Business Intelligence (BI): O que é, Importância e Como Funciona

2026

O que é Business Intelligence?

Business intelligence (BI) são as várias estratégias e ferramentas usadas para analisar informações de um negócios.

Os projetos de business intelligence são significativamente mais eficazes quando combinam fontes de dados externas com fontes de dados internas para uma possíveis insighs.

A Business Analytics, também conhecida como análise avançada, é um termo frequentemente usado de forma intercambiável com inteligência de negócios.

No entanto, a business analytics é um subconjunto da BI, uma vez que a Business Intelligence envolve estratégias e ferramentas, enquanto a BA se concentra mais em métodos.

A Business Intelligence é descritiva, enquanto a Business Analytics é mais prescritiva, abordando  problemas ou questões de negócios.

A inteligência competitiva é um subconjunto da inteligência de negócios.

Inteligência competitiva é a coleta de dados, ferramentas e processos para coletar, acessar e analisar dados de negócios sobre os concorrentes.

Inteligência competitiva é freqüentemente usada para monitorar diferenças entre produtos.

[ez-toc]

Por que a Business Intelligence é importante?

Simplificando, a Business Intelligence ajuda as pessoas a tomarem melhores decisões de negócios, mostrando dados atuais e antigos de seus negócios. 

Oferece benchmarks de desempenho para tornar o negócio mais fácil e eficiente. Ela ajuda as pessoas a identificar as tendências do mercado para aumentar as vendas ou a receita.

Usada de forma eficaz, pode até mesmo ajudar nos esforços de conformidade e contratação.

Qualquer aspecto do negócio pode melhorar usando a business intelligence.

A transformação digital criou um influxo maciço de informações e sua velocidade não diminui.

Os dados estão em toda parte, o tempo todo – e agora estão profundamente entrincheirados nos processos de negócios para organizações de todos os tamanhos.

Agora, todos esperam poder acessar e usar novas informações para informar as decisões do dia-a-dia e saciar sua curiosidade de negócios sobre novos caminhos a serem seguidos.

Como business intelligence pode ajudar as empresas:

  • Identifica áreas ou formas para aumentar o lucro
  • Análise do comportamento do cliente
  • Compara dados com empresas concorrentes
  • Acompanhar o desempenho da empresa
  • Otimiza as operações da empresa
  • Prevê o sucesso de novos empreendimentos
  • Identifica as tendências do mercado
  • Identifica quaisquer problemas ou problemas comerciais
[thrive_leads id=’1304′]

O valor da Business Intelligence

Embora grande parte do hype atual seja em torno do big data e da análise avançada (assim como o próximo passo: inteligência artificial e aprendizado de máquina), o BI ainda é relevante por várias razões.

Primeiro, os especialistas dizem que muitas organizações ainda lutam para manipular seus dados e utilizar ferramentas de BI com todo o seu potencial.

Como resultado, Gorman, da Universidade de Dayton, diz que a maioria das organizações tende a ter recursos de BI em vez de uma plataforma corporativa.

“Você pode ter um painel executivo que ofereça algo como preços por região e outro executivo usando uma ferramenta de BI que ofereça desempenho ao fornecedor”, diz ele.

Portanto, essas organizações permanecem focadas no ajuste fino e, em seguida, na maximização de suas iniciativas de BI antes de passarem para recursos de análise mais avançados. 

Gorman diz que essa é uma das razões pelas quais o mercado de ferramentas de BI ainda está crescendo, à medida que as organizações continuam a adicionar recursos em diferentes áreas funcionais para atender à demanda crescente.

De acordo com seu relatório Global Business Intelligence Market 2016-2020 , publicado em janeiro de 2016, a Technavio, empresa global de pesquisa e consultoria de tecnologia, previu que o mercado global de Business Intelligence apresentaria uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de mais de 10% até 2020. 

O estudo diz que a adoção crescente de análise de dados, disponibilidade de dados e implementação de BI são os três principais fatores que impulsionam o mercado.

Em segundo lugar, as organizações continuarão a precisar de um conhecimento preciso de eventos passados ​​e estados atuais.

É por isso que, dizem os especialistas, mesmo que as organizações usem cada vez mais análises avançadas para prever o futuro, elas continuam investindo em suas operações de Business Intelligence.

“Você precisa dos dois, porque precisa saber o que está acontecendo”, diz Howson. “Não importa se posso prever o futuro se não souber o que está acontecendo agora”.

Além disso, as organizações continuarão a precisar de recursos de BI para ajudá-las a validar as análises produzidas por funções de análise mais avançadas, à medida que usam mais esses recursos. 

“Se nós incorporarmos as ferramentas da BA e dissermos para não olhar para os relatórios, apenas mude seu preço ou aumente seu estoque para lá, estamos colocando muita confiança nessas ferramentas da BA”, diz Gorman.

“Nós temos que checá-los, e eu acho que as ferramentas de BI são uma ótima ferramenta para manter os humanos no circuito.” 

Como funciona a Business Intelligence?

As empresas têm dúvidas e objetivos. Para responder a essas perguntas e acompanhar o desempenho dessas metas, elas reúnem os dados necessários, analisam e determinam as ações necessárias para levar o negócio adiante.

Para um exemplo prático, a empresa de serviços financeiros, Charles Schwab, usou a Business Intelligence para obter uma visão abrangente de todas as suas filiais nos Estados Unidos, a fim de compreender os seus desempenho e identificar áreas de oportunidade.

O acesso a uma plataforma central de business intelligence permitiu que a Schwab reunisse todos os dados de suas filiais em uma única visão.

Agora, os gerentes de filiais podem identificar clientes que podem ter uma mudança nos seus investimentos.

E a liderança pode acompanhar se o desempenho de uma região está acima ou abaixo da média e clicar para ver as filiais que estão impulsionando o desempenho daquela região.

Isso leva a mais oportunidades de otimização, além de melhor atendimento ao cliente.

No lado técnico, os dados brutos são coletados da atividade do negócio. Os dados são processados ​​e, em seguida, armazenados um banco de dados.

Depois de armazenado, os usuários podem acessar os dados, iniciando o processo de análise para responder a questões comerciais.

Aplicações de Business Intelligence na empresa

Medição

Muitas ferramentas de business intelligence são usadas em aplicativos de medição. Eles podem receber dados de entrada de sensores, sistemas de CRM, tráfego da Web e muito mais para medir os KPIs.

Por exemplo, as soluções para uma equipe de instalações em uma grande empresa de manufatura podem incluir sensores para medir a temperatura dos principais equipamentos para otimizar os cronogramas de manutenção.

Analytics

Analytics é o estudo de dados para encontrar tendências e insights significativos.

Esta é uma aplicação muito popular de ferramentas de business intelligence, pois permite que as empresas compreendam profundamente seus dados e aumentem seu valor com decisões baseadas em dados adquiridos pela Business Intelligence.

Por exemplo, uma organização de marketing poderia usar a análise para determinar os segmentos de clientes com maior probabilidade de se tornarem novos clientes

Relatórios

A produção de relatórios é uma aplicação padrão de software de business intelligence.

Os produtos de BI agora podem gerar relatórios regulares para áreas internas interessadas, automatizar tarefas para analistas e substituir a necessidade de planilhas e programas de processamento de texto.

Por exemplo, um analista de operações de vendas pode usar a ferramenta para produzir um relatório semanal para seu gerente, detalhando as vendas da semana passada por região geográfica – uma tarefa que precisaria de muito mais esforço para ser executada manualmente.

Com uma ferramenta avançada que gera relatórios, o esforço necessário para criar um relatório desse tipo diminui significativamente.

Em alguns casos, as ferramentas de business intelligence podem automatizar completamente o processo de relatório.

Colaboração

Os recursos de colaboração permitem que os usuários trabalhem em conjunto com os mesmos dados e os mesmos arquivos em tempo real, agora são muito comuns nas modernas plataformas de business intelligence.

A colaboração entre dispositivos continuará a impulsionar o desenvolvimento de novas e aprimoradas ferramentas de business intelligence.

A colaboração em plataformas de BI pode ser importante ao criar novos relatórios ou painéis.

Por exemplo, o CEO de uma empresa de tecnologia pode querer um relatório personalizado ou um painel de dados do grupo foco para um novo produto dentro de 24 horas.

Gerentes de produto, analistas de dados e aqueles que controlam a qualidade dos produtos podem criar simultaneamente suas respectivas seções do relatório ou um painel para concluí-lo no prazo com uma ferramenta de BI colaborativa.

Funções de Business Intelligence

Relatório Corporativo

Uma das principais funções da Business Intelligence é o relatório corporativo, o fornecimento regular dados do negócio relevantes.

Os relatórios podem ter várias formas e podem ser produzidos usando vários métodos.

No entanto, a business intelligence podem automatizar esse processo ou aliviar pontos problemáticos na geração de relatórios, a BI podem melhorar o nível da empresa na produção de relatórios.

PAO

O processamento analítico online (PAO) é uma abordagem para resolver problemas de análise  com várias dimensões.

É um desdobramento do processamento de transações on-line (PTO). O principal valor do PAO é esse aspecto multidimensional, que permite aos usuários analisar os problemas de várias perspectivas.

O PAO pode ser usado para concluir tarefas como análise de dados do CRM, previsão financeira, orçamento e outras.

Analytics

Analytics é o processo de examinar dados e desenhar padrões ou tendências para tomar decisões importantes. Pode ajudar a descobrir padrões escondidos nos dados recolhidos.

O Analytics pode ser descritivo, prescritivo ou previsível. A análise descritiva descreve um conjunto de dados através de medidas de tendência central (média, mediana, moda) e dispersão (alcance, desvio padrão, etc.).

A análise prescritiva é um subconjunto da Business Intelligence que prescreve ações específicas para otimizar os resultados.

Ela determina um curso de ação prudente com base nos dados. Portanto, a análise prescritiva depende da situação e as soluções ou modelos não devem ser generalizados para diferentes casos.

A análise preditiva, também conhecida como análise preditiva ou modelagem preditiva, é o uso de técnicas estatísticas para criar modelos que podem prever eventos futuros ou desconhecidos.

A análise preditiva é uma ferramenta poderosa para prever tendências dentro de um negócio, indústria ou em um nível mais amplo

Coleta de Dados

A coleta de dados é o processo de descobrir padrões em grandes conjuntos de dados e geralmente usar as informações de máquinas, estatísticas e de banco de dados para encontrar esses padrões.

A coleta de dados é um processo chave para o gerenciamento de dados e pré-processamento de dados, pois garante a estruturação adequada dos dados.

Os usuários também podem usar essa coleta de dados para construir modelos para revelar esses padrões ocultos.

Por exemplo, os usuários podem extrair dados do CRM para prever quais leads são mais propensos para a compra um determinado produto.

Coleta de Processos

Coleta de Processos é um sistema de gerenciamento de banco de dados no qual algoritmos avançados são aplicados a conjuntos de dados para revelar padrões nos dados.

A coleta de processos pode ser aplicada a muitos tipos diferentes de dados, incluindo dados estruturados e não estruturados.

Comparação – Benchmarking

Benchmarking é o uso de KPIs da indústria para medirsucesso de um negócio, um projeto ou processo.

É uma atividade chave no ecossistema de BI e amplamente usada no mundo dos negócios para fazer melhorias em um negócio.

Empresa Inteligente

Os itens acima são objetivos ou funções distintas da inteligência comercial, mas o BI é mais valiosa quando seus aplicativos ultrapassam os sistemas tradicionais de suporte à decisão.

O advento da computação e a explosão de dispositivos móveis significam que os usuários de negócios exigem análises a qualquer hora e em qualquer lugar – portanto, a BI móvel tornou-se essencial para o sucesso dos negócios.

Quando uma solução de business intelligence atinge amplamente a estratégia e as operações de uma organização, ela pode usar seus dados, pessoas e ativos corporativos de maneiras que não eram possíveis no passado – ela pode se tornar uma empresa inteligente.

O futuro da Business Intelligence

Howson diz que o Gartner vê uma terceira onda de ruptura no horizonte, algo que a empresa de pesquisa chama de “análise aumentada”, onde o conhecimentos vindo das máquinas é incorporado ao software e orientará os usuários em suas consultas sobre os dados.

“Será BI e análise, e será inteligente”, diz ela.

As combinações incluídas nessas plataformas de software tornarão cada função mais poderosa individualmente e mais valiosa para os empresários que as usam, diz Gorman.

“Alguém vai olhar para relatórios de, por exemplo, as vendas do ano passado – que é BI – mas eles também vão receber previsões sobre as vendas do próximo ano – Business Analytics.

Com isso pode se adicionar a isso uma capacidade “E se”: E se aconteceria  nós fizermos X em vez de Y ”, diz Gorman, explicando que os fabricantes de software estão se mexendo para desenvolver aplicativos que fornecerão essas funções em um único aplicativo.

“Agora, o sistema oferece recomendações de maior valor. Isso torna a tomada de decisões mais eficiente, mais poderosa e mais precisa ”, acrescenta.

E embora a BI permaneça valiosa por si só, Howson diz que as organizações não podem competir se não estiverem indo além do BI e adotando também análises avançadas.

Na verdade, o relatório do Quadrante Mágico da Gartner prevê que, até 2020, as organizações que oferecerem “acesso de usuários a um catálogo de dados internos e externos receberão o dobrarão o valor de seus negócios usando a BA comparando com  aqueles que não a usam”.

Howson acrescenta: “Há necessidade de relatar, mas apenas reportar não é suficiente. Se você está apenas fazendo relatórios, já está atrasado.

A menos que seu relatório seja inteligente e ágil, você está atrasado.

A diferença entre Business Intelligence e Business Analytics

Nos últimos anos, as organizações têm recorrido cada vez mais a soluções avançadas de software para gerenciar cargas de trabalho, manter a lucratividade e garantir a competitividade em seus respectivos setores.

Embora existam várias opções disponíveis, Business Intelligence (BI) e Business Analytics  (BA) são, sem dúvida, as soluções de gerenciamento de dados mais amplamente implementadas no mundo.

Analistas de negócios e compradores de software freqüentemente perguntam quais são as principais diferenças entre business intelligence e business analytics.

A business intelligence está entre as ferramentas de gerenciamento de dados mais valiosas disponíveis.

A BI coleta e analisa dados atuais e acionáveis ​​com o objetivo de fornecer insights para melhorar as operações de negócios.

Você está procurando maneiras de entender melhor suas operações comerciais? Que tal descobrir pontos problemáticos em seus fluxos de trabalho? Que tal analisar conjuntos de dados grandes para obter informações valiosas? Você precisa de uma business intelligence.

A Business Analytics é um filho ou pai (dependendo de quem você pergunta) da categoria de business intelligence. Como o BI, é usada principalmente para analisar dados antigos, mas com a intenção de prever tendências dos negócios.

Geralmente também tem um olhar para melhorias e preparação futuras para a realizar mudanças.

Business Analytics

Assim como o business intelligence, a BA coleta e analisa dados, emprega análise para prever o futuro e gera relatórios ricamente visuais em painéis personalizados.

O objetivo desses recursos é ajudar a identificar e abordar os pontos fracos de uma organização.

É aí que as semelhanças terminam. O software de análise de negócios é usado para explorar e analisar dados antigos e atuais.

Utiliza análise estatística, coleta de dados e análise quantitativa para identificar tendências de negócios anteriores.

Depois que os dados são coletados e analisados, os sistemas de Business Analytics  usam esses dados para modelagem para prever o futuro.

Isso pode prever e, na maioria dos casos, preparar-se para futuros climas de negócios.

Um dos aspectos mais poderosos da BA é o relatório ad-hoc, que permite que as empresas realizem análises de dados específicos em tempo real para responder a perguntas específicas para tomar decisões de negócios mais rápidas.

Com efeito, a análise de negócios usa análise preditiva para resolver problemas antes que eles ocorram.

Se o seu negócio é relativamente novo ou em meio a mudanças significativas, o software de Business Analytics merece sua consideração.

Business Analytics usam dados do passado, informações atuais e tendências projetadas para garantir que sua empresa faça as alterações certas.

BI analytics é a solução se você quer analisar sua empresa, seu mercado e sua indústria com o duplo objetivo de otimizar o desempenho atual e prever tendências de negócios para ajudá-lo a permanecer na competição do mercado no futuro.

Conclusão

Ao comparar a Business Analytics com a Business Intelligence, pode parecer difícil escolher o sistema correto, mas não se preocupe.

Há maneiras simples de determinar a melhor opção e elas se resumem ao que você prioriza no seu processo de tomada de decisão: melhorias atuais ou planejamento futuro.

A maioria das empresas quer uma combinação de sucesso atual e preparação futura. Sozinhas ou juntas, as soluções de business analytics e business intelligence podem ajudá-lo a levar sua empresa para onde você quiser.

[thrive_leads id=’1304′]

Considere ler os nossos seguintes artigos: