Newsletter: O que é, Como Funciona, Como Criar e Exemplos

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newsletter - O que é

O Newsletter ou boletim informativo, √© um dos tipos de emails usados ‚Äč‚Äčem campanhas de marketing por email.¬†

Como o nome sugere, muitas vezes cont√©m not√≠cias e atualiza√ß√Ķes.

O Newsletter tem como objetivo manter o interesse do p√ļblico nos neg√≥cios e, ao mesmo tempo, pression√°-los a realizar as a√ß√Ķes necess√°rias.

O papel dos emails das Newsletters na estratégia de marketing é significativo.

Sim, a Newsletter não é muito fácil de configurar, e realmente vale a pena usar esta ferramenta quando configurada de forma correta. 

As grandes marcas e pequenas lojas familiares usam amplamente as newsletters para aumentar seu lucro, então vamos descobrir o que os newsletters trazem para os seus negócios.

Por que as Newsletters são importantes para os negócios?

Cobertura 

Mais de 3,8 bilh√Ķes de pessoas usam e-mails. S√£o 34% da humanidade inteira. Todos os dias eles enviam e recebem 281 bilh√Ķes de emails em m√©dia.

E emails comerciais s√£o a maioria, 109 bilh√Ķes. Se usado para esse prop√≥sito, as newsletters conseguem atingir enormes p√ļblicos em um curto per√≠odo de tempo.

Efic√°cia

As newsletters causam um grande impacto no sucesso do e-mail marketing.

Elas provaram ser os emails mais usados ‚Äč‚Äčpara interagir com os clientes.

As campanhas de marketing usando o email rendem perto de 4000% do ROI no longo prazo (retorno do investimento). Apenas o SEO apresenta n√ļmeros maiores.

Personalização

As Newsletter atendem às necessidades e expectativas de diferentes pessoas e grupos sociais.

A natureza do p√ļblico √© geralmente levada em conta. Vale a pena ajustar seus emails a determinados grupos com base nos produtos que eles provavelmente pesquisar√£o.

Crédito 

Se uma empresa fabrica e vende roupas, por exemplo, pode compartilhar tendências futuras usando uma Newsletter ou mostrar os bastidores de um processo de fabricação para possíveis compradores ou atuais usuários da marca de roupa. 

√Č uma oportunidade boa¬†para destacar o n√≠vel de especializa√ß√£o do promotor em um determinado campo e obter mais credibilidade.

Relação 

O ponto principal é que as newsletters adequadas trazem a comunicação entre as empresas e seus clientes para um nível completamente diferente.

Agora √© poss√≠vel descobrir as expectativas dos clientes, enquanto o p√ļblico, em troca, pode ver claramente o que a empresa espera deles.

Essa atitude transparente recompensa ambos os lados com benef√≠cios m√ļtuos e resulta em um relacionamento mais aut√™ntico entre empresa e cliente.

Agora, que você sabe o que é uma newsletter, para que ele serve e sabe alguns benefícios dela; Vamos aprender como fazer uma para você utilizar essa ótima ferramenta de marketing digital e fazer  seu negócio crescer mais.

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Como fazer uma newsletter?

Etapa 1: descubra o objetivo da sua newsletter.

Antes de come√ßar a redigir uma √ļnica palavra, verifique se voc√™ est√° totalmente ciente do objetivo da sua newsletter e como ela se encaixa na estrat√©gia do seu principal objetivo.

Sua newsletter tem por objetivo gerar leads? Obter mais contatos via email? Enviar mais pessoas para o seu site?

Descubra o seu objetivo e deixe que o resto de suas decis√Ķes flua a partir dele.

Tenha em mente que seu objetivo deve ser algo al√©m de “quantas pessoas abriram meus emails”.¬†

Isso deve estar mais intimamente ligado às suas metas gerais dos seus negócios.

A taxa de abertura do seu e-mail pode dar uma indica√ß√£o do desempenho da newsletter, mas n√£o deve ser o √ļnico n√ļmero com o qual voc√™ se importa em cada m√™s.¬†

Etapa 2: re√ļna seu conte√ļdo.

Depois de ter um objetivo claro para a sua newsletter, voc√™ reunir√° conte√ļdo para colocar nela.

Dependendo de qu√£o cedo voc√™ definiu o objetivo da sua newsletter e com que frequ√™ncia voc√™ planeja enviar esta newsletter, voc√™ poder√° encontrar ativamente ou passivamente o conte√ļdo no tempo entre o envio dos emails.

Modo de conte√ļdo ativo na newsletter: este mode √© o qual voc√™ est√° em busca de conte√ļdo para cumprir um objetivo espec√≠fico nos emails.

Modo de conte√ļdo passivo na newsletter: neste modo voc√™ encontra aleatoriamente conte√ļdo para sua newsletter, mas tenha em mente que o conte√ļdo deve se encaixar com os interesses de seu p√ļblico (Diretamente ou indiretamente).

√Č normal que reunamos conte√ļdos para nossa newsletter ativamente, mas muito tempo e cansa√ßo podem ser poupados se usarmos a busca passiva por conte√ļdo.

Os links de bookmarking ao longo do mês podem ser uma grande economia de tempo.

No entanto,¬† se voc√™ gosta de reunir conte√ļdo, √≥timos lugares para procurar eles s√£o o blog da sua empresa, as contas de m√≠dia social, o conte√ļdo de gera√ß√£o de leads, os newsletter internos e os documentos de treinamento.

Etapa 3: crie seu modelo de newsletter

Certifique-se de que você tenha uma ideia de como sua newsletter ficará antes de escrever o rascunho. 

Dessa forma, voc√™ saber√° exatamente quanto espa√ßo voc√™ tem para colocar uma parte do conte√ļdo – h√° poucas coisas mais frustrantes do que tentar copiar o rascunho em um espa√ßo muito pequeno.

Seu modelo não precisa ser chamativo nem nada РNewsletters com formatação mínima de texto e cor costumam ser o suficiente.

O design só precisa facilitar que os destinatários leiam, digitalizem e cliquem em elementos do email de newsletter.

Isso significa que também deve ser compatível com dispositivos móveis.

De acordo com dados da Litmus, a maioria das pessoas (46%) abriu sua caixa de emails em somente em um dispositivo móvel em 2018.

N√ļmero bem maior que pessoas que abriram sua caixa de emails somente em desktop (~30%).

Se você deseja obter inspiração para um excelente design de um newsletter, recomendo olhar modelos pré-fabricados (os Templates de Newletters).

Se você não estiver familiarizado com o design de emails  isso pode te poupar muito no caminho. 

Etapa 4: defina o tamanho da sua newsletter.

Infelizmente, newsletters não se auto ajustam quando você os envia para assinantes.

Mas como todos abrem seus emails em seus dispositivos e serviços de email preferidos, como você pode saber qual tamanho ou resolução eles devem ter?

A maioria dos provedores padroniza o tamanho do newsletter para 600 pixels de largura , com o corpo do e-mail preenchendo outros 30 px de largura em todos os lados.

E quando isso acontece, o conte√ļdo da sua newsletter pode n√£o sobreviver a este ajuste.¬†

Portanto, é importante garantir que o design das suas newsletters se encaixem dentro dessa largura universal de 600px.

E quanto a altura? Por fim, o seu e-mail pode ser tão alto quanto você deseja, sem que o e-mail do cliente estrague o design.

No entanto, é muito menos provável que as pessoas cliquem no seu site se o email continuar descendo indefinidamente.

Como regra geral, tente não fazer com que seus destinatários de email percorram mais de dois segundos antes de chegar ao fim.

Passo 5: Adicione o conte√ļdo do no corpo da newsletter.

Em seguida: preencha o modelo com palavras e imagens. Isso ser√° o suco de suas newletters, por isso gaste tempo aperfei√ßoando o conte√ļdo.

A maioria das pessoas mant√©m o texto curto e doce para encorajar os cliques, embora algumas newsletters not√°veis ‚Äč‚Äčadotem a abordagem oposta.¬†

Certifique-se de adicionar algumas imagens que podem ajudar o seu texto

Não se esqueça de garantir que seu email está corretíssimo- talvez até enviá-lo para um de seus colegas de equipe uma vez para checar.

Lembre-se, uma vez que voc√™ envia a coisa, voc√™ n√£o pode corrigir esses erros embara√ßosos do mesmo jeito que voc√™ pode com o conte√ļdo nas m√≠dias sociais.

Etapa 6: adicione tokens de personaliza√ß√£o e conte√ļdo inteligente em seus emails de newsletter

As melhores newsletters parecem ter sido escritas pessoalmente para alguém em particular como um amigo seu.

Se você quiser que suas newsletters sejam tão pessoais, você deve fazer três coisas:

1.Segmente seus e-ails e escolha o conte√ļdo que esse grupo espec√≠fico de pessoas vai adorar

2.Adicione tokens de personalização. Se o seu software de marketing oferecer suporte à personalização, isso é algo realmente fácil de usar e que pode ter grandes resultados para suas taxas de conversão. 

Dito isto, adicione apenas alguns tokens de personalização Рvocê não quer assustar seus destinatários com tanta personalização.

Eles podem pensar algo do tipo: “como que eles sabem tudo isso sobre mim?” e acharem que voc√™ esta os espionando.

3.Adicione tamb√©m conte√ļdo inteligente. Este √© o conte√ļdo que mostra algo para parte do seu p√ļblico e algo diferente para outra parte.

Um exemplo seria um CTA inteligente Рseus leads receberiam um CTA para falar com seus representantes de vendas e seus clientes veriam um CTA sobre a obtenção de ingressos para eventos apenas para quem já é cliente. 

Nenhum p√ļblico gostaria de ver o CTA do outro p√ļblico.

Por isso, o conte√ļdo inteligente mostrar√° apenas o CTA certo para a pessoa certa.

Etapa 7: escolha o assunto da newsletter (Subject line) e o nome do remetente.

Seu p√ļblico pode gostar de coisas diferentes, mas testes mostram que ter um nome do remetente, de uma pessoa real, aumenta o n√ļmero de cliques e de aberturas dos e-mails.

Tente executar um teste A/B para ver se ele funciona para você também. 

Seja qual você escolher, certifique-se de que seja algo reconhecível para que os destinatários não fiquem confusos sobre o motivo pelo qual estão recebendo seu email.

Linhas de assunto são um pouco mais complicadas. Muitas coisas podem ajudar você a montar uma subject line digna de cliques, incluindo brevidade e uma proposta de valor imediatamente acionável.

Dito isto, alguns bons emails de marketing foram enviados com o assunto “Ol√°‚ÄĚ ou ‚ÄúOi‚ÄĚ.

Use as pr√°ticas recomendadas de subject lines como um ponto de partida e, em seguida, execute seus pr√≥prios testes A/B para ver o que seu p√ļblico-alvo gosta e clica mais.

Passo 8: de suporte ao conte√ļdo da sua newsletter com texto alternativo e texto simples.

Neste ponto, você terá o e-mail praticamente pronto. Enquanto passamos pelas etapas acima, acho que você esqueceu de duas coisas absolutamente cruciais: o texto alternativo e texto simples

Texto alternativo: é o texto que aparece quando uma imagem não está carregada. 

Como nem todos os provedores de e-mail abrem as imagens corretamente, você precisa ter certeza de que o texto alternativo está lá, para que os destinatários saibam sobre o que é aquela imagem (caso ela não abra no navegador deles).

Se você incluir um CTA que seja uma imagem, suas taxas de conversão definitivamente sofrerão sem um texto alternativo claro.

Alguns gerenciadores de e-mail também não exibem HTML adequadamente, e é por isso que você precisa garantir que seus emails tenham uma ótima aparência em texto simples. 

Certifique-se de que os links são fáceis de clicar e deixe claro que é o gerenciador do email que não está disponibilizando as imagens de sua newsletter.

Etapa 9: verifique se você é legalmente compatível.

Antes de clicar em “Enviar”, certifique-se de que seus emails de newsletter n√£o s√£o ilegais.

As duas maiores leis que você precisa se preocupar são CAN-SPAM e GDPR (embora no Brasil isso não seja levado muito a sério).

O CAN-SPAM exige que você tenha um rodapé em seu e-mail com seu endereço e uma maneira fácil de cancelar a inscrição de seus e-mails, se eles não quiserem- os clientes-  mais recebê-los.

O GDPR é uma lei de privacidade semelhante, porém mais abrangente, aprovada na Europa em 2018, exigindo (entre outras coisas) que os profissionais de marketing por email enviem apenas newsletters para as pessoas que optaram manualmente por recebê-las. 

Em outras palavras, onde quer que voc√™ colete assinantes de sua newsletter no seu website, n√£o √© poss√≠vel verificar automaticamente a caixa “opt-in” se esses destinat√°rios residirem na Europa.¬†

Eles devem verificar essa opção manualamente.

Etapa 10: teste diferentes navegadores e provedores de e-mail.

Os gerenciadores de email não leem o código de email da mesma maneira Рo que parece bom no Gmail no Chrome parecerá terrível no Outlook, por exemplo.

Então você precisa testar e-mails nos navegadores e provedores de email mais populares. 

Recomendamos que faça testes manualmente para garantir que suas newsletters estão do jeito que você quer.

Passo 11: Envie sua newsletter.

Agora é o momento da verdade! Tendo-se certificado de que todos os seus destinatários de email se inscreveram para receber suas newsletters, e seu email tem toda a marca e conformidade legal, é hora de clicar em enviar. 

Em seguida, aguarde a entrada dos dados.

Etapa 12: Analise e repita.

Alguns dias depois: os dados estarão aí. Como performou sua newsletter? O que você faz em seguida?

Verifique como foi o desempenho de sua newsletter relacionado com os objetivos e metas¬†que voc√™ definiu na etapa de n√ļmero 1.

Veja quais partes do seu email receberam o maior n√ļmero de cliques e quais partes da newsletter mais contribu√≠ram para atingir sua meta.

Depois de ter esses dados, voc√™ tem uma orienta√ß√£o para fazer modifica√ß√Ķes inteligentes para o pr√≥ximo email de newsletter.¬†

Quer o seu próximo envio seja em um dia, uma semana, um mês ou um trimestre, você terá insights para tornar o próximo boletim informativo (newsletter) ainda melhor.

Agora que você já sabe como fazer uma newsletter, mostraremos alguns exemplos para facilitar a montagem de um newletter para seus negócios.

Exemplos de Newsletters

1. Yelp

O segredo para criar a melhor newsletter √© garantir que seu conte√ļdo seja relevante para seu p√ļblico-alvo.¬†

Voc√™ pode fazer isso segmentando suas listas de email para garantir que o conte√ļdo fornecido a cada inscrito seja atraente e relevante para os interesses deles.¬†

O Yelp oferece um ótimo exemplo de uma newsletter que faz exatamente isso.

newsletter exemplo 1

Esta newsletter fornece informa√ß√Ķes espec√≠ficas para aqueles que vivem na √°rea de Boston.

O objectivo final do Yelp é ajudar os usuários a encontrar os melhores locais para comer, visitar e fazer compras na sua área.

Isso √© precisamente o que esta newsletter faz, pois fornece conte√ļdo e sugest√Ķes sobre coisas para fazer e ver na √°rea de Boston.

Para adotar a abordagem do Yelp ao conte√ļdo da newsletter, voc√™ precisar√° considerar o que sabe sobre o seu p√ļblico e o tipo de conte√ļdo que ele acha interessante.¬†

Por exemplo, se voc√™ achar que um grupo de seus assinantes tem interesses semelhantes, voc√™ pode separ√°-los em uma lista de emails pr√≥pria e enviar um conte√ļdo que seja relevante para esses interesses espec√≠ficos.

N√£o sabe muito sobre o seu p√ļblico? Pe√ßa-lhes para se identificarem quando se inscreverem no seu newsletter.¬†

Você pode fornecer uma lista de tópicos que você pretende usar e pedir ao usuário para marcar os tópicos que gostaria de ver mais.

Isso ajudar√° voc√™ a garantir que seu conte√ļdo seja relevante e √ļtil para seus inscritos.

2. Moz

O Moz Top Ten se diferencia de outros exemplos de newsletters, porque n√£o usa apenas conte√ļdo escrito pela equipe da Moz.¬†

Em vez disso, o Moz Top Ten compila uma lista de artigos incr√≠veis de toda a web que seu p√ļblico achar√° interessante e √ļtil.

Eles escolhem essa lista com cuidado para garantir que o conte√ļdo seja √ļtil e bem escrito, oferecendo uma variedade de t√≥picos diferentes que mant√™m os usu√°rios lendo todos os meses.

newsletter exemplo 2Este √© um √≥timo exemplo de como voc√™ pode utilizar o conte√ļdo de outras organiza√ß√Ķes para continuar a agregar valor ao seu p√ļblico.

Isso mostra aos leitores que a empresa se preocupa com seus clientes e que vai al√©m de apenas poder promover seu pr√≥prio conte√ļdo.

O formato da lista tamb√©m √© eficaz para este Email-newsletter, pois define os desejos dos leitores e divide o conte√ļdo em um formato que possa ser analisado.

3. SXSW

Se voc√™ n√£o est√° familiarizado com SXSW, √© um evento de m√ļsica, de filme e de confer√™ncias interativa que acontece em Austin-TX todos os anos.¬†

Este evento usa a newsletter para impulsionar o cadastro e a participação de pessoas, enquanto aumenta o interesse dos futuros participantes pelo evento.newsletter exemplo 3

Assim como os apresentadores e artistas do evento, as newsletters da SXSW trabalham para envolver os assinantes visualmente para criar entusiasmo pelo evento.

Aqui é apenas um exemplo de seus emails de newsletter.

Observe que h√° muito pouco conte√ļdo escrito neste email.¬†

Em vez de bombardear o leitor com os detalhes da conferência, o SXSW pretende atrair o assinante visualmente e levá-lo  ao site para se registrar.

Os bot√Ķes de call-to-action s√£o f√°ceis de ver com um fundo amarelo e texto preto.O texto √© claro e simples, incentivando os leitores a se cadastrarem para o evento.¬†

O email também usa um prazo iminente para o registro com desconto como um motivador para os leitores agirem o mais rápido possível.

Al√©m das CTAs para se cadastrar, o e-mail tamb√©m fornece alguns avisos para o assinante descobrir mais sobre as atividades de filmes e de m√ļsicas que ser√£o realizados na confer√™ncia.¬†

Isso oferece um pequeno teaser para manter os assinantes interessados ‚Äč‚Äče motiv√°-los a agir.

Conclus√£o – Por que Devo Criar uma Newsletter?

No marketing digital, o que não faltam são canais de divulgação e contato com os clientes.

Então, em vez da newsletter, não seria mais fácil explorar as redes sociais?

De certo modo, é sim.

Mas não se esqueça de considerar o poder de uma newsletter para capturar leads.

Através dela você consegue uma lista de e-mails realmente boa, qualificada, com real interesse naquilo que oferece.

Basicamente, para se cadastrar em uma newsletter, o usuário precisa preencher um formulário com seu nome e endereço de e-mail.

Perceba que estamos falando claramente de uma isca digital.

A partir daí, você consegue aumentar a sua lista de contatos e montar uma base de leads e possíveis clientes mais qualificados.

Afinal, se eles assinaram a newsletter, é porque realmente estão interessados naquilo que sua marca tem a oferecer.

Outro ponto importante é que as pessoas não trocam sempre de email.

Geralmente, elas ficam com o mesmo endereço por muitos anos.

Logo, você terá uma forma mais assertiva de se comunicar com os contatos da sua lista.

As pessoas que est√£o nela n√£o v√£o desaparecer da noite para o dia.

Então, é a sua chance de aproveitar para informar periodicamente sobre as principais novidades do seu negócio.

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