WhatsApp Marketing: O Que é, Como Fazer e 4 Super Dicas Para Vender Mais!

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whatsapp marketing

Qual a primeira coisa que vem em mente quando voc√™ escuta ‚ÄúMarketing no WhatsApp‚ÄĚ ou simplesmente Whatsapp Marketing?

Quando você pensa em mídias sociais, sites como o Facebook, Instagram e Twitter logo vêm à mente.

Mas os aplicativos de mensagens realmente alcançaram as redes sociais em termos de usuários (e no Brasil muito provavelmente já passou).

Cada vez mais aplicativos de mensagens estão sendo usados  pelas empresas como ferramenta de marketing.

O l√≠der desse mercado de aplicativos de mensagens √© sem d√ļvidas o Whatsapp! O famoso zap-zap!

Esse tipo de penetração de mercado como o dos aplicativos de mensagens não pode ser ignorado. Mas como você pode efetivamente usar o WhatsApp para o marketing?

Como todas as fronteiras relativamente inexploradas, existem medidas iguais de risco e recompensa para os primeiros adotantes. Este é o nosso guia para o WhatsApp marketing.

O que é o WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo gratuito para celulares que usa a conexão de internet para permitir que você converse com outros usuários do WhatsApp, sem cobrança de SMS.

O aplicativo permite compartilhar arquivos e imagens. O Whatsapp também suporta chamadas de voz e vídeo gratuitas.

Seu suporte a uma ampla gama de telefones tornou-a especialmente popular em √°reas com altas taxas de SMS, incluindo Brasil, M√©xico e Mal√°sia ‚Äď onde mais de 75% da popula√ß√£o usa o WhatsApp.

Na verdade, O Whatsapp é a alternativa mais popular para o SMS em 109 países no mundo.

Apesar de o Facebook adquirir o WhatsApp por $1 bilhão de dólares em fevereiro de 2014, o WhatsApp opera como uma entidade separada do Facebook, e ainda não tem os mesmos recursos de marketing do Facebook Messenger, por exemplo.

Como Usar o WhatsApp para Marketing?

whatsapp marketing como usarO WhatsApp possui vers√Ķes para iPhone, Android, Windows phone. O aplicativo tamb√©m tem vers√Ķes para computadores Mac ou Windows, mas √© necess√°rio instal√°-lo primeiro no seu celular, pois cada conta do WhatsApp √© vinculada diretamente a um √ļnico n√ļmero de telefone.

Depois de baixar e instalar o aplicativo, voc√™ precisa confirmar seu pa√≠s e digitar seu n√ļmero de telefone.

Para configurar seu perfil do Whatsapp, voc√™ pode importar suas informa√ß√Ķes do Facebook com um √ļnico clique ou adicionar manualmente uma imagem e adicionar um nome de perfil (que voc√™ pode alterar depois, caso queira).

O WhatsApp usa os n√ļmeros de telefone da lista de contatos do seu telefone para mostrar um diret√≥rio atualizado de usu√°rios do WhatsApp que voc√™ j√° conhece.

Qualquer pessoa que tenha seu n√ļmero de telefone no em sua lista de contatos do celular lhe ver√° no WhatsApp automaticamente, a menos que voc√™ altere suas configura√ß√Ķes de privacidade.

Existem três maneiras básicas de compartilhar mensagens, fotos e vídeos usando o WhatsApp:

Bate papo particular do WhatsApp

Como outros programas de bate-papo, você pode bater papo diretamente com outro usuário que esteja na lista de contatos do seu telefone. Você também pode fazer chamadas de vídeo, ou enviar mensagens de áudio.

Listas de Transmiss√£o do WhatsApp

whatsapp marketing lista de transmissaoQuando voc√™ envia uma mensagem para uma lista de tranmiss√£o, ela √© direcionada para qualquer pessoa na lista que tenha seu n√ļmero salvo no cat√°logo de endere√ßos de seus telefones.

Os contatos verão a mensagem como uma mensagem normal. Se eles te responderem, aparecerá como uma mensagem normal de um para um na sua tela de bate-papos, e essa resposta não será enviada para ninguém mais da lista de transmissão, somente para o dono da lista de transmissão. As listas de tranmissão estão limitadas a 256 contatos.

Grupos do WhatsApp

Os bate-papos de grupo de WhatsApp permitem que você envie mensagens para até 256 pessoas ao mesmo tempo, compartilhando mensagens, fotos e vídeos. Todos no chat em grupo podem escrever, mandar audio, etc e também ver as respostas de todos os outros.

Por que Usar o WhatsApp como Ferramenta de Marketing em 202?

A melhor raz√£o para usar o WhatsApp para os neg√≥cios √© que muitos de seus clientes provavelmente j√° est√£o usando. Mais de 60 bilh√Ķes de mensagens s√£o enviadas pelo WhatsApp todos os dias.

Surpreendentemente, os usuários do WhatsApp e serviços similares estão dispostos a se comunicar-se com as empresas pelo aplicativo.

De acordo com a Pesquisa de Mensagens do Facebook, 67% dos usuários de aplicativos de mensagens móveis disseram que esperam usar mais o bate-papo para se comunicar com as empresas nos próximos dois anos.

Além disso, 53% dos entrevistados dizem que têm mais chances de comprar com uma empresa que ele podem enviar mensagens diretamente para comunicar-se.

Se seus clientes e clientes em potencial são jovens, é mais provável que eles se sintam à vontade usando aplicativos de mensagens para a comunicação diária deles.

Um estudo do Pew Research Center (Realizado em 2016) mostra que 42% dos usuários de smartphones entre 18 e 29 anos usam aplicativos de mensagens como o WhatsApp, em comparação com apenas 19% dos proprietários de smartphones com 50 anos ou mais.

Além disso, aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm taxas de engajamento incríveis: 98% das mensagens móveis são abertas e lidas, com 60% delas sendo abertas em três minutos após o recebimento.

O WhatsApp pode j√° ser um meio importante para o seu p√ļblico compartilhar conte√ļdo e fazer marketing via ‚ÄúDark Socials‚ÄĚ – um termo para descrever quando as pessoas compartilham conte√ļdo atrav√©s de canais privados, como e-mail ou aplicativos de bate-papo como o WhatsApp, em oposi√ß√£o a mais redes p√ļblicas como o Facebook, Instagram ou Twitter.

Na verdade, uma grande maioria dos compartilhamentos online, 84%, agora ocorre em canais privados, como aplicativos de mensagens, por isso, mesmo que você não use o WhatsApp para fazer marketing de sua empresa, é provável que seus clientes em potencial estejam usando o WhatsApp para compartilhar ofertas com seus amigos.

WhatsApp Marketing em 2020: Estratégias e Exemplos

Como o WhatsApp n√£o vende espa√ßo publicit√°rio ou possui nenhum recurso espec√≠fico de neg√≥cios (ainda… Mal posso esperar para quando tiver!), voc√™ precisa ser inovador em sua abordagem de marketing.

Existem algumas limita√ß√Ķes que voc√™ precisa abordar ao desenvolver sua estrat√©gia de marketing para o WhatsApp.

Em primeiro lugar, n√£o existe uma conta comercial, portanto, se a sua marca estiver criando uma conta, ela ter√° as mesmas limita√ß√Ķes que qualquer outro usu√°rio.

Como cada conta do WhatsApp √© vinculada diretamente a um √ļnico n√ļmero de celular, e voc√™ s√≥ pode enviar mensagens com at√© 256 usu√°rios do WhatsApp de uma s√≥ vez, n√£o √© uma boa op√ß√£o para o marketing de grande escala (de um para muitos).

Portanto, suas chances de sucesso no WhatsApp marketing s√£o maiores quando voc√™ usa essas limita√ß√Ķes a seu favor.

Lembre-se de que, como outros serviços de mensagens para celular, parte do poder do WhatsApp é que ele está ligado a nossos telefones, que tendem a ser objetos mais pessoais do que nossos computadores.

Nós não compartilhamos nossos celulares e os levamos para todos os lugares.

Portanto, quaisquer campanhas de marketing de  WhatsApp que você abordar devem refletir (e respeitar) o aspecto pessoal do aplicativo.

√Č no WhatsApp que os consumidores interagem com os amigos, por isso a confian√ßa e a criatividade s√£o fundamentais para o sucesso de suas campanhas de marketing.

N√£o surpreendentemente, alguns dos melhores exemplos de campanhas eficazes do WhatsApp v√™m de regi√Ķes com maior penetra√ß√£o, incluindo o Brasil e a Argentina.

Aqui est√£o alguns exemplos de marcas que causaram impacto usando o WhatsApp marketing.

Hellmann’s e o Marketing no Whatsapp

A Hellmann’s no Brasil queria inspirar as pessoas a pensarem na maionese como ingrediente culin√°rio, n√£o apenas como condimento.

Ent√£o, eles convidaram os visitantes do site a enviarem seus n√ļmeros de telefone junto com uma foto do conte√ļdo da geladeira.

Eles foram então conectados através do WhatsApp com chefs reais, que criaram uma receita usando Hellmann e os outros ingredientes em sua geladeira.

Os chefs ensinaram aos usuários como preparar a refeição por meio de fotos, vídeos e outros recursos do WhatsApp. Uma belíssima campanha de WhatsApp marketing.

Os resultados? Um total de 13.000 participantes passou uma média de 65 minutos interagindo com a marca, e 99,5% deles aprovaram o serviço.

A marca ficou t√£o feliz com os resultados da campanha brasileira, que a distribuiu a mesma campanha de marketing para WhatsApp para Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Confira o vídeo da campanha da Hellmann’s abaixo:

Crie uma Personalidade para Sua Marca Interagir e Fazer Marketing com os Usu√°rios do WhatsApp

Quando a Absolut Vodka lançou sua coleção de garrafas Absolut Unique da Limited Edition na Argentina, o WhatsApp era o lugar perfeito para tentar criar um hype para o lançamento do marca, já que 84% dos usuários de celulares do país estavam no aplicativo no momento.

Para o lan√ßamento, decidiram organizar uma festa muito exclusiva da Absolut. Por√©m eles s√≥ disponibilizaram dois convites ao p√ļblico. Qualquer um que quisesse ganhar esses ingressos teria que usar o WhatsApp para contatar um seguran√ßa imagin√°rio chamado Sven e convenc√™-lo a deix√°-los ir na festa de lan√ßamento.

Mais de 10000 pessoas entraram em contato com o Sven e tentaram convencê-lo! Confira o video da campanha da Absolut abaixo:

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Ferramentas de Marketing para WhatsApp em 2020

whatsapp marketing ferramentasO WhatsApp lan√ßou um aplicativo de neg√≥cios (WhatsApp Business) que, segundo eles, foi “constru√≠do pensando no pequeno empres√°rio”.

Ele permite que as empresas interajam facilmente com os clientes usando ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

Por exemplo, voc√™ pode salvar e reutilizar mensagens enviadas com freq√ľ√™ncia e usar essas “respostas r√°pidas” para responder a perguntas comuns com mais efici√™ncia.

Você também pode definir uma mensagem ausente quando não puder responder imediatamente para que seus clientes saibam quando esperar uma resposta.

Uma mensagem de saudação também pode ser configurada para receber os clientes da sua empresa.

Como o WhatsApp não oferece ferramentas de negócios nem uma API, as campanhas segmentadas em pequena escala, como os exemplos acima, são a melhor estratégia.

Para come√ßar a interagir com as pessoas, voc√™ precisa que elas adicionem seu n√ļmero √† lista de contatos de seu telefone.

O WhatsApp fornece uma maneira de adicionar um link de clique para bate-papo ao seu website, assinatura de e-mail ou páginas de mídia social que facilitam a conversa das pessoas com sua marca.

Lembre-se de que a expectativa nas mensagens √© de respostas quase instant√Ęneas, portanto, verifique se voc√™ tem os recursos para gerenciar os bate-papos ou limite sua disponibilidade a janelas de tempo espec√≠ficas para seus clientes n√£o ficarem chateados esperando suas respostas por muito tempo.

Existem ferramentas e serviços de marketing do WhatsApp de terceiros que oferecem várias contas e grupos do WhatsApp para profissionais de marketing.

Mas usá-los pode fazer com que você seja bloqueado temporariamente ou banido totalmente do aplicativo.

Além disso, enviar mensagens em massa neste tipo de ambiente (mais privado onde pessoas conversam com seus amigos) pode causar muitos danos à sua marca. Muitas vezes, danos irreparáveis.

Funcionalidades do WhatsApp Business

Perfil Empresarial

Voc√™ pode inserir informa√ß√Ķes essenciais do seu neg√≥cio, como:

  • Endere√ßo
  • Email profissional
  • Hor√°rios de funcionamento
  • Endere√ßo de seu Website

Esse perfil aparecerá como um perfil verificado, e a ideia é que no futuro haja uma forma de encontrá-lo em um campo de busca, tal qual nas demais redes sociais.

Seu perfil é um cartão de visitas para os seus clientes. Então preencha seus dados corretamente para passar uma boa imagem de seu negócio.

Mensagens R√°pidas

No modo business, é permitido utilizar as ferramentas pelo computador para o controle das mensagens enviadas e recebidas.

Assim, é possível gerenciar a comunicação de forma prática e profissional.

Outra vantagem oferecida é o envio de mensagens automáticas enquanto ausente. Lembra do horário de funcionamento do perfil? Há como configurar uma mensagem pronta para o período em que estiver fora do trabalho

Tags do WhatsApp Business

Com elas, voc√™ pode marcar as conversas em categorias ‚ÄĒ como ‚Äúnovo cliente‚ÄĚ, ‚Äúpago‚ÄĚ e ‚Äúpagamento pendente‚ÄĚ ‚ÄĒ ou criar tags personalizadas dependendo do tipo de seu neg√≥cio.

Então, dependendo do seu negócio, você pode categorizar todos os contatos e conversas para deixar claro quais são os tipos de interação e criar um manual de como lidar com cada uma delas.

Métricas do WhatsApp Business

Nenhum marketing digital, estamos sempre falando o desempenho é como suas métricas, uma vez que elas indicam uma performance do seu negócio e como melhorá-la.

E, com o app para neg√≥cios, voc√™ pode enviar alguns dados de leitura e leitura de mensagens, como foram enviados, distribui√ß√Ķes e lidas.

Monitore essas estat√≠sticas e use-as como refer√™ncias para otimizar as suas a√ß√Ķes.

5 Dicas para ter Sucesso no WhatsApp Marketing

1.     Seja Pessoal com o Cliente

O aplicativo é usado principalmente para comunicar-se com familiares e amigos, então ser pessoal é uma das chaves do sucesso de usar o WhatsApp para marketing.

Use sempre o primeiro nome do cliente e caso for enviar mensagens autom√°ticas, escreva uma mensagem mais ‚Äúdescolada‚ÄĚ e n√£o muito ‚Äúcertinha‚ÄĚ.

Porém lembre-se de manter uma atitude profissional e respeitar seu cliente.

2.¬†¬†¬†¬† Crie Conte√ļdo Interativo para Seus Clientes ‚Äď N√£o Envie Somente Propagandas

whatsapp marketing conteudo interativoSe você enviar somente propagandas para seus clientes e contatos, eles rapidamente irão lhe colocar na lista dos contatos chatos.

Os contatos chatos s√£o aqueles contatos que todos os dias enviam aquela mensagens que niguem quer ler. Propagandas ruins, audio chatos, etc.

Tente ser o mais objetivo o possível com suas mensagens de propaganda para não irritar seus contatos e clientes.

Teste diferentes tipos de conte√ļdo e capitalize em cima dos conte√ļdos com melhor resultados

3.     Responda Seus Clientes Rapidamente Quando Usar o WhatsApp para Fazer Marketing

whatsapp marketing responda rapidamenteQuando você recebe um contato ou resposta de uma mensagem que é importante, não é preciso esperar e retornar o quanto antes.

Por esse motivo, o mais interessante √© contar com um aparelho e um n√ļmero exclusivo para uma comunica√ß√£o via WhatsApp.

Você pode ter uma conexão à internet para funcionar, ser possível desabilitar uma rede de telefonia móvel para impedir que uma interação seja atrapalhe uma interação com os consumidores.

4.     Forneça Atendimento ao Cliente Diretamente pelo WhatsApp

Uma forma de estreitar o relacionamento com o seu p√ļblico √© tirar d√ļvidas e promover outros tipos de atendimento por meio do WhatsApp.

Em vez de exigir que o cliente ligue para um SAC e enfrente um tempo de espera, você pode prestar um serviço mais ágil, simples e agradável.

Certifique-se de que o respons√°vel por responder as requisi√ß√Ķes atenda o cliente o mais r√°pido poss√≠vel, sem que isso atrapalhe a qualidade do atendimento.

Essa prontid√£o √© fundamental porque as comunica√ß√Ķes por celular j√° t√™m um car√°ter imediatista ‚ÄĒ e respeitar essa caracter√≠stica ser√° o diferencial para encantar seus clientes.

Vale lembrar que o WhatsApp não tem um sistema de busca como as redes sociais, então apenas os usuários que tiverem o contato da empresa poderão chegar até ela por meio do app.

Conclus√£o – Use o Whatsapp Marketing em 2020!

whatsapp marketing conclusaoEmbora o WhatsApp não seja tão rico em recursos quanto o Facebook Messenger para o marketing, ele está caminhando nessa direção.

Marketeiros que criam campanhas que funcionam a favor, e n√£o contra, as caracter√≠sticas exclusivas do WhatsApp ter√£o uma vantagem indiscut√≠vel. A falta de publicidade e presen√ßa corporativa no WhatsApp significa que quem quem come√ßar a usar o whatsapp marketing primeiro pode realmente se destacar ‚Äď Contanto que fa√ßa as campanhas certas!

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7 COMENT√ĀRIOS

  1. Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Este tipo de conte√ļdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
    Obrigado
    Manuela Silva

  2. Ola.. obrigado por compartilhar esse conteudo… ajuda bastante quem e da area… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e √© sempre bom buscar novas leituras agregando conhecimento.. forte abra√ßo!

    • Ol√° Tiago. Ter at√© tem, Mas s√£o atrav√©s de algumas ferramentas que est√£o come√ßando a ficar relativamente boas e que s√£o relativamente caras. Por conta disso, n√£o recomendamos nenhuma destas ferramentas no momento. J√° testamos v√°rias e nenhuma atendeu a demanda de forma satisfat√≥ria e com um pre√ßo justo.

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