O que é Isca Digital? 10 Tipos efetivos, exemplos, dicas e erros comuns

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isca digital

Gerar uma boa ideia de isca digital pode se tornar um processo longo.

Simplesmente jogando juntos um e-book ou whitepaper apenas porque outras empresas fazem isso seria um erro.

As ideias de isca digital de alta convers√£o oferecem tanto valor que o seu p√ļblico-alvo n√£o vai conseguir dizer n√£o.¬†

Quanto mais você refinar suas iscas digitais, mais qualificados serão seus leads, pois você está oferecendo exatamente o que esses leads precisam no momento exato.

As iscas digitais podem funcionar para quase todos os p√ļblicos, incluindo os das empresas B2B e B2C.¬†

As iscas são poderosas porque abrem as portas para mais comunicação entre o negócio e o lead.

Mas o que s√£o iscas digitais e quais ideias de ‚Äúlead magnets‚ÄĚ, como as iscas digitais tamb√©m s√£o conhecidas, funcionam melhor?

Vamos cobrir muitas informa√ß√Ķes, confira:¬†

O que é uma Isca Digital?o que é uma isca digital

Uma isca digital é um recurso ou outro item de valor que as empresas usam para coletar leads.

Basicamente, Voc√™ d√° algo de gra√ßa para as pessoas em troca de um e-mail e permiss√£o para continuar enviando mais conte√ļdo para elas.¬†

Então, as iscas digitais acabam sendo como um catalisador para uma nova relação com os consumidores.

A empresa solicita que o visitante forne√ßa informa√ß√Ķes de contato, como um endere√ßo de e-mail, em troca da isca digital.

No entanto, é essencial restringir às ideias de isca digital corretos.

Por exemplo, em 2017, O Hubspot produziu mais de 130 iscas digitais. Isso √© uma tonelada de conte√ļdo.

Juntas, essas iscas digitais acumularam quase 54.000 a√ß√Ķes nos canais de m√≠dia social do Hubspot.¬†

No entanto – e aqui est√° a parte importante – 77% dessas a√ß√Ķes sociais vieram das 10 principais iscas digitais.

Em outras palavras, menos de 10% do total de iscas digitais gerados geraram mais de tr√™s quartos das a√ß√Ķes sociais.

Produzir melhores ideias de iscas digitais para seu p√ļblico espec√≠fico √© cr√≠tico para o sucesso de suas campanhas de marketing digital.

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Por que seu site precisa de uma isca digital?

Os consumidores se tornaram protetores de suas informa√ß√Ķes pessoais.

O trabalhador de escritório típico, por exemplo, recebe mais de 120 e-mails todos os dias, o que muitas vezes acaba sendo difícil de dar atenção a todos os emails.

S√£o aproximadamente quase 74 trilh√Ķes de e-mails enviados anualmente.

Com esses n√ļmeros em mente, voc√™ provavelmente entende por que um de seus clientes em potencial n√£o deseja adicionar outro grupo de e-mails √† caixa de entrada dele.

As iscas digitais são importantes porque fornecem um incentivo para que ele queira receber seus emails. 

Seu cliente em potencial pode n√£o fornecer informa√ß√Ķes de contato gratuitamente, mas ele pode mudar de ideia se voc√™ estiver oferecendo um recurso valioso em troca disso.

Solicita√ß√Ķes gen√©ricas n√£o funcionam mais!

Newsletters gratuitos estão em toda parte. Seus clientes em potencial querem saber o que você está oferecendo em troca do email dele ou dela.

O que constitui uma isca digital perfeita?

As melhores ideias de iscas digitais s√£o inspiradas pelo seu p√ļblico.

O que eles precisam? 

Quais problemas você pode ajudá-los a resolver? 

O que diminuiria seu estresse, economizaria tempo ou os ajudaria a atingir um objetivo?

Responder a essas perguntas ajudará você a construir a isca digital perfeita.

H√° muitas maneiras de coletar informa√ß√Ķes sobre o que seu p√ļblico pode querer em uma isca digital, como o seguinte:

  • Pesquisas
  • Coment√°rios do blog
  • Formul√°rios de feedback
  • Coment√°rios no seu site e sites de terceiros
  • Conversas nos coment√°rios de seu blog
  • Perguntas e respostas no Quora e no Yahoo! Respostas

Comece a cultivar informa√ß√Ķes dessas fontes para descobrir o que pode motivar um lead qualificado a querer participar de sua lista de emails.

Por√©m, o mais importante √© estudar quem √© o seu p√ļblico alvo!

10 Idéias de Iscas Digitais de Alta Conversão

Neste artigo, disponibilizamos 15 ideias de iscas digitais que vão te dar a direção certa para começar. 

Voc√™ pode e deve colocar o seu pr√≥prio toque especial pessoal em cada uma de suas iscas digitais, com base na demografia e nas personas de seu p√ļblico.

Mas pode levar as informa√ß√Ķes desse artigo como base para dar in√≠cio a cria√ß√£o de sua isca digital perfeita.

1. Ebook como isca digital

Esta é a clássica ideia de isca digital testada e comprovada.

√Č f√°cil entender, porque a maioria das pessoas que leu um e-book pelo menos uma ou duas vezes, consegue montar o seu pr√≥prio.

Você nem precisa criar um e-book do zero.

Considere a possibilidade de compilar seus posts mais populares no formato e-book. 

Adicione uma nova introdução e conclusão, e pronto! Você tem uma isca digital poderosa para captar leads.

2. Webin√°rio como isca digital

Eu já fiz muitos webinários ao longo dos anos. 

Eles s√£o √≥timos para se conectar a leads e clientes em potencial, desenvolver a cultura de sua empresa e interagir com seu p√ļblico.

Como uma isca digital líder, um webinário oferece dois principais pontos de valor:

Instrução 

A maioria dos webinários se concentra em ensinar os participantes a realizar algo específico.

Eles fornecem informa√ß√Ķes valiosas que os participantes podem aplicar aos seus pr√≥prios objetivos e para resolver algum problema ou problema.

Incentivo

Um webinário também geralmente é concluído com um código de desconto ou algum outro incentivo para o participante fazer uma compra.

Você pode criar um seminário online gratuitamente ou usar ferramentas premium mais avançadas.

Os webinários são um ferramenta muito poderosa para fazer lançamentos online no formato da Fórmula de Lançamento.

3. Guias

Guias est√£o entre os tipos mais comuns de isca digital

Qual é a primeira coisa que você faz quando pára para encher o tanque de gasolina em uma nova cidade de destino?

Você pega um guia de viagem.

Ou, pelo menos, você costumava. Agora temos smartphones equipados com o Google.

Guias ainda s√£o relevantes e √ļteis, no entanto.

Light Travels usa um guia gratuito sobre viagens de baixo orçamento como uma isca digital.

Ele √© relevante para o p√ļblico-alvo do site, tem um t√≠tulo exclusivo e incorpora uma excelente chamada para a√ß√£o (CTA).

4. Vídeos

Você sabia que quase 30% de todos os usuários da Internet assistem a vídeos no YouTube?

Isso é bem mais do que um bilhão de pessoas.

Obviamente, o YouTube n√£o √© a √ļnica fonte de v√≠deo, portanto, a porcentagem de usu√°rios da Internet que assistem v√≠deos de algum tipo provavelmente excede esse n√ļmero.

Vídeos são envolventes e imersivos. 

Eles estimulam mais nossos sentidos, e é por isso que muitas pessoas preferem assistir a vídeos do que, digamos, ler um e-book de 40 páginas.

O vídeo também é muito fácil de ser consumido no celular.

E, como quase 90% dos profissionais de marketing usam vídeos, agora pode ser um bom momento para entrar na onda. 

Sua primeira missão? Crie um vídeo educacional como uma isca digital!

5. Mini cursos como isca digital

Voc√™ sabia que a educa√ß√£o online – tamb√©m √†s vezes chamada de com√©rcio de conhecimento – √© uma ind√ļstria de $ 275 bilh√Ķes de d√≥lares s√≥ nos Estados Unidos?

Você não precisa de credenciais de ensino para hospedar um minicurso como uma isca digital 

Seu minicurso pode consistir em v√°rios elementos, como e-mails semanais com trabalhos de casa e artigos, v√≠deos, grava√ß√Ķes de √°udio, question√°rios e muito mais.

O importante nesse tópico é estar com a mente aberta, criatividade a mil e ajudar o usuário a resolver um problema específico.

6. Listas de Verificação РChecklists como iscas digitais

Listas de tarefas e listas de verificação são todas de dar raiva.

Muitas pessoas desistiram do papel e canetas em favor de alternativas digitais.

Todoist, por exemplo, é um aplicativo de criação de listas digitals. 

Mais de 10 milh√Ķes de pessoas o usam essas listas para organizar suas vidas.

Mas o que isso tem a ver com idéias de isca digital? 

Considere fazer uma lista de verificação e use isso como uma isca digital. 

Sua lista pode ser algo do tipo “101 coisas para verificar antes de sua viagem de carro” ou “A lista de coisas para fazer antes de seu beb√™ nascer”.

Esse tipo de isca digital pode funcionar em muitas ind√ļstrias e diferentes verticais de seu nicho.

Além disso, é fácil criar e distribuir como um download gratuito para enviá-lo por e-mail.

7. Planejadores como iscas digitais

Durante anos, a TemplateLab criou v√°rios formatos de planejadores di√°rios para download gratuito.

As pessoas podem escolher os formatos de que gostam, imprimir e montar seus próprios planejadores diários.

Porém, os planejadores genéricos não funcionarão para todos os nichos. 

Talvez você possa criar um planejador projetado especificamente para pessoas do seu setor. 

Considere oferecê-lo como um download gratuito para impressão e como um arquivo PDF digital que os usuários possam preencher em seus computadores.

8. Quizzes como iscas digitais 

As pessoas adoram quizzes. 

Todos querem aprender mais sobre si mesmos, obter entretenimento r√°pido e obter insights.

Se você puder criar um quiz instigante, terá uma excelente isca digital.

Confira o pop-up que aparece no site do Legion Athletics.

Está convidando você a fazer um teste complementar. 

Voc√™ s√≥ precisa clicar em um dos dois bot√Ķes para come√ßar.

Então, você é solicitado para completar seu objetivo principal de condicionamento físico.

Basta digitar seu endereço de e-mail para não apenas receber seus suplementos recomendados, mas também para obter 10% de desconto no seu próximo pedido.

Estou compartilhando este exemplo porque ele é muito top! 

Um quizz que ajuda os visitantes do website e ainda por cima oferece um incentivo para que o usuário faça um compra. 

Você pode incorporar o questionário no processo de aquisição do lead ou usar o questionário como uma isca digital. 

Vai nos dois sentidos.

9. Avalia√ß√Ķes gratuitas como iscas digitais

Uma avaliação gratuita é uma das formas mais poderosas de gerar leads. 

Se você não tiver outras ideias de isca digital, escolha esta.

Naturalmente, isso só funciona se você estiver com um site de serviços, um aplicativo de software ou um produto semelhante.

Uma amostra grátis, no entanto, pode funcionar para outros produtos também.

10. Infogr√°ficos

Eu não tenho que te dizer que infográficos estão por toda parte. 

Na verdade, os infogr√°ficos podem aumentar seu tr√°fego na Web em 12% ou mais.

Em um estudo da Venngage, 42% dos participantes relataram que os gr√°ficos originais, incluindo os infogr√°ficos, s√£o mais atraentes para o p√ļblico do que artigos convencionais.

Por todos os meios, ofereça infográficos gratuitamente.

Mas você também pode armazenar alguns para usar como iscas digitais.

A MarketingProfs criou um belo infogr√°fico de longa dura√ß√£o sobre marketing de conte√ļdo.

Voc√™ pode criar algo semelhante para seu p√ļblico e usar um screen shot de uma parte do gr√°fico como um teaser e pedir as informa√ß√Ķes de contato dos usu√°rios que quiserem ver o infogr√°fico completo.

Checklist do sucesso de sua isca digitalchecklist de iscas digitais

Sua isca digital precisa ser ultra-específica

Eu repetirei a especificidade mais vezes do que você pode contar, porque isso é importante.

As iscas digitais nunca devem ser vagas. 

Eles devem oferecer uma solução ultra-específica para um mercado ultra-específico.

Sua isca digital precisa ser uma ‚Äúgrande coisa‚ÄĚ

Todo mundo quer uma “p√≠lula m√°gica” ou uma “bala de prata”, ent√£o √© sempre melhor fazer e entregar uma grande promessa em vez de muitas pequenas.

Então coloque bastante de seus esforços em descobrir o que sua persona realmente quer. 

Depois de descobrir o que sua persona precisa, crie sua isca digital específica. 

E lembre-se! Não faça uma isca digital só por fazer. 

Se o usu√°rio pegar sua isca digital e ela n√£o for boa e n√£o resolver o problema que ela promete resolver, o usu√°rio certamente vai perder credibilidade em seu site.

Sua isca digital precisa oferecer o que sua persona quer

O que o seu mercado REALMENTE quer?

Se voc√™ conseguir descobrir isso e oferecer uma isca digital que promete entregar este desejo, seus leads ter√£o prazer em lhe dar suas informa√ß√Ķes de contato em troca pela sua isca digital.¬†

Lembre-se, se você colocar esforço e tempo para realmente descobrir os pontos de dor e o que realmente sua persona quer. Fazer a Isca digital vai ser a parte mais fácil do processo.

Sua isca digital deve oferecer uma gratificação imediata

Evite usar boletins informativos e cursos de v√°rios dias como uma isca digital.

Seu mercado quer uma solução rápida! e eles querem isso AGORA.

As iscas digitais mais eficientes oferecem uma solução imediata para o problema específico que ela promete resolver.

Sua isca digital deve desloca o relacionamento com o lead para o próximo nível

As melhores iscas digitais  fazem mais do que informar…

Elas realmente mudam o estado e a mentalidade dos seus clientes em potencial para que eles sejam pré-enquadrados para participar de negócios futuros com sua empresa.

Uma isca digital eficiente faz com que o usuário passe a ficar mais propenso de fazer negócios com você ou sua empresa.

Sua isca digital deve ter alto valor percebido

Só porque é grátis, não significa que deveria parecer de grátis.

Use gr√°ficos e imagens profissionais para estabelecer um valor monet√°rio real na mente do visitante.

Use uma promessa forte para que sua isca parece muito mais valiosa do que ela possa realmente ser. 

Lembre-se valor e preço são coisas diferentes. 

O valor que uma coisa varia de pessoa para pessoa. Por isso a especificidade de sua isca digital é importante. 

Ela deve parecer ter um valor muito maior para as pessoas certas!

Sua isca digital deve oferecer valor real para sua persona

Se a sua isca digital estiver toda capenga e sem brilho, voc√™ poder√° at√© obter informa√ß√Ķes de contato dos poss√≠veis clientes, mas perder√° a aten√ß√£o deles.

Para ganhar, você deve prometer e entregar o que você prometeu!

Sua isca digital deve ser de consumo r√°pido

Você não quer que sua isca digital seja um obstáculo no seu funil de vendas, portanto, idealmente, ela deve poder ser consumida em minutos.

A página de agradecimento de isca digital é frequentemente onde fazemos nossa próxima oferta.

Se a isca digital for difícil de consumir (um livro de 300 páginas, um curso de e-mail de 30 dias), as taxas de conversão desta oferta serão afetadas.

Aqui está a grande conclusão …

Muitos dos itens desta lista de verificação resumem-se a este princípio subjacente: A especificidade é importante.

Dê uma olhada na sua isca digital através dos olhos desta lista de verificação.

Você está prometendo demais?

 Se sim, teste algo mais específico.

Agora eu sei o que você está pensando depois de chegar tão longe …

Mas, como faço para obter tráfego para a minha isca digital?

Pergunta errada.

O fato é que o tráfego está ao seu redor.

O Google, o Facebook e o LinkedIn (s√≥ para citar algumas fontes √≥bvias) t√™m milh√Ķes de bilh√Ķes de usu√°rios que ficar√£o felizes em se inscrever para receber sua isca digital.

As perguntas certas a serem feitas s√£o:

  • Quais ofertas eu farei para novos leads?
  • Qu√£o bem essas ofertas s√£o convertidas?
  • Quanto vale uma visita √† minha landing page de lead magnets?
  • Quanto vale um novo lead?
  • Quanto vale uma nova venda?

2 Principais erros na produção de iscas digitaiserros de isca digital

A sua isca digital é apenas o primeiro passo de uma longa jornada. Isso te deixa em uma situação complicada porque significa que a sua isca digital precisa:

  • Ser chamativa e criar o interesse para que as pessoas queiram ela;
  • Conectar suas principais ofertas de produtos ou servi√ßos para aumentar suas convers√Ķes.

Criar algo que complete os dois objetivos não é fácil. E existem 2 erros fatais que vão fazer sua isca digital falhar!

Erro de isca digital 1: Ser vaga demais

Imagine você tem um site sobre culinária e oferece uma isca digital em seus artigos de blog.

Imagine voc√™ cria uma isca digital chamada ‚Äúebook para ser um cozinheiro melhor‚ÄĚ.

Será que alguém vai querer ler um livro para ser um cozinheiro melhor? 

Talvez algumas poucas pessoas queiram. Mas acredito que a maioria das pessoas n√£o vai querer.

Agora imagine voc√™ oferecer uma isca digital chamada ‚Äúchecklist de 10 itens essenciais para o jantar perfeito‚ÄĚ

Uma pessoa interessada em cozinhar provavelmente vai se interessar pelo seu checklist. 

O checklist é muito mais fácil e rápido de consumir. Além de fazer uma promessa forte e de alto valor percebido.

Erro de isca digital 2: Baixa Qualidade

Lembre-se! O objetivo da isca digital é fazer com que essas leads eventualmente comprem algo. 

E isso não acontecer se a isca digital que você enviar para eles tiver baixa qualidade. 

Você compraria um produto de um website que te enviou um ebook de baixa qualidade e que não te ajudou em nada? Eu não compraria.

Conclus√£o

Iscas digitais são uma das melhores formas de gerar leads.

Uma vez que os usuários baixarem sua isca digital, você se porta como o líder sobre aquele assunto e cria uma nova relação com o consumidor.

Isso significa que eles v√£o pensar em voc√™ quando precisarem de mais informa√ß√Ķes. Ent√£o eles v√£o voltar ao seu site! E muito provavelmente, eles v√£o voltar pra comprar.

A boa notícia é que não é difícil de criar uma isca digital.

Voc√™ s√≥ precisa tirar um tempo para se aprofundar sobre o que o seu p√ļblico realmente quer, precisa e sobre o que ele n√£o quer.

E depois… Tudo o que voc√™ precisa fazer √© dar exatamente aquilo que eles j√° est√£o pedindo e querendo.

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