Dropshipping: O que é, Como Funciona, Vantagens e Regras – Guia Completo 2024

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Drop Shipping Guia Completo

No modelo de dropshipping, um ecommerce faz a venda do produto e envia a ordem dessa transação para seu fornecedor parceiro. O  fornecedor, em seguida, vai enviar o item para o cliente em nome do comerciante, que tem como lucro a diferença entre o preço cobrado pela venda e aquele cobrado pelo fornecedor.

Qualquer um que já tenha pesquisado sobre maneiras de ganhar dinheiro online provavelmente já se deparou com esse termo. Porém poucas pessoas realmente sabem o que dropshipping realmente significa e como funciona.

Para alguém que é novo no mundo dos negócios online e quer entrar no ramo do ecommerce, o processo de dropshipping pode parecer um pouco intimidador, pois é difícil encontrar as informações que realmente importam sobre o tema em Português.

Você encontrou o guia definitivo para fazer dropshipping! Ele abrange tudo, desde o significado, como esse modelo de negócios funciona, se o dropshipping é realmente para você, como encontrar os produtos e os fornecedores certos para ter um ecommerce de dropshipping bem sucedido. Vamos lá!

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O que é Dropshipping?

O Dropshipping é um modelo de negócios online que permite que uma empresa opere sem precisar de estoque, sem precisar de um depósito para armazenar seus produtos ou até mesmo ter que enviar os produtos para os clientes. O fornecedor parceiro cuida de todas estas etapas.

O fornecedor faz o processo de empacotamento e de frete diretamente para o cliente final. Deste modo, o comerciante que faz a venda não precisa ter o produto em mãos para vende-lo para os clientes.

O que Significa Dropshipping?

Dropshipping quer dizer estoque na fonte ou remessa direta, quando traduzido para o Português.

Como dito anteriormente, o dropshipping uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, ele comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor.

O fornecedor faz o processo de empacotamento e de frete diretamente para o cliente final.

Como Funciona o Dropshipping?

O Dropshipping funciona da seguinte maneira:

O varejista (quem faz a venda para o cliente final) se associa a um fornecedor de drop ship que fabrica e/ ou armazena os produtos, empacota os produtos e os envia diretamente ao cliente do varejista, tudo isso em nome do varejista (Quem faz a venda para o cliente final).

É assim que o dropshipping funciona na prática:

  1. O cliente final compra um produto em uma loja online do varejista.
  2. O varejista encaminha automaticamente ou manualmente os detalhes do pedido do cliente para o fornecedor de dropshipping.
  3. O fornecedor de dropshiping empacota e envia o pedido diretamente ao cliente em nome do varejista.
  4. O cliente final recebe a mercadoria que comprou do varejista, sem que o varejista tenha se quer tocado na mercadoria.

Interessante, não é mesmo?

O modelo de negócios de dropshipping é extremamente atraente, pois elimina a necessidade de o proprietário da loja ter um local físico, como um espaço de escritório ou depósito – em vez disso, tudo o que o varejista precisa é de um laptop e uma conexão à Internet.

Como Funciona Dropshipping

Vantagens do Dropshipping

Como um modelo de negócios online, o dropshipping tem vários aspectos positivos, como:

É Fácil Começar um Ecommerce de Dropshipping

Não é necessário ser um gênio da computação para configurar um ecommerce de dropshipping, pois envolve basicamente apenas três etapas: encontrar o fornecedor, configurar seu website e começar a vender as mercadorias!

Para alguém que é iniciante no setor de ecommerce, o dropshipping é relativamente fácil de entender e implementar.

Os Custos Para Começar no Dropshipping São Baixos

O custo de configurar seu negócio online usando o modelo de dropshipping é baixo

Nos modelos de negócios tradicionais, a maioria dos custos está relacionada à configuração e execução das operações de varejo online, ou seja, a compra do estoque.

Como o dropshipping elimina essa etapa e, portanto, o custo d estoque, todos seu investimento será associado à criação do seu site de ecommerce (hospedagem, tema, aplicativos, etc.).

Você não precisa se preocupar com os custos indiretos grandes

Como mencionado anteriormente, o proprietário do ecommerce de dropshipping não é obrigado a comprar estoques, portanto, os custos de aluguel ou compra de espaço de escritório / escritório e os outros custos menores também são praticamente zero.

Os custos fixos de gerenciamento do site são tudo o que um empresário precisa se preocupar se optar por um ecommerce de dropshipping.

O Dropshipping é um Modelo de Negócios de Baixo Risco

O risco do dropshipping como modelo de negócios é significativamente menor que de uma loja física.

Se a empresa não vende produtos, ela ainda não perde nada, pois não tem estoque ou espeço físico. Portanto, há pouca ou nenhuma pressão sobre o empresário de vender todo seu estoque para recuperar parte de seu investimento.

Um Ecommerce de Dropshipping pode ser tocado de Qualquer Lugar do Mundo

Seu negócio de dropshipping pode ser executado em qualquer lugar do mundo, portanto, o proprietário da empresa é independente para viajar ou morar em qualquer lugar: sem escritório, sem depósito, sem funcionários e sem aborrecimentos.

Pouco ou nenhum compromisso com um espaço físico significa que você poderia estar sentado em uma praia, enquanto ainda está lucrando com sua loja virtual.

Tudo o que você precisa é do seu laptop, de um site e da internet.

Você pode vender os qualquer produto basicamente no mundo todo pois você pode receber os pagamentos por PayPal.

Existem Muitos Produtos Para Vender Usando o Modelo de Dropshipping

Há muita variedade quando se trata dos produtos que você pode vender.

Existem fornecedores de dropshipping para quase tudo que você quer vender! Você pode vender poucos produtos ou vender vários em sua loja online. Está tudo em suas mãos. Encontre o seu nicho favorito e a probabilidade de haver fornecedores que atendem seu nicho é alta.

Você tem mais Tempo e Recursos para Escalar seu Negócio

Com o dropshipping, você terá mais tempo e recursos para escalar seu negócio.

Nos modelos tradicionais de negócios de varejo, se você deseja mais lucros, precisa trabalhar mais e investir muito mais do seus recursos.

Com o dropshipping, tudo o que você precisa fazer é enviar mais pedidos ao seu fornecedores de dropshipping e, em seguida, deixá-los cuidar de todo o resto enquanto você ganha um bom lucro e ainda fica com mais tempo para pensar em maneiras de escalar seu negócio ainda mais no futuro.

Redução de Prejuízos com Mercadorias Danificadas Antes de Enviar ao Cliente

Como os produtos vão diretamente do fornecedor para o cliente, há menos etapas de envio envolvidas, o que reduz drasticamente o risco de danificar seus produtos com as movimentações constantes de um espaço físico para o outro.

Desvantagens do Dropshipping

Assim como tudo na vida, existem algumas desvantagens que vêm junto com as muitas vantagens do modelo de negócios do dropshipping. Aqui estão algumas desvantagens do dropshipping:

As Margens de Lucro do Dropshipping Podem ser um Pouco Menores

Margens de lucro ligeiramente mais baixas em comparação com a compra de produtos de um atacadista ou fabricante.

Dependendo do seu nicho, local de entrega ou requisitos específicos, os fornecedores de dropshipping cobrarão preços mais altos pelos produtos e pelo frete, que consequentemente consomem suas margens de lucro de cada venda.

Maior Responsabilidade Com o Cliente

Responsabilidade total quando algo sai errado, mesmo quando é culpa do fornecedor.

Como o cliente está comprando o produto no site do varejista, se o fornecedor bagunçar alguma coisa, ainda é culpa do varejista, pois a marca é o principio do processo de varejo. Esta é uma das razões pelas quais é extremamente importante escolher o fornecedor de dropshipping certo.

Dropshipping da um Nível de Controle de Marca Menor

A marca tem um nível significativamente mais baixo de controle no dropshipping.

A satisfação do cliente é frequentemente ligada aos detalhes – embalagem personalizada e branding dos produtos enviados, brindes e notas que acompanham o pedido – são quase sempre as esses pequenos detalhes que contam.

Infelizmente, o modelo de dropshipping raramente proporciona aos varejistas a oportunidade de controlar como sua marca é apresentada durante o processo de entrega das mercadorias, pois o fornecedor é quem envia os produtos. No entanto, existem alguns fornecedores que podem estar dispostos a personalizar as entregas dos produtos que sua loja vende.

Problemas Podem Surgir Dependendo da Complexidade dos Fretes de Dropshipping

Alguns problemas podem surgir devido a complexidades com o transporte.

Vender muitos produtos diferentes pode parecer uma boa maneira de aumentar as vendas e gerar um lucro maior, mas isso pode ser contraintuitivo se o varejista tiver vários fornecedores diferentes para esses produtos.

Diferentes fornecedores cobrarão custos de envio diferentes dependendo de fatores como localização, tipo de produtos, etc.

Se um cliente pedir vários produtos que são enviados de fornecedores diferentes, o varejista terá que trabalhar e pagar os custos de envio separadamente de cada produto.

A transferência desses custos de envio variados para o cliente pode afetar negativamente as taxas de conversão, afetando, por sua vez, as margens de lucro de seu ecommerce.

A Concorrência de Alguns Nichos de Dropshipping Pode Ser Alta

O nível de concorrência é relativamente alto para alguns nichos de dropshipping.

A atratividade e a popularidade do modelo de negócios de dropshipping significam cada vez mais varejistas em todos os segmentos e nichos. A menos que um varejista esteja atendendo a um segmento ou nicho extremamente específico, a concorrência pode ser alta.

Podem Ocorrer Problemas de Comunicação Entre Varejista e Fornecedor

Manter o controle do estoque do fornecedor é quase impossível. A falta de comunicação pode causar problemas, como cancelamentos de pedidos. Este aspecto pode, claro, ser gerenciado com software nos dias de hoje, mas esses também têm um preço e podem aumentar custos gerais e fixos de sua ecommerce de dropshipping.

Como Trabalhar com Dropshipping no Brasil – Fornecedores Nacionais

Neste vídeo, você pode aprender o passo a passo para criar uma loja online para vender produtos por dropshipping em 15 minutos usando fornecedores nacionais.

Fornecedores nacionais de dropshipping tem tempos de entrega dos produtos menores que os forncedores internacionais, porém o custo dos produtos geralmente é um pouco maior.

Como Criar um Ecommerce de Dropshipping – Fornecedores Internacionais

Neste Guia, você aprenderá o passo a passo para criar um ecommerce Shopify de dropshiping usando fornecedores internacionais da AliExpress.

Fornecedores internacionais tem os melhores preços para quem quer fazer dropshipping. Porém por ser uma entrega internacional, os produtos demoram mais para chegar aos clientes.

Para reduzir o tempo de entrega das entregas de dropshipping de fornecedores internacionais, use o frete E-packet sempre que possível.

O frete E-packet, além de não ser taxado no Brasil (taxa de 15 reais), ele é em média duas vezes mais rápido do que os fretes mais baratos oferecido pelos fornecedores do Ali Express.

Você pode começar sua loja para testar suas ideias gratuitamente, pois o Shopify oferece 14 dias gratuitos para você criar sua loja de ecommerce de dropshipping.

Dropshipping dá Dinheiro? O Quão Rentável Pode Ser?

Geralmente, as margens de lucro de ecommerces de dropshipping variam de 15% a 45%.

No entanto, as margens de lucro para bens de consumo duráveis e itens de luxo (eletrônicos, jóias, etc.) podem gerar uma margem de lucro de mais de 100%.

Trata-se de encontrar o nicho e os fornecedor certos e encontrar um mercado sem muita concorrência.

Uma boa maneira de aumentar suas margens é ter como fornecedor o próprio fabricante dos produtos, em vez de um fornecedor, eliminando efetivamente o intermediário e aumentando suas margens de lucro.

Uma vez que o negócio ganhe um pouco de tração, ele pode se transformar rapidamente em uma máquina de ganhar dinheiro que requer apenas um pouco de trabalho para mante-la.

Para Quem o Dropshipping é Recomendado em 2024?

A Dropshipping é um excelente modelo de negócios para quem está começando no mundo dos negócios na internet.

É atraente para os novatos, já que é uma maneira de baixo risco e baixo investimento de começar seu próprio negócio.

Como a quantidade de capital que precisa ser investida neste modelo de negócio é bem pequena, ele também é ideal para quem já é dono de uma loja com um estoque, mas está procurando experimentar produtos específicos no mercado para ver como ele funciona antes de investir em comprar seu próprio estoque.

Existem alguns tipos de empreendedores com os quais o dropshipping será perfeito. Vamos listar alguns deles:

Empreendedores que Estão Testando Possibilidades

Dropshipping pode ser uma ótima maneira de testar novos produtos, ou até mesmo uma nova startup, antes de investir pesadamente em estoques que podem não vender, tornando este o modelo de negócios perfeito para o empreendedor que quer testar bem suas ideias, modelos de negócios e produtos antes de fazer um grande investimento.

Empreendedores com Pouco Capital Inicial

O dropshipping é definitivamente o método mais barato de vendas online porque você não precisa comprar estoque antecipadamente.

Por causa disso, o modelo dropshipping funciona bem para empreendedores que têm um orçamento limitado ou preferem manter os custos iniciais o mais baixo possível.

Iniciantes no Mundo de Negócios Online

O modelo de vendas online do dropshipping também é ótimo para quem está começando a vender online.

O fato é que vender on-line não é fácil. Direcionar o tráfego e converter esse tráfego pode ser difícil para um iniciante.

Devido aos baixos custos associados ao início de um negócio de dropshipping, ele permite que novos empreendedores comecem a aprender sobre os macetes e as dificuldades de montar uma loja online, como gerar tráfego e otimizar de conversões antes de investir milhares (ou mais) em estoques com os quais você pode ficar preso caso não consiga vender.

Para quem quer Vender Muitos Produtos Diferentes Online

O dropshipping também é para as pessoas que desejam vender uma grande variedade de produtos ou produtos com faixa de preços altos.

Dependendo da faixa de preço dos produtos que você pretende vender, ou se você quiser vender centenas ou milhares de produtos diferentes, fica quase impossível de começar um negócio desses sem um enorme investimento inicial para adquirir todo esse estoque.

Nesse caso, o dropshipping seria o modelo apropriado porque, mais uma vez, você não precisa comprar o estoque antecipadamente.

Para Quem o Dropshipping não é Recomendado?

Existem também alguns tipos de empreendedores aos quais o modelo de dropshipping não é recomendado. listaremos alguns a seguir:

Empreendedores Focados em Margens Altas

Provavelmente, o maior problema com o modelo de negócio de remessa de drops são as margens estreitas.

Geralmente, para os produtos tradicionais, suas margens líquidas (o preço que você vende para menos o custo que você paga pelo remetente, anúncios e taxas) estão em torno de 10-20%.

É claro que alguns empreendedores de dropshipping mais experientes e treinados, conseguem margens maiores, como 40-50%.

A sua margem irá depender de tão competitivo é o seu nicho, e quão você consegue diferenciar sua “marca” das outras lojas de drop.

Empreendedores Focados na Marca e No Branding de Sua Marca

Construir uma marca sustentável no longo prazo é difícil, mas as vantagens podem valer a pena e os custos no long prazo.

No entanto, construir uma marca ao mesmo tempo em que utiliza o modelo de negócios de dropshipping é bem mais difícil, pois há vários elementos da experiência do cliente que você não conseguirá controlar.

Por exemplo, muitas vezes você descobre que, depois de um cliente ter comprado algo de você, ele esta fora de estoque com o fornecedor. Isso deixa você na posição desconfortável e frustrante pois muitas vezes quando isso acontece, você tem que cancelar a compra e devolver o dinheiro para o cliente.

Por isso, para ter sucesso no dropshipping, você precisa ter boa comunicação com seus fornecedores.

Outro ponto a ter em conta é que, como você não está enviando o produto por conta própria, não tem controle sobre a experiência do cliente que vai receber o pacote. Quase 100% do tempo será o produto em uma caixa marrom sem graça.

Você precisa se perguntar se essa é a experiência que deseja que seus clientes tenham. Por fim, como você não envia os produtos por conta própria, não possui o relacionamento com as companhias de frete.

Quando algo sai errado e seu cliente não recebe o pacote, você não pode simplesmente ligar para os Correios e corrigir a situação. Você precisa coordenar isso com seu fornecedor.

O que pode levar dias para resolver, novamente, deixando o seu cliente insatisfeito com sua marca.

Empreendedores com Pouca Experiência Com Marketing Digital

A maioria dos fornecedores (que também podem exportar seus próprios produtos para os clientes deles) tem metas de vendas nas quais 20%-30%% das vendas precisam vir de vendas diretas ao consumidor, geralmente por meio de seu próprio site de comércio eletrônico.

No Brasil, a maioria dos fornecedores vendem para os consumidores finais pelo Ali Express e outros sites Chineses parecidos.

Isso significa que, se você estiver vendendo seus produtos, estará competindo diretamente com seu próprio fornecedor, um fornecedor que pode ter margens muito mais altas do que você nos mesmos produtos.

Qualquer chance de competir diretamente contra os fornecedores é inútil. Eles quase sempre ganham porque os preços são muito mais baixos.

Para vencer dos fornecedores, você precisará ser criativo e explorar os canais que eles não estão usando para adquirir clientes, como por exemplo: Vender para os seguidores do Instagram de seu ecommerce, vender com anúncios no Google, com anúncios no Facebook e Instagram, e usando técnicas avançadas de SEO.

Erros de Dropshipping Para Não Cometer em 2024

A seguir estão alguns erros comuns que devem ser evitados quando você for escolher seus produtos para vender usando dropshipping:

Não escolha produtos baseando-se somente em seus gostos e desgostos: Sempre baseie sua decisão de produto em fatos, pesquisas, avaliação e validação da demanda do mercado e o nicho em que vai atuar;

Não venda produtos falsificados ou réplicas: Isso é ilegal na maioria dos países! Evite este tipo de produtos para evitar problemas graves. Somente use produtos de dropshipping de fornecedores confiáveis. Nada de vender Tênis da Nike falsificado na sua loja de dropshipping!

Não seja uma Maria vai com as outras do dropshipping: “Se todo mundo está vendendo, eu também devo aproveitar para vender também”. Não caia nessa furada! O mercado de produtos de tendências é tipicamente muito saturado, portanto, haverá altos níveis de concorrência.

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Conclusão – O Dropshipping é Legal em 2024?

Sim! O dropshipping é legal. No Brasil o dropshipping acontece diariamente, e você é usuário desta prática, caso faça compras online em sites como Shoptime, Ponto Frio, Walmart,etc.

Na prática, o dropshipping se enquadra em intermediação de negócios, uma vez que, quem faz o dropshipping  presta o serviço de encontrar e oferecer o produto de um fornecedor para o cliente final.

Pelo mundo afora, milhares de pessoas ganham a vida com um laptop à frente, em casa ou em qualquer lugar do mundo com internet, intermediando vendas.

Perguntas Frequentes Sobre Dropshipping

O que é Dropshipping?

O Dropshipping é um modelo de negócios online que permite que uma empresa opere sem precisar de estoque, sem precisar de um depósito para armazenar seus produtos ou até mesmo ter que enviar os produtos para os clientes. O fornecedor parceiro cuida de todas estas etapas.

Como Funciona o Dropshipping?

É assim que o dropshipping funciona na prática:
O cliente final compra um produto em uma loja online do varejista;
O varejista encaminha automaticamente ou manualmente os detalhes do pedido do cliente para o fornecedor de dropshipping;
O fornecedor de dropshiping empacota e envia o pedido diretamente ao cliente em nome do varejista;
O cliente final recebe a mercadoria que comprou do varejista, sem que o varejista tenha se quer tocado na mercadoria.

Quais as Vantagens do Dropshipping?

O dropshipping tem várias vantagens, como:
É fácil de começar um ecommerce de dropshipping;
Os custos são baixos;
É um modelo de negócios de baixo risco;
Um ecommerce de dropshipping pode ser tocado de qualquer lugar do mundo;
Existem muitos produtos para vender;
Redução de prejuízos com mercadorias danificadas antes de enviar ao cliente.

O Dropshipping é Legal?

O dropshipping se enquadra em intermediação de negócios, uma vez que, quem faz o dropshipping  presta o serviço de encontrar e oferecer o produto de um fornecedor para o cliente final. Portanto, o dropshipping é legal no Brasil.