠dia kit¬†profissional e polido dar√° ao seu programa de patroc√≠nio uma vantagem sobre os blogueiros com um p√ļblico semelhante ao seu.

O mídia kit sera crucial para mostrar aos patrocinadores em potencial o valor de patrocinar seu blog ou o seu perfil de Instagram.

Vou lhe dizer diretamente: é preciso investir tempo para montar uma Mídia kit ótimo, mas, depois de pronto, você terá seu mídia kit para o resto da vida do seu blog e seu perfil de Instagram.

Então pessoal, isso não tem que ser um projeto aterrorizante Рé bem simples, na verdade. 

O que é um Mídia Kit?

Kits de mídia: o que é um mídia kit e por que você precisa de um?

Um M√≠dia kit √© um documento que cont√©m informa√ß√Ķes detalhadas sobre sua empresa, produto ou evento.¬†

Eles s√£o usados ‚Äč‚Äčprincipalmente em eventos e lan√ßamentos como um pacote de informa√ß√Ķes para jornalistas para ajud√°-los a escrever hist√≥rias.

Qual o Objetivo de um Mídia Kit?

O objetivo de um kit de mídia é chamar a atenção de um patrocinador ou jornalista e fazê-lo querer escrever um artigo, fazer uma entrevista com você ou patrocinar o seu perfil de Instagram, canal de youtube, ou seu blog.

O m√≠dia kit deve ser um “local” onde todos os jornalistas e patrocinadores encontram todas as informa√ß√Ķes que eles precisam saber antes de fechar neg√≥cio com seu sua marca.

No passado, um mídia kit era frequentemente apresentado em uma pasta de papelão, mas agora, graças à revolução digital, a maioria dos mídia kits está no formato PDF e pode ser baixado do seu site ou anexada a um email. 

O que o seu Mídia Kit Deve Conter?

Dependendo do seu negócio ou do motivo pelo qual você está usando um mídia kit, essa lista pode mudar. 

Mas há alguns itens básicos que devem ser sempre incluídos para garantir que seu mídia kit seja o mais eficiente possível.

Detalhes de contato:

Inclua os detalhes de contato da pessoa que pode ser entrevistada, um contato de rela√ß√Ķes p√ļblicas ou qualquer outra pessoa relevante.

Informa√ß√Ķes sobre a empresa / pessoa:

Inclua uma biografia sucinta em seu mídia kit.

Essa biografia sera focada em ajudar o jornalista/patrocinadores. Essa biografia deve compartilhar informa√ß√Ķes interessantes que eles precisariam pesquisar. Facilite a vida deles!

Tente não fazer mais do que três parágrafos para cada pessoa.

Um comunicado de imprensa:

Os jornalistas v√£o querer saber o que est√° acontecendo e ter alguns detalhes sobre o evento.

O Que é um Comunicado de Imprensa?

Comunicado de imprensa, boletim de imprensa ou press release é um comunicado feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento de interesse pessoal, coletivo ou midiático.

Por tr√°s de tais comunicados est√£o geralmente assessores de imprensa ou empresas de rela√ß√Ķes p√ļblicas.

Essa forma de comunicação surgiu em meados da década de 1950 e tornou-se veículo de comunicação indispensável de empresas do mundo todo.

O comunicado de imprensa de seu m√≠dia kit deve incluir cita√ß√Ķes da pessoa que est√° dispon√≠vel para entrevista.

Imagens:

Certifique-se de colocar algumas imagens no seu mídia kit que os jornalistas possam usar em suas histórias. 

A maioria dos jornalistas/patrocinadores exige imagens de alta resolução.

Porém, se não houver espaço suficiente, coloque-as em baixa resolução e deixe os jornalistas saberem que podem entrar em contato com você para obter as imagens em alta resolução, se necessário.

Algumas outras op√ß√Ķes que n√£o s√£o t√£o importantes, mas voc√™ deve usar caso queira deixar seu m√≠dia kit o mais completo poss√≠vel:

Depoimentos de clientes ou clientes: 

Seus clientes satisfeitos são o seu melhor marketing. 

Use seus melhores depoimentos para demonstrar sua credibilidade.

Relatório anual: 

Se a sua empresa estiver em um campo no qual os jornalistas/patrocinadores  estão interessados em um relatório anual, anexe-o em seu mídia kit para facilitar a consulta. 

Outros fatos interessantes:

Descreva qualquer outra coisa que a empresa / pessoa esteja interessada que os jornalistas possam achar interessante. 

Lembre-se de que os jornalistas/patrocinadores est√£o sempre √† procura de √Ęngulos interessantes e curiosos, por isso facilite o trabalho deles.

Exemplos de seu produto:

Se você vende produtos, envie as amostras de seu produto junto com seu mídia kit, para que eles possam experimentar seus produtos por conta própria.

Cobertura de notícias recentes:

Se voc√™ ou seu blog /Instagram apareceu recentemente nas not√≠cias ou em outras publica√ß√Ķes, fa√ßa men√ß√£o a isso para aumentar sua prova social e credibilidade de seu m√≠dia kit.

Então pessoal, isso não tem que ser um projeto aterrorizante Рé bem simples, na verdade. 

10 etapas e pronto – assim que terminar de ler, compartilhe essa postagem com seus amigos!!!

Crie um Mídia Kit em 10 Etapas Fáceis

1. Re√ļna seus recursos no M√≠dia Kit

Este é o maior obstáculo a superar, mas quando você tiver tudo de que precisa em um só lugar, isso dará a você um impulso para concluir o trabalho.

 Veja o que você precisa reunir para seu mídia kit:

Imagens

Uma foto sua, O logotipo da sua marca, de preferência em uma resolução imprimível. 

Se você não tiver um, entre em contato com o designer do blog para ajudar a fazer isso acontecer.

Sem logotipo? Use o cabeçalho do seu blog ou nome de sua marca pessoal até que você esteja pronto para contratar alguém para ajudá-lo a criar um logotipo profissional.

Não sabe como criar uma marca pessoal? Temos um artigo completo sobre marketing pessoal. Confira e comece a trabalhar sua imagem na internet da melhor maneira possível!

Inclua as fotos mais bonitas ou interessantes do seu Instagram ou blog no seu mídia kit.

Uma captura de tela da página inicial do seu blog com seu espaço publicitário visível também é indispensável em qualquer mídia kit profissional.

Faça uma Lista de Seus Recursos (O que atrai leitores ao seu blog ou a seu Instagram)

Recursos regulares em seu blog ou perfil do Insta que atraem as pessoas: 

pós-séries, eventos de carnaval / links, etc.

√Āreas de assunto sobre as quais voc√™ escreve, incluindo a maioria das postagens bem lidas sobre os t√≥picos

Inclua Estatísticas em seu Mídia Kit

Visualiza√ß√Ķes de p√°ginas por m√™s (do Google Analytics)

M√≠dia de visualiza√ß√Ķes de p√°ginas (nos √ļltimos tr√™s meses)

Visitantes √ļnicos por m√™s

Origens de tr√°fego com n√ļmero de links recebidos por m√™s

Informa√ß√Ķes demogr√°ficas do leitor (voc√™ pode obt√™-las em Quantcast, onde voc√™ pode se inscrever gratuitamente)

Assinantes: RSS, lista de discuss√£o, f√£s no Facebook, seguidores no Twitter, seguidores no Pinterest, etc.

Quaisquer outras estatísticas que são dignas de nota

2. Escreva uma Introdução em seu Mídia Kit

Como a introdução é a primeira coisa que as pessoas verão quando lerem seu mídia kit, faça valer a pena.

Há muito espaço para suas estatísticas, mas você precisa tornar sua introdução pessoal para chamar a atenção dos patrocinadores e da imprensa.

Conte um pouco sobre você Рsua família, hobbies, metas Рo que ajudará um possível patrocinador a se conectar com você.

Coloque sua foto na introdu√ß√£o. N√£o uma foto sua de longe, mas uma “sauda√ß√£o cara-a-cara” que mostra como voc√™ √© simp√°tico(a) e que convide potenciais patrocinadores/jornalistas para conhecer voc√™ e seu blog.

Se o seu trabalho j√° apareceu em revistas, livros, blogs conhecidos, perfis de Insta famosos ou outras publica√ß√Ķes, fale sobre isso.

N√£o precisa ser longo; um simples “Meu trabalho foi apresentado em _____” ser√° o suficiente.

3. Descreva seu blog / perfil do Instagram no Mídia Kit

Qual é o tema do seu blog ou de seu perfil do Instagram? 

Você pode ter mais de um, mas dê uma resumida sobre os assuntos do seu blog.

Conte sobre os eventos semanais que você hospeda e que atraem leitores regulares para o seu blog. 

Ou de posts ou stories especiais ou hashtags do instagram que você usa em seu perfil do Insta.

Se você tiver tópicos sazonais sobre os quais escreve, descreva seu fluxo anual. 

Escreva também algumas frases para descrever seus leitores ou de seus seguidores do Instagram:

Você (deve) conhecer os hábitos e personalidades de seus leitores melhor do que ninguém, então informe seus patrocinadores exatamente para quem eles estarão anunciando se fecharem negócio com você.

Esse é o coração do seu kit de mídia. Ele ajuda seus patrocinadores a entender o que você é e pode ajudá-los  a entender como eles (e seus produtos) se encaixam na vida do blog.

4. Apresente as estatísticas e alcance de sua marca ou blog

Aqui √© onde voc√™ vai mostrar todos os seus n√ļmeros!

No mínimo, seus patrocinadores em potencial têm o direito de saber:

  • Visitantes √ļnicos por m√™s
  • Visualiza√ß√Ķes de p√°gina por m√™s
  • N√ļmeros de Assinantes da lista de emails¬†
  • visualiza√ß√Ķes de stories
  • likes por posts do Insta

√Č importante ter certeza de que voc√™ est√° atualizado com suas estat√≠sticas.

Certifique-se de suas estat√≠sticas estejam atualizadas pelos menos nos √ļltimos tr√™s meses.¬†

N√£o √© √ļtil fornecer seus n√ļmeros de um s√≥ m√™s, porque (como voc√™ sabe) muita coisa pode acontecer na vida de um blog durante os v√°rios meses do ano.

Mantenha seu mídia kit com as estatísticas atualizadas.

Al√©m dos tr√™s itens acima, se houverem n√ļmeros que voc√™ n√£o acha impressionantes, deixe-os de fora.¬†

“Desculpe, seus 23 seguidores no Twitter simplesmente n√£o v√£o chamar aten√ß√£o positivamente”¬†¬†

Mas e se eu for um blogueiro iniciante?

Se voc√™ n√£o tem muitos n√ļmeros impressionantes para mostrar, talvez queira pensar em incluir suas tend√™ncias de crescimento.

Por exemplo, só escrevi neste blog há cerca de dois meses, mas na semana passada minha assinatura de e-mail cresceu em 800%.

Nada mal para somente alguns posts!

5. Descreva suas políticas de patrocínio em seu mídia kit (Voltado ao patrocínio)

Esses s√£o os “termos” do seu patroc√≠nio e incluem seus pre√ßos, mas o que deve ser mais importante para os poss√≠veis patrocinadores √© o que eles ganhar√£o patrocinando o seu neg√≥cio.¬†

Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar. Diga em linguagem clara para seus patrocinadores:

Quais s√£o as suas taxas?

Se voc√™ oferecer tamanhos diferentes para seus an√ļncios, liste o pre√ßo para cada tamanho. Quanto maior o espa√ßo do an√ļncio, maior o pre√ßo.

Você oferece aos seus patrocinadores a oportunidade de uma oferta? 

Se assim for, estes quase sempre v√™m com termos especiais – por exemplo, uma taxa extra ou um determinado n√ļmero de meses de patroc√≠nio antes de poderem oferecer uma oferta.

Voc√™ conduz revis√Ķes de produtos?

Os patrocinadores provavelmente sabem que o tipo mais poderoso de propaganda é um link inpost que flui naturalmente do contexto de sua escrita. 

Portanto, não há problema em afirmar que, enquanto você considera brindes e resenhas que se encaixam em seu tópico e em seus leitores

se eles quiserem o tratamento do patrocinador principal, as amostras devem ser fornecidas pelo patrocinador.

Onde os an√ļncios ser√£o exibidos?

As pessoas que visualizam suas postagens no leitor ou via e-mail poder√£o ver os an√ļncios?

Como voc√™ decide sobre o posicionamento de seus an√ļncios e quem fica na primeira posi√ß√£o?

Descreva todas as políticas de pagamento, como o pagamento necessário dentro de um determinado período de tempo antes do mês do patrocínio.

Tamb√©m d√™ detalhes de quando as imagens s√£o devidas a voc√™ e quais tipos de arquivo voc√™ aceita¬†(apenas JPGs e GIFs, ou voc√™ tamb√©m permite bot√Ķes animados?).

Todos esses s√£o fatores importantes a serem considerados, mas, ao pensar neles, lembre-se de que, se voc√™ quiser encontrar uma correspond√™ncia de patroc√≠nio √≥tima, ser√° necess√°rio ser um √≥timo “anfitri√£o” primeiro.

6. Reunir depoimentos para seu Mídia Kit

Você pode conversar o dia todo sobre o quão grande é o seu blog, quantos post tem e quantos views chega ao final do mês  Рque patrocinadores de oportunidades incríveis têm quando se juntam a você РBla Bla Bla…

Mas fazer com que outras pessoas o promovam de graça?

com certeza é Impagável!

Não é que outras pessoas digam coisas que você não pode dizer, mas isso significa mais vindas de outras pessoas. 

Ter √≥timos depoimentos do seu lado n√£o convencer√° os patrocinadores a se inscreverem com voc√™, mas se houver um patrocinador que “simplesmente n√£o tem certeza”, uma √≥tima recomenda√ß√£o de seus patrocinadores anteriores ajudar√° a selar novos acordos.

Se você ainda não tem depoimentos, é hora de entrar em contato e pedir por alguns. 

Se isso faz com que voc√™ se sinta desconfort√°vel, eu normalmente diria “supere isso”, mas desta vez eu lhe darei um pequeno roteiro a seguir.¬†¬†¬†

“Olá, fulano de tal

Estou montando um pacote para possíveis patrocinadores do meu blog / perfil do Instagram e fiquei me perguntando se você gostaria de escrever um breve depoimento sobre suas experiências como patrocinador do [nome do seu blog / marca].

Não precisa ser longo Рaté mesmo algumas palavras ajudarão outros proprietários de pequenas empresas em seu processo de tomada de decisão. E é claro que incluirei um link para o seu site. Eu agradeço seu tempo!

Um abraço,

[seu nome aqui]

P.S. Espero que voc√™ e sua fam√≠lia estejam bem! (ou alguma outra observa√ß√£o pessoal)‚ÄĚ

Pode parecer intimidante entrar em contato e pedir depoimentos, mas posso dizer que fica mais fácil com a prática. 

Isso vai com o território de monetizar seu Instagram ou blog Рàs vezes você tem que sair da sua zona de conforto.

Mas coloque seu “chap√©u de neg√≥cios” e apenas fa√ßa.

7. Envolva-se

Seria uma pena chegar tão longe e não fechar o negócio. 

Não se esqueça do importante apelo à ação no final.

Dê aos seus potenciais patrocinadores os próximos passos. 

Como eles devem entrar em contato com voc√™? (e-mail √© bom.) E n√£o escreva “Para saber mais sobre patroc√≠nio” entre em contato. At√© porque, os patrocinadores est√£o lendo seu m√≠dia kit justamente para saber isso.

Use algo do tipo: “Para come√ßar o patroc√≠nio com [o nome do seu blog], entre em contato com [nome do contato] em [endere√ßo de e-mail].”

Então é isso!

Quase.

A parte da escrita está feita. 

A √ļnica coisa que resta √© deixa-lo mais agrad√°vel aos olhos.

8. Use Muitas Imagens no seu Mídia Kit

Nada diz “chato” como uma folha de palavras.

Adicione um pouco de classe ao seu mídia kit, apresentando fotos ou imagens de todo o seu Instagram ou blog.

Se você tiver um blog de boa aparência, coloque algumas fotos de exemplo ou capturas de tela no seu kit de mídia para dar aos patrocinadores uma ideia do seu site.

Torne-o visualmente atraente para que os patrocinadores vejam a ‚Äúcasa‚ÄĚ em que seu an√ļncio vai viver.

E como √ļltimo recurso, se voc√™ n√£o tiver imagens prontamente dispon√≠veis.

Pode valer a pena usar um modelo de m√≠dia kit bonito para fazer seu layout aparecer com fontes diferentes, cores, ilustra√ß√Ķes ou outros gr√°ficos.

A ideia √© garantir que o seu kit de m√≠dia pare√ßa profissional, n√£o como um artigo de hist√≥ria do 9¬ļ ano.

9. Revise, Edite, Repita o seu Mídia Kit

Se você acha que está pronto, isso significa que você precisa deixar seu projeto descansar por alguns dias. 

Coloque-o de lado e volte para ele com novos olhos. 

Leia em voz alta. Certifique-se de que é perfeito.

Este documento irá representá-lo para todos os seus patrocinadores em potencial, então faça valer a pena.

10. Converta para PDF

Por favor, NÃO envie seu kit de mídia como um documento do Word.

Se o seu software de processamento de texto for tão antigo que não converta documentos para PDFs, você poderá fazer o download do Soda PDF (gratuito), que ele resolverá o seu problema.

Modelos e Exemplos de Mídia Kits Para Você se Inspirar

Modelo e Exemplo de Mídia Kit 1

modelo exemplo de midia kit para influenciador e youtuber 1

Exemplo de Mídia Kit 2

modelo exemplo de midia kit para influenciador e youtuber 2

Exemplo de Mídia Kit 3

modelo exemplo de midia kit para influenciador e youtuber 3Conclusão РAgora Envie seu Mídia Kit Para os Patrocinadores

Seu trabalho aqui est√° feito.

Tenha seu novo kit de mídia pronto para enviar aos patrocinadores/Jornalistas em potencial do programa de patrocínio do seu blog.

Lembre-se que depois de criar seu mídia kit, você poderá usá-lo como modelo nos próximos anos. 

Elementos como estat√≠sticas do blog e depoimentos ser√£o atualizados periodicamente, mas, nesse momento, √© um exerc√≠cio simples “preencher os espa√ßos em branco”.

E quando os proprietários de empresas entrarem em contato com você para perguntar sobre patrocínios, você terá o orgulho de enviar um Mídia Kit bem-feito que mostra o melhor do seu perfil do Insta.

Então, o que você está esperando? 

Compartilhe este post com seus colegas blogueiros, me deixe um comentário (eu amo eles), e comece a fazer seu próprio kit de mídia para conseguir patrocinadores para seu blog!