Marketing Boca a Boca no Mundo Digital: Exemplos e Estratégias [2020]

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marketing boca a boca

Ent√£o vamos falar sobre o marketing boca a boca! Voc√™ se lembra da √ļltima vez que viu algo t√£o legal que teve contar aos seus amigos?

Você se lembra de ter tido uma experiência em um restaurante tão boa, que fez ate um post no  Instagram sobre isso? Estes e outros exemplos práticos podem ser produtos do marketing boca a boca.

O marketing boca a boca √© uma maneira org√Ęnica de espalhar informa√ß√Ķes entre as pessoas. Ele utiliza componentes do marketing viral. Mas ao contr√°rio do marketing viral, ele se espalha atrav√©s de canais mais naturais.

Conceito de Marketing Boca a Boca

O marketing boca a boca ou ‚Äúword of mouth marketing‚ÄĚ √© uma a√ß√£o tomada por empresas que acaba motivando as pessoas a falar sobre seus produtos, servi√ßos ou marca com seus amigos de forma espont√Ęnea.

√Č tamb√©m uma a√ß√£o tomada pela pessoa que recomenda o seu produto, uma vez que ele ou ela est√° colocando sua credibilidade em risco. Ningu√©m recomenda produtos ruins para os amigos n√©?

O marketing de boca a boca é uma forma gratuita de propaganda ou promoção (e por isso todas as empresas amam ele!).

Esse tipo de marketing é compartilhado pelos clientes e isso é desencadeado por eventos que os clientes experimentam. Estes eventos são algo além do esperado e estes eventos podem ser publicidade ruim também

√Č por isso que melhorar o atendimento ao cliente e o marketing de relacionamento √© muito importante.

Por que Marketing Boca-a-Boca é Tão Importante em 2020

Com o crescimento exponencial da comunica√ß√£o atrav√©s das m√≠dias sociais e do WhatsApp, esse di√°logo espont√Ęneo e viral se torna ainda mais evidente e pode ser compartilhado, comentado e avaliado por muitas pessoas ao mesmo tempo.

A experi√™ncia de consumidor (boa ou ruim) hoje pode atingir milh√Ķes em poucos segundos!

Essencialmente, o marketing boca a boca pode ser resumido em uma √ļnica palavra: Confian√ßa.

As pessoas confiam nas outras pessoas e nas experiências que elas tiveram, o que significa que, quando ouvem de um amigo ou consumidor falar bem sobre um produto, é mais provável que comprem por causa disso.

Os consumidores confiam em seus amigos. √Č por isso que o marketing boca a boca √© a fonte mais valiosa de marketing.

Geralmente, o marketing boca a boca n√£o para depois de apenas uma intera√ß√£o. Uma pessoa dir√° a outra e essa pessoa para outra pessoa. Ent√£o essa pessoa continuar√° a corrente e espalhar√° a palavra ainda mais…

Al√©m disso, √© uma boa maneira de uma empresa divulgar um produto ou servi√ßo. Estat√≠sticas sobre a publicidade boca-a-boca provaram que as pessoas confiam em seus amigos e familiares mais do que confiam em an√ļncios.

Quem usa ‚Äď Exemplos de Marketing Boca a Boca exemplos de marketing boca a boca

Qualquer organiza√ß√£o que possa encorajar as pessoas a divulgar informa√ß√Ķes sobre um produto, uma causa ou a pr√≥pria organiza√ß√£o pode usar o marketing boca-a-boca.

√Č √ļtil em empreendimentos com fins lucrativos, bem como em causas sem fins lucrativos, como campanhas de marketing pol√≠tico.

Uma empresa de administração de apartamentos, por exemplo, poderia incentivar os inquilinos a encaminharem seus amigos e familiares para a empresa se estiverem ativos no mercado imobiliário.

A empresa poderia dar incentivos para essas refer√™ncias, oferecendo aos inquilinos um b√īnus em dinheiro ou algum outro benef√≠cio se algu√©ma refer√™ncia assinar um novo contrato.

O marketing boca a boca também é uma técnica popular usada por profissionais médicos e no marketing médico para compartilhar pacientes entre diferentes especialistas.

Um m√©dico poderia sugerir uma determinada pr√°tica odontol√≥gica aos pacientes, assim como a pr√°tica odontol√≥gica poderia encaminhar pacientes a especialistas como ortodontistas e cirurgi√Ķes orais.

Isto é frequentemente baseado nas redes profissionais existentes dos médicos e dentistas, bem como na reputação de cada prática.

Campanhas de marketing político são especialmente dependentes do boca-a-boca.

Além de convencer os indivíduos a votar em um determinado candidato ou questão, eles também incentivam as pessoas a conversar com outras pessoas sobre como fazer o mesmo.

Isso √© feito frequentemente ao fornecer √†s pessoas conte√ļdo que elas podem compartilhar, como newsletters, v√≠deos online e marketing nas redes sociais.

Mais de 425 milh√Ķes de pessoas em todo o mundo usam o Gmail, o servi√ßo de e-mail baseado na Web do Google.

Conhecido por sua facilidade de uso e interface intuitiva, o Gmail cresceu rapidamente no lançamento, mas poucas pessoas teriam visto os principais recursos do serviço se não fosse uma das campanhas de marketing boca-a-boca mais bem-sucedidas da história.

O Gmail começou como um sistema de e-mail pequeno e somente de trabalho para os funcionários do Google.

A empresa lan√ßou-o ao p√ļblico em um lan√ßamento pequeno e limitado, apenas para convidados, em abril de 2004.

O Google pediu a muitos de seus funcion√°rios que enviassem convites para seus amigos e parentes para participar do teste beta fechado do Gmail.

Ocasionalmente, aqueles que recentemente convidaram amigos e familiares tamb√©m tiveram a chance de distribuir convites. O uso do Gmail passou de fazer parte de uma rede exclusiva de pessoas convidadas, para ent√£o fazer parte de um fen√īmeno internacional que conectava milh√Ķes de pessoas.

Essa foi uma grande conquista, considerando que praticamente todos que receberam um convite para experimentar o Gmail n√£o precisaram dela porque j√° usavam um sistema de e-mail diferente.

Ao confiar que os usuários recomendariam o Gmail a amigos e familiares, em vez de aumentar a conscientização sobre o serviço por meio de publicidade outbound mais tradicional, o Google convenceu as pessoas a oferecer suporte a um produto, apesar da falta de demanda.

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4 Passos Para Implementar Campanhas de Marketing Boca a Boca

Os princípios do marketing boca-a-boca são simples, portanto, o processo de usá-lo deve também ser simples.

Existem quatro etapas que as organiza√ß√Ķes devem seguir para criar uma campanha boca-a-boca bem-sucedida.

Primeiro, a empresa deve dar aos consumidores algo para falar. Isso significa fornecer um produto de qualidade e destacar seus principais recursos.

Se, por exemplo, uma nova sorveteria chamada ‚Äúdel√≠cias congeladas‚ÄĚ abrir e quiser desenvolver uma reputa√ß√£o positiva em sua comunidade, a loja poderia come√ßar a campanha perguntando aos consumidores: ‚ÄúQual √© o seu sabor favorito na Del√≠cias congeladas?‚ÄĚ.

Ou seja, para início de conversa uma conversa específica, focada no produto, em vez de apenas uma discussão geral da loja em sí pode ser muito mais efetiva.

Em seguida, a empresa deve decidir onde essa ‚Äúconversa‚ÄĚ vai acontecer. A empresa deve pesquisar quais m√≠dias seus consumidores usam mais e, em seguida, colocar os materiais de marketing para a campanha nesses meios.

No nosso exemplo fict√≠cio, a Del√≠cias Congeladas est√° tentando chamar a aten√ß√£o de sua comunidade local, por isso pode querer colocar an√ļncios perguntando “Qual √© o seu sabor favorito?” Em um jornal da comunidade, e atrav√©s de p√°ginas de m√≠dia social populares na comunidade local.

No entanto, simplesmente iniciar a conversa geralmente não é suficiente. A empresa precisa dar aos consumidores uma razão para falar sobre o produto.

No caso, a Delícias Congeladas poderia direcionar os consumidores ao seu site para votar em seu sabor favorito e prometer nos materiais de marketing oferecer um desconto (incentivo) no sabor mais votado.

Por fim, a empresa precisa garantir que a conversa continue. A Delícias Congeladas pode ver uma onda inicial de clientes no início da campanha, mas também pode permitir que novos e potenciais clientes saibam que as pessoas estão falando sobre a loja.

A empresa poderia anunciar o vencedor da campanha em novos materiais de marketing e aproveitar esse momento para lançar uma nova campanha que incentiva as pessoas a votarem novamente.

Isso permitiria que a empresa soubesse onde a conversa estava ocorrendo e quais tipos de materiais eram mais eficazes.

Como as Avalia√ß√Ķes Online Afetam o Marketing Boca-a-boca

Voc√™ pode aumentar sua publicidade boca a boca de v√°rias maneiras. Uma maneira que pode aumentar √© por causa de avalia√ß√Ķes de clientes felizes.

Uma experiência positiva de um cliente pode levar mais pessoas a falar sobre sua marca ou produto.

Quando as pessoas estão mais propensas a falar sobre o seu produto ou marca, o aumento da sua reputação online tende a expandir.

Isso ocorre porque alguém pode escrever um comentário sobre você em um site como o Yelp.

Esse coment√°rio pode ser pesquisado e compartilhado em outros canais online, como Whatsapp e Facebook.

E, quando outras pessoas pesquisarem seu tipo de produto ou serviço, elas poderão verão esse comentário entre os resultados da pesquisa.

Isso pode desencadear que o marketing boca-a-boca aconteça. Como você pode ver, tudo está conectado.

Como Fazer Marketing Boca a Boca em 2020

Genuinamente conecte-se com seus clientes! Pare de simplesmente correr atr√°s de clientes novos.

Claro que voc√™ pode ter milh√Ķes de seguidores no Instagram. Mas voc√™ tem que estar ativo e genuinamente tentar se conectar com eles.

Soa como marketing de relacionamento, né? Se você não se mostra interessado no bem de seus clientes, então eles provavelmente não vão fazer esforço para ajudá-lo a crescer.

Voc√™ quer f√£s, apoiadores e seguidores reais. Quanto mais apaixonados seus “f√£s” s√£o sobre voc√™, maior a probabilidade de compartilharem seus produtos com seus amigos.

A transmiss√£o de informa√ß√Ķes atrav√©s do boca a boca √© muito poderosa para influenciar as pessoas.

Estratégias de Marketing Boca a Bocaestratégias de marketing boca a boca

Há muitas coisas que você pode fazer para aumentar sua publicidade boca a boca. Com a estratégia certa, você pode se preparar para um fluxo constante de referências.

O marketing de boca a boca também não precisa necessariamente vir de um programa de referência.

Você tem muitos canais boca-a-boca para considerar. Como programas de parceiros, programas de digital influencers e marketing de afiliados. Qualquer que seja o canal escolhido, você precisará desenvolver uma estratégia eficiente.

Ofereça valor aos seus clientes antes de qualquer coisa

Se você oferecer algo de valor, seja um produto excelente ou um bom atendimento ao cliente, você será valioso para o consumidor e cliente.

Todos se lembram quando tiveram uma ótima experiência! e muitas vezes até pagam mais por isso!

Use as emo√ß√Ķes a seu favor

As pessoas respondem muito melhor √†s emo√ß√Ķes. Se voc√™ puder criar algum tipo de emo√ß√£o, √© prov√°vel que consiga que mais pessoas compartilhem sua experi√™ncia com os amigos.

As pessoas compartilham o que as deixam felizes, tristes, o que acham engra√ßado, etc. Justamente porque essas emo√ß√Ķes levam elas a tomar a√ß√Ķes.

Torne-se uma ‚Äúmoeda social valiosa‚ÄĚ

Use a moeda social em sua estrat√©gia de marketing boca a boca e compartilhe o que faz voc√™ parecer divertido, engra√ßado, inteligente e interessante. Estes fatores v√£o torna-lo mais ‚Äúcompartilhaveis‚ÄĚ.

Tente se encorporar-se a outras coisas que as pessoas gostam, precisam ou fazem. Conectar-se a outras ideias facilita a lembrança da sua marca, portanto, aumenta as chances das pessoas falarem sobre sua marca.

Compartilhe conte√ļdo produzido por seus seguidores nas m√≠dias socias

Essa estrat√©gia funciona em especial com os ‚Äúmillennials‚ÄĚ!

Crie uma hashtag pr√≥pria para seu neg√≥cio ou produto para que pessoas possam compartilhar o conte√ļdo produzido sobre seua empresa.

Tenha uma hashtag exclusiva para identificar o conte√ļdo criado pelos clientes

Incentive a criação e compartilhamento de fotos, vídeos e gifs nas mídias sociais. Ofereça um brinde, desconto ou recurso gratuito.

Crie um senso de comunidade. Mostre seu conte√ļdo gerado pelo usu√°rio de forma proeminente em seu site ou perfil principal

Compartilhe os coment√°rios positivos de seus clientes

79% dos consumidores acreditam em coment√°rios e reviews online como se fossem recomenda√ß√Ķes pessoais.

Ent√£o se voc√™ tiver bons coment√°rios e reviews, mostre isso a todos! Coloque os coment√°rios e reviews em posi√ß√Ķes de destaque em seu website.

Os reviews e coment√°rios ajudam a garantir o desempenho, a qualidade e / ou o valor de suas reivindica√ß√Ķes, al√©m de fazer com que os clientes se sintam mais √† vontade para fazer neg√≥cios com voc√™. H√° uma raz√£o pela qual n√≥s chamamos isso de prova social.

Pe√ßa para seus cliente deixarem avalia√ß√Ķes sobre seus servi√ßos ou produtos

Dependendo do seu modelo de negócios, você pode oferecer às pessoas a capacidade de avaliar ou analisar produtos, serviços, etc.

Essa estratégia é muito poderosa especialmente se seu negócio for de ecommerce.

63% dos internautas s√£o mais propensos a comprar de um website que tenha avalia√ß√Ķes.

Em m√©dia, avalia√ß√Ķes aumentam as vendas online em 18%.

Em m√©dia, coment√°rios e avalia√ß√Ķes s√£o 12 vezes mais acreditados que as descri√ß√Ķes do produto no site.

Ofereça um bom incentivo para que seus seguidores compartilhem boas experiencias sobre sua marca

Dar aos seus clientes uma razão para compartilhar com os outros pode disparar seu marketing boca-a-boca também.

Sendo incentivos grandes ou pequenas, as pessoas estão sempre mais dispostas e propensas a fazer algo se receberem algum tipo de valor em troca. Por isso, considere dar aos seus consumidores um desconto ou um presente gratuito em troca de referências.

Crie um bom programa de referências

Ofereça prêmios para os clientes que referenciarem seus produtos para outras pessoas.

Um bom programa de referências: é fácil e simples de usar, mensura os resultados facilmente e é bom para todos envolvidos (cliente, fututo cliente e empresa)

Invista em parcerias com influenciadores digitais

Influenciadores digitais s√£o pessoas com um n√ļmero grande de seguidores e com grande poder de influenciar seus seguidores.

Por conta de sua reputa√ß√£o online j√° ser alta, marketing de boca a boca dos influenciadores digitais √© sem d√ļvidas a forma mais valiosa de publicidade boca a boca nos dias de hoje.

40% das pessoas dizem que j√° compraram um produto depois de ver que um influenciador digital usando.

49% das pessoas acreditam nas recomenda√ß√Ķes que influenciadores digitais fazem.

73% dos profissionais de marketing dizem j√° ter alocado dinheiro em campanhas de marketing com influenciadores digitais.

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Conclusão РDicas rápidas para maximizar seus esforços com marketing boca a boca

  • Identifique e cuide de seus principais clientes;
  • Pe√ßa opini√Ķes / avalia√ß√Ķes quando as coisas est√£o indo bem; n√£o espere!;
  • Use as m√≠dias sociais como um canal de refer√™ncia;
  • V√° al√©m do b√°sico com gestos inesperados de atendimento ao cliente;
  • Use ferramentas para automatizar o processo;
  • Certifique-se de que voc√™ tem um servi√ßo incr√≠vel, equipe e suporte.

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