Marketing de Nicho: O Que é, Significado, Como Fazer e Exemplos

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Já parou para se perguntar o que significa marketing de nicho?

Toda empresa tem um público-alvo, mas dentro desse público-alvo há subgrupos de pessoas menores.

Eles compartilham certas características e têm necessidades, necessidades e preferências específicas.

Esses subgrupos menores são chamados de nichos e são uma fonte rica de oportunidades de marketing.

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O Que é Marketing de Nicho

O marketing de nicho segue uma ideia bem simples: quanto mais específico for o público, maiores são as chances de a empresa se dedicar a atender às necessidades daquela audiência. Tudo isso pensando nos mínimos detalhes.

O Que Significa Marketing de Nicho?

O marketing de nicho é uma forma de marketing que é voltada para uma população muito específica, ou um nicho específico. O marketing de nicho significa focar os esforços de marketing á um grupo de pessoas específicas. Grupo específico com características semelhantes.

O marketing de nicho é possível quando uma empresa é especializada em um determinado serviço ou atende a um grupo demográfico específico de seu público-alvo. Se a empresa colocar seus esforços de marketing em torno desse subgrupo, esse negócio estará praticando o marketing de nicho.

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Como Fazer Marketing de Nicho?

Com uma estratégia de nicho, você aproveita sua experiência em uma área para se destacar de sua concorrência. Você pode fornecer outros produtos ou serviços e pode atender a um público mais amplo, mas a especialização em uma área ajuda você a diferenciar sua empresa.

O tamanho do nicho de uma empresa em relação ao público-alvo pode variar. Alguns nichos compõem o público-alvo inteiro, enquanto outros formam uma pequena porcentagem. Dependendo do tamanho do nicho, uma estratégia de marketing de nicho pode consistir em qualquer um dos seguintes:

  • definir o público que você considera como ideal por meio de personas;
  • encontrar o nicho em que esse público está presente;
  • pensar em um produto do interesse desse público;
  • elaborar uma maneira de promover esse produto.

Encontrar um nicho pode parecer complicado, mas uma boa forma de evitar toda essa complicação é procurando por problemas dentro de algum dos seus hobbies.

É exatamente por isso que pequenas ou grandes empresas podem usar o marketing de nicho. Tudo que precisa ser feito é encontrar um grupo de pessoas que não teve uma certa necessidade atendida e tentar resolver os seus problemas.

A melhor opção, no entanto, é aquela que mostra alguma possibilidade de escalar o seu negócio no futuro.

Exemplo de Estratégia de Marketing de Nicho

Suponhamos que o público-alvo de um paisagista seja composto por donos de propriedades residenciais, em oposição a proprietários de campos esportivos, escritórios ou apartamentos. Dentro deste público-alvo estão vários tipos de proprietários, com base na região, tipo de bairro, nível de renda e tamanho do gramado.

Um exemplo de um nicho aqui seria donos de propriedades de alto poder aquisitivo, ou donos de propriedades de alto poder aquisitivo que têm plantas orgânicas ou preferem paisagismo ecologicamente correto.

O paisagista fornece serviços básicos de cuidados com o gramado para os proprietários de renda média também, mas seu nicho é proprietários de alto poder aquisitivo. Se houver donos de propriedades com alto poder aquisitivo em quantidade suficiente em sua área, o paisagista poderá só comercializar para esse grupo demográfico.

Caso contrário, ele pode usar o mesmo marketing ue usaria para o nicho de proprietários de alto poder aquisitivo para todos do público-alvo, apresentando um belo gramado em uma imagem para um Facebook ad ou focando seu conteúdo em ser o único paisagista ecológico de sua área.

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Benefícios do Marketing de Nicho

O marketing de nicho não é para todos os negócios, mas se você tiver a oportunidade de focar seu negócio em atender a um nicho específico, há muitos benefícios a serem obtidos.

Os benefícios do marketing de nicho para os negócios são muitos e ainda mais significativos para pequenas e médias empresas. Primeiro, você cria uma relação muito mais próxima com o seu público. Afinal, está satisfazendo uma necessidade para a qual nenhuma outra empresa já tinha trabalhado.

Esse relacionamento próximo aumenta o engajamento do público e a força da divulgação orgânica do seu negócio. O cliente de nicho bem atendido vai propagar a sua marca para pessoas que compartilham das mesmas necessidades que ele.

Nesse dominó de benefícios, a próxima peça é o custo de divulgação. Com maior segmentação e engajamento do público, é possível fazer investimentos cirúrgicos, mídia segmentada e definição de praças que irão tornar a conta bem mais atraente. E com resultados proporcionais muito maiores.

1.     Relacionamentos Aprimorados Com o Cliente

O marketing de nicho tem como alvo um tipo muito específico de cliente, portanto, dependendo do que você está promovendo, seu nicho de mercado pode ser muito pequeno. Por exemplo, se você é fisioterapeuta especializado em mulheres grávidas, há apenas algumas poucas mulheres grávidas que podem estar procurando fisioterapia.

Uma pequena base de clientes tem seus benefícios. Quando você está envolvido com menos pessoas, você pode se concentrar na qualidade desses compromissos e em nutrir seus relacionamentos. Seus e-mails podem ser mais personalizados, seus acompanhamentos mais diligentes e seus agradecimentos mais frequentes.

Você também pode acomodar solicitações especiais, oferecer serviços personalizados e conhecer seus clientes em um nível mais individual. Cada uma dessas práticas permitirá que você atenda melhor seus clientes, aprimorando ainda mais seu relacionamento com eles e solidificando sua lealdade a você.

No entanto, se você tem um pequeno nicho, tenha cuidado para não colocar seus esforços de marketing em uma armadilha. Se o seu nicho é apenas uma pequena parte do seu público-alvo, certifique-se de que seus esforços de marketing com seu nicho estão aumentando seu faturamento, e não prejudicando seu negócio. Essa é uma das muitas considerações importantes a serem feitas ao se formar uma estratégia de nicho de mercado.

2.     Competição Reduzida

Quando você tem um produto ou serviço altamente específico, haverá menos empresas com a mesma oferta. Por exemplo, existem milhões de empresas que vendem facas. Há menos empresas que vendem facas com cabos de madeira feitos à mão, e ainda menos que oferecem facas personalizadas com suas iniciais nelas. Quanto mais específico for seu produto ou serviço, menos empresas haverá para competir com você pelos clientes, e mais difícil será duplicar suas estratégias.

Embora seja importante que as empresas tenham concorrentes, a concorrência reduzida não é necessariamente uma coisa ruim.

Quanto menos concorrentes você tiver, menos terá que se preocupar em monitorar preços e acompanhar o que seus competidores estão fazendo.

Ao mesmo tempo, quanto mais específico for o produto, menos pessoas estarão procurando por ele. A concorrência reduzida é apenas um benefício do marketing de nicho quando há uma audiência significativa para competir.

Se seus concorrentes não estão focando em um nicho porque não conseguem atender às necessidades específicas deles, isso é uma ótima notícia para você. Se os competidores não estiverem focando esse mercado porque não é lucrativo, talvez você não vai conseguir ganhar muito dinheiro focando nesse nicho.

3.     Maior Visibilidade

O aumento da visibilidade é um benefício do marketing de nicho que não apenas leva a mais clientes, mas também pode melhorar sua presença online.

As empresas que atendem a um nicho de mercado tendem a ser únicas, como uma empresa de limpeza que só usa produtos de limpeza naturais, uma padaria sem glúten ou um paisagista que cria padrões interessantes de corte de grama.

Empresas com um produto ou serviço exclusivo tendem a se destacar e, muitas vezes, são destaque em meios de comunicação, como talk shows, estações de rádio ou jornais.

Com marketing de nicho especialmente, colocar o produto certo na frente das pessoas certas é mais importante do que colocar seu produto na frente de muitas pessoas.

No entanto,  usar os meios de comunicação para colocar seu produto na frente de mutias pessoas também tem seus benefícios. Quanto mais pessoas souberem da sua empresa, mais pessoas recomendarão seu produto para pessoas que atendem ao perfil de seu nicho.

4.     Crescimento do Marketing de Boca a Boca

Outro benefício do marketing de nicho é que ele é muito amigável ao marketing de boca a boca. As pessoas em um nicho tendem a estar em contato freqüente com outras pessoas nesse nicho, o que significa mais oportunidades de divulgar seu negócio.

Um bom exemplo de marketing de nicho e sua amplitude são mulheres grávidas… Mulheres grávidas frequentam programas de fitness pré-natal, fazem aulas de educação infantil e compram em lojas de roupas de maternidade, onde encontram muitas outras mães grávidas.

Se você é um instrutor de yoga pré-natal, seus clientes atuais serão alguns dos seus melhores profissionais de marketing. Quanto melhor você atendê-los, mais provável é que eles recomendem, e talvez até mesmo elogiem, seus serviços para as muitas outras mulheres grávidas.

5.     Expertise Aprimorada Em Sua Área

O marketing de nicho exige uma prática mais concentrada em uma área,  e por isso, você realmente tem chances de aperfeiçoar sua experiência em um período de tempo mais curto. O benefício do marketing de nicho é que ele permite que você se torne um especialista ou líder de pensamento em seu nicho.

Para a maioria dos clientes, a especialização é mais importante que o tamanho ou o nome da marca. Um pequeno escritório de advocacia especializado em imigração tem mais chances de ser escolhido pelos clientes que procuram serviços de imigração em comparação a um escritório maior sem especializações.

Quando se trata de serviços legais, financeiros ou de saúde, as pessoas geralmente escolhem as empresas que tem mais conhecimento e experiência em sua área de preocupação.

Quando você é um especialista em alguma coisa, não apenas obtém mais confiança do cliente, como também ganha mais reconhecimento da marca. Se você fizer tudo, você será mediano em tudo e se misturará à multidão… Será só mais um.

Mas se você é realmente bom em uma coisa específica, você vai se destacar. Você pode até ser conhecido por essa coisa específica. Isso não diminui os outros serviços que você fornece. A chave aqui é que você se torne conhecido. As pessoas podem conhecer seus negócios por causa de uma especialidade que você oferece, mesmo que eles estejam procurando um serviço diferente que você forneça.

6.     Menos recursos

Uma parte importante do marketing digital eficaz é identificar e compreender seu público, o que requer um investimento de tempo e dinheiro em ferramentas de dados e de análise. O benefício do marketing de nicho é que, como você está confinado a uma pessoa específica e a uma necessidade específica, é necessário menos foco em investigar seus dados para entender e acompanhar suas necessidades. Você também não ficará fazendo varias tentativas e erros que também podem ser bem caros.

Outro benefício de baixo custo do marketing de nicho vem da segmentação de audiência. Empresas com um público amplo terão vários segmentos nesse público. Conteúdo bem-sucedido, anúncios e canais de comunicação terão uma aparência diferente para cada segmento, e o fornecimento de seus métodos para cada segmento exige mais esforço.

Quando você atende apenas um grupo demográfico, você tem menos trabalho a fazer. Você também pode operar com mais facilidade e dar toda a sua atenção a essa área.

7.     Mais Diversão

As empresas nem sempre escolhem seu nicho desde o começo. Muitas vezes, eles acidentalmente encontram seu nicho no processo de servir seu público-alvo. Um fotógrafo cujo público-alvo são pessoas (em oposição a paisagens ou animais) pode descobrir que ele é especialmente bom em fotos de crianças.

Um paisagista pode descobrir que ele gosta particularmente de trabalhar em ambientes de pequeno pote. Um consultor financeiro pode achar que ele trabalha melhor com os professores. O benefício do marketing de nicho é que, o seu nicho surge de seus interesses, paixões ou habilidades especiais, no final das contas, você estará fazendo mais do que você ama.

Conclusão – Você deve usar o marketing de nicho?

Se o seu negócio serve apenas o seu nicho, ou um nicho entre outros públicos, o objetivo do marketing de nicho é o mesmo. Você quer encontrar uma pequena lagoa em que você vai ser um grande peixe. Se você competir por tudo, você não vai ganhar em nada. No entanto, se você escolher uma área para se concentrar, poderá concentrar seus esforços e destacar-se em seu mercado.

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