7 Dicas de Marketing Pessoal: O que é, Importância e Exemplos

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marketing pessoal

Se você é a sua marca, você precisa investir em marketing pessoal.

Hoje em dia, uma marca não pode ter sucesso sem o marketing adequado e eficaz. Dito isto, não é surpresa que você precise de um plano de marketing pessoal para o produto mais valioso de todos! Você mesmo!

Quer esteja a procurar activamente uma nova posição de emprego ou seja o CEO da sua própria empresa, você deve investir no marketing pessoal. Por isso, desenvolver um plano de marketing pessoal é um passo necessário para chegar onde você deseja chegar.

O marketing pessoal usa princípios de marketing comercial e social para nos ajudar a ter sucesso nas metas que escolhemos para nós mesmos. É algo poderoso que pode realmente ajudar sua vida.

O conteúdo deste artigo está dividido da seguinte forma:

  • O que é marketing pessoal?
  • Qual a importância de um bom marketing pessoal?
  • Principais partes do marketing pessoal
  • O que incluir em um plano de marketing pessoal?
  • Exemplos práticos de marketing pessoal
  • Combinando seu plano de marketing pessoal com sua marca online
  • 7 Dicas de marketing pessoal para alavancar sua carreira
  • Redes sociais e o marketing pessoal
  • Conclusão

Esperamos que aproveite a leitura!

Mas o que é um plano de marketing pessoal e em o que ele consiste?

Um plano de marketing pessoal ajuda a trazer foco e direção para a sua carreira atual. É um plano que explica como você implementará o marketing pessoal em toda a sua marca (marca pessoal).

Muitos dos benefícios que um plano de marketing pessoal fornece realmente vêm através da criação do mesmo. Ao descrever exatamente quem você é e por que você se destaca da multidão, você obterá uma melhor compreensão de si mesmo como se você fosse uma marca e aprenderá a melhor forma de se promover online.

Fazer tudo isso ajudará você a transmitir seu valor essencial em toda a sua estratégia de marketing pessoal de maneira clara e concisa. Ser capaz de mostrar rapidamente o que você oferece e representa no seu mercado e irá colocá-lo(a) em uma ótima posição para capitalizar novas oportunidades.

O Que é Marketing Pessoal?marketing pessoal o que e

Provavelmente quando você pensa em marketing, você associe ao marketing de um produto ou empresa. No caso do marketing pessoal, O marketing é todo sobre você mesmo(a).

O marketing pessoal inclui as ofertas, o preço, o lugar e a promoção de si mesmo. De modo geral, é uma prática que é negligenciada com bastante frequência pelas pessoas. Porém, a prática de marketing pessoal deveria ser prioridade na carreira de muita gente.

A marca que você constrói em torno de si mesmo é talvez a maneira mais importante de se destacar da multidão. Sua imagem de marca é o que você cria para ajudar melhorar e impulsionar seu negócio.

Um dos exemplos mais poderosos de marketing pessoal está na mais recente eleição presidencial do Brasil de 2018, onde Bolsonaro e Haddad se basearam fortemente no marketing pessoal.

Ambos os candidatos conheciam seu público-alvo e falaram sobre seus medos e preocupações. Eles entenderam o valor de si mesmos como produtos e usaram-no em proveito próprio.

O interessante é que você pode fazer o mesmo em sua carreira. Neste guia, mostraremos o que incluir em seu próprio plano de marketing pessoal e como combiná-lo com sua marca pessoal online para alavancar os seus negócios.

Qual a Importância de um Bom Marketing Pessoal?marketing pessoal importancia

A importância do marketing pessoal está justamente em garantir que as outras pessoas percebam as ótimas qualidades do seu trabalho e os diferenciais que você possui frente aos demais concorrêntes.

Comportamento, atitudes, discursos, vocabulário, valores e objetivos são apenas alguns dos componentes que ajudam a moldar a sua imagem perante aos colegas de trabalho e concorrêntes.

Principais Partes do Marketing Pessoal

Valores e Habilidades no Marketing Pessoal

Ao apresentar seu valor e habilidades, você sempre quer acentuar os aspectos positivos. Nesse caso, o que você oferece precisa ser o mais polido possível. Como você apresenta a versão mais polida de si mesmo dentro de um plano de marketing pessoal?

Inclua seus pontos fortes e habilidades como empregado em seu plano de marketing pessoal. Aponte para exemplos específicos que provam as habilidades que você tem.

Por exemplo, se você estiver se apresentando como um vendedor altamente qualificado, inclua exemplos específicos de projetos ou pacotes que você vendeu e o lucro obtido. Se você está se promovendo como um escritor talentoso, inclua links para trabalhos publicados.

Mostre provas tangíveis do seu sucesso, tanto quanto possível para ter sucesso no marketing pessoal!

Você também precisa ser consistente ao se apresentar como um produto ou marca. Antes de colocar seu nome lá fora para todo mundo consumir, crie uma marca coesa e atenha-se a ela. As pessoas começarão a reconhecer os principais aspectos de sua marca e relacioná-la a você e a sua empresa. Se você mudar seu logotipo, cores, site ou ofertas constantemente, as pessoas ficarão confusas.

Preço no Marketing Pessoalmarketing pessoal preco

O próximo componente do marketing pessoal é o preço. Você não pode se promover sem incluir o custo do que está promovendo.

Pense profundamente sobre os fatores que determinam o preço do seu serviço. As pessoas precisam saber exatamente o que você vale e por quê você vale aquilo.

Mas como você constrói o preço em sua estratégia de marketing pessoal?

Como qualquer outro documento comercial, você deseja incluir uma seção que aborde preços ou taxas e listar as métricas específicas relacionadas a você como uma marca. Por exemplo, se você é um fotógrafo freelancer apresentando um plano de marketing pessoal, é absolutamente necessário que uma parte desse plano seja dedicada ao seu preço.

Se você cobrar 1000 reais por uma sessão, inclua isso. Em seguida, liste o que exatamente os 1000 reais estão cobrindo (horas de trabalho, entregas, resultados, etc.)

Isso permitirá que você demonstre que você é organizado e transparente com os clientes, ao mesmo tempo em que fornece informações sobre quaisquer dúvidas de preços que eles possam ter.

Localização no Marketing Pessoal

Onde você está fornecendo seus serviços? Você está disponível para trabalhar remotamente ou você e seus serviços são específicos de uma região geográfica?

Especifique isso no seu plano de marketing pessoal, mesmo que rapidamente. Como qualquer outra coisa, os consumidores precisam saber a localização dos serviços que você fornece.

Dependendo do tipo de serviço que você fornece, a localização geográfica pode ou não ser importante. Como um escritor de conteúdo remoto tentando se promover, é improvável que isso aconteça, mas é inteligente incluir de qualquer maneira.

Na situação em que um cliente deseja se sincronizar para uma chamada semanal, mas vive do outro lado do mundo, ter isso definido claramente ajudará você a coordenar desde o início.

Promover-se no Marketing Pessoal

Essa parte pode ser divertida para alguns e difícil para outros. O marketing pessoal eficaz envolve uma grande promoção de si mesmo. Isso mesmo, fazer propaganda de você mesmo!

Em seu dia a dia, você precisa ter habilidade de se promover, seja através de uma conversa improvisada em um elevador ou em uma reunião formal. A melhor maneira de se tornar hábil nisso é simplesmente praticando muito!

Fique na frente do espelho e pratique seu discurso de promoção quantas vezes for necessário até que você se sinta confiante em entregá-lo em qualquer lugar, a qualquer hora. Assim como um homem de negócios experiente conhece seu produto “de cabo a rabo”, você deve se conhecer como produto de “de cabo a rabo”. Esteja preparado para promover seus pontos fortes e habilidades, bem como falar sobre as possíveis áreas de melhoria.

Enquanto você quer se promover da melhor maneira possível, você também quer ser o mais transparente possível quando se trata de suas fraquezas. Isso faz de você mais humano, bem como mostra que você é auto-consciente e disposto a melhorar. Nunca lidere com os pontos fracos ao apresentar seu plano de marketing pessoal, mas esteja sempre preparado para falar sobre eles com confiança.

Outro problema comum que as pessoas enfrentam é o fato de que elas não mudam sua mentalidade para aproveitar novas oportunidades. Mas o que isto significa?

Essencialmente, você deve começar a olhar para todas as situações sociais como uma oportunidade em potencial. Isso não significa que você deve se tornar um chato que so fica falando sobre carreira.

Significa simplesmente que você precisa estar ciente de que parte do marketing pessoal mais eficaz vem de conexões naturais e de networking. Se você negligenciar isso, vai atrapalhar o crescimento de sua marca pessoal.

Digamos que você forneça serviços de marketing para agentes imobiliários como consultor. Se você se deparar com um corretor de imóveis por aí, não deixe essa oportunidade passar! Fale sobre seus serviços e seus resultados. Você pode acabar ganhando um novo cliente.

Você não precisa encurralá-los e fazer a venda ali mesmo, apenas mencione naturalmente o que você faz e proponha que você se conecte em algum momento no futuro. Você vai se surpreender com o impacto que essas pequenas ações podem causar na sua carreira à longo prazo.

Audiência no Marketing Pessoal

Ao elaborar um plano de marketing pessoal, seu público alvo sempre deve estar em mente.

Você deve entender quem quer ficar sabendo de seu marketing pessoal. Para quem você está fazendo seu marketing pessoal?

Isso determinará exatamente o que você deve incluir no seu plano. Por exemplo, um corretor de imóveis deve focar seu marketing pessoal para corretores, credores e agências imobiliárias. Este é o público-alvo dele.

Com isso em mente, o corretor de imóveis elaborará um plano que fala com membros específicos desse público. Nesse caso, um plano de marketing pessoal deve incluir números, métricas e projeções de vendas futuras. Este corretor de imóveis idealmente deseja que seu público-alvo seja grande o suficiente para gerar o número de vendas e listagens desejadas por ele.

O Que Incluir em um Plano de Marketing Pessoal?marketing pessoal plano

Como um plano de marketing pessoal é um plano de jogo para você e para sua campanha de busca de emprego, é essencial que você faça um diretamente. Mesmo se você não estiver atualmente em busca de um emprego, é importante que você esteja preparado.

Você não só pode estar à procura de um emprego no futuro, mas também é importante se apresentar de forma consistente mesmo quando você tem um emprego firme.

Você simplesmente nunca sabe o que o futuro o trará. O mercado de ações pode cair bruscamente, seu negócio pode quebrar, ou, por outro lado, seu negócio pode decolar muito rapidamente e você precisa estar preparado para as novas oportunidades que surgirão como resultado dessa “decolagem”.

Quando estiver preparado para todas as situações possíveis, você poderá descansar melhor à noite, sabendo que pode efetivamente se promover em qualquer lugar e a qualquer hora.

Seja a situação que for, com um plano de marketing pessoal, você estará pronto.

Mas o que incluir no plano? Um plano de marketing pessoal de alta qualidade inclui seus objetivos, suas habilidades e sua linha do tempo. Dependendo da situação, você pode incluir mais fatores, mas esses três devem ser incluídos todas as vezes.

Seus Objetivos no Plano de Marketing Pessoal

Embora algumas pessoas possam querer ser promovidas, algumas estão procurando um novo emprego. Algumas pessoas estão usando seu plano de marketing pessoal para começar uma nova empresa.

Dentro desta parte do seu plano, você deve incluir sua mission statement (sua declaração de missão). Sua mission statement deve definir sua missão como profissional, bem como seus principais objetivos de carreira.

Suas Habilidades no Plano de Marketing Pessoal

Novamente, o produto aqui é você e seu plano de marketing precisa incluir uma descrição detalhada de suas habilidades e qualificações.

Se você não tiver certeza sobre a melhor forma de se promover, faça uma pesquisa no Linkedin sobre algumas das pessoas mais bem-sucedidas de seu nicho de carreira. Veja quais habilidades que eles têm e procure aprender essas principais habilidades.

Talvez a maioria das pessoas que você pesquisou listou o Ingês como um idioma secundário. Essa é uma boa dica de que saber Ingês é um ativo importante em seu nicho de mercado.

Um dos efeitos colaterais benéficos da criação de um plano de marketing pessoal é que você conhecerá a si mesmo e às habilidades que você tem muito melhor. Você terá que avaliar seus pontos fortes e fracos e descobrir como melhor promover-los.

Sua Linha do Tempo no Plano de Marketing Pessoal

Em seu plano de marketing pessoal, você precisa incluir a linha do tempo de seus planos. Se você está apresentando isso para uma pesquisa de emprego, sua linha do tempo deve estar relacionada a quão rápido você pode começar a trabalhar em uma função específica. Por exemplo, se você puder começar a trabalhar imediatamente, inclua isso em sua linha do tempo.

Se você ainda estiver empregado em outra empresa e não estiver disponível para começar a trabalhar por três meses, isso precisa ser incluído em sua linha do tempo. Certifique-se de incluir o que você fará nesses três meses antes do emprego, a fim de se preparar para o possível novo cargo.

Exemplos Práticos de Marketing Pessoal

Alguém usando um plano de marketing pessoal para crescimento dentro de sua empresa deve incluir material diferente do que de alguém que está à procura de um novo emprego. O marketing pessoal para quem já está empregado, deve ser mais voltado para a promoção de uma área específica de sua especialidade.

Por exemplo, se você está procurando se posicionar como líder de sua empresa, elabore um plano de marketing que destaque suas habilidades de liderança. Você não teria que incluir coisas como localização ou preço, em vez disso você se concentraria mais na seção de habilidades e qualificações.

Depois de criar o primeiro rascunho do seu plano de marketing pessoal, mostre-o a três ou quatro pessoas que você conhece e respeita. Permita que eles e elas deem sugestões para melhorar seu plano de mrketing pessoal.

Ouça com atenção e com a mente aberta e faça as alterações apropriadas. Como acontece com qualquer documento importante, o seu plano de marketing pessoal passará por muitos estágios de mudança e sempre será um trabalho em andamento.

Combinando seu Plano de Marketing Pessoal com Sua Marca Online

Construir uma marca eficaz online é um componente chave para ativar seu plano de marketing pessoal. Não importa se você está à procura de um novo emprego, possui sua própria empresa ou deseja dar o próximo passo em sua carreira, as pessoas vão pesquisar sua vida online!

Como você se promove on-line deve ser um reflexo direto de seu plano de marketing pessoal. Isso significa que tudo, desde o seu site pessoal ao seu LinkedIn, deve ser elaborado com o seu plano em mente. Por exemplo, quando você está escrevendo uma biografia pessoal para o seu site, use seu plano de marketing pessoal como orientação para o seu resumo: quais são suas habilidades? Qual é o valor que você fornece? O que seu público deve saber se quiser trabalhar com você? Etc.

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7 Dicas de Marketing Pessoal – Como Fazer Marketing Pessoal?marketing pessoal dicas

Existem áreas importantes que estão diretamente relacionadas com um bom marketing pessoal:

1. Capacidade de Comunicação

Isso não significa falar demais, mas falar o suficiente para que os outros entendam o que você está dizendo. Em muitas ocasiões, o processo de comunicação tem dois sentidos, e por isso também é muito importante saber ouvir e falar nas horas certas.

2. Postura Profissional

Ter a capacidade de ser sério quando a situação exige seriedade. É importante saber se comportar em um contexto profissional.

3. Cuidados com a Aparência

Sua Imagem é seu cartão de visitas! Adaptar a forma de se vestir de acordo com o contexto em que está inserido. Ter o cuidado de saber se vestir, não adotando um estilo formal em contextos informais e estilos formais em contextos informais

Saber se vestir de acordo com a ocasião é uma arte sutíl mas muito poderosa quando estamos tratando de marketing pessoal.

4. Criatividade e Capacidade Inovativa

Mostrar disponibilidade e sugerir ideias novas e criativas que realmente contribuem para resolução de problemas é uma caracteristica rara no mercado de trablho hoje em dia. Então caso você coonsig encontrar soluções criativas para os problemas, você chamará muita atenção e será um forte fator para seu marketing pessoal.

Isto pode acontecer no contexto do trabalho ou pessoal, sabendo como ajudar amigos quando eles precisam é uma arma fortissima para o marketing pessoal.

5. Humildade

Não se considerar melhor que os outros e não tentar promover a sua imagem de uma forma agressiva e forçada perante outros é importânte para evitar ser taxado de arrogânte. Quem faz isso, passa a imagem de arrogância e acaba prejudicando o seu marketing pessoal de formas muitas vezes irreverssíveis.

6. Quem é Visto é Lembrado

De nada adianta você ser um líder incrível, que resolve vários problemas com muita proatividade, se ninguém ficar sabendo disso!

Apareça! Vá a eventos relacionados à sua área de atuação, frequente lugares com pessoas com os mesmos interesses que você, publique suas conquistas e promova a sua visibilidade nas redes sociais.

7. Liderança

Uma pessoa só é bem vista profissionalmente se ela for capaz de liderar pessoas.

A liderança e provavelmente a habilidade mais admirada: afinal, liderança está cada vez mais atrelada a inspirar as pessoas.

Então pratique suas habilidades de liderança pois ela será uma forte aliada para melhorar seu marketing pessoal!

Você percebeu algum problema no departamento? Que tal iniciar uma conversa com seus colegas e se propor a encontrar soluções? De preferência soluções criativas!

Invista tempo se relacionando com seus colegas de trabalho mostrando interesse pelo grupo e todos se lembrarão de sua capacidade de ser um bom líder.

Redes Sociais e o Marketing Pessoal

Nos primórdios das mídias sociais, quanto mais você publicava, mais engajamento você conseguia. Hoje, no entanto, o excesso de postagens leva a fadiga e aborrecimento de seus seguidores. Você quer manter as linhas de comunicação abertas com seu público, mas também não quer postar tanto que faz com que pareça desesperado. O ponto ideal é postar em torno de 3-5 vezes por semana. É claro que no Twitter a conversa é outra! Lá você pode postar a vontade!

Os reposts de outras pessoas é sempre inteligente, mas não é tudo o que você deve fazer para criar sua marca pessoal e melhorar seu marketing pessoal. Você também precisa compartilhar o conteúdo que você mesmo criou para demonstrar sua experiência expertise em sua industria. Esse tipo de conteúdo mostra que você tem conhecimento das últimas tendências dessa indústria e de como ela está evoluindo.

Criar conteúdo envolvente significa adotar uma nova abordagem para os tipos de atualizações que você compartilha com sua rede. Não tenha medo de falar ocasionalmente sobre suas próprias conquistas ou até mesmo de adicionar informações interessantes sobre sua vida pessoal (tópicos como viagens, hobbies, etc. são adequados). Afinal, a mídia social é sobre os indivíduos em primeiro lugar.

Compartilhar algumas dessas informações fornece ao seu público um vislumbre de quem você realmente é e sobre o que você é – apenas tome cuidado para não compartilhar coisas demais sobre você. Para melhorar seu marketing pessoal, você precisa compartilhar conhecimento com seus seguidores e mostrar a eles que você é um expert e líder de sua industria.

Agora você sabe algumas das coisas que deve fazer nas mídias sociais para criar a melhor impressão social para si mesmo, mas sabe o que não fazer para manter essa impressão positiva?

Pense em suas interações de mídia social e criação de conteúdo como parte de um resumo de seu trabalho e um reflexo de sua atitude profissional e personalidade geral. Evite comentários religiosos ou raciais inflamatórios e tenha cuidado ao fazer comentários políticos que outros possam considerar ofensivos.

Conclusãomarketing pessoal conclusao

Se você está em um emprego para o qual deseja sair ou está em transição entre um emprego e outro, um plano de marketing pessoal lhe dará um senso de direção e uma boa ideia de para onde deseja ir.

Tenha em mente que a decisão sobre se você é contratado ou não é feita por outro ser humano, então direcione seus esforços em convencer outros seres humanos. Seja conciso sobre o seu produto (que no caso é você mesmo) e o benefícios que você pode trazer para empresa.

Colocando tempo e esforço no seu marketing pessoal, você vai economizar tempo e energia desperdiçados em tentativas e erros. Aprimore seu público alvo e faça seu marketing pessoal de forma eficaz para você colher todos os benefícios.

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