Marketing Boca a Boca no Mundo Digital: Exemplos e Estratégias [2020]

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marketing boca a boca

Então vamos falar sobre o marketing boca a boca! Você se lembra da última vez que viu algo tão legal que teve contar aos seus amigos?

Você se lembra de ter tido uma experiência em um restaurante tão boa, que fez ate um post no  Instagram sobre isso? Estes e outros exemplos práticos podem ser produtos do marketing boca a boca.

O marketing boca a boca é uma maneira orgânica de espalhar informações entre as pessoas. Ele utiliza componentes do marketing viral. Mas ao contrário do marketing viral, ele se espalha através de canais mais naturais.

Conceito de Marketing Boca a Boca

O marketing boca a boca ou “word of mouth marketing” é uma ação tomada por empresas que acaba motivando as pessoas a falar sobre seus produtos, serviços ou marca com seus amigos de forma espontânea.

É também uma ação tomada pela pessoa que recomenda o seu produto, uma vez que ele ou ela está colocando sua credibilidade em risco. Ninguém recomenda produtos ruins para os amigos né?

O marketing de boca a boca é uma forma gratuita de propaganda ou promoção (e por isso todas as empresas amam ele!).

Esse tipo de marketing é compartilhado pelos clientes e isso é desencadeado por eventos que os clientes experimentam. Estes eventos são algo além do esperado e estes eventos podem ser publicidade ruim também

É por isso que melhorar o atendimento ao cliente e o marketing de relacionamento é muito importante.

Por que Marketing Boca-a-Boca é Tão Importante em 2020

Com o crescimento exponencial da comunicação através das mídias sociais e do WhatsApp, esse diálogo espontâneo e viral se torna ainda mais evidente e pode ser compartilhado, comentado e avaliado por muitas pessoas ao mesmo tempo.

A experiência de consumidor (boa ou ruim) hoje pode atingir milhões em poucos segundos!

Essencialmente, o marketing boca a boca pode ser resumido em uma única palavra: Confiança.

As pessoas confiam nas outras pessoas e nas experiências que elas tiveram, o que significa que, quando ouvem de um amigo ou consumidor falar bem sobre um produto, é mais provável que comprem por causa disso.

Os consumidores confiam em seus amigos. É por isso que o marketing boca a boca é a fonte mais valiosa de marketing.

Geralmente, o marketing boca a boca não para depois de apenas uma interação. Uma pessoa dirá a outra e essa pessoa para outra pessoa. Então essa pessoa continuará a corrente e espalhará a palavra ainda mais…

Além disso, é uma boa maneira de uma empresa divulgar um produto ou serviço. Estatísticas sobre a publicidade boca-a-boca provaram que as pessoas confiam em seus amigos e familiares mais do que confiam em anúncios.

Quem usa? – Exemplos de Marketing Boca a Boca exemplos de marketing boca a boca

Qualquer organização que possa encorajar as pessoas a divulgar informações sobre um produto, uma causa ou a própria organização pode usar o marketing boca-a-boca.

É útil em empreendimentos com fins lucrativos, bem como em causas sem fins lucrativos, como campanhas de marketing político.

Uma empresa de administração de apartamentos, por exemplo, poderia incentivar os inquilinos a encaminharem seus amigos e familiares para a empresa se estiverem ativos no mercado imobiliário.

A empresa poderia dar incentivos para essas referências, oferecendo aos inquilinos um bônus em dinheiro ou algum outro benefício se alguéma referência assinar um novo contrato.

O marketing boca a boca também é uma técnica popular usada por profissionais médicos e no marketing médico para compartilhar pacientes entre diferentes especialistas.

Um médico poderia sugerir uma determinada prática odontológica aos pacientes, assim como a prática odontológica poderia encaminhar pacientes a especialistas como ortodontistas e cirurgiões orais.

Isto é frequentemente baseado nas redes profissionais existentes dos médicos e dentistas, bem como na reputação de cada prática.

Campanhas de marketing político são especialmente dependentes do boca-a-boca.

Além de convencer os indivíduos a votar em um determinado candidato ou questão, eles também incentivam as pessoas a conversar com outras pessoas sobre como fazer o mesmo.

Isso é feito frequentemente ao fornecer às pessoas conteúdo que elas podem compartilhar, como newsletters, vídeos online e marketing nas redes sociais.

Mais de 425 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Gmail, o serviço de e-mail baseado na Web do Google.

Conhecido por sua facilidade de uso e interface intuitiva, o Gmail cresceu rapidamente no lançamento, mas poucas pessoas teriam visto os principais recursos do serviço se não fosse uma das campanhas de marketing boca-a-boca mais bem-sucedidas da história.

O Gmail começou como um sistema de e-mail pequeno e somente de trabalho para os funcionários do Google.

A empresa lançou-o ao público em um lançamento pequeno e limitado, apenas para convidados, em abril de 2004.

O Google pediu a muitos de seus funcionários que enviassem convites para seus amigos e parentes para participar do teste beta fechado do Gmail.

Ocasionalmente, aqueles que recentemente convidaram amigos e familiares também tiveram a chance de distribuir convites. O uso do Gmail passou de fazer parte de uma rede exclusiva de pessoas convidadas, para então fazer parte de um fenômeno internacional que conectava milhões de pessoas.

Essa foi uma grande conquista, considerando que praticamente todos que receberam um convite para experimentar o Gmail não precisaram dela porque já usavam um sistema de e-mail diferente.

Ao confiar que os usuários recomendariam o Gmail a amigos e familiares, em vez de aumentar a conscientização sobre o serviço por meio de publicidade outbound mais tradicional, o Google convenceu as pessoas a oferecer suporte a um produto, apesar da falta de demanda.

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4 Passos Para Implementar Campanhas de Marketing Boca a Boca

Os princípios do marketing boca-a-boca são simples, portanto, o processo de usá-lo deve também ser simples.

Existem quatro etapas que as organizações devem seguir para criar uma campanha boca-a-boca bem-sucedida.

Primeiro, a empresa deve dar aos consumidores algo para falar. Isso significa fornecer um produto de qualidade e destacar seus principais recursos.

Se, por exemplo, uma nova sorveteria chamada “delícias congeladas” abrir e quiser desenvolver uma reputação positiva em sua comunidade, a loja poderia começar a campanha perguntando aos consumidores: “Qual é o seu sabor favorito na Delícias congeladas?”.

Ou seja, para início de conversa uma conversa específica, focada no produto, em vez de apenas uma discussão geral da loja em sí pode ser muito mais efetiva.

Em seguida, a empresa deve decidir onde essa “conversa” vai acontecer. A empresa deve pesquisar quais mídias seus consumidores usam mais e, em seguida, colocar os materiais de marketing para a campanha nesses meios.

No nosso exemplo fictício, a Delícias Congeladas está tentando chamar a atenção de sua comunidade local, por isso pode querer colocar anúncios perguntando “Qual é o seu sabor favorito?” Em um jornal da comunidade, e através de páginas de mídia social populares na comunidade local.

No entanto, simplesmente iniciar a conversa geralmente não é suficiente. A empresa precisa dar aos consumidores uma razão para falar sobre o produto.

No caso, a Delícias Congeladas poderia direcionar os consumidores ao seu site para votar em seu sabor favorito e prometer nos materiais de marketing oferecer um desconto (incentivo) no sabor mais votado.

Por fim, a empresa precisa garantir que a conversa continue. A Delícias Congeladas pode ver uma onda inicial de clientes no início da campanha, mas também pode permitir que novos e potenciais clientes saibam que as pessoas estão falando sobre a loja.

A empresa poderia anunciar o vencedor da campanha em novos materiais de marketing e aproveitar esse momento para lançar uma nova campanha que incentiva as pessoas a votarem novamente.

Isso permitiria que a empresa soubesse onde a conversa estava ocorrendo e quais tipos de materiais eram mais eficazes.

Como as Avaliações Online Afetam o Marketing Boca-a-boca

Você pode aumentar sua publicidade boca a boca de várias maneiras. Uma maneira que pode aumentar é por causa de avaliações de clientes felizes.

Uma experiência positiva de um cliente pode levar mais pessoas a falar sobre sua marca ou produto.

Quando as pessoas estão mais propensas a falar sobre o seu produto ou marca, o aumento da sua reputação online tende a expandir.

Isso ocorre porque alguém pode escrever um comentário sobre você em um site como o Yelp.

Esse comentário pode ser pesquisado e compartilhado em outros canais online, como Whatsapp e Facebook.

E, quando outras pessoas pesquisarem seu tipo de produto ou serviço, elas poderão verão esse comentário entre os resultados da pesquisa.

Isso pode desencadear que o marketing boca-a-boca aconteça. Como você pode ver, tudo está conectado.

Como Fazer Marketing Boca a Boca em 2020

Genuinamente conecte-se com seus clientes! Pare de simplesmente correr atrás de clientes novos.

Claro que você pode ter milhões de seguidores no Instagram. Mas você tem que estar ativo e genuinamente tentar se conectar com eles.

Soa como marketing de relacionamento, né? Se você não se mostra interessado no bem de seus clientes, então eles provavelmente não vão fazer esforço para ajudá-lo a crescer.

Você quer fãs, apoiadores e seguidores reais. Quanto mais apaixonados seus “fãs” são sobre você, maior a probabilidade de compartilharem seus produtos com seus amigos.

A transmissão de informações através do boca a boca é muito poderosa para influenciar as pessoas.

Estratégias de Marketing Boca a Bocaestratégias de marketing boca a boca

Há muitas coisas que você pode fazer para aumentar sua publicidade boca a boca. Com a estratégia de marketing certa, você pode se preparar para um fluxo constante de referências.

O marketing de boca a boca também não precisa necessariamente vir de um programa de referência.

Você tem muitos canais boca-a-boca para considerar. Como programas de parceiros, programas de digital influencers e marketing de afiliados. Qualquer que seja o canal escolhido, você precisará desenvolver uma estratégia eficiente.

Ofereça valor aos seus clientes antes de qualquer coisa

Se você oferecer algo de valor, seja um produto excelente ou um bom atendimento ao cliente, você será valioso para o consumidor e cliente.

Todos se lembram quando tiveram uma ótima experiência! e muitas vezes até pagam mais por isso!

Use as emoções a seu favor

As pessoas respondem muito melhor às emoções. Se você puder criar algum tipo de emoção, é provável que consiga que mais pessoas compartilhem sua experiência com os amigos.

As pessoas compartilham o que as deixam felizes, tristes, o que acham engraçado, etc. Justamente porque essas emoções levam elas a tomar ações.

Torne-se uma “moeda social valiosa”

Use a moeda social em sua estratégia de marketing boca a boca e compartilhe o que faz você parecer divertido, engraçado, inteligente e interessante. Estes fatores vão torna-lo mais “compartilhaveis”.

Tente se encorporar-se a outras coisas que as pessoas gostam, precisam ou fazem. Conectar-se a outras ideias facilita a lembrança da sua marca, portanto, aumenta as chances das pessoas falarem sobre sua marca.

Compartilhe conteúdo produzido por seus seguidores nas mídias socias

Essa estratégia funciona em especial com os “millennials”!

Crie uma hashtag própria para seu negócio ou produto para que pessoas possam compartilhar o conteúdo produzido sobre seua empresa.

Tenha uma hashtag exclusiva para identificar o conteúdo criado pelos clientes

Incentive a criação e compartilhamento de fotos, vídeos e gifs nas mídias sociais. Ofereça um brinde, desconto ou recurso gratuito.

Crie um senso de comunidade. Mostre seu conteúdo gerado pelo usuário de forma proeminente em seu site ou perfil principal

Compartilhe os comentários positivos de seus clientes

79% dos consumidores acreditam em comentários e reviews online como se fossem recomendações pessoais.

Então se você tiver bons comentários e reviews, mostre isso a todos! Coloque os comentários e reviews em posições de destaque em seu website.

Os reviews e comentários ajudam a garantir o desempenho, a qualidade e / ou o valor de suas reivindicações, além de fazer com que os clientes se sintam mais à vontade para fazer negócios com você. Há uma razão pela qual nós chamamos isso de prova social.

Peça para seus cliente deixarem avaliações sobre seus serviços ou produtos

Dependendo do seu modelo de negócios, você pode oferecer às pessoas a capacidade de avaliar ou analisar produtos, serviços, etc.

Essa estratégia é muito poderosa especialmente se seu negócio for de ecommerce.

63% dos internautas são mais propensos a comprar de um website que tenha avaliações.

Em média, avaliações aumentam as vendas online em 18%.

Em média, comentários e avaliações são 12 vezes mais acreditados que as descrições do produto no site.

Ofereça um bom incentivo para que seus seguidores compartilhem boas experiencias sobre sua marca

Dar aos seus clientes uma razão para compartilhar com os outros pode disparar seu marketing boca-a-boca também.

Sendo incentivos grandes ou pequenas, as pessoas estão sempre mais dispostas e propensas a fazer algo se receberem algum tipo de valor em troca. Por isso, considere dar aos seus consumidores um desconto ou um presente gratuito em troca de referências.

Crie um bom programa de referências

Ofereça prêmios para os clientes que referenciarem seus produtos para outras pessoas.

Um bom programa de referências: é fácil e simples de usar, mensura os resultados facilmente e é bom para todos envolvidos (cliente, fututo cliente e empresa)

Invista em parcerias com influenciadores digitais

Influenciadores digitais são pessoas com um número grande de seguidores e com grande poder de influenciar seus seguidores.

Por conta de sua reputação online já ser alta, marketing de boca a boca dos influenciadores digitais é sem dúvidas a forma mais valiosa de publicidade boca a boca nos dias de hoje.

40% das pessoas dizem que já compraram um produto depois de ver que um influenciador digital usando.

49% das pessoas acreditam nas recomendações que influenciadores digitais fazem.

73% dos profissionais de marketing dizem já ter alocado dinheiro em campanhas de marketing com influenciadores digitais.

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Conclusão – Dicas rápidas para maximizar seus esforços com marketing boca a boca

  • Identifique e cuide de seus principais clientes;
  • Peça opiniões / avaliações quando as coisas estão indo bem; não espere!;
  • Use as mídias sociais como um canal de referência;
  • Vá além do básico com gestos inesperados de atendimento ao cliente;
  • Use ferramentas para automatizar o processo;
  • Certifique-se de que você tem um serviço incrível, equipe e suporte.