KPIs: O que são, Quais os mais importantes e como funcionam

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KPIs

Se você é publicitário e trabalha em uma agência de marketing digital moderna, provavelmente precisa aprender como funcionam KPIs no marketing. Isso é importante pois o tempo em que as ações publicitárias eram medidas em termos subjetivos já acabaram faz tempo. Hoje em dia, com a facilidade da Internet, todas as ações de marketing digital são mensuradas nos mínimos detalhes.

Isso ajuda a entender o que realmente funciona e traz resultados e o que é desnecessário. Ainda que os dados contradigam o que “sempre funcionou” (ou melhor, foi compreendido como se funcionasse), é importante entender não só o que os dados dizem, mas como eles dizem e o que eles estão traduzindo. Somente assim é possível traçar uma estratégia científica para lidar com a campanha de marketing.

E aí, quer entender como funcionam os indicadores de lucratividade ou os KPIs no Marketing? Então siga a leitura!

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O que são KPIs?

KPI é uma sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator. Em português, significa algo como Indicadores Chave de Performance. Ou seja: são métricas vitais para alguma meta em específica, que indicam qual a performance desse projeto.

Por isso, é importante acompanhar as KPIs de marketing sempre que fizer um projeto ou campanha na área, pois isso ajudará a entender quais são os resultados obtidos, o que está funcionando e o que precisa mudar.

Como funcionam KPIs no marketing?

O marketing é uma área ampla e com várias estratégias diferentes. É possível, por exemplo, abrir uma campanha para coletar assinaturas para uma newsletter e, ao mesmo tempo, abri uma campanha de mudança de percepção das pessoas em relação ao branding da marca.

Assim, os KPIs no marketing funcionam de acordo com as campanhas em específico. Por exemplo, uma campanha de vendas de um produto terá KPIs relacionadas a vendas, como o número de visitas no produto, taxa de conversão e de retargeting. Já uma campanha de mudança de percepção da marca incluirá a quantidade de menções positivas nas redes sociais e a porcentagem de menções positivas contra negativas.

O ideal, portanto, é entender qual é o seu objetivo e estabelecer quais são os pontos que levam até esse objetivo. Com base nisso, é possível estabelecer quais são os KPIs mais importantes para você.

Quais KPIs acompanhar?

Apesar de que cada campanha de marketing ter o seu objetivo e seus KPIs, existem alguns que são muito importantes e que devem sempre ser acompanhados pelos gestores de marketing. Veja alguns deles abaixo!

Número de visitantes

O número de visitantes é um indicador de desempenho importante pois dá uma base no qual calcular os outros dados. Ou seja: ele fornece contexto para as informações, o que é essencial ao fazer a análise de resultados.

Leads

Leads são todos os visitantes de uma estratégia de marketing digital que abrem uma comunicação pessoal com a empresa e demonstram interesse de compra. Nem todo lead vira cliente, claro, mas é um bom indicador do material-base para trabalhar as vendas.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um elemento essencial a se acompanhar pois ela determina o quão eficiente é a estratégia de marketing em transformar o fluxo de pessoas em vendas. Quanto maior, melhor.

Origem de tráfego

A origem do tráfego importa pois ela diz muito sobre o público que a empresa está buscando. Uma campanha com múltiplas fontes, por exemplo, é mais estável e tende a ter melhor resultado do que uma que dependa de uma plataforma só.

Menções positivas

Por fim, a quantidade de menções positivas na rede em comparação ao total de menções é essencial pois indica a visão do mercado da sua marca. Por isso, é importante que hajam mais menções positivas do que neutras e negativas.

E aí, agora que você já entendeu como funcionam KPIs no marketing, que tal colocar esse conhecimento em prática para conseguir mais resultados positivos na sua estratégia digital? Lembre-se de que os indicadores não mentem. O máximo que pode acontecer é você interpretá-los erroneamente. Por isso, mantenha o foco no que os dados dizem e saiba como interpretá-los para sempre gerar resultados positivos das suas campanhas.