Parceria no Instagram: Como fazer em 8 passos simples [2020]

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parceria no instagram

Uma Parceria no Instagram é uma forma alternativa de promover produtos e marcas por meio de uma parceria entre um influenciador digital e uma empresa. Um exemplo bastante comum é quando empresas pagam influencers para que eles promovam os produtos ou serviços da empresa.

Você provavelmente já ouviu falar sobre parcerias no Instagram, certo?

Não é surpresa que você queira se tornar um influenciador digital no Instagram РO preço médio de uma parceria no Instagram é de R$500 (Influencers de médio porte), e se você tiver muito engajamento e seguidores, poderá ganhar muito mais.

No entanto, você pode ser mais comercializável do que pensa.

O Instagram se tornou um canal incrivelmente popular para marcas promoverem seus produtos fazendo parcerias com os digital influencers.

A popularidade do Instagram pode fazer você sentir que a plataforma já está cheia demais para você se destacar.

Mas eis a quest√£o: as marcas est√£o percebendo rapidamente o poder das ‚Äúpessoas normais‚ÄĚ em promover seus produtos

Aqui, mostraremos tudo o que você precisa fazer para conseguir parcerias no Instagram, mesmo se você tiver poucos seguidores no momento.

Ok, então antes que você possa começar a pensar em como obter um patrocínio no Instagram, quero deixar algumas coisas bem claras.

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O que é uma Parceria no Instagram?

Uma Parceria no Instagram é uma forma alternativa de promover produtos e marcas por meio de uma parceria entre um influenciador digital e uma empresa. Um exemplo bastante comum é quando empresas pagam influencers para que eles promovam os produtos ou serviços da empresa.

Às vezes, as empresas nem precisam pagar ao influencer digital, somente uma amostra grátis do produto é o suficiente para que o influenciador promova o produto em seu stories e feed do instagram.

Pré-requisitos para uma Parceria no Instagram

Aqui, mostraremos tudo o que você precisa fazer para conseguir parcerias no Instagram, mesmo se você tiver poucos seguidores no momento.

Ok, então antes que você possa começar a pensar em como obter um patrocínio no Instagram, quero deixar algumas coisas bem claras.

1) Esteja Pronto para Trabalhar Para ter Sucesso com Parcerias no Instagram

Esta ind√ļstria √© uma agita√ß√£o, e todo mundo quer um peda√ßo. Ser freelancer n√£o √© f√°cil, e nem sempre as marcas surgem do nada para oferecer um patroc√≠nio no Instagram. Voc√™ deve encontr√°-los no meio do caminho.

2) Ter uma Marca Pessoal e Trabalhe seu Marketing Pessoal

Voc√™ deve entender da sua marca, quem voc√™ √© e o que deseja que seu p√ļblico-alvo obtenha ao ver seu conte√ļdo.

Voc√™ deve entender o conte√ļdo que seu p√ļblico deseja ver e o que ajuda a contar sua hist√≥ria.

Uma coisa é postar fotos bonitas, e é uma coisa completamente diferente ter uma personalidade que seus seguidores possam admirar. Seus seguidores querem admirar você e conhecê-lo.

Falaremos mais sobre essa parte adiante e caso queira saber mais sobre marketing pessoal, temos um post exclusivo sobre isso.

3) Tenha um Mídia Kit Para Conseguir Mais Parcerias no Instagram

Conforme você for crescendo no Instagram seguindo nossas dicas, montar um mídia kit é uma etapa que vai alavancar seu perfil comercial do Instagram e seus negócios.

Um m√≠dia kit, ou kit de m√≠dia, √© um documento de 1 a 2 p√°ginas que lista as marcas anteriores com as quais voc√™ trabalhou, dados demogr√°ficos do p√ļblico-alvo, estat√≠sticas de engajamento, informa√ß√Ķes de contato e muito mais.

Eles são fáceis de criar se você tiver tempo. Temos um post completo especificamente sobre mídia kit e como criar um.

Até Micro Influenciadores Podem Ser Patrocinados pelo IG

Mesmo que você tenha uma conta pequena no momento, pode ganhar dinheiro no Instagram.

Voc√™ pode ser o que √© conhecido como um “micro-influenciador”.

Eles mant√™m o identificador de “influenciador” por causa de seu sucesso em um nicho e por terem um p√ļblico engajado.

Os micro-influenciadores, ou as pessoas com um pequeno n√ļmero de seguidores em compara√ß√£o com os grandes players, veem o maior envolvimento do p√ļblico .

Pense desta maneira: vou confiar nos conselhos da minha melhor amiga em vez da Kim Kardashian quando comprar um produto.

Confio na minha melhor amiga, compartilhamos interesses semelhantes e sei que ela é genuína com seus conselhos.

√Č o mesmo conceito para os micro-influenciadores – com a estrat√©gia certa, seu p√ļblico come√ßar√° a v√™-lo como um dos seus verdadeiros amigos.

Quanto mais eles confiam nos seus conselhos ao tomar decis√Ķes de compra, maior a probabilidade de voc√™ conseguir uma parceria no Instagram.

8 Passos para Conseguir uma Parceria no Instagram de Sucesso

Passos para Conseguir uma Parceria no Instagram de Sucesso

1. Defina sua marca

Você verá o melhor engajamento se conseguir definir seu nicho.

Deseja publicar conte√ļdo relacionado a alimentos e sa√ļde ou se concentrar em moda? Seja qual for o caso, √© importante estabelecer sua marca.

Os influenciadores se tornam populares porque as pessoas os associam a algo específico.

Al√©m do tipo de conte√ļdo que voc√™ publica, a marca tem muito a ver com sua est√©tica geral.

Como você deseja estilizar suas postagens? Qual é a sua mensagem? Para solidificar ainda mais sua marca, considere criar um tema de feed coeso.

Especificidade é a chave.

As postagens de um bom influenciador s√£o distingu√≠veis e √ļnicas – quando um usu√°rio est√° visualizando seu feed do Instagram, ele pode pausar e reconhecer toda vez que vir uma postagem desse influenciador.

√Ä medida que ela continua vendo conte√ļdo semelhante, passa a confiar nessa marca como especialista na √°rea.

Se o influenciador mudar de repente e de forma aleat√≥ria, o usu√°rio poder√° n√£o entender ou n√£o confiar mais no conte√ļdo.

Além disso, convém conectar sua marca do Instagram a uma presença online.

Criar um site com estética e mensagens semelhantes é uma boa maneira de fazer isso Рquanto mais você unificar suas contas de mídia social, mais fácil será para as marcas distinguirem como você pode ajudá-las.

Melhore a Aparência do seu Feed Para Conseguir Parcerias no Instagram

Como um influenciador do Instagram esperançoso, você deve trabalhar na coerência do seu feed para que as pessoas queiram segui-lo, como dissemos antes.

As pessoas n√£o o seguir√£o apenas porque voc√™ foi destaque em uma p√°gina, elas o seguir√£o porque voc√™ tem um conte√ļdo incr√≠vel.

Muitas vezes, as pessoas seguem uma página do Instagram porque ela possui uma certa estética de que elas gostam ou podem se relacionar. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar a aparência do seu feed do Instagram (Temos um post específico sobre isso, Confira):

  • Crie um tema ou humor espec√≠fico:
    • Tema : pense em termos de contas do Instagram dedicadas a gatos, beb√™s ou a praia.
    • Humor : uma certa apar√™ncia ou sensa√ß√£o que o feed inspira, como um tom escuro, colorido e desbotado.
  • Alinhe seu esquema de cores com o humor que voc√™ escolheu.
  • Use filtros de alto envolvimento . Estudos mostram que os filtros geram mais resposta ou envolvimento.

2. Conhe√ßa o seu P√ļblico Para Conseguir Parcerias no Instagram

Conhecer seu p√ļblico √© fundamental para convencer uma marca a trabalhar com voc√™.

Tamb√©m √© mutuamente ben√©fico para voc√™ – se voc√™ entender seu p√ļblico-alvo, poder√° identificar corretamente quais marcas ter√£o mais sucesso ao us√°-lo como patrocinado.

Comece reunindo o b√°sico – qual √© o sexo, a idade e a localiza√ß√£o geogr√°fica do seu grupo demogr√°fico principal? Quais das suas postagens elas mais gostam? Que horas do dia eles respondem melhor ao conte√ļdo e o que voc√™ pode deduzir disso?

As informa√ß√Ķes demogr√°ficas coletadas ajudar√£o voc√™ a estabelecer parcerias com marcas. As marcas querem saber quem elas podem alcan√ßar se trabalharem com voc√™.

Explicando “Voc√™ alcan√ßar√° mulheres de trinta e poucos anos, trabalhadoras, que moram nas capitais, que costumam usar o Instagram logo de manh√£ e preferem conte√ļdo fitness” √© certamente mais poderoso do que dizer: “Voc√™ alcan√ßar√° mulheres”.

3. Poste de Forma Consistente

Para o Instagram, eles descobriram que você deve postar no mínimo uma vez por dia, mas pode postar mais de três vezes por dia.

Para aumentar seus seguidores, é essencial que você publique pelo menos uma vez por dia.

O algoritmo do Instagram favorece o conte√ļdo novo, e voc√™ n√£o deseja que seu p√ļblico deixe de seguir voc√™ ou o esque√ßa por falta de consist√™ncia.

No entanto, voc√™ precisar√° descobrir o que funciona melhor para voc√™ e seu p√ļblico. Talvez seu p√ļblico se sinta bombardeado quando voc√™ publica tr√™s vezes por dia, ou talvez prefira desse modo.

Talvez seu p√ļblico se envolva mais com suas postagens ao meio-dia. Voc√™ preisa testar!

Levará algumas tentativas e erros, bem como ferramentas de métricas do Instagram, para descobrir isso.

4. Use hashtags e geotags

As hashtags do Instagram tornam seu conte√ļdo mais detect√°vel, por isso s√£o necess√°rias para aumentar seus seguidores.

Voc√™ pode usar at√© 30 hashtags por postagem, mas 9 hashtags √© o n√ļmero ideal para aumentar o engajamento.

Voc√™ deve usar as hashtags o mais relevantes poss√≠vel para o seu conte√ļdo.

Você também precisará verificar se as hashtags usadas não estão quebradas ou banidas (verifique a lista de hashtags banidas, se não tiver certeza).

√Č fundamental que voc√™ escolha hashtags que n√£o sejam muito amplas. O #Healthyliving, por exemplo, possui mais de 20.000.000 de posts, enquanto o #healthylivingtips possui apenas 13.000.

Quanto menos concorr√™ncia, mais f√°cil ser√° para o seu conte√ļdo ser descoberto.

As geotags s√£o igualmente importantes, mas por um motivo diferente.

As geotags podem ajudar as pessoas a encontr√°-lo se estiverem interessadas em um determinado local.

Isso ajuda você a ganhar mais seguidores no Instagram e também a atrair marcas que estão interessadas em atingir um determinado grupo demográfico.

5. Marque Empresas nos seus Posts Para Conseguir Parcerias

Ok, agora voc√™ est√° oficialmente pronto para come√ßar a procurar marcas. Voc√™ definiu sua marca e seu p√ļblico-alvo e criou algumas postagens aut√™nticas e de qualidade.

Agora, você deve ter uma boa ideia de quais tipos de negócios se beneficiariam de uma parceria com você.

√Č importante come√ßar pequeno. Se voc√™ est√° interessado em cuidados com a pele, n√£o v√° direto para a maior empresa do mercado.

Em vez disso, tente marcar pequenas empresas que j√° viu no Instagram.

Embora marcas menores possam ter or√ßamentos menores, elas geralmente est√£o abertas a colabora√ß√Ķes para que voc√™ divulgue sua marca.

Essas marcas menores também têm menos concorrência de influenciadores, representando uma entrada fácil para alguém que está apenas começando.

Se você trabalhou com várias marcas pequenas, as marcas maiores acabarão percebendo e entrando em contato com oportunidades maiores.

Comece com essas marcas e marque-as em suas descri√ß√Ķes.

Interaja com seu p√ļblico respondendo a coment√°rios do Instagram como “Onde posso conseguir um?” ou “quanto?” e a marca ver√° que voc√™ se provou um parceiro de vendas adequado.

6. Inclua Informa√ß√Ķes de Contato em sua Biografia Sobre a Marca que est√° Fazendo Parceria no Instagram

Considere sua biografia do Instagram como uma chance de sinalizar para as marcas o seu interesse em se tornar um influenciador. Inclua um email ou site para que eles possam entrar em contato com você e, se possível, inclua um mídia kit.

Além disso, você deve usar um site ou blog como sua chance de expandir sua marca e demonstrar sua versatilidade.

Considere adicionar uma página de imprensa ao seu site, para que as marcas possam dar uma olhada nos seus serviços.

Quando for patrocinado por marcas, você pode adicioná-las a esta página para que as marcas possam ter uma experiência de que tipo de influenciador você é.

7. Procure Parcerias no Instagram Remuneradas

Não há nada errado em procurar marcas e oferecer seus serviços. Com o tom certo, você poderá conseguir alguns trabalhos sem esperar que as marcas o encontrem.

Procure marcas que claramente investem tempo e dinheiro na presença do Instagram.

Você pode começar pesquisando quais influenciadores semelhantes em seu setor já são patrocinados. Lembre-se, não há problema em começar pequeno. Trabalhar com marcas menores permitirá criar um portfólio.

Assim, processo de como ser patrocinado no Instagram ao lançar para marcas envolve:

Interagir com suas postagens e usando suas hashtags. Se você fizer isso com bastante frequência, algumas empresas vão começar a prestar atenção, especialmente se você tiver uma boa quantidade de seguidores.

Envie a empresa uma mensagem direta (DM) dizendo que você ama a marca deles, tenha algumas ideias para uma colaboração e explique especificamente por que você acha que seria uma boa parceria para eles.

Pe√ßa seu e-mail ou n√ļmero de contato para falar mais sobre isso, pois a comunica√ß√£o puramente atrav√©s do DM pode parecer pouco profissional.

Definitivamente mande uma DM, mas as coisas também podem se perder lá.

Não desanime se as marcas que você alcança não respondem aos seus DMs. Eles provavelmente não os verificam ou são bombardeados com tantos que o seu se perdeu.

Uma maneira de garantir que eles verifiquem seus DMs √© comentar uma foto recente deles e realmente dizer: ‘Verifique seus DMs!’.

Como alternativa, voc√™ pode entrar em contato com uma marca ‚Äú√† moda antiga‚ÄĚ encontrando o e-mail e entrando em contato.

Muitas empresas t√™m suas informa√ß√Ķes de email inclu√≠das em seu perfil, mas, se n√£o, geralmente voc√™ pode encontrar um email em seu site.

No entanto, esses endere√ßos de email “para todos os fins” tamb√©m podem ficar confusos. Se puder, encontre o email da pessoa real que gerencia as redes sociais das empresas.

O LinkedIn pode ser outro √≥timo lugar para se conectar com essa pessoa, basta pesquisar “[empresa] Social Media Manager”.

Depois de receber um email, envie uma carta de apresentação, informando:

  • Quem √© voc√™
  • O que voc√™ faz
  • De onde voc√™ √© (se relevante)
  • Em que setor / nicho voc√™ opera
  • Realiza√ß√Ķes not√°veis ‚Äč‚Äčno campo ou por que isso faz de voc√™ um especialista (se houver)
  • Dados importantes, como n√ļmeros (n√ļmero de seguidores, taxa m√©dia de engajamento)
  • Seu argumento e por que voc√™ seria um bom ajuste para a marca

8. Conheça o seu valor

Saiba quanto você cobrará quando as marcas chegarem até você.

Além disso, à medida que cresce, você poderá cobrar mais.

Quando você decidir um preço, seja claro sobre quais produtos de entrega a marca deve esperar. Certifique-se de responder a perguntas como:

  • Voc√™ est√° entregando uma postagem ou v√°rias postagens?
  • A marca ter√° controle editorial antes da publica√ß√£o do post?
  • Quando a marca deve esperar que as postagens sejam publicadas?
  • Voc√™ usar√° determinadas hashtags de marca?
  • Voc√™ precisa exibir um certo tipo de foto/v√≠deo ou legenda?

Lembre-se de que você faz as regras, mas deve se comunicar com as empresas de maneira eficaz para manter a marca feliz e interessada em trabalhar com você.

Você pode usar outros recursos do Instagram para facilitar o negócio.

Uma marca me ofereceu um produto gr√°tis em vez de pagamento, devo aceit√°-lo?

Isso é contigo. No entanto, na próxima vez que uma marca oferecer produtos gratuitos, pense em pedir uma comissão para seguir com a parceria.

Por favor, não confunda isso com você nunca deve fazer esse tipo de parceria! Se esta é sua primeira parceria, sim, faça ela gratuitamente e tenha alguma experiência.

Você deve começar a cobrar assim que concluir pelo menos 5 trabalhos com êxito.

A maioria das marcas tem um or√ßamento de marketing enorme (pelo menos a maioria) e criar conte√ļdo √© um trabalho √°rduo.

No segundo em que você concorda com uma amostra grátis, você concorda em trabalhar como parceiro livre de uma marca.

A longo prazo, acho que voc√™ deve ajudar a definir os padr√Ķes para as marcas e pedir pagamento pelas parceria no Instagram!

Sou Embaixador de uma Marca e não Recebo Nada. O que faço?

Às vezes, os embaixadores podem facilitar a parceria no Instagram!

Você sempre pode trabalhar de graça para uma marca que ama e, após um certo período de tempo, iniciar a discussão sobre como pode ser pago e como isso seria.

Também depende completamente do que é o embaixador.

Às vezes, representar um conjunto de valores / uma missão (versus um produto) é suficiente.

Exemplo de Texto Pronto Para Conseguir Parcerias no Instagram

Se você nunca enviou uma carta de apresentação para uma marca antes, considere uma estrutura semelhante a esta:

Ol√° [ nome ],

Meu nome √© [ nome ] e eu tenho a conta do Instagram [ @ da sua conta do Instagram ]. Minha conta se concentra em [ tema ], com base em minha [ experi√™ncia relacionada ]. As pessoas que me seguem tendem a ser [ v√°rios dados demogr√°ficos e interesses dos seguidores ], o que parece ser uma boa combina√ß√£o para o p√ļblico-alvo da sua marca. Atualmente, tenho [ x ] seguidores e uma taxa de engajamento de [ x% ] em minhas postagens e [ quaisquer pr√™mios / realiza√ß√Ķes relacionados, se aplic√°vel ].

Acho que h√° uma oportunidade de parceria, e gostaria de fazer uma proposta. Aqui est√£o meus pensamentos iniciais sobre como isso pode parecer:

[ # de postagens, condi√ß√Ķes de pagamento, linha do tempo etc. ]

Isso seria algo de interesse para [ marca ]?

Obrigado pela sua consideração!

[ seu nome ]

Dicas Adicionais Sobre Como Conseguir uma Parceria no Instagram

  • N√£o prometa resultados imediatos! √Č embara√ßoso se voc√™ n√£o pode cumprir com o que prometeu. Voc√™ realmente n√£o pode afirmar se pode entregar se √© a primeira vez que colabora com uma marca.
  • Seja profissional. Personalize todos os emails que envia. As marcas percebem uma carta de apresenta√ß√£o gen√©rica e com certeza nem v√£o te responder. Personalize seus emails e DMs.
  • N√£o exija coisas demais. Existem muitas hist√≥rias de horror em que as pessoas exigem itens de marcas com base no fato de serem ‘blogueiros’ ou ‘influenciadores’, ou com base em conseguir muitos retu√≠tes. N√£o seja essa pessoa que s√≥ pede e pede – forne√ßa valor e responda “O que a empresa vai ganhar com uma parceria de Instagram comigo?” na sua carta de apresenta√ß√£o.
  • Assine um contrato. Sempre assine um contrato. Voc√™ nunca n√£o quer obter um patroc√≠nio no Instagram sem um! As marcas normalmente t√™m um contrato de amostra que eles usam para trabalho freelance; portanto, pe√ßa que eles montem um para voc√™! Se a marca n√£o tiver um contrato pronto, use um modelo de uma pesquisa r√°pida no Google para criar um. Ter um contrato ajudar√° a proteg√™-lo contra fraudes e garantir√° o seu pagamento!

Observe que as marcas recebem esse tipo de solicitação o tempo todo.

No entanto, se voc√™ √© bom no que faz, permanecer fiel √† sua marca e se preocupar com isso, vai receber um “sim” em algum lugar.

Embora voc√™ possa obter um ‚Äún√£o‚ÄĚ tr√™s vezes, √© a quarta marca com a qual voc√™ entra em contato que pode lhe dar um ‚Äúsim‚ÄĚ.

Conclusão РVocê vai Tentar uma Parceria no Instagram?

Seguindo essas dicas, você se tornará um influenciador pago do Instagram rapidamente. (No mínimo, você pode conectar-se a uma marca de roupas para obter alguns tópicos novos.)

Lembre-se de divulgar quando estiver criando conte√ļdo patrocinado e n√£o compartilhando uma marca que voc√™ gosta por conta pr√≥pria. O Instagram lan√ßou recentemente uma nova ferramenta para facilitar a execu√ß√£o.