O que é Isca Digital? 10 Tipos efetivos, exemplos, dicas e erros comuns

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isca digital

Gerar uma boa ideia de isca digital pode se tornar um processo longo.

Simplesmente jogando juntos um e-book ou whitepaper apenas porque outras empresas fazem isso seria um erro.

As ideias de isca digital de alta conversão oferecem tanto valor que o seu público-alvo não vai conseguir dizer não. 

Quanto mais você refinar suas iscas digitais, mais qualificados serão seus leads, pois você está oferecendo exatamente o que esses leads precisam no momento exato.

As iscas digitais podem funcionar para quase todos os públicos, incluindo os das empresas B2B e B2C

As iscas são poderosas porque abrem as portas para mais comunicação entre o negócio e o lead.

Mas o que são iscas digitais e quais ideias de “lead magnets”, como as iscas digitais também são conhecidas, funcionam melhor?

Vamos cobrir muitas informações, confira: 

O que é uma Isca Digital?o que é uma isca digital

Uma isca digital é um recurso ou outro item de valor que as empresas usam para coletar leads.

Basicamente, Você dá algo de graça para as pessoas em troca de um e-mail e permissão para continuar enviando mais conteúdo para elas. 

Então, as iscas digitais acabam sendo como um catalisador para uma nova relação com os consumidores.

A empresa solicita que o visitante forneça informações de contato, como um endereço de e-mail, em troca da isca digital.

No entanto, é essencial restringir às ideias de isca digital corretos.

Por exemplo, em 2017, O Hubspot produziu mais de 130 iscas digitais. Isso é uma tonelada de conteúdo.

Juntas, essas iscas digitais acumularam quase 54.000 ações nos canais de mídia social do Hubspot. 

No entanto – e aqui está a parte importante – 77% dessas ações sociais vieram das 10 principais iscas digitais.

Em outras palavras, menos de 10% do total de iscas digitais gerados geraram mais de três quartos das ações sociais.

Produzir melhores ideias de iscas digitais para seu público específico é crítico para o sucesso de suas campanhas de marketing digital.

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Por que seu site precisa de uma isca digital?

Os consumidores se tornaram protetores de suas informações pessoais.

O trabalhador de escritório típico, por exemplo, recebe mais de 120 e-mails todos os dias, o que muitas vezes acaba sendo difícil de dar atenção a todos os emails.

São aproximadamente quase 74 trilhões de e-mails enviados anualmente.

Com esses números em mente, você provavelmente entende por que um de seus clientes em potencial não deseja adicionar outro grupo de e-mails à caixa de entrada dele.

As iscas digitais são importantes porque fornecem um incentivo para que ele queira receber seus emails. 

Seu cliente em potencial pode não fornecer informações de contato gratuitamente, mas ele pode mudar de ideia se você estiver oferecendo um recurso valioso em troca disso.

Solicitações genéricas não funcionam mais!

Newsletters gratuitos estão em toda parte. Seus clientes em potencial querem saber o que você está oferecendo em troca do email dele ou dela.

O que constitui uma isca digital perfeita?

As melhores ideias de iscas digitais são inspiradas pelo seu público.

O que eles precisam? 

Quais problemas você pode ajudá-los a resolver? 

O que diminuiria seu estresse, economizaria tempo ou os ajudaria a atingir um objetivo?

Responder a essas perguntas ajudará você a construir a isca digital perfeita.

Há muitas maneiras de coletar informações sobre o que seu público pode querer em uma isca digital, como o seguinte:

  • Pesquisas
  • Comentários do blog
  • Formulários de feedback
  • Comentários no seu site e sites de terceiros
  • Conversas nos comentários de seu blog
  • Perguntas e respostas no Quora e no Yahoo! Respostas

Comece a cultivar informações dessas fontes para descobrir o que pode motivar um lead qualificado a querer participar de sua lista de emails.

Porém, o mais importante é estudar quem é o seu público alvo!

10 Idéias de Iscas Digitais de Alta Conversão

Neste artigo, disponibilizamos 15 ideias de iscas digitais que vão te dar a direção certa para começar. 

Você pode e deve colocar o seu próprio toque especial pessoal em cada uma de suas iscas digitais, com base na demografia e nas personas de seu público.

Mas pode levar as informações desse artigo como base para dar início a criação de sua isca digital perfeita.

1. Ebook como isca digital

Esta é a clássica ideia de isca digital testada e comprovada.

É fácil entender, porque a maioria das pessoas que leu um e-book pelo menos uma ou duas vezes, consegue montar o seu próprio.

Você nem precisa criar um e-book do zero.

Considere a possibilidade de compilar seus posts mais populares no formato e-book. 

Adicione uma nova introdução e conclusão, e pronto! Você tem uma isca digital poderosa para captar leads.

2. Webinário como isca digital

Eu já fiz muitos webinários ao longo dos anos. 

Eles são ótimos para se conectar a leads e clientes em potencial, desenvolver a cultura de sua empresa e interagir com seu público.

Como uma isca digital líder, um webinário oferece dois principais pontos de valor:

Instrução 

A maioria dos webinários se concentra em ensinar os participantes a realizar algo específico.

Eles fornecem informações valiosas que os participantes podem aplicar aos seus próprios objetivos e para resolver algum problema ou problema.

Incentivo

Um webinário também geralmente é concluído com um código de desconto ou algum outro incentivo para o participante fazer uma compra.

Você pode criar um seminário online gratuitamente ou usar ferramentas premium mais avançadas.

Os webinários são um ferramenta muito poderosa para fazer lançamentos online no formato da Fórmula de Lançamento.

3. Guias

Guias estão entre os tipos mais comuns de isca digital

Qual é a primeira coisa que você faz quando pára para encher o tanque de gasolina em uma nova cidade de destino?

Você pega um guia de viagem.

Ou, pelo menos, você costumava. Agora temos smartphones equipados com o Google.

Guias ainda são relevantes e úteis, no entanto.

Light Travels usa um guia gratuito sobre viagens de baixo orçamento como uma isca digital.

Ele é relevante para o público-alvo do site, tem um título exclusivo e incorpora uma excelente chamada para ação (CTA).

4. Vídeos

Você sabia que quase 30% de todos os usuários da Internet assistem a vídeos no YouTube?

Isso é bem mais do que um bilhão de pessoas.

Obviamente, o YouTube não é a única fonte de vídeo, portanto, a porcentagem de usuários da Internet que assistem vídeos de algum tipo provavelmente excede esse número.

Vídeos são envolventes e imersivos. 

Eles estimulam mais nossos sentidos, e é por isso que muitas pessoas preferem assistir a vídeos do que, digamos, ler um e-book de 40 páginas.

O vídeo também é muito fácil de ser consumido no celular.

E, como quase 90% dos profissionais de marketing usam vídeos, agora pode ser um bom momento para entrar na onda. 

Sua primeira missão? Crie um vídeo educacional como uma isca digital!

5. Mini cursos como isca digital

Você sabia que a educação online – também às vezes chamada de comércio de conhecimento – é uma indústria de $ 275 bilhões de dólares só nos Estados Unidos?

Você não precisa de credenciais de ensino para hospedar um minicurso como uma isca digital 

Seu minicurso pode consistir em vários elementos, como e-mails semanais com trabalhos de casa e artigos, vídeos, gravações de áudio, questionários e muito mais.

O importante nesse tópico é estar com a mente aberta, criatividade a mil e ajudar o usuário a resolver um problema específico.

6. Listas de Verificação – Checklists como iscas digitais

Listas de tarefas e listas de verificação são todas de dar raiva.

Muitas pessoas desistiram do papel e canetas em favor de alternativas digitais.

Todoist, por exemplo, é um aplicativo de criação de listas digitals. 

Mais de 10 milhões de pessoas o usam essas listas para organizar suas vidas.

Mas o que isso tem a ver com idéias de isca digital? 

Considere fazer uma lista de verificação e use isso como uma isca digital. 

Sua lista pode ser algo do tipo “101 coisas para verificar antes de sua viagem de carro” ou “A lista de coisas para fazer antes de seu bebê nascer”.

Esse tipo de isca digital pode funcionar em muitas indústrias e diferentes verticais de seu nicho.

Além disso, é fácil criar e distribuir como um download gratuito para enviá-lo por e-mail.

7. Planejadores como iscas digitais

Durante anos, a TemplateLab criou vários formatos de planejadores diários para download gratuito.

As pessoas podem escolher os formatos de que gostam, imprimir e montar seus próprios planejadores diários.

Porém, os planejadores genéricos não funcionarão para todos os nichos. 

Talvez você possa criar um planejador projetado especificamente para pessoas do seu setor. 

Considere oferecê-lo como um download gratuito para impressão e como um arquivo PDF digital que os usuários possam preencher em seus computadores.

8. Quizzes como iscas digitais 

As pessoas adoram quizzes. 

Todos querem aprender mais sobre si mesmos, obter entretenimento rápido e obter insights.

Se você puder criar um quiz instigante, terá uma excelente isca digital.

Confira o pop-up que aparece no site do Legion Athletics.

Está convidando você a fazer um teste complementar. 

Você só precisa clicar em um dos dois botões para começar.

Então, você é solicitado para completar seu objetivo principal de condicionamento físico.

Basta digitar seu endereço de e-mail para não apenas receber seus suplementos recomendados, mas também para obter 10% de desconto no seu próximo pedido.

Estou compartilhando este exemplo porque ele é muito top! 

Um quizz que ajuda os visitantes do website e ainda por cima oferece um incentivo para que o usuário faça um compra. 

Você pode incorporar o questionário no processo de aquisição do lead ou usar o questionário como uma isca digital. 

Vai nos dois sentidos.

9. Avaliações gratuitas como iscas digitais

Uma avaliação gratuita é uma das formas mais poderosas de gerar leads. 

Se você não tiver outras ideias de isca digital, escolha esta.

Naturalmente, isso só funciona se você estiver com um site de serviços, um aplicativo de software ou um produto semelhante.

Uma amostra grátis, no entanto, pode funcionar para outros produtos também.

10. Infográficos

Eu não tenho que te dizer que infográficos estão por toda parte. 

Na verdade, os infográficos podem aumentar seu tráfego na Web em 12% ou mais.

Em um estudo da Venngage, 42% dos participantes relataram que os gráficos originais, incluindo os infográficos, são mais atraentes para o público do que artigos convencionais.

Por todos os meios, ofereça infográficos gratuitamente.

Mas você também pode armazenar alguns para usar como iscas digitais.

A MarketingProfs criou um belo infográfico de longa duração sobre marketing de conteúdo.

Você pode criar algo semelhante para seu público e usar um screen shot de uma parte do gráfico como um teaser e pedir as informações de contato dos usuários que quiserem ver o infográfico completo.

Checklist do sucesso de sua isca digitalchecklist de iscas digitais

Sua isca digital precisa ser ultra-específica

Eu repetirei a especificidade mais vezes do que você pode contar, porque isso é importante.

As iscas digitais nunca devem ser vagas. 

Eles devem oferecer uma solução ultra-específica para um mercado ultra-específico.

Sua isca digital precisa ser uma “grande coisa”

Todo mundo quer uma “pílula mágica” ou uma “bala de prata”, então é sempre melhor fazer e entregar uma grande promessa em vez de muitas pequenas.

Então coloque bastante de seus esforços em descobrir o que sua persona realmente quer. 

Depois de descobrir o que sua persona precisa, crie sua isca digital específica. 

E lembre-se! Não faça uma isca digital só por fazer. 

Se o usuário pegar sua isca digital e ela não for boa e não resolver o problema que ela promete resolver, o usuário certamente vai perder credibilidade em seu site.

Sua isca digital precisa oferecer o que sua persona quer

O que o seu mercado REALMENTE quer?

Se você conseguir descobrir isso e oferecer uma isca digital que promete entregar este desejo, seus leads terão prazer em lhe dar suas informações de contato em troca pela sua isca digital. 

Lembre-se, se você colocar esforço e tempo para realmente descobrir os pontos de dor e o que realmente sua persona quer. Fazer a Isca digital vai ser a parte mais fácil do processo.

Sua isca digital deve oferecer uma gratificação imediata

Evite usar boletins informativos e cursos de vários dias como uma isca digital.

Seu mercado quer uma solução rápida! e eles querem isso AGORA.

As iscas digitais mais eficientes oferecem uma solução imediata para o problema específico que ela promete resolver.

Sua isca digital deve desloca o relacionamento com o lead para o próximo nível

As melhores iscas digitais  fazem mais do que informar…

Elas realmente mudam o estado e a mentalidade dos seus clientes em potencial para que eles sejam pré-enquadrados para participar de negócios futuros com sua empresa.

Uma isca digital eficiente faz com que o usuário passe a ficar mais propenso de fazer negócios com você ou sua empresa.

Sua isca digital deve ter alto valor percebido

Só porque é grátis, não significa que deveria parecer de grátis.

Use gráficos e imagens profissionais para estabelecer um valor monetário real na mente do visitante.

Use uma promessa forte para que sua isca parece muito mais valiosa do que ela possa realmente ser. 

Lembre-se valor e preço são coisas diferentes. 

O valor que uma coisa varia de pessoa para pessoa. Por isso a especificidade de sua isca digital é importante. 

Ela deve parecer ter um valor muito maior para as pessoas certas!

Sua isca digital deve oferecer valor real para sua persona

Se a sua isca digital estiver toda capenga e sem brilho, você poderá até obter informações de contato dos possíveis clientes, mas perderá a atenção deles.

Para ganhar, você deve prometer e entregar o que você prometeu!

Sua isca digital deve ser de consumo rápido

Você não quer que sua isca digital seja um obstáculo no seu funil de vendas, portanto, idealmente, ela deve poder ser consumida em minutos.

A página de agradecimento de isca digital é frequentemente onde fazemos nossa próxima oferta.

Se a isca digital for difícil de consumir (um livro de 300 páginas, um curso de e-mail de 30 dias), as taxas de conversão desta oferta serão afetadas.

Aqui está a grande conclusão …

Muitos dos itens desta lista de verificação resumem-se a este princípio subjacente: A especificidade é importante.

Dê uma olhada na sua isca digital através dos olhos desta lista de verificação.

Você está prometendo demais?

 Se sim, teste algo mais específico.

Agora eu sei o que você está pensando depois de chegar tão longe …

Mas, como faço para obter tráfego para a minha isca digital?

Pergunta errada.

O fato é que o tráfego está ao seu redor.

O Google, o Facebook e o LinkedIn (só para citar algumas fontes óbvias) têm milhões de bilhões de usuários que ficarão felizes em se inscrever para receber sua isca digital.

As perguntas certas a serem feitas são:

  • Quais ofertas eu farei para novos leads?
  • Quão bem essas ofertas são convertidas?
  • Quanto vale uma visita à minha landing page de lead magnets?
  • Quanto vale um novo lead?
  • Quanto vale uma nova venda?

2 Principais erros na produção de iscas digitaiserros de isca digital

A sua isca digital é apenas o primeiro passo de uma longa jornada. Isso te deixa em uma situação complicada porque significa que a sua isca digital precisa:

  • Ser chamativa e criar o interesse para que as pessoas queiram ela;
  • Conectar suas principais ofertas de produtos ou serviços para aumentar suas conversões.

Criar algo que complete os dois objetivos não é fácil. E existem 2 erros fatais que vão fazer sua isca digital falhar!

Erro de isca digital 1: Ser vaga demais

Imagine você tem um site sobre culinária e oferece uma isca digital em seus artigos de blog.

Imagine você cria uma isca digital chamada “ebook para ser um cozinheiro melhor”.

Será que alguém vai querer ler um livro para ser um cozinheiro melhor? 

Talvez algumas poucas pessoas queiram. Mas acredito que a maioria das pessoas não vai querer.

Agora imagine você oferecer uma isca digital chamada “checklist de 10 itens essenciais para o jantar perfeito”

Uma pessoa interessada em cozinhar provavelmente vai se interessar pelo seu checklist. 

O checklist é muito mais fácil e rápido de consumir. Além de fazer uma promessa forte e de alto valor percebido.

Erro de isca digital 2: Baixa Qualidade

Lembre-se! O objetivo da isca digital é fazer com que essas leads eventualmente comprem algo. 

E isso não acontecer se a isca digital que você enviar para eles tiver baixa qualidade. 

Você compraria um produto de um website que te enviou um ebook de baixa qualidade e que não te ajudou em nada? Eu não compraria.

Conclusão

Iscas digitais são uma das melhores formas de gerar leads.

Uma vez que os usuários baixarem sua isca digital, você se porta como o líder sobre aquele assunto e cria uma nova relação com o consumidor.

Isso significa que eles vão pensar em você quando precisarem de mais informações. Então eles vão voltar ao seu site! E muito provavelmente, eles vão voltar pra comprar.

A boa notícia é que não é difícil de criar uma isca digital.

Você só precisa tirar um tempo para se aprofundar sobre o que o seu público realmente quer, precisa e sobre o que ele não quer.

E depois… Tudo o que você precisa fazer é dar exatamente aquilo que eles já estão pedindo e querendo.

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