WhatsApp Marketing: O Que é, Como Fazer e 4 Super Dicas Para Vender Mais em 2024

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Qual a primeira coisa que vem em mente quando você escuta “Marketing no WhatsApp” ou simplesmente Whatsapp Marketing?

Quando você pensa em mídias sociais, sites como o Facebook, Instagram e Twitter logo vêm à mente.

Mas os aplicativos de mensagens realmente alcançaram as redes sociais em termos de usuários (e no Brasil muito provavelmente já passou).

Cada vez mais aplicativos de mensagens estão sendo usados  pelas empresas como ferramenta de marketing.

O líder desse mercado de aplicativos de mensagens é sem dúvidas o Whatsapp! O famoso zap-zap!

Esse tipo de penetração de mercado como o dos aplicativos de mensagens não pode ser ignorado. Mas como você pode efetivamente usar o WhatsApp para o marketing?

Como todas as fronteiras relativamente inexploradas, existem medidas iguais de risco e recompensa para os primeiros adotantes. Este é o nosso guia para o WhatsApp marketing.

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O que é o WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo gratuito para celulares que usa a conexão de internet para permitir que você converse com outros usuários do WhatsApp, sem cobrança de SMS.

O aplicativo permite compartilhar arquivos e imagens. O Whatsapp também suporta chamadas de voz e vídeo gratuitas.

Seu suporte a uma ampla gama de telefones tornou-a especialmente popular em áreas com altas taxas de SMS, incluindo Brasil, México e Malásia – onde mais de 75% da população usa o WhatsApp.

Na verdade, O Whatsapp é a alternativa mais popular para o SMS em 109 países no mundo.

Apesar de o Facebook adquirir o WhatsApp por $1 bilhão de dólares em fevereiro de 2014, o WhatsApp opera como uma entidade separada do Facebook, e ainda não tem os mesmos recursos de marketing do Facebook Messenger, por exemplo.

Como Usar o WhatsApp para Marketing?

O WhatsApp possui versões para iPhone, Android, Windows phone. O aplicativo também tem versões para computadores Mac ou Windows, mas é necessário instalá-lo primeiro no seu celular, pois cada conta do WhatsApp é vinculada diretamente a um único número de telefone.

Depois de baixar e instalar o aplicativo, você precisa confirmar seu país e digitar seu número de telefone.

Para configurar seu perfil do Whatsapp, você pode importar suas informações do Facebook com um único clique ou adicionar manualmente uma imagem e adicionar um nome de perfil (que você pode alterar depois, caso queira).

O WhatsApp usa os números de telefone da lista de contatos do seu telefone para mostrar um diretório atualizado de usuários do WhatsApp que você já conhece.

Qualquer pessoa que tenha seu número de telefone no em sua lista de contatos do celular lhe verá no WhatsApp automaticamente, a menos que você altere suas configurações de privacidade.

Existem três maneiras básicas de compartilhar mensagens, fotos e vídeos usando o WhatsApp:

Bate papo particular do WhatsApp

Como outros programas de bate-papo, você pode bater papo diretamente com outro usuário que esteja na lista de contatos do seu telefone. Você também pode fazer chamadas de vídeo, ou enviar mensagens de áudio.

Listas de Transmissão do WhatsApp

Quando você envia uma mensagem para uma lista de tranmissão, ela é direcionada para qualquer pessoa na lista que tenha seu número salvo no catálogo de endereços de seus telefones.

Os contatos verão a mensagem como uma mensagem normal. Se eles te responderem, aparecerá como uma mensagem normal de um para um na sua tela de bate-papos, e essa resposta não será enviada para ninguém mais da lista de transmissão, somente para o dono da lista de transmissão. As listas de tranmissão estão limitadas a 256 contatos.

Grupos do WhatsApp

Os bate-papos de grupo de WhatsApp permitem que você envie mensagens para até 256 pessoas ao mesmo tempo, compartilhando mensagens, fotos e vídeos. Todos no chat em grupo podem escrever, mandar audio, etc e também ver as respostas de todos os outros.

Por que Usar o WhatsApp como Ferramenta de Marketing em 202?

A melhor razão para usar o WhatsApp para os negócios é que muitos de seus clientes provavelmente já estão usando. Mais de 60 bilhões de mensagens são enviadas pelo WhatsApp todos os dias.

Surpreendentemente, os usuários do WhatsApp e serviços similares estão dispostos a se comunicar-se com as empresas pelo aplicativo.

De acordo com a Pesquisa de Mensagens do Facebook, 67% dos usuários de aplicativos de mensagens móveis disseram que esperam usar mais o bate-papo para se comunicar com as empresas nos próximos dois anos.

Além disso, 53% dos entrevistados dizem que têm mais chances de comprar com uma empresa que ele podem enviar mensagens diretamente para comunicar-se.

Se seus clientes e clientes em potencial são jovens, é mais provável que eles se sintam à vontade usando aplicativos de mensagens para a comunicação diária deles.

Um estudo do Pew Research Center (Realizado em 2016) mostra que 42% dos usuários de smartphones entre 18 e 29 anos usam aplicativos de mensagens como o WhatsApp, em comparação com apenas 19% dos proprietários de smartphones com 50 anos ou mais.

Além disso, aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm taxas de engajamento incríveis: 98% das mensagens móveis são abertas e lidas, com 60% delas sendo abertas em três minutos após o recebimento.

O WhatsApp pode já ser um meio importante para o seu público compartilhar conteúdo e fazer marketing via “Dark Socials” – um termo para descrever quando as pessoas compartilham conteúdo através de canais privados, como e-mail ou aplicativos de bate-papo como o WhatsApp, em oposição a mais redes públicas como o Facebook, Instagram ou Twitter.

Na verdade, uma grande maioria dos compartilhamentos online, 84%, agora ocorre em canais privados, como aplicativos de mensagens, por isso, mesmo que você não use o WhatsApp para fazer marketing de sua empresa, é provável que seus clientes em potencial estejam usando o WhatsApp para compartilhar ofertas com seus amigos.

WhatsApp Marketing em 2024: Estratégias e Exemplos

Como o WhatsApp não vende espaço publicitário ou possui nenhum recurso específico de negócios (ainda… Mal posso esperar para quando tiver!), você precisa ser inovador em sua abordagem de marketing.

Existem algumas limitações que você precisa abordar ao desenvolver sua estratégia de marketing para o WhatsApp.

Em primeiro lugar, não existe uma conta comercial, portanto, se a sua marca estiver criando uma conta, ela terá as mesmas limitações que qualquer outro usuário.

Como cada conta do WhatsApp é vinculada diretamente a um único número de celular, e você só pode enviar mensagens com até 256 usuários do WhatsApp de uma só vez, não é uma boa opção para o marketing de grande escala (de um para muitos).

Portanto, suas chances de sucesso no WhatsApp marketing são maiores quando você usa essas limitações a seu favor.

Lembre-se de que, como outros serviços de mensagens para celular, parte do poder do WhatsApp é que ele está ligado a nossos telefones, que tendem a ser objetos mais pessoais do que nossos computadores.

Nós não compartilhamos nossos celulares e os levamos para todos os lugares.

Portanto, quaisquer campanhas de marketing de  WhatsApp que você abordar devem refletir (e respeitar) o aspecto pessoal do aplicativo.

É no WhatsApp que os consumidores interagem com os amigos, por isso a confiança e a criatividade são fundamentais para o sucesso de suas campanhas de marketing.

Não surpreendentemente, alguns dos melhores exemplos de campanhas eficazes do WhatsApp vêm de regiões com maior penetração, incluindo o Brasil e a Argentina.

Aqui estão alguns exemplos de marcas que causaram impacto usando o WhatsApp marketing.

Hellmann’s e o Marketing no Whatsapp

A Hellmann’s no Brasil queria inspirar as pessoas a pensarem na maionese como ingrediente culinário, não apenas como condimento.

Então, eles convidaram os visitantes do site a enviarem seus números de telefone junto com uma foto do conteúdo da geladeira.

Eles foram então conectados através do WhatsApp com chefs reais, que criaram uma receita usando Hellmann e os outros ingredientes em sua geladeira.

Os chefs ensinaram aos usuários como preparar a refeição por meio de fotos, vídeos e outros recursos do WhatsApp. Uma belíssima campanha de WhatsApp marketing.

Os resultados? Um total de 13.000 participantes passou uma média de 65 minutos interagindo com a marca, e 99,5% deles aprovaram o serviço.

A marca ficou tão feliz com os resultados da campanha brasileira, que a distribuiu a mesma campanha de marketing para WhatsApp para Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Confira o vídeo da campanha da Hellmann’s abaixo:

Crie uma Personalidade para Sua Marca Interagir e Fazer Marketing com os Usuários do WhatsApp

Quando a Absolut Vodka lançou sua coleção de garrafas Absolut Unique da Limited Edition na Argentina, o WhatsApp era o lugar perfeito para tentar criar um hype para o lançamento do marca, já que 84% dos usuários de celulares do país estavam no aplicativo no momento.

Para o lançamento, decidiram organizar uma festa muito exclusiva da Absolut. Porém eles só disponibilizaram dois convites ao público. Qualquer um que quisesse ganhar esses ingressos teria que usar o WhatsApp para contatar um segurança imaginário chamado Sven e convencê-lo a deixá-los ir na festa de lançamento.

Mais de 10000 pessoas entraram em contato com o Sven e tentaram convencê-lo! Confira o video da campanha da Absolut abaixo:

Ferramentas de Marketing para WhatsApp em 2024

O WhatsApp lançou um aplicativo de negócios (WhatsApp Business) que, segundo eles, foi “construído pensando no pequeno empresário”.

Ele permite que as empresas interajam facilmente com os clientes usando ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

Por exemplo, você pode salvar e reutilizar mensagens enviadas com freqüência e usar essas “respostas rápidas” para responder a perguntas comuns com mais eficiência.

Você também pode definir uma mensagem ausente quando não puder responder imediatamente para que seus clientes saibam quando esperar uma resposta.

Uma mensagem de saudação também pode ser configurada para receber os clientes da sua empresa.

Como o WhatsApp não oferece ferramentas de negócios nem uma API, as campanhas segmentadas em pequena escala, como os exemplos acima, são a melhor estratégia.

Para começar a interagir com as pessoas, você precisa que elas adicionem seu número à lista de contatos de seu telefone.

O WhatsApp fornece uma maneira de adicionar um link de clique para bate-papo ao seu website, assinatura de e-mail ou páginas de mídia social que facilitam a conversa das pessoas com sua marca.

Lembre-se de que a expectativa nas mensagens é de respostas quase instantâneas, portanto, verifique se você tem os recursos para gerenciar os bate-papos ou limite sua disponibilidade a janelas de tempo específicas para seus clientes não ficarem chateados esperando suas respostas por muito tempo.

Existem ferramentas e serviços de marketing do WhatsApp de terceiros que oferecem várias contas e grupos do WhatsApp para profissionais de marketing.

Mas usá-los pode fazer com que você seja bloqueado temporariamente ou banido totalmente do aplicativo.

Além disso, enviar mensagens em massa neste tipo de ambiente (mais privado onde pessoas conversam com seus amigos) pode causar muitos danos à sua marca. Muitas vezes, danos irreparáveis.

Funcionalidades do WhatsApp Business

Perfil Empresarial

Você pode inserir informações essenciais do seu negócio, como:

  • Endereço
  • Email profissional
  • Horários de funcionamento
  • Endereço de seu Website

Esse perfil aparecerá como um perfil verificado, e a ideia é que no futuro haja uma forma de encontrá-lo em um campo de busca, tal qual nas demais redes sociais.

Seu perfil é um cartão de visitas para os seus clientes. Então preencha seus dados corretamente para passar uma boa imagem de seu negócio.

Mensagens Rápidas

No modo business, é permitido utilizar as ferramentas pelo computador para o controle das mensagens enviadas e recebidas.

Assim, é possível gerenciar a comunicação de forma prática e profissional.

Outra vantagem oferecida é o envio de mensagens automáticas enquanto ausente. Lembra do horário de funcionamento do perfil? Há como configurar uma mensagem pronta para o período em que estiver fora do trabalho

Tags do WhatsApp Business

Com elas, você pode marcar as conversas em categorias — como “novo cliente”, “pago” e “pagamento pendente” — ou criar tags personalizadas dependendo do tipo de seu negócio.

Então, dependendo do seu negócio, você pode categorizar todos os contatos e conversas para deixar claro quais são os tipos de interação e criar um manual de como lidar com cada uma delas.

Métricas do WhatsApp Business

Nenhum marketing digital, estamos sempre falando o desempenho é como suas métricas, uma vez que elas indicam uma performance do seu negócio e como melhorá-la.

E, com o app para negócios, você pode enviar alguns dados de leitura e leitura de mensagens, como foram enviados, distribuições e lidas.

Monitore essas estatísticas e use-as como referências para otimizar as suas ações.

5 Dicas para ter Sucesso no WhatsApp Marketing

1.     Seja Pessoal com o Cliente

O aplicativo é usado principalmente para comunicar-se com familiares e amigos, então ser pessoal é uma das chaves do sucesso de usar o WhatsApp para marketing.

Use sempre o primeiro nome do cliente e caso for enviar mensagens automáticas, escreva uma mensagem mais “descolada” e não muito “certinha”.

Porém lembre-se de manter uma atitude profissional e respeitar seu cliente.

2.     Crie Conteúdo Interativo para Seus Clientes – Não Envie Somente Propagandas

Se você enviar somente propagandas para seus clientes e contatos, eles rapidamente irão lhe colocar na lista dos contatos chatos.

Os contatos chatos são aqueles contatos que todos os dias enviam aquela mensagens que niguem quer ler. Propagandas ruins, audio chatos, etc.

Tente ser o mais objetivo o possível com suas mensagens de propaganda para não irritar seus contatos e clientes.

Teste diferentes tipos de conteúdo e capitalize em cima dos conteúdos com melhor resultados

3.     Responda Seus Clientes Rapidamente Quando Usar o WhatsApp para Fazer Marketing

Quando você recebe um contato ou resposta de uma mensagem que é importante, não é preciso esperar e retornar o quanto antes.

Por esse motivo, o mais interessante é contar com um aparelho e um número exclusivo para uma comunicação via WhatsApp.

Você pode ter uma conexão à internet para funcionar, ser possível desabilitar uma rede de telefonia móvel para impedir que uma interação seja atrapalhe uma interação com os consumidores.

4.     Forneça Atendimento ao Cliente Diretamente pelo WhatsApp

Uma forma de estreitar o relacionamento com o seu público é tirar dúvidas e promover outros tipos de atendimento por meio do WhatsApp.

Em vez de exigir que o cliente ligue para um SAC e enfrente um tempo de espera, você pode prestar um serviço mais ágil, simples e agradável.

Certifique-se de que o responsável por responder as requisições atenda o cliente o mais rápido possível, sem que isso atrapalhe a qualidade do atendimento.

Essa prontidão é fundamental porque as comunicações por celular já têm um caráter imediatista — e respeitar essa característica será o diferencial para encantar seus clientes.

Vale lembrar que o WhatsApp não tem um sistema de busca como as redes sociais, então apenas os usuários que tiverem o contato da empresa poderão chegar até ela por meio do app.

Conclusão – Use o Whatsapp Marketing em 2024!

Embora o WhatsApp não seja tão rico em recursos quanto o Facebook Messenger para o marketing, ele está caminhando nessa direção.

Marketeiros que criam campanhas que funcionam a favor, e não contra, as características exclusivas do WhatsApp terão uma vantagem indiscutível. A falta de publicidade e presença corporativa no WhatsApp significa que quem quem começar a usar o whatsapp marketing primeiro pode realmente se destacar – Contanto que faça as campanhas certas!

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