Marketing One to One: Significado, Exemplos, Benefícios e Estratégias

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Sair para tomar café tornou-se uma espécie de arte sofisticada…O marketing one to one tem se tornado cada vez mais complexo.

Ele progrediu de “café preto ou café com leite” para uma gama de combinações de cafés diferentes.

Os baristas que se tornaram especialistas em lembrar os pedidos de clientes regulares aumentam a reputação de suas lojas e se diferenciam da concorrência.

Esse toque pessoal de lembrar os gostos e as preferências de um cliente é chamado de marketing um para um, ou marketing one to one.

Ele se tornou uma forma de marketing eficaz e amplamente usado. Embora o marketing one to one geralmente seja executado por um banco de dados computadorizado, não uma pessoa, lembrar as preferências pessoais do cliente pode ser o fator decisivo para manter seus clientes.

Muitos ecommerces e lojas de varejo desenvolveram sistemas sofisticados de rastreamento de cliques, visitas e compras do cliente para criar um plano de marketing one to one exclusivo para cada um deles.

O que é marketing one to one – Conceito e Significado

O marketing one to one (que significa como marketing um para um e que  também é conhecido como marketing cara a cara) é uma estratégia que depende de conhecer as escolhas individuais feitas por um cliente e, em seguida, adequar o alcance de marketing a cada cliente de maneira diferente com base nessas escolhas.

Marketing one to one ou marketing 1 para 1 é um tipo de marketing direto no qual um vendedor se comunica diretamente com alguém.

Essa pessoa é alguém que a empresa alveja deliberadamente. É uma estratégia de CRM que se concentra em interações personalizadas com clientes ou clientes em potencial. CRM significa Customer Relationship Management, que traduzido significa Administração de relação com o cliente.

É uma abordagem que não necessariamente é usada para chamar a atenção do cliente, mas para manter a atenção e os negócios dele.

Existem dois tipos de marketing one to one:

Marketing one to one de personalização

Nesta modalidade de marketing one to one, a empresa aprende as preferências e os gostos pessoais de cada consumidor e personaliza seu plano de marketing para eles.

A Amazon.com é um dos melhores exemplos da estratégia de personalização one to one. A Amazon recomenda produtos baseados em compras e interesses anteriores.

Ela percebe cada clique e cada intereção que o usuário toma em seu site e usa isso para preparar uma estratégia de marketing one to one personalizada para cada visitante de seu website.

Marketing one to one de customização

A empresa não aprende as preferências de cada cliente, mas, em vez disso, oferece ao cliente individual a capacidade de personalizar o produto de acordo com seus próprios gostos.

Um ótimo exemplo dessa estratégia de customização de marketing one to one é um ecommerce de computadores que oferece uma plataforma básica de um laptop e, em seguida, dá ao cliente a capacidade de adaptar muitos dos recursos do laptop, como processador, armazenamento de memória, e programas exclusivos.

Outro ótimo exemplo são site de notícias. Muitos sites de notícias online usam a mesma estratégia de marketing one one one de custommização, permitindo que os usuários selecionem os tipos de notícias (internacionais, políticas, financeiras, etc.) que desejam exibir com mais destaque no site.

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O marketing de relacionamento, marketing one to one e o marketing digital

O que é marketing one to oneNos dias de hoje, com o avanço tecnonológico, o marketing de relacionamento com o cliente esta ficando cada vez mais importante para todos os negócios e empresas.

Hoje em dia não basta somente fazer o marketing de relacionamento quando o cliente vai até sua loja. Você precisa usar o marketing digital e todas suas armas para conseguir praticar seu marketing one to one e estreitar o relacionamento com o cliente.

Uma forma muito comum de usar o marketing de relacionamento e o marketing one to one, é criar campanhas de mídias sociais.

Com a popularização do Instagram e do Twitter no Brasil. Você pode criar campanhas especiais usando hashtags populares para seus seguidores do instagram e para seus seguidores no Twitter, por exemplo.

Em geral, aproveite a tecnologia e toda a atenção que seus clientes estão colocando nas mídias socias para conquista-lo por lá!

Estratégias de marketing one to one

Neste artigo iremos falar sobre 3 estratégias de marketing de personalização que são usadas por  grandes empresas.

A atenção especial e personalizada

Poucas coisas causam uma impressão maior em um consumidor do que atenção pessoal e apreciação pelo cliente.

Os melhores baristas de café sabem qual é o café preferido do Joãozinho no momento em que ele entra pela porta. Esta atenção especial faz com que o Joãozinho sempre volte para a loja de café.

Os consultores de investimentos são especialistas em marketing one to one. Eles conhecem as personalidades, preferências e prioridades de investimento de seus clientes, além do nível de risco que estão dispostos a assumir. Esta atenção especial faz com que os clientes não troquem você pela sua competição.

Sugestões personalizadas para o cliente

Empresas de marketing digital como a Amazon e a Netflix se tornaram mestres em coletar, armazenar e interpretar o histórico de cliques dos clientes em seus sites.

Eles pegam essas informações e criam um plano de marketing especializado para cada cliente, com recomendações sobre o próximo livro a ser lido ou o próximo filme a ser assistido.

Marketing one to one e o Clube de benefícios

Muitos varejistas agora oferecem aos clientes a oportunidade de se associar ao “clube de benefícios” de forma gratuita.

A associação ao clube oferece incentivos ao cliente na forma de preços mais baixos ou recompensas de compra frequente. Para obter esses incentivos, o cliente deve fazer o check-in com o ID de associação.

Isso permite que a empresa acompanhe todos os itens comprados durante cada visita. Uma vez que os varejistas conhecem os padrões e preferências de compra de cada cliente – que um determinado membro do clube compra muitos refrigerantes, por exemplo – eles podem enviar correspondências de cupons personalizados para aquele associado, economizando em refrigerantes e outros itens preferidos.

Quem usa o marketing one to one?

Executivos de marketing afirmam que o marketing one on one gera um melhor retorno sobre o investimento que outras maneiras de publicidade.

Isso se deve em parte à maior fidelidade do cliente. A lealdade do cliente refere-se a clientes que voltam para mais repetidamente.

À medida que as compras na Internet se tornam cada vez mais comuns no Brasil, o marketing one-to-one também aumenta.

Os clientes que retornam aos sites de ecommerce que já fizeram uma compra muitas vezes encontram uma mensagem “Sugestões para você” esperando por eles. Além disso, eles podem receber um email de acompanhamento com essas sugestões para compras adicionais.

Amazon, Netflix, eBay, iTunes e muitos outros varejistas online desenvolveram sofisticados sistemas de marketing 1 para 1 que acompanham e acompanham cada clique de cada cliente, registrando e categorizando cada compra para desenvolver um perfil de cliente personalizado com base nesses padrões de cliques e compras.

Com esses dados, as empresas desenvolvem planos de marketing diferentes e especiais para cada cliente.

É essencialmente um barista online lhe dando as boas vindas toda vez que você visita o site com uma sugestão personalizada para o que você provavelmente gostaria de comprar.

Como criar e implementar uma estratégia de marketing one to one em sua empresa

A chave para desenvolver um plano de marketing cara a cara bem-sucedido é criar um sistema de dados para aprender e lembrar os gostos e os padrões de compra de cada um dos clientes.

Os métodos para criar uma estratégia eficiente de marketing personalizado variam com base em como a empresa interage com seus clientes.

No caso de ecommerces como a Amazon, os dados são coletados capturando as informações gerais dos consumidores e conectando-as a registros de todos os itens que o cliente visualizou e comprou. Isso cria um perfil de marketing exclusivo para cada cliente.

Quando o produto ou serviço é comprado pessoalmente, a construção de um sistema de coleta de dados exige mais trabalho e criatividade.

Ultimamente, empresas estão usando alguma forma de cartão de identificação do cliente para ajudar a desenvolver um banco de dados que pode ser transformado em perfis de marketing personalizados.

Exemplos de Marketing one to one

Os supermercados Kroger, por exemplo, incentiva os compradores a se inscreverem em um cartão de “clube de clientes preferencial” oferecendo preços mais baixos aos clientes que usam o cartão.

Os clientes inscrevem-se no cartão fornecendo suas informações de contato – como nome, endereço, número de telefone, endereço de e-mail.

Toda vez que fazem uma compra, o cartão é usado, o que permite que a Kroger grave, armazene e categorize todos os itens comprados por cada sócio do clube.

Com essas informações, a empresa desenvolve um plano de marketing one on one personalizado para cada cliente e envia cupons de promoções para os itens que cada cliente compra com frequência.

Algumas empresas também desenvolvem planos de marketing 1 para 1 que permitem que cada cliente personalize seu próprio produto, com base nas preferências individuais.

Em vez de coletar e armazenar informações sobre cada cliente, o cliente basicamente projeta seu próprio produto.

O equivalente do café seria servir o cliente apenas o café em sí, e deixar que o cliente adicione seu próprio adoçante, leite, etc.

As lojas de iogurte self-service (como a Froyo) são uma tendência recente que adotou essa abordagem, fornecendo uma variedade de sabores e coberturas para escolher e permitindo que os clientes construíssem sua próprio pote personalizado de iogurte congelado.

Vantagens do marketing one to one

vantagens do marketing one to oneFacilita a segmentação de seu público

O marketing cara a cara é importantíssimo para evitar desperdícios de recursos e tempo com um público mal selecionado.

A partir do momento em que você trabalha a sua segmentação de acordo com a afinidade do consumidor, é possível alcançar mais eficiência na sua estratégia de fidelização dos clientes.

  • Autoconhecimento: ter consciência das qualidades e dos defeitos do seu produto e serviço ajuda a criar uma comunicação honesta. É preciso ter um plano pronto para reagir e responder a comentários e reclamações relacionados a seus  produtos sempre que surgirem.
  • Avaliação do contexto: entender quem é o público-alvo, quais são seus desejos de consumo, como você pode atender a alguns dos seus anseios de compra é fundamental. Dessa forma, é possível criar conteúdo relevante e pensar em novos produtos e serviços mais adequados. Ainda é possível prever mudanças de hábitos de compra e apresentar novidades.

O marketing one to one favorece uma estratégia de upsell

Upsell ou venda adicional é uma técnica muito utilizada para conseguir fazer com que o cliente compre algo além do que ele pretendia.

Como o marketing cara a cara possibilita que você conheça a fundo o comportamento de compra do seu consumidor, você pode utilizar o upsell como estratégia para aumentar o ticket médio de cada cliente.

Desta forma, conseguir aumentar seu faturamente total.

Reduzir seus custos com marketing em geral

Por conhecer bem o seu público-alvo, você sabe quais são os meios de comunicação mais eficientes, além de ter plena consciência do tipo de linguagem que deve usar em cada um deles.

Portanto, se é mais eficaz enviar um e-mail ao invés de ligar, você não perderá tempo com ligações.

Até mesmo a frequência de contato será mais assertiva justamente por você conhecer bem o seu cliente.

Conclusão – Use o marketing one to one para conhecer seus clientes

É impossível entender quem é o seu público sem perguntar o que ele gosta e o que ele quer no momento certo.

De qualquer forma, existem alguns métodos muito praticados que podem ser eficientes em diversos casos.

  • Envio de pesquisa de satisfação ou para entender hábitos de consumo por meio do email;
  • Monitoramento e análise constante do retorno de seus investimentos;
  • Estudo do mercado e de tendências dos consumidores.

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