Mídia Kit O que é e o passo a passo para fazer o seu

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Qual é a primeira coisa que fará com que você se destaque entre os possíveis patrocinadores de blogs ou Instagram e os convença de que o seu blog é o investimento certo para o investimento em publicidade? Duas palavras: Mídia kit

Quer se tornar um digital influencer e ganhar dinheiro com seu blog ou com seu perfil do Instagram? Você precisa de um mídia kit profissional!

Seja você um novato no mundo de patrocínio de blogs / Instagram ou um veterano experiente, ter um mídia kit profissional e polido dará ao seu programa de patrocínio uma vantagem sobre os blogueiros com um público semelhante ao seu.

O mídia kit sera crucial para mostrar aos patrocinadores em potencial o valor de patrocinar seu blog ou o seu perfil de Instagram.

Vou lhe dizer diretamente: é preciso investir tempo para montar uma Mídia kit ótimo, mas, depois de pronto, você terá seu mídia kit para o resto da vida do seu blog e seu perfil de Instagram.

Então pessoal, isso não tem que ser um projeto aterrorizante – é bem simples, na verdade. 

O que é um Mídia Kit?

Kits de mídia: o que é um mídia kit e por que você precisa de um?

Um Mídia kit é um documento que contém informações detalhadas sobre sua empresa, produto ou evento. 

Eles são usados ​​principalmente em eventos e lançamentos como um pacote de informações para jornalistas para ajudá-los a escrever histórias.

Qual o Objetivo de um Mídia Kit?

O objetivo de um kit de mídia é chamar a atenção de um patrocinador ou jornalista e fazê-lo querer escrever um artigo, fazer uma entrevista com você ou patrocinar o seu perfil de Instagram, canal de youtube, ou seu blog.

O mídia kit deve ser um “local” onde todos os jornalistas e patrocinadores encontram todas as informações que eles precisam saber antes de fechar negócio com seu sua marca.

No passado, um mídia kit era frequentemente apresentado em uma pasta de papelão, mas agora, graças à revolução digital, a maioria dos mídia kits está no formato PDF e pode ser baixado do seu site ou anexada a um email. 

O que o seu Mídia Kit Deve Conter?

Dependendo do seu negócio ou do motivo pelo qual você está usando um mídia kit, essa lista pode mudar. 

Mas há alguns itens básicos que devem ser sempre incluídos para garantir que seu mídia kit seja o mais eficiente possível.

Detalhes de contato:

Inclua os detalhes de contato da pessoa que pode ser entrevistada, um contato de relações públicas ou qualquer outra pessoa relevante.

Informações sobre a empresa / pessoa:

Inclua uma biografia sucinta em seu mídia kit.

Essa biografia sera focada em ajudar o jornalista/patrocinadores. Essa biografia deve compartilhar informações interessantes que eles precisariam pesquisar. Facilite a vida deles!

Tente não fazer mais do que três parágrafos para cada pessoa.

Um comunicado de imprensa:

Os jornalistas vão querer saber o que está acontecendo e ter alguns detalhes sobre o evento.

O Que é um Comunicado de Imprensa?

Comunicado de imprensaboletim de imprensa ou press release é um comunicado feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento de interesse pessoal, coletivo ou midiático.

Por trás de tais comunicados estão geralmente assessores de imprensa ou empresas de relações públicas.

Essa forma de comunicação surgiu em meados da década de 1950 e tornou-se veículo de comunicação indispensável de empresas do mundo todo.

O comunicado de imprensa de seu mídia kit deve incluir citações da pessoa que está disponível para entrevista.

Imagens:

Certifique-se de colocar algumas imagens no seu mídia kit que os jornalistas possam usar em suas histórias. 

A maioria dos jornalistas/patrocinadores exige imagens de alta resolução.

Porém, se não houver espaço suficiente, coloque-as em baixa resolução e deixe os jornalistas saberem que podem entrar em contato com você para obter as imagens em alta resolução, se necessário.

Algumas outras opções que não são tão importantes, mas você deve usar caso queira deixar seu mídia kit o mais completo possível:

Depoimentos de clientes ou clientes: 

Seus clientes satisfeitos são o seu melhor marketing. 

Use seus melhores depoimentos para demonstrar sua credibilidade.

Relatório anual: 

Se a sua empresa estiver em um campo no qual os jornalistas/patrocinadores  estão interessados em um relatório anual, anexe-o em seu mídia kit para facilitar a consulta. 

Outros fatos interessantes:

Descreva qualquer outra coisa que a empresa / pessoa esteja interessada que os jornalistas possam achar interessante. 

Lembre-se de que os jornalistas/patrocinadores estão sempre à procura de ângulos interessantes e curiosos, por isso facilite o trabalho deles.

Exemplos de seu produto:

Se você vende produtos, envie as amostras de seu produto junto com seu mídia kit, para que eles possam experimentar seus produtos por conta própria.

Cobertura de notícias recentes:

Se você ou seu blog /Instagram apareceu recentemente nas notícias ou em outras publicações, faça menção a isso para aumentar sua prova social e credibilidade de seu mídia kit.

Então pessoal, isso não tem que ser um projeto aterrorizante – é bem simples, na verdade. 

10 etapas e pronto – assim que terminar de ler, compartilhe essa postagem com seus amigos!!!

Crie um Mídia Kit em 10 Etapas Fáceis

1. Reúna seus recursos no Mídia Kit

Este é o maior obstáculo a superar, mas quando você tiver tudo de que precisa em um só lugar, isso dará a você um impulso para concluir o trabalho.

 Veja o que você precisa reunir para seu mídia kit:

Imagens

Uma foto sua, O logotipo da sua marca, de preferência em uma resolução imprimível. 

Se você não tiver um, entre em contato com o designer do blog para ajudar a fazer isso acontecer.

Sem logotipo? Use o cabeçalho do seu blog ou nome de sua marca pessoal até que você esteja pronto para contratar alguém para ajudá-lo a criar um logotipo profissional.

Não sabe como criar uma marca pessoal? Temos um artigo completo sobre marketing pessoal. Confira e comece a trabalhar sua imagem na internet da melhor maneira possível!

Inclua as fotos mais bonitas ou interessantes do seu Instagram ou blog no seu mídia kit.

Uma captura de tela da página inicial do seu blog com seu espaço publicitário visível também é indispensável em qualquer mídia kit profissional.

Faça uma Lista de Seus Recursos (O que atrai leitores ao seu blog ou a seu Instagram)

Recursos regulares em seu blog ou perfil do Insta que atraem as pessoas: 

pós-séries, eventos de carnaval / links, etc.

Áreas de assunto sobre as quais você escreve, incluindo a maioria das postagens bem lidas sobre os tópicos

Inclua Estatísticas em seu Mídia Kit

Visualizações de páginas por mês (do Google Analytics)

Mídia de visualizações de páginas (nos últimos três meses)

Visitantes únicos por mês

Origens de tráfego com número de links recebidos por mês

Informações demográficas do leitor (você pode obtê-las em Quantcast, onde você pode se inscrever gratuitamente)

Assinantes: RSS, lista de discussão, fãs no Facebook, seguidores no Twitter, seguidores no Pinterest, etc.

Quaisquer outras estatísticas que são dignas de nota

2. Escreva uma Introdução em seu Mídia Kit

Como a introdução é a primeira coisa que as pessoas verão quando lerem seu mídia kit, faça valer a pena.

Há muito espaço para suas estatísticas, mas você precisa tornar sua introdução pessoal para chamar a atenção dos patrocinadores e da imprensa.

Conte um pouco sobre você – sua família, hobbies, metas – o que ajudará um possível patrocinador a se conectar com você.

Coloque sua foto na introdução. Não uma foto sua de longe, mas uma “saudação cara-a-cara” que mostra como você é simpático(a) e que convide potenciais patrocinadores/jornalistas para conhecer você e seu blog.

Se o seu trabalho já apareceu em revistas, livros, blogs conhecidos, perfis de Insta famosos ou outras publicações, fale sobre isso.

Não precisa ser longo; um simples “Meu trabalho foi apresentado em _____” será o suficiente.

3. Descreva seu blog / perfil do Instagram no Mídia Kit

Qual é o tema do seu blog ou de seu perfil do Instagram? 

Você pode ter mais de um, mas dê uma resumida sobre os assuntos do seu blog.

Conte sobre os eventos semanais que você hospeda e que atraem leitores regulares para o seu blog. 

Ou de posts ou stories especiais ou hashtags do instagram que você usa em seu perfil do Insta.

Se você tiver tópicos sazonais sobre os quais escreve, descreva seu fluxo anual. 

Escreva também algumas frases para descrever seus leitores ou de seus seguidores do Instagram:

Você (deve) conhecer os hábitos e personalidades de seus leitores melhor do que ninguém, então informe seus patrocinadores exatamente para quem eles estarão anunciando se fecharem negócio com você.

Esse é o coração do seu kit de mídia. Ele ajuda seus patrocinadores a entender o que você é e pode ajudá-los  a entender como eles (e seus produtos) se encaixam na vida do blog.

4. Apresente as estatísticas e alcance de sua marca ou blog

Aqui é onde você vai mostrar todos os seus números!

No mínimo, seus patrocinadores em potencial têm o direito de saber:

  • Visitantes únicos por mês
  • Visualizações de página por mês
  • Números de Assinantes da lista de emails 
  • visualizações de stories
  • likes por posts do Insta

É importante ter certeza de que você está atualizado com suas estatísticas.

Certifique-se de suas estatísticas estejam atualizadas pelos menos nos últimos três meses. 

Não é útil fornecer seus números de um só mês, porque (como você sabe) muita coisa pode acontecer na vida de um blog durante os vários meses do ano.

Mantenha seu mídia kit com as estatísticas atualizadas.

Além dos três itens acima, se houverem números que você não acha impressionantes, deixe-os de fora. 

“Desculpe, seus 23 seguidores no Twitter simplesmente não vão chamar atenção positivamente”  

Mas e se eu for um blogueiro iniciante?

Se você não tem muitos números impressionantes para mostrar, talvez queira pensar em incluir suas tendências de crescimento.

Por exemplo, só escrevi neste blog há cerca de dois meses, mas na semana passada minha assinatura de e-mail cresceu em 800%.

Nada mal para somente alguns posts!

5. Descreva suas políticas de patrocínio em seu mídia kit (Voltado ao patrocínio)

Esses são os “termos” do seu patrocínio e incluem seus preços, mas o que deve ser mais importante para os possíveis patrocinadores é o que eles ganharão patrocinando o seu negócio. 

Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar. Diga em linguagem clara para seus patrocinadores:

Quais são as suas taxas?

Se você oferecer tamanhos diferentes para seus anúncios, liste o preço para cada tamanho. Quanto maior o espaço do anúncio, maior o preço.

Você oferece aos seus patrocinadores a oportunidade de uma oferta? 

Se assim for, estes quase sempre vêm com termos especiais – por exemplo, uma taxa extra ou um determinado número de meses de patrocínio antes de poderem oferecer uma oferta.

Você conduz revisões de produtos?

Os patrocinadores provavelmente sabem que o tipo mais poderoso de propaganda é um link inpost que flui naturalmente do contexto de sua escrita. 

Portanto, não há problema em afirmar que, enquanto você considera brindes e resenhas que se encaixam em seu tópico e em seus leitores

se eles quiserem o tratamento do patrocinador principal, as amostras devem ser fornecidas pelo patrocinador.

Onde os anúncios serão exibidos?

As pessoas que visualizam suas postagens no leitor ou via e-mail poderão ver os anúncios?

Como você decide sobre o posicionamento de seus anúncios e quem fica na primeira posição?

Descreva todas as políticas de pagamento, como o pagamento necessário dentro de um determinado período de tempo antes do mês do patrocínio.

Também dê detalhes de quando as imagens são devidas a você e quais tipos de arquivo você aceita (apenas JPGs e GIFs, ou você também permite botões animados?).

Todos esses são fatores importantes a serem considerados, mas, ao pensar neles, lembre-se de que, se você quiser encontrar uma correspondência de patrocínio ótima, será necessário ser um ótimo “anfitrião” primeiro.

6. Reunir depoimentos para seu Mídia Kit

Você pode conversar o dia todo sobre o quão grande é o seu blog, quantos post tem e quantos views chega ao final do mês  – que patrocinadores de oportunidades incríveis têm quando se juntam a você – Bla Bla Bla…

Mas fazer com que outras pessoas o promovam de graça?

com certeza é Impagável!

Não é que outras pessoas digam coisas que você não pode dizer, mas isso significa mais vindas de outras pessoas. 

Ter ótimos depoimentos do seu lado não convencerá os patrocinadores a se inscreverem com você, mas se houver um patrocinador que “simplesmente não tem certeza”, uma ótima recomendação de seus patrocinadores anteriores ajudará a selar novos acordos.

Se você ainda não tem depoimentos, é hora de entrar em contato e pedir por alguns. 

Se isso faz com que você se sinta desconfortável, eu normalmente diria “supere isso”, mas desta vez eu lhe darei um pequeno roteiro a seguir.   

“Olá, fulano de tal

Estou montando um pacote para possíveis patrocinadores do meu blog / perfil do Instagram e fiquei me perguntando se você gostaria de escrever um breve depoimento sobre suas experiências como patrocinador do [nome do seu blog / marca].

Não precisa ser longo – até mesmo algumas palavras ajudarão outros proprietários de pequenas empresas em seu processo de tomada de decisão. E é claro que incluirei um link para o seu site. Eu agradeço seu tempo!

Um abraço,

[seu nome aqui]

P.S. Espero que você e sua família estejam bem! (ou alguma outra observação pessoal)”

Pode parecer intimidante entrar em contato e pedir depoimentos, mas posso dizer que fica mais fácil com a prática. 

Isso vai com o território de monetizar seu Instagram ou blog – às vezes você tem que sair da sua zona de conforto.

Mas coloque seu “chapéu de negócios” e apenas faça.

7. Envolva-se

Seria uma pena chegar tão longe e não fechar o negócio. 

Não se esqueça do importante apelo à ação no final.

Dê aos seus potenciais patrocinadores os próximos passos. 

Como eles devem entrar em contato com você? (e-mail é bom.) E não escreva “Para saber mais sobre patrocínio” entre em contato. Até porque, os patrocinadores estão lendo seu mídia kit justamente para saber isso.

Use algo do tipo: “Para começar o patrocínio com [o nome do seu blog], entre em contato com [nome do contato] em [endereço de e-mail].”

Então é isso!

Quase.

A parte da escrita está feita. 

A única coisa que resta é deixa-lo mais agradável aos olhos.

8. Use Muitas Imagens no seu Mídia Kit

Nada diz “chato” como uma folha de palavras.

Adicione um pouco de classe ao seu mídia kit, apresentando fotos ou imagens de todo o seu Instagram ou blog.

Se você tiver um blog de boa aparência, coloque algumas fotos de exemplo ou capturas de tela no seu kit de mídia para dar aos patrocinadores uma ideia do seu site.

Torne-o visualmente atraente para que os patrocinadores vejam a “casa” em que seu anúncio vai viver.

E como último recurso, se você não tiver imagens prontamente disponíveis.

Pode valer a pena usar um modelo de mídia kit bonito para fazer seu layout aparecer com fontes diferentes, cores, ilustrações ou outros gráficos.

A ideia é garantir que o seu kit de mídia pareça profissional, não como um artigo de história do 9º ano.

9. Revise, Edite, Repita o seu Mídia Kit

Se você acha que está pronto, isso significa que você precisa deixar seu projeto descansar por alguns dias. 

Coloque-o de lado e volte para ele com novos olhos. 

Leia em voz alta. Certifique-se de que é perfeito.

Este documento irá representá-lo para todos os seus patrocinadores em potencial, então faça valer a pena.

10. Converta para PDF

Por favor, NÃO envie seu kit de mídia como um documento do Word.

Se o seu software de processamento de texto for tão antigo que não converta documentos para PDFs, você poderá fazer o download do Soda PDF (gratuito), que ele resolverá o seu problema.

Modelos e Exemplos de Mídia Kits Para Você se Inspirar

Modelo e Exemplo de Mídia Kit 1

Exemplo de Mídia Kit 2

Exemplo de Mídia Kit 3

Conclusão – Agora Envie seu Mídia Kit Para os Patrocinadores

Seu trabalho aqui está feito.

Tenha seu novo kit de mídia pronto para enviar aos patrocinadores/Jornalistas em potencial do programa de patrocínio do seu blog.

Lembre-se que depois de criar seu mídia kit, você poderá usá-lo como modelo nos próximos anos. 

Elementos como estatísticas do blog e depoimentos serão atualizados periodicamente, mas, nesse momento, é um exercício simples “preencher os espaços em branco”.

E quando os proprietários de empresas entrarem em contato com você para perguntar sobre patrocínios, você terá o orgulho de enviar um Mídia Kit bem-feito que mostra o melhor do seu perfil do Insta.

Então, o que você está esperando? 

Compartilhe este post com seus colegas blogueiros, me deixe um comentário (eu amo eles), e comece a fazer seu próprio kit de mídia para conseguir patrocinadores para seu blog!