Parceria no Instagram: Como fazer em 8 passos simples [2024]

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Uma Parceria no Instagram é uma forma alternativa de promover produtos e marcas por meio de uma parceria entre um influenciador digital e uma empresa. Um exemplo bastante comum é quando empresas pagam influencers para que eles promovam os produtos ou serviços da empresa.

Você provavelmente já ouviu falar sobre parcerias no Instagram, certo?

Não é surpresa que você queira se tornar um influenciador digital no Instagram – O preço médio de uma parceria no Instagram é de R$500 (Influencers de médio porte), e se você tiver muito engajamento e seguidores, poderá ganhar muito mais.

No entanto, você pode ser mais comercializável do que pensa.

O Instagram se tornou um canal incrivelmente popular para marcas promoverem seus produtos fazendo parcerias com os digital influencers.

A popularidade do Instagram pode fazer você sentir que a plataforma já está cheia demais para você se destacar.

Mas eis a questão: as marcas estão percebendo rapidamente o poder das “pessoas normais” em promover seus produtos

Aqui, mostraremos tudo o que você precisa fazer para conseguir parcerias no Instagram, mesmo se você tiver poucos seguidores no momento.

Ok, então antes que você possa começar a pensar em como obter um patrocínio no Instagram, quero deixar algumas coisas bem claras.

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O que é uma Parceria no Instagram?

Uma Parceria no Instagram é uma forma alternativa de promover produtos e marcas por meio de uma parceria entre um influenciador digital e uma empresa. Um exemplo bastante comum é quando empresas pagam influencers para que eles promovam os produtos ou serviços da empresa.

Às vezes, as empresas nem precisam pagar ao influencer digital, somente uma amostra grátis do produto é o suficiente para que o influenciador promova o produto em seu stories e feed do instagram.

Pré-requisitos para uma Parceria no Instagram

Aqui, mostraremos tudo o que você precisa fazer para conseguir parcerias no Instagram, mesmo se você tiver poucos seguidores no momento.

Ok, então antes que você possa começar a pensar em como obter um patrocínio no Instagram, quero deixar algumas coisas bem claras.

1) Esteja Pronto para Trabalhar Para ter Sucesso com Parcerias no Instagram

Esta indústria é uma agitação, e todo mundo quer um pedaço. Ser freelancer não é fácil, e nem sempre as marcas surgem do nada para oferecer um patrocínio no Instagram. Você deve encontrá-los no meio do caminho.

2) Ter uma Marca Pessoal e Trabalhe seu Marketing Pessoal

Você deve entender da sua marca, quem você é e o que deseja que seu público-alvo obtenha ao ver seu conteúdo.

Você deve entender o conteúdo que seu público deseja ver e o que ajuda a contar sua história.

Uma coisa é postar fotos bonitas, e é uma coisa completamente diferente ter uma personalidade que seus seguidores possam admirar. Seus seguidores querem admirar você e conhecê-lo.

Falaremos mais sobre essa parte adiante e caso queira saber mais sobre marketing pessoal, temos um post exclusivo sobre isso.

3) Tenha um Mídia Kit Para Conseguir Mais Parcerias no Instagram

Conforme você for crescendo no Instagram seguindo nossas dicas, montar um mídia kit é uma etapa que vai alavancar seu perfil comercial do Instagram e seus negócios.

Um mídia kit, ou kit de mídia, é um documento de 1 a 2 páginas que lista as marcas anteriores com as quais você trabalhou, dados demográficos do público-alvo, estatísticas de engajamento, informações de contato e muito mais.

Eles são fáceis de criar se você tiver tempo. Temos um post completo especificamente sobre mídia kit e como criar um.

Até Micro Influenciadores Podem Ser Patrocinados pelo IG

Mesmo que você tenha uma conta pequena no momento, pode ganhar dinheiro no Instagram.

Você pode ser o que é conhecido como um “micro-influenciador”.

Eles mantêm o identificador de “influenciador” por causa de seu sucesso em um nicho e por terem um público engajado.

Os micro-influenciadores, ou as pessoas com um pequeno número de seguidores em comparação com os grandes players, veem o maior envolvimento do público .

Pense desta maneira: vou confiar nos conselhos da minha melhor amiga em vez da Kim Kardashian quando comprar um produto.

Confio na minha melhor amiga, compartilhamos interesses semelhantes e sei que ela é genuína com seus conselhos.

É o mesmo conceito para os micro-influenciadores – com a estratégia certa, seu público começará a vê-lo como um dos seus verdadeiros amigos.

Quanto mais eles confiam nos seus conselhos ao tomar decisões de compra, maior a probabilidade de você conseguir uma parceria no Instagram.

8 Passos para Conseguir uma Parceria no Instagram de Sucesso

1. Defina sua marca

Você verá o melhor engajamento se conseguir definir seu nicho.

Deseja publicar conteúdo relacionado a alimentos e saúde ou se concentrar em moda? Seja qual for o caso, é importante estabelecer sua marca.

Os influenciadores se tornam populares porque as pessoas os associam a algo específico.

Além do tipo de conteúdo que você publica, a marca tem muito a ver com sua estética geral.

Como você deseja estilizar suas postagens? Qual é a sua mensagem? Para solidificar ainda mais sua marca, considere criar um tema de feed coeso.

Especificidade é a chave.

As postagens de um bom influenciador são distinguíveis e únicas – quando um usuário está visualizando seu feed do Instagram, ele pode pausar e reconhecer toda vez que vir uma postagem desse influenciador.

À medida que ela continua vendo conteúdo semelhante, passa a confiar nessa marca como especialista na área.

Se o influenciador mudar de repente e de forma aleatória, o usuário poderá não entender ou não confiar mais no conteúdo.

Além disso, convém conectar sua marca do Instagram a uma presença online.

Criar um site com estética e mensagens semelhantes é uma boa maneira de fazer isso – quanto mais você unificar suas contas de mídia social, mais fácil será para as marcas distinguirem como você pode ajudá-las.

Melhore a Aparência do seu Feed Para Conseguir Parcerias no Instagram

Como um influenciador do Instagram esperançoso, você deve trabalhar na coerência do seu feed para que as pessoas queiram segui-lo, como dissemos antes.

As pessoas não o seguirão apenas porque você foi destaque em uma página, elas o seguirão porque você tem um conteúdo incrível.

Muitas vezes, as pessoas seguem uma página do Instagram porque ela possui uma certa estética de que elas gostam ou podem se relacionar. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar a aparência do seu feed do Instagram (Temos um post específico sobre isso, Confira):

  • Crie um tema ou humor específico:
    • Tema : pense em termos de contas do Instagram dedicadas a gatos, bebês ou a praia.
    • Humor : uma certa aparência ou sensação que o feed inspira, como um tom escuro, colorido e desbotado.
  • Alinhe seu esquema de cores com o humor que você escolheu.
  • Use filtros de alto envolvimento . Estudos mostram que os filtros geram mais resposta ou envolvimento.

2. Conheça o seu Público Para Conseguir Parcerias no Instagram

Conhecer seu público é fundamental para convencer uma marca a trabalhar com você.

Também é mutuamente benéfico para você – se você entender seu público-alvo, poderá identificar corretamente quais marcas terão mais sucesso ao usá-lo como patrocinado.

Comece reunindo o básico – qual é o sexo, a idade e a localização geográfica do seu grupo demográfico principal? Quais das suas postagens elas mais gostam? Que horas do dia eles respondem melhor ao conteúdo e o que você pode deduzir disso?

As informações demográficas coletadas ajudarão você a estabelecer parcerias com marcas. As marcas querem saber quem elas podem alcançar se trabalharem com você.

Explicando “Você alcançará mulheres de trinta e poucos anos, trabalhadoras, que moram nas capitais, que costumam usar o Instagram logo de manhã e preferem conteúdo fitness” é certamente mais poderoso do que dizer: “Você alcançará mulheres”.

3. Poste de Forma Consistente

Para o Instagram, eles descobriram que você deve postar no mínimo uma vez por dia, mas pode postar mais de três vezes por dia.

Para aumentar seus seguidores, é essencial que você publique pelo menos uma vez por dia.

O algoritmo do Instagram favorece o conteúdo novo, e você não deseja que seu público deixe de seguir você ou o esqueça por falta de consistência.

No entanto, você precisará descobrir o que funciona melhor para você e seu público. Talvez seu público se sinta bombardeado quando você publica três vezes por dia, ou talvez prefira desse modo.

Talvez seu público se envolva mais com suas postagens ao meio-dia. Você preisa testar!

Levará algumas tentativas e erros, bem como ferramentas de métricas do Instagram, para descobrir isso.

4. Use hashtags e geotags

As hashtags do Instagram tornam seu conteúdo mais detectável, por isso são necessárias para aumentar seus seguidores.

Você pode usar até 30 hashtags por postagem, mas 9 hashtags é o número ideal para aumentar o engajamento.

Você deve usar as hashtags o mais relevantes possível para o seu conteúdo.

Você também precisará verificar se as hashtags usadas não estão quebradas ou banidas (verifique a lista de hashtags banidas, se não tiver certeza).

É fundamental que você escolha hashtags que não sejam muito amplas. O #Healthyliving, por exemplo, possui mais de 20.000.000 de posts, enquanto o #healthylivingtips possui apenas 13.000.

Quanto menos concorrência, mais fácil será para o seu conteúdo ser descoberto.

As geotags são igualmente importantes, mas por um motivo diferente.

As geotags podem ajudar as pessoas a encontrá-lo se estiverem interessadas em um determinado local.

Isso ajuda você a ganhar mais seguidores no Instagram e também a atrair marcas que estão interessadas em atingir um determinado grupo demográfico.

5. Marque Empresas nos seus Posts Para Conseguir Parcerias

Ok, agora você está oficialmente pronto para começar a procurar marcas. Você definiu sua marca e seu público-alvo e criou algumas postagens autênticas e de qualidade.

Agora, você deve ter uma boa ideia de quais tipos de negócios se beneficiariam de uma parceria com você.

É importante começar pequeno. Se você está interessado em cuidados com a pele, não vá direto para a maior empresa do mercado.

Em vez disso, tente marcar pequenas empresas que já viu no Instagram.

Embora marcas menores possam ter orçamentos menores, elas geralmente estão abertas a colaborações para que você divulgue sua marca.

Essas marcas menores também têm menos concorrência de influenciadores, representando uma entrada fácil para alguém que está apenas começando.

Se você trabalhou com várias marcas pequenas, as marcas maiores acabarão percebendo e entrando em contato com oportunidades maiores.

Comece com essas marcas e marque-as em suas descrições.

Interaja com seu público respondendo a comentários do Instagram como “Onde posso conseguir um?” ou “quanto?” e a marca verá que você se provou um parceiro de vendas adequado.

6. Inclua Informações de Contato em sua Biografia Sobre a Marca que está Fazendo Parceria no Instagram

Considere sua biografia do Instagram como uma chance de sinalizar para as marcas o seu interesse em se tornar um influenciador. Inclua um email ou site para que eles possam entrar em contato com você e, se possível, inclua um mídia kit.

Além disso, você deve usar um site ou blog como sua chance de expandir sua marca e demonstrar sua versatilidade.

Considere adicionar uma página de imprensa ao seu site, para que as marcas possam dar uma olhada nos seus serviços.

Quando for patrocinado por marcas, você pode adicioná-las a esta página para que as marcas possam ter uma experiência de que tipo de influenciador você é.

7. Procure Parcerias no Instagram Remuneradas

Não há nada errado em procurar marcas e oferecer seus serviços. Com o tom certo, você poderá conseguir alguns trabalhos sem esperar que as marcas o encontrem.

Procure marcas que claramente investem tempo e dinheiro na presença do Instagram.

Você pode começar pesquisando quais influenciadores semelhantes em seu setor já são patrocinados. Lembre-se, não há problema em começar pequeno. Trabalhar com marcas menores permitirá criar um portfólio.

Assim, processo de como ser patrocinado no Instagram ao lançar para marcas envolve:

Interagir com suas postagens e usando suas hashtags. Se você fizer isso com bastante frequência, algumas empresas vão começar a prestar atenção, especialmente se você tiver uma boa quantidade de seguidores.

Envie a empresa uma mensagem direta (DM) dizendo que você ama a marca deles, tenha algumas ideias para uma colaboração e explique especificamente por que você acha que seria uma boa parceria para eles.

Peça seu e-mail ou número de contato para falar mais sobre isso, pois a comunicação puramente através do DM pode parecer pouco profissional.

Definitivamente mande uma DM, mas as coisas também podem se perder lá.

Não desanime se as marcas que você alcança não respondem aos seus DMs. Eles provavelmente não os verificam ou são bombardeados com tantos que o seu se perdeu.

Uma maneira de garantir que eles verifiquem seus DMs é comentar uma foto recente deles e realmente dizer: ‘Verifique seus DMs!’.

Como alternativa, você pode entrar em contato com uma marca “à moda antiga” encontrando o e-mail e entrando em contato.

Muitas empresas têm suas informações de email incluídas em seu perfil, mas, se não, geralmente você pode encontrar um email em seu site.

No entanto, esses endereços de email “para todos os fins” também podem ficar confusos. Se puder, encontre o email da pessoa real que gerencia as redes sociais das empresas.

O LinkedIn pode ser outro ótimo lugar para se conectar com essa pessoa, basta pesquisar “[empresa] Social Media Manager”.

Depois de receber um email, envie uma carta de apresentação, informando:

  • Quem é você
  • O que você faz
  • De onde você é (se relevante)
  • Em que setor / nicho você opera
  • Realizações notáveis ​​no campo ou por que isso faz de você um especialista (se houver)
  • Dados importantes, como números (número de seguidores, taxa média de engajamento)
  • Seu argumento e por que você seria um bom ajuste para a marca

8. Conheça o seu valor

Saiba quanto você cobrará quando as marcas chegarem até você.

Além disso, à medida que cresce, você poderá cobrar mais.

Quando você decidir um preço, seja claro sobre quais produtos de entrega a marca deve esperar. Certifique-se de responder a perguntas como:

  • Você está entregando uma postagem ou várias postagens?
  • A marca terá controle editorial antes da publicação do post?
  • Quando a marca deve esperar que as postagens sejam publicadas?
  • Você usará determinadas hashtags de marca?
  • Você precisa exibir um certo tipo de foto/vídeo ou legenda?

Lembre-se de que você faz as regras, mas deve se comunicar com as empresas de maneira eficaz para manter a marca feliz e interessada em trabalhar com você.

Você pode usar outros recursos do Instagram para facilitar o negócio.

Uma marca me ofereceu um produto grátis em vez de pagamento, devo aceitá-lo?

Isso é contigo. No entanto, na próxima vez que uma marca oferecer produtos gratuitos, pense em pedir uma comissão para seguir com a parceria.

Por favor, não confunda isso com você nunca deve fazer esse tipo de parceria! Se esta é sua primeira parceria, sim, faça ela gratuitamente e tenha alguma experiência.

Você deve começar a cobrar assim que concluir pelo menos 5 trabalhos com êxito.

A maioria das marcas tem um orçamento de marketing enorme (pelo menos a maioria) e criar conteúdo é um trabalho árduo.

No segundo em que você concorda com uma amostra grátis, você concorda em trabalhar como parceiro livre de uma marca.

A longo prazo, acho que você deve ajudar a definir os padrões para as marcas e pedir pagamento pelas parceria no Instagram!

Sou Embaixador de uma Marca e não Recebo Nada. O que faço?

Às vezes, os embaixadores podem facilitar a parceria no Instagram!

Você sempre pode trabalhar de graça para uma marca que ama e, após um certo período de tempo, iniciar a discussão sobre como pode ser pago e como isso seria.

Também depende completamente do que é o embaixador.

Às vezes, representar um conjunto de valores / uma missão (versus um produto) é suficiente.

Exemplo de Texto Pronto Para Conseguir Parcerias no Instagram

Se você nunca enviou uma carta de apresentação para uma marca antes, considere uma estrutura semelhante a esta:

Olá [ nome ],

Meu nome é [ nome ] e eu tenho a conta do Instagram [ @ da sua conta do Instagram ]. Minha conta se concentra em [ tema ], com base em minha [ experiência relacionada ]. As pessoas que me seguem tendem a ser [ vários dados demográficos e interesses dos seguidores ], o que parece ser uma boa combinação para o público-alvo da sua marca. Atualmente, tenho [ x ] seguidores e uma taxa de engajamento de [ x% ] em minhas postagens e [ quaisquer prêmios / realizações relacionados, se aplicável ].

Acho que há uma oportunidade de parceria, e gostaria de fazer uma proposta. Aqui estão meus pensamentos iniciais sobre como isso pode parecer:

[ # de postagens, condições de pagamento, linha do tempo etc. ]

Isso seria algo de interesse para [ marca ]?

Obrigado pela sua consideração!

[ seu nome ]

Dicas Adicionais Sobre Como Conseguir uma Parceria no Instagram

  • Não prometa resultados imediatos! É embaraçoso se você não pode cumprir com o que prometeu. Você realmente não pode afirmar se pode entregar se é a primeira vez que colabora com uma marca.
  • Seja profissional. Personalize todos os emails que envia. As marcas percebem uma carta de apresentação genérica e com certeza nem vão te responder. Personalize seus emails e DMs.
  • Não exija coisas demais. Existem muitas histórias de horror em que as pessoas exigem itens de marcas com base no fato de serem ‘blogueiros’ ou ‘influenciadores’, ou com base em conseguir muitos retuítes. Não seja essa pessoa que só pede e pede – forneça valor e responda “O que a empresa vai ganhar com uma parceria de Instagram comigo?” na sua carta de apresentação.
  • Assine um contrato. Sempre assine um contrato. Você nunca não quer obter um patrocínio no Instagram sem um! As marcas normalmente têm um contrato de amostra que eles usam para trabalho freelance; portanto, peça que eles montem um para você! Se a marca não tiver um contrato pronto, use um modelo de uma pesquisa rápida no Google para criar um. Ter um contrato ajudará a protegê-lo contra fraudes e garantirá o seu pagamento!

Observe que as marcas recebem esse tipo de solicitação o tempo todo.

No entanto, se você é bom no que faz, permanecer fiel à sua marca e se preocupar com isso, vai receber um “sim” em algum lugar.

Embora você possa obter um “não” três vezes, é a quarta marca com a qual você entra em contato que pode lhe dar um “sim”.

Conclusão – Você vai Tentar uma Parceria no Instagram?

Seguindo essas dicas, você se tornará um influenciador pago do Instagram rapidamente. (No mínimo, você pode conectar-se a uma marca de roupas para obter alguns tópicos novos.)

Lembre-se de divulgar quando estiver criando conteúdo patrocinado e não compartilhando uma marca que você gosta por conta própria. O Instagram lançou recentemente uma nova ferramenta para facilitar a execução.

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