Marketing de Afiliados 2020: Como começar passo a passo

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marketing de afiliados

Se você chegou nessa página, você certamente já ouviu falar sobre marketing de afiliados… Mas você sabe realmente como funciona?

E se, em vez de lidar com a monotonia de um trabalho convencional, você pudesse ganhar dinheiro com marketing digital a qualquer momento, de qualquer lugar – mesmo enquanto dorme ou viaja?

Esse é o conceito por trás do marketing de afiliados.

O marketing de afiliados é uma tática popular de marketing para aumentar as vendas online

O marketing de afiliados é extremamente benéfico para marcas e profissionais de marketing. Confira algumas estatísticas dos Estados Unidos (País mais avançado no marketing digital no mundo)

  • 81% das marcas e 84% dos editores usam do poder do marketing de afiliados nos Estados Unidos;
  • Há um aumento de provavelmente 10,1% nos gastos com marketing de afiliados nos Estados Unidos a cada ano;
  • Em 2018, os custos de marketing de conteúdo contaram para 62% do valor total dos outros modos  tradicionais de fazer marketing, mais ao mesmo tempo, gerou 3 vezes mais leads que os métodos tradicionais. 
  • Em março de 2017, a estrutura de afiliados da Amazon mudou, oferecendo taxas de 1 a 10% da receita do produto para os criadores, oferecendo a oportunidade para os afiliados aumentarem drasticamente sua renda passiva com base na vertical em que estão vendendo.

Tabela de Conteúdo

O que é Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é o processo pelo qual um afiliado recebe uma comissão (remuneração) por fazer marketing de produtos de outra pessoa ou empresa. 

O afiliado simplesmente procura um produto de que gosta, depois o promove e obtém uma parte do lucro de cada venda que ajuda a realizar. As vendas realizadas através do marketing de afiliados são rastreadas através de links afiliados de um site para outro.

Como o marketing de afiliados funciona?

marketing de afiliados como funcionaComo o marketing de afiliados funciona distribuindo as responsabilidades do marketing e da criação de produtos entre as partes, ele consegue alavancar as habilidades de uma variedade de indivíduos para uma estratégia de marketing mais eficaz e, ao mesmo tempo, fornece aos contribuintes uma parte do lucro. Para fazer isso funcionar, três partes diferentes devem estar envolvidas:

  1. Vendedor e criadores do produto.
  2. O afiliado.
  3. O consumidor.

Vamos nos aprofundar no relacionamento complexo que essas três partes compartilham para garantir que o seu marketing de afiliados seja um sucesso.

1. Criadores de produtos e vendedores.

O vendedor, seja um empresário individual ou uma grande empresa, é um fornecedor, comerciante, criador de produto (seja ele físico ou digital) ou varejista com um produto no mercado. O produto pode ser um objeto físico, como utensílios domésticos ou um serviço, como tutoriais de maquiagem ou até mesmo produtos digitais, como um curso online ou uma palestra online. 

2. O afiliado ou editor.

O afiliado pode ser um indivíduo ou uma empresa que comercializa o produto do vendedor de uma maneira atraente para possíveis consumidores. 

Em outras palavras, o afiliado promove o produto para convencer os consumidores de que é valioso ou benéfico para eles e convencê-los a comprar o produto. 

Se o consumidor acabar comprando o produto através de um dos links do afiliado, o afiliado receberá uma parte da receita obtida.

Os afiliados geralmente têm um público muito específico para quem comercializam, geralmente aderindo aos interesses desse público. 

Isso cria um nicho definido ou marca pessoal que ajuda o afiliado a atrair consumidores com maior probabilidade de atuar na promoção.

3. O consumidor.

Quer o consumidor saiba ou não, eles (e suas compras) são os motores do marketing de afiliados. Os afiliados compartilham esses produtos com eles nas mídias sociais, blogs e sites.

Quando os consumidores compram o produto, o vendedor e o afiliado compartilham os lucros. Às vezes, o afiliado escolhe ser franco com o consumidor, revelando que está recebendo comissão pelas vendas que realiza. 

Outras vezes, o consumidor pode estar completamente alheio à infraestrutura de marketing de afiliados por trás de sua compra.

De qualquer forma, eles raramente pagarão mais pelo produto adquirido através do marketing de afiliados; a parte do lucro do afiliado está incluída no preço de venda. 

O consumidor concluirá o processo de compra e receberá o produto normalmente, não afetado pelo sistema de marketing de afiliados.

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Principais Plataformas Para fazer Marketing de Afiliados no Brasil

Existem plataformas que trabalham com afiliação de produtos digitais e outras que trabalham com produtos físicos e serviços. Basta fazer uma rápida pesquisa no Google que você verá diversas opções.A seguir estão as 3 principais para fazer marketing digital de produtos digitais no Brasil:

  1. Hotmart
  2. Monetizze
  3. Eduzz 

Um ótimo vendedor que oferece boas condições para fazer marketing de afiliados para produtos físicos é o Amazon

Como os afiliados recebem dinheiro por suas vendas?

Um método rápido e barato de ganhar dinheiro sem o incômodo de realmente vender um produto, o marketing de afiliados tem um atrativo inegável para quem procura ganhar dinheiro na internet

Mas como um afiliado é pago depois de ajudar o vendedor a fazer uma venda? 

A resposta é complicada. Até porque o consumidor nem sempre precisa comprar o produto para o afiliado receber uma comissão. 

Dependendo do programa, a contribuição do afiliado para as vendas do vendedor será avaliada de maneira diferente. O afiliado pode ser pago de várias maneiras:

1. Recebe por venda.

Essa é a estrutura mais comum de marketing de afiliados

Nesse programa, o comerciante paga ao afiliado uma porcentagem do preço de venda do produto depois que o consumidor compra o produto como resultado das estratégias de marketing do afiliado. 

Em outras palavras, o afiliado deve realmente fazer com que os consumidores comprem o produto para receber sua comissão.

2. Recebe por lead.

Esse é um sistema mais complexo. Um programas de afiliados de pagamento por lead, compensa o afiliado com base na conversão de leads. 

O afiliado deve convencer o consumidor a visitar o site do comerciante e concluir a ação desejada – seja preenchendo um formulário de contato, inscrevendo-se para uma avaliação de um produto, assinando uma newsletter ou baixando uma isca digital, por exemplo.

3. Recebe por clique.

Este programa se concentra em incentivar o afiliado a redirecionar os consumidores de sua plataforma de marketing para o site do comerciante. 

Isso significa que o afiliado deve envolver o consumidor na medida em que passará do site do afiliado para o site do comerciante. O afiliado é pago com base no aumento do tráfego da web.

Vantagens de trabalhar com marketing de afiliados?

Quais são as razões para se começar a trabalhar como o marketing de afiliados?

1. renda passiva.

Embora qualquer trabalho “regular” exija que você esteja no trabalho para ganhar dinheiro, o marketing de afiliados oferece a capacidade de ganhar dinheiro enquanto você dorme

Ao investir um período inicial de tempo em uma campanha, você verá retornos contínuos nesse período, à medida que os consumidores comprarem o produto nos dias e semanas seguintes. 

Você recebe dinheiro pelo seu trabalho muito depois de terminar. 

Mesmo quando você não está na frente do computador, suas habilidades de marketing digital lhe renderão um fluxo constante de renda.

2. Sem necessidade de dar suporte ao cliente.

Vendedores individuais e empresas que oferecem produtos ou serviços precisam lidar com seus consumidores e garantir que estejam satisfeitos com o que compraram. 

Graças à estrutura de marketing de afiliados, você nunca precisará se preocupar com suporte ou satisfação do cliente. 

Todo o trabalho do comerciante afiliado é vincular o vendedor ao consumidor. O vendedor lida com qualquer reclamação do consumidor após o recebimento da comissão pela venda.

3. Trabalhe em casa.

Se você é alguém que odeia ir ao escritório, o marketing de afiliados é a solução perfeita para você! 

Você poderá lançar campanhas e receber receita dos produtos que os vendedores criam enquanto trabalha no conforto de sua própria casa. Este é um trabalho que você pode fazer todos os dias sem precisar tirar o pijama.

4. Custo-benefício.

A maioria das empresas exige um investimento inicial alto e fluxo de caixa para financiar os produtos que estão sendo vendidos. 

No entanto, o marketing de afiliados pode ser feito a um baixo custo, o que significa que você pode começar rapidamente e sem muito investimento. 

Não há taxas para se preocupar e não há necessidade de criar um produto próprio. Começar a trabalhar com marketing de afiliados é bem simples. Provavelmente a maneira mais simples de ganhar dinheiro online.

5. O Marketing de Afiliados é Conveniente e flexível.

Desde que você está basicamente se tornando um freelancer , você obtém total independência ao definir seus próprios objetivos, escolhendo os produtos que lhe interessam e até mesmo determinando seus próprios horários de trabalho. 

Você também estará livre de restrições e regulamentos da empresa, além de equipes com desempenho fraco.

6. Recompensas baseadas em resultado.

Com outros empregos, você poderia trabalhar uma semana de 80 horas e ainda ganhar o mesmo salário. 

O marketing de afiliados é puramente baseado no seu desempenho. Você ganha proporcionalmente ao seu resultado. 

Aprimorar suas habilidades se traduzirá em mais dinheiro. Você finalmente será pago pelo excelente trabalho que faz!

7. Não subestime o poder do SEO.

Tem muito tráfego orgânico que você pode obter dos mecanismos de pesquisa se fizer SEO corretamente. 

Os dias em que SEO era para enganar o Google se foram. Hoje, trata-se de melhorar o seu site para os usuários. 

As pessoas naturalmente procuram informações online. É por isso que você deve aprender os conceitos básicos de SEO on page, pesquisa de palavras-chave e link building para aparecer no Google. 

Quem não quer rankear # 1 em termos relacionados ao produto que promove?

Maneiras de fazer marketing de afiliados – Como Começar a Trabalhar  

A maioria dos afiliados compartilha práticas comuns para garantir que seu público-alvo seja engajado e receptivo à compra de produtos promovidos. 

Mas nem todos os afiliados anunciam os produtos da mesma maneira. De fato, existem vários canais de marketing diferentes que eles podem aproveitar.

1. Influenciadores digitais.

Um digital influencer é um indivíduo que detém o poder de impactar as decisões de compra de um grande segmento da população. 

Essa pessoa está em uma ótima posição para se beneficiar do marketing de afiliados. 

Eles já possuem seguidores no Instagram ou inscritos no Youtube, por isso é fácil direcionar os consumidores aos produtos do vendedor por meio de postagens nas mídias sociais, blogs e outras interações com seus seguidores. 

Os influenciadores recebem uma parte dos lucros que ajudaram a criar.

2. Blogs.

Com a capacidade de classificar organicamente nas consultas de mecanismos de pesquisa, os blogs se destacam por aumentar as conversões de um vendedor. O blog faz uma amostra do produto ou serviço e, em seguida, escreve uma revisão abrangente que promove a marca de maneira convincente, direcionando o tráfego de volta ao site do vendedor.

O blogueiro é premiado por sua influência, divulgando o valor do produto, ajudando a melhorar as vendas do vendedor.

3. Microsites focados em pesquisa paga.

Desenvolver e monetizar microsites também pode reunir uma quantidade séria de vendas de afiliados. 

Esses sites são anunciados em um site parceiro ou nas listagens patrocinadas de um mecanismo de pesquisa. Eles são distintos e separados do site principal da organização. 

Ao oferecer conteúdo mais focado e relevante para um público específico, os microsites levam a um aumento de conversões devido à sua chamada à ação simples e direta.

4. Listas de email para email marketing.

Apesar de suas origens mais antigas, o email marketing ainda é uma fonte viável de receita com marketing de afiliados

Alguns afiliados têm listas de e-mail que podem ser usadas para promover os produtos do vendedor. Outros podem aproveitar newslettersl que incluem seus links de afiliados para produtos, ganhando uma comissão depois que o consumidor compra o produto. 

Outro método é o afiliado criar uma lista de e-mails ao longo do tempo . Eles usam suas várias campanhas para coletar e-mails em massa e depois enviam e-mails sobre os produtos que estão promovendo.

5. Grandes sites de mídia.

Projetados para criar uma enorme quantidade de tráfego o tempo todo, esses sites se concentram na construção de uma audiência de milhões. Esses sites promovem produtos para seu grande público através do uso de banners e links de afiliados . Esse método oferece uma exposição superior e melhora as taxas de conversão, resultando em uma receita de alto nível para o vendedor e o afiliado.

Dicas para ajudar você a se tornar um Afiliado bem sucedido – Passo a Passo

1. Desenvolva um relacionamento com seus seguidores.

Ao iniciar sua carreira no marketing de afiliados, você deve cultivar um público que tenha interesses muito específicos. 

Isso permite que você adapte suas campanhas de afiliados a esse nicho, aumentando a probabilidade de conversão. Ao se estabelecer como um especialista em uma área, em vez de promover uma grande variedade de produtos, você poderá comercializar para as pessoas com maior probabilidade de comprar o produto.

2. Seja pessoal.

Não faltam produtos que você poderá promover. Você poderá escolher os produtos nos quais acredita pessoalmente. 

Verifique se suas campanhas estão centradas em produtos realmente valiosos que os consumidores irão gostar. 

Você alcançará uma taxa de conversão impressionante e, ao mesmo tempo, estabelecerá a confiabilidade para seu marketing pessoal .

Você também quer ser realmente bom em divulgação de e-mail para trabalhar com outros blogueiros e influenciadores. 

3. Comece a revisar produtos e serviços.

Concentre-se na revisão de produtos e serviços do seu nicho. Em seguida, aproveitando o relacionamento que você criou com seu público e sua posição como especialista, diga a seu público porque eles se beneficiariam com a compra do produto ou serviço que você está promovendo

Quase tudo o que é vendido online pode ser revisado se houver um programa de afiliados – você pode revisar produtos físicos, produtos digitais ou até serviços online, como agências de viagens ou reservas em resorts. 

É especialmente eficaz comparar este produto com outros da mesma categoria. Mais importante, verifique se você está gerando conteúdo articulado e detalhado para melhorar suas conversões com o marketing de afiliados.

4. Use várias fontes de tráfego para fazer marketing de afiliados

Em vez de se concentrar apenas em uma campanha de email, também gaste tempo criando conteúdo para um blog , alcançando seu público nas mídias sociais e até mesmo procurando promoções entre canais. 

Teste várias estratégias de marketing digital para ver qual delas o seu público responde mais.

5. Escolha o que vai promover no marketing de afiliados com cuidado.

Não importa quão boas sejam suas habilidades de marketing, você ganhará menos dinheiro com um produto ruim do que com um produto bom. 

Reserve um tempo para estudar a demanda por um produto antes de promovê-lo. 

Pesquise o vendedor com cuidado antes de promover o produto dele. Seu tempo vale muito e você quer ter certeza de que está gastando com um produto que seja rentável e um vendedor em que possa acreditar.

6. Mantenha-se atualizado com as tendências.

A concorrencia no marketing de afiliados é alta. Você devee estar atualizado sobre as novas tendências para garantir a competitividade. 

Além disso, você provavelmente poderá se beneficiar de pelo menos algumas das novas técnicas de marketing que estão sendo constantemente criadas. 

Certifique-se de manter-se atualizado sobre todas essas novas estratégias para garantir que suas taxas de conversão e sua a receita, sejam as mais altas possíveis.

Quais são as principais tendências de marketing de afiliados de 2020?

marketing de afiliados estrategias e tendencias1. Relatórios e atribuição aprimorados de afiliados.

Muitos programas afiliados são executados com a atribuição do último clique, onde o afiliado que recebe o último clique antes da venda recebe 100% de crédito pela conversão. Isso está mudando. 

Com as plataformas afiliadas fornecendo novos modelos de atribuição e recursos de geração de relatórios, você pode ver uma visão de vários canais sobre como as táticas de marketing individuais estão trabalhando juntas. Por exemplo, você pode ver que uma campanha social paga gerou o primeiro clique, o Afiliado X obteve o clique 2 e o Afiliado Y obteve o último clique. Com esta imagem completa, você pode estruturar as comissões de afiliados para que o Afiliado X receba uma porcentagem do crédito pela venda, mesmo que não tenham recebido o último clique.

2. Os nichos de influenciadores estão se tornando hiper-direcionados.

No passado, os grandes afiliados eram a base, já que os sites de cupons e meios de comunicação ofereciam tráfego para centenas ou milhares de anunciantes. 

Este não é mais o caso. Com os consumidores usando palavras-chave de cauda longa e buscando produtos e serviços muito específicos, os influenciadores podem alavancar seu nicho hiper-focado para obter sucesso no marketing de afiliados

Os influenciadores podem não enviar grandes quantidades de tráfego aos anunciantes, mas o público que eles enviam é bem selecionado, segmentado e tem taxas de conversão mais altas.

4. Os afiliados estão ficando mais inteligentes.

Os comerciantes que recebem uma grande porcentagem de sua receita do canal de marketing de afiliados podem se tornar dependentes de seus parceiros afiliados. 

Isso pode levar os afiliados a aproveitar seu status importante para receber comissões mais altas e melhores negócios com seus anunciantes. Quer se trate de estruturas de comissões CPA, CPL ou CPC, há muitos programas de afiliados gerando muita receita.

Melhores estratégias de marketing de afiliados de 2020

1. Apenas recomende produtos com os quais você esteja extremamente familiarizado.

Criar confiança com seu público é fundamental no marketing de afiliados, e a maneira mais rápida de perder a confiança é recomendar produtos que você não usou antes ou que não são adequados para o seu público. 

Além disso, certifique-se de nunca pedir a alguém para comprar diretamente um produto; você está simplesmente recomendando o produto. Quanto mais útil você for e quanto mais fizer recomendações de qualidade, maior será a probabilidade de seus visitantes voltarem para ouvir suas recomendações.

2. Promova produtos de muitos comerciantes diferentes.

Não coloque todos os seus ovos em uma cesta só. É importante trabalhar com muitos comerciantes diferentes em seu nicho e promover uma ampla gama de produtos. 

Essa estratégia de marketing de afiliados diversificará a quantidade de comissões que você faz e criará um fluxo constante de dinheiro entrando ao criar um site de afiliados .

3. Teste e otimize constantemente suas taxas de conversão.

Digamos que você tenha uma página de promoções em que promove um produto por meio de links de afiliados. Se atualmente você recebe 5.000 visitas / mês a uma taxa de conversão de 2%, você tem 100 referências. 

Para chegar a 200 referências, você pode se concentrar em receber mais 5.000 visitantes ou simplesmente aumentar a taxa de conversão para 4%. Qual parece mais fácil? 

Em vez de passar meses construindo autoridade de domínio para obter mais tráfego orgânico, você apenas precisa aumentar a taxa de conversão em 2%. Isso pode incluir a otimização da página de destino, o teste de suas headlines e a implantação de uma estratégia de otimização da taxa de conversão. 

Ao testar e otimizar seu site, você obterá resultados muito melhores com muito menos esforço.

4. Concentre-se nas suas fontes de tráfego que geram mais resultado

É importante saber de onde vem o tráfego e os dados demográficos do seu público. Isso permitirá que você personalize suas mensagens para fornecer as melhores recomendações de produtos afiliados. 

Você não deve se concentrar apenas na vertical em que está, mas nas origens de tráfego e no público-alvo que está visitando seu site. 

As fontes de tráfego podem incluir mídia orgânica, paga, social, referência, exibição, email ou tráfego direto. 

Você pode visualizar os dados da fonte de tráfego no Google Analytics para visualizar informações como tempo na página, taxa de rejeição, localização geográfica, idade, sexo, hora do dia, dispositivos (celular e computador) e muito mais, para concentrar seus esforços onde você tem mais resultados. 

Esses dados de análise são cruciais para tomar decisões executivas, aumentar suas taxas de conversão e realizar mais vendas com o marketing de afiliados.

Conclusão – Está Pronto para Experimentar o Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é uma solução ideal para quem procura obter controle de sua própria renda, concentrando-se em opções de receita com base no desempenho. 

Trabalhando em conjunto com um bom vendedor, um afiliado motivado poderá obter uma renda passiva no conforto de sua casa sem se preocupar em produzir seu próprio produto ou serviço. 

Embora o sucesso do trabalho dependa das habilidades de marketing do afiliado, ele pode ser uma maneira eficaz de atingir suas metas de renda como uma carreira principal ou um “bico extra” lucrativo.

O marketing de afiliados é um processo muito direto e simples. Siga as dicas incluídas neste artigo e você irá envolver seu público, converter leitores passivos em consumidores ativos e aumentar sua renda, um clique de cada vez.

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