Digital Influencer: O que é, Dicas Para se Tornar um e Quanto Ganha em 2024

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O marketing de digital influencers ou influenciadores digitais está crescendo mais rápido do que o próprio marketing digital, de acordo com pesquisa do Quora.

Por isso, não é de surpreender que muitas pessoas estejam agora se esforçando para se tornarem digital influencers digitais em 2024.

Eles estão todos em busca de colher os benefícios advindos de ser um digital influencer.

A mídia social deu às pessoas normais uma oportunidade de construir sua própria marca através do estímulo de engajamento com conteúdo de alto valor de entretenimento.

Esses novos digital influencers são mais identificáveis do que as celebridades tradicionais.

Uma vez que mais pessoas estão se juntando às redes de mídia social todos os dias, as empresas começaram a perceber que podem alavancar essas plataformas para o marketing.

Mas como, exatamente, você se torna um influenciador digital?

Como você se destaca quando mais de 2,7 milhões de posts são publicados no Instagram e 432.000 horas de vídeos enviados para o Youtube todos os dias?

Como chamar a atenção das pessoas com essa quantidade gigantesca de concorrência brigando pela mesma coisa: A atenção das pessoas

Ainda assim, tornar-se um digital influencer é possível. Mas você precisa ter uma estratégia e precisa trabalhar diariamente.

Aqui estão cinco dicas que te ajudarão à influência digital!

[ez-toc]

O Que é um Digital Influencer no Instagram e em Outras Mídias Sociais?

Digital influencer é um perfil de redes sociais que exerce alta influencia sobre seus seguidores. Q

O Digital Influencer estabeleceu credibilidade em um nicho de mercado específico e, por ter acesso a um grande público nessas plataformas, possui a capacidade de influenciar muitos outros usuários, ditar tendências, comportamentos e opiniões, podendo ganhar dinheiro no Instagram ou em outras redes sociais com essa influencia.

Ele, então, usa a sua ascendência sobre os seguidores não apenas para ganhar fama, mas para se tornar o embaixador de marcas que foca no mesmo público que ele atinge.

A influência digital é pautada em três elementos principais:

  • Alcance
  • Relevância
  • Ressonância.

A verdadeira digital influencer deve contribuir para algum tipo de mudança ou efeito mais profundo no consumidor de mídia social.

Quanto Ganha um Digital Influencer?

Em uma pesquisa da Forbes sobre o valor recebido por um digital influencer no mundo foi confirmado que, um influenciador com mais de 7 milhões de seguidores pode ganhar cerca de 150 mil dólares no Instagram, US$ 187 mil no Facebook e até 300 mil dólares no Youtube.

Um grande digital influencer no Brasil, entretanto, ganha, em geral, entre R$ 50 mil e R$ 150 mil por campanha no YouTube. Esta pode incluir, além de menção em vídeo, posts nas redes sociais. Canais menores podem conseguir de R$ 1 mil a R$ 5 mil. De acordo com uma matéria publicada pela Época NEGÓCIOS.

Como Ganhar Dinheiro Como um Digital Influencer? 10 Maneiras

Marcas líderes sabem que é incrível trabalhar com influenciadores de mídia social, e é por isso que o marketing de influenciadores explodiu nos últimos dois anos. Mas como os influenciadores digitais realmente ganham dinheiro?

Para muitos, “influenciar” é seu trabalho de tempo integral e geralmente é composto por algumas funções, incluindo criação de conteúdo, envolvimento da comunidade, fotografia, design, oratória e muito mais. Como é um show em tempo integral, os influenciadores obviamente precisam monetizar suas plataformas e ganhar uma renda.

Aqui, exploramos 10 maneiras pelas quais os influenciadores de mídias sociais podem aproveitar suas habilidades, conhecimentos e influência para ganhar dinheiro com várias fontes de renda.

1. Um Digital Influencer pode Ganhar Dinheiro com Produtos digitais

Uma maneira cada vez mais popular de os influenciadores ganharem dinheiro online é vender infoprodutos, pois são relativamente baratos e fáceis de produzir e podem ser escalados com distribuição online. 

Os infoprodutos podem ser qualquer coisa, desde um e-book, guia de viagem para download ou programa de exercícios online, até um plano de refeições pode ser um infoproduto.

Os produtos digitais dão aos influenciadores a oportunidade de criar algo tangível que eles podem distribuir e vender em sua rede para obter uma renda com seu conhecimento, influência e experiência.  

Outra maneira de os influenciadores ganharem dinheiro com produtos digitais é co-criar conteúdo com as marcas, vendendo espaço publicitário e editorial para elas, ou contratando-as especificamente para criar conteúdo. 

2. Podcasting

O podcasting é outra ótima maneira de os influenciadores distribuírem seu conteúdo, conectar-se com o público em outra plataforma, compartilhar conteúdo de forma conveniente e, finalmente, obter uma receita com a influência e o perfil público.

O podcasting pode ter um custo relativamente baixo de produção, uma vez que você tenha a instalação e o equipamento certos e, como o rádio, possa gerar receita de várias maneiras – o mais popular é cobrar dos assinantes do podcast uma pequena taxa para baixar e ouvir. Ou receber doações dos ouvintes do Podcast.

Muitos influenciadores de redes sociais adotaram essa tendência de marketing e começaram seus próprios podcasts. 

3. Webinários para Ganhar Dinheiro como Influenciador Digital

Como o podcast, os webinários podem ser um modelo de receita econômico para influenciadores e criadores de conteúdo. 

Os webinários podem ser ao vivo ou pré-gravados e compartilhados em plataformas de vídeo, blog e mídia social.

Para ganhar dinheiro com os webinários, os influenciadores podem cobrar dos consumidores o acesso ao conteúdo, colaborar com uma marca para produzir o conteúdo ou usar o formato para vender produtos.

4. Digital Influencers Podem Ganhar Dinheiro como Embaixadores de Marcas

Tornar-se embaixador de marca é outra maneira viável de os influenciadores de mídias sociais ganharem dinheiro. 

As empresas contratam embaixadores de marca para relacionamentos de longo prazo e os pagam com base em retenção de público e vendas. 

É de responsabilidade do influenciador tornar-se um especialista da marca ou produto e transmitir sua parceria com a marca em todos os canais de mídia social.

Normalmente, os embaixadores da marca são empregados pela marca quando eles são naturalmente adequados e se alinham bem à marca e ao mercado-alvo.  

Os embaixadores de marca podem ser grandes influenciadores e celebridades, ou podem ser mais locais, micro-influenciadores , dependendo dos objetivos da campanha e da marca.

5. Publicações patrocinadas pelas mídias sociais

Embora os embaixadores da marca sejam tipicamente parcerias de longo prazo, as postagens patrocinadas nas mídias sociais de digitla influencers são mais uma abordagem inovadora para criar conhecimento e exposição de marca. 

Essa é, de longe, a maneira mais comum de os influenciadores ganharem dinheiro, especialmente quando estão começando.  

Uma publicação de mídia social patrocinada é quando uma marca envolve um influenciador para criar conteúdo com a marca (pode ser uma publicação, duas publicações ou uma série de publicações) e compartilhá-lo com seus seguidores. 

Existem muitas formas de publicação de mídia social patrocinada, desde o compartilhamento do conteúdo de propriedade da marca, desenvolvimento de imagens exclusivas, promoção de um novo produto, lançamento de uma nova marca ou geração de exposição em um novo mercado-alvo.  

6. Publicações patrocinadas no website do Digital Influencer

Na mesma nota, os influenciadores digitais podem monetizar blogs e sites pessoais para colaborar e criar conteúdo de marca. 

Os blogs são ótimos porque são detalhados e permitem que os influenciadores compartilhem informações mais detalhadas com sua comunidade do que as possíveis nas mídias sociais, como análises detalhadas de produtos. 

Além de ajudar os influenciadores a ganhar dinheiro com suas plataformas de criação,, fotografia e distribuição, os blogs também beneficiam as marcas com links de clique que levam os consumidores diretamente aos produtos e serviços.

É importante observar que nem todo o conteúdo do blog deve ser patrocinado ou projetado para vender um produto – um bom influenciador terá uma mistura de conteúdo orgânico e colaborações de marca e será transparente sobre o conteúdo patrocinado.

Cuidado…. quando os influenciadores trabalham para marcas com as quais não estão alinhados, simplesmente porque há dinheiro em cima da mesa, sua credibilidade, autenticidade e relacionamento com seu público podem ser severamente afetados. 

As postagens de blog patrocinadas devem ser realmente adequadas, mesmo quando há incentivo monetário!

7. Influencers Podem Ganhar Dinheiro Vendendo Produtos Físicos

Uma maneira única de gerar receita em colaboração com uma marca é co-criar produtos. 

Vemos esse tipo de monetização de influenciadores em todos os nichos, desde coleções de moda e produtos de beleza de marcas comuns a produtos de alimentação, fitness, viagens e saúde.  

Os influenciadores ganham dinheiro co-criando conteúdo e recebendo uma comissão por todas as vendas ou uma taxa fixa pela parceria no Instagram ou outra rede social(como um programa de embaixador), dependendo do acordo. 

Um modelo baseado em comissão funciona bem para influenciadores, pois permite maximizar potencialmente sua renda se o produto for bem-sucedido e eles não precisam arcar com nenhum custo antecipado! 

8. Marketing de afiliados

Como acordos baseados em comissão, o marketing de afiliados é o local em que um parceiro de referência recebe uma porcentagem de cada venda que fizer.

Essa é uma ótima maneira de garantir que os influenciadores recebam renda por seu trabalho, e também é ótimo para ajudar a acompanhar o sucesso de um envolvimento com influenciadores. 

O marketing de afiliados geralmente é baseado no modelo de pagamento por venda, pagamento por clique ou pagamento por lead.

Para as marcas, é uma boa maneira de medir objetivamente quanta influência um influenciador realmente exerce e, para os influenciadores, é ótimo ganhar uma renda com as marcas e produtos que você geralmente ama, apoia e endossa naturalmente. 

O marketing de afiliados geralmente não será a única fonte de renda de um influenciador, pois não é estável; no entanto, é uma boa maneira de obter renda extra.

9. Fotografia, Redação Publicitária e Direção Criativa

Além de monetizar sua influência nas redes sociais, os influenciadores podem monetizar suas habilidades pessoais, seja fotografia, redação, direção criativa, consultoria estratégica, estilo ou criação de conteúdo. 

Os influenciadores geralmente são criativos experientes em negócios que usaram suas habilidades para criar uma marca pessoal que, em última análise, gera receita. 

Assim, as marcas geralmente trabalham com influenciadores contratando-as como freelancers. Afinal, os influenciadores digitais são criadores de conteúdo profissional e conseguem ganhar dinheiro com isso. Fazer freelance é uma maneira muito boa para conseguir ganhar dinheiro em outras moedas além do real recebendo pagamentos internacionais pelo PayPal

10. Eventos

Os influenciadores também podem ganhar dinheiro hospedando eventos ou fazendo aparições em lojas. 

As marcas podem se unir a influenciadores com públicos semelhantes para chamar mais atenção para um evento ou lançamento de novo produto. 

Os influenciadores tendem a ter ótimas conexões com seus seguidores e podem criar hype adicional em torno dos eventos.

5 Dicas Práticas Para Se Tornar um Digital Influencer

1. Escolha um Nicho Específico – Crie sua Tribo

Não importa quanto conteúdo você crie e compartilhe; se você não tem um nicho de mercado específico, esse conteúdo nunca será visto por pessoas o suficiente para você se tornar um digital influencer.

Você também não pode confiar no crescimento orgânico do público, a menos que você já seja famoso.

Você tem que construir o seu próprio seguimento. Você tem que encontrar pessoas interessadas em sua área de especialização, no nicho em que você quer se tornar um influenciador digital, e realmente se conectar e relacionar-se com as pessoas deste nicho.

Se você está construindo um perfil grande de Instagram, siga as pessoas de seu público alvo para que, se seu perfil e conteúdo forem o que eles querem ver, eles o seguirão de volta.

O mesmo vale para o Facebook, Twitter e Linkedin.

Além do mais, você tem que fazer tudo isso diariamente. Você tem que ser implacável sobre a construção de seus seguidores no Instagram até chegar àquele ponto em que o crescimento orgânico entra em ação; e mesmo assim, eu continuaria ativamente atrás de meu público alvo.

Essa estratégia é usada por praticamente todos os digital influencers que começaram do zero.

2. Compartilhe Conteúdo Muito Relevante Para Seu Público Alvo

Construir uma tribo é relativamente fácil.

No entanto, depois de obter a atenção deles, você precisa se concentrar em mantê-la, e a melhor maneira de fazer isso é compartilhando conteúdo relevante que ressoa com eles.

Há tanta concorrência por sua atenção que você precisa estar fazendo isso diariamente.

Não precisa ser 100% do seu conteúdo também. Você pode organizar e compartilhar bons conteúdos produzidos por outras pessoas desde que sejam relevantes e repercutam em seu público.

No entanto, se você quiser ser reconhecido como um expert em sua área, também terá que produzir seu próprio conteúdo.

Isso pode ser na forma de vídeos, podcasts, memes, blogs, e não se esqueça que você pode adaptar um conteúdo como vídeo, áudio e conteúdo escrito, para aumentar sua produção de conteúdo e drasticamente aumentar seu alcance.

Os artigos de blog são uma ótima maneira de mostrar e compartilhar seus conhecimentos com seu público.

Você pode estar pensando que escrever um blog por dia é demais, mas as estatísticas mostram que os blogs que postam diariamente obtêm cinco vezes a quantidade de tráfego do que os que postam com menos frequência.

Quanto mais conteúdo você criar, mais influência você gerará e mais próximo ficará do status de digital influencer.

3. Promova seu Conteúdo Como um Mestre Do Marketing Para se Tornar um Digital Influencer

Depois de criar seu conteúdo, não o publique em seu blog e espere que as pessoas venham. Confie em mim, eles não vão ir atrás de você!

Seu público só irá até você depois que você se tornar um digital influencer! Até lá, você deve ir atrás de seu público ativamente.

Estamos em uma push economy. Ou seja, você precisa compartilhar seu conteúdo, twittar, promover nos foruns, grupos de facebook, linkedin, etc.

Não adianta compartilhar apenas uma vez. A maioria dos posts / tweets, etc., é vista apenas por uma fração de seu público.

Você terá muita sorte se mais de 10% de seu público vir um post ou tweet específico.

Quando você tem uma tribo grande o suficiente (que você continuará construindo ativamente, né?), seu conteúdo antigo sempre será novo para alguém, então considere a possibilidade de compartilhá-lo novamente.

Quanto mais vezes você compartilhar seu conteúdo, maior será o número de pessoas que o verão.

4. Use Outras Plataformas Para Aumentar Seu Número de Seguidores e Tornar-se Um Digital Influencer

Depois de ter começado a gerar influência e aumentar sua autoridade e credibilidade em sua plataforma principal, é hora de começar a contribuir em outras plataformas e aumentar seus seguidores.

Embora seja fácil construir um público próprio, por que não se beneficiar do público que outros também construíram?

O conteúdo é o rei do marketing digital e, se você tiver uma boa reputação e um bom conteúdo, sempre encontrará uma audiência para o seu conteúdo.

Descubra quem são os outros digital influencers no seu nicho; em seguida, peça para se tornarem convidados em seus podcasts ou ofereça-se para escrever postagens para o blog deles.

Construa um portfólio de trabalho em outras plataformas e, em seguida, procure criar conteúdo para grandes mídias, como jornais e revistas de grande influência nacional e internacional.

Isso não apenas permitirá que você seja visto pelas redes dessas publicações, mas também poderá ser visto em outro lugar e criar ainda mais visibilidade.

Postagens em grandes plataformas resultarão em muito mais visibilidade e muitas vezes, até visibilidade internacional.

5. Engajar com Seguidores será Sua Principal Arma Para se Tornar um Digital Influencer

Engajamento é tudo! Ter pessoas que leem seus posts é ótimo, mas um público engajado é o que realmente lhe dará o tão almejado status de digital influencer.

O engajamento é uma via de mão dupla e, se você não se envolver com pessoas que entram em contato, seja por meio de comentários e perguntas, elas logo se tornarão menos engajadas.

Engaje com seu público ativamente todos os dias!

Em muitas das plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram e Twitter, existem algoritmos que controlam quantas pessoas veem seus posts e tweets.

Essas análises de algorítimo são todas positivamente ou negativamente impactadas pelo engajamento de seu público.

Se seu público engaja com seu conteúdo, eles verão seu conteúdo mais vezes.

Além disso, as pessoas estão mais propensas a se envolver com influenciadores que engajam com o público.

O engajamento é ganha-ganha. Ele ajuda mais pessoas a ver seu conteúdo e incentiva mais pessoas a se engajarem, o que aumenta seu alcance e influência.

Estatísticas de Marketing Para Aprender com os Digital Influencers

À medida que as mídias sociais se tornam uma parte mais integrada de nossas vidas, o marketing de influenciadores digitais se torna cada vez mais importante.

As pessoas estão se voltando para seus modelos favoritos do Instagram, personalidades do Instagram e estrelas do YouTube para obter conselhos e recomendações sobre decisões de compra.

Esses digital influencers são confiáveis para milhões de consumidores e os profissionais de marketing estão prestando cada vez mais atenção nisso.

Acontece que 86% dos profissionais de marketing usaram marketing de influenciadores desde o ano passado, e os orçamentos para o digital influencer marketing estão disparando.

70% dos Adolescentes Confiam Mais em Digital Influencers Mais do que Celebridades Tradicionais

É extremamente difícil para as marcas construírem o mesmo nível de confiança que os influenciadores possuem, mas graças ao marketing de influenciadores, essa confiança é transmitida à sua marca.

Tanto que 4 em 10 millenials dizem que seu digital influencer favorito do YouTube os entende melhor do que seus amigos.

Outro efeito do marketing de influênciadores é que as marcas não precisam desperdiçar recursos promovendo a si mesmas e, ao invés disso, usam digital influencers para falar em seu nome.

86% das Mulheres Usam Mídias Sociais para Conselhos de Compras

Essa estatística é extremamente importante para qualquer marca que tenha mulheres como seu público alvo ou dentro de seu escopo de clientes ideais.

Parece que se você quiser alcançar mais mulheres e levá-las a comprar seu produto ou serviço, você precisa estar presente nas mídias sociais e ciente dos digital influencers nos quais elas estão interessadas.

E esse comportamento está crescendo, pois 45% das mulheres afirmam ser mais ativas nas mídias sociais que elas eram há dois anos atrás.

49% dos Consumidores Dependem de Recomendações de Digital Influencers

Essa estatística demonstra a importância crescente da influência das mídias sociais para que as marcas se conectem com seus públicos-alvo.

Não só 49% dos consumidores dependem de recomendações de influenciadores, mas 40% compraram algo depois de vê-lo no Twitter, YouTube ou Instagram.

Se os consumidores se sentirem confiantes sobre a recomendação de um digital influencer, é mais provável que façam a compra.

6 em 10 Adolescentes Seguem Conselhos de Influenciadores ao Invés de Celebridades

A palavra de uma celebridade não é tão valiosa quanto costumava ser.

Não só os clientes têm dificuldade em confiar nas marcas, mas também as celebridades tradicionais parecem ter perdido a influência que já tiveram.

Influenciadores digitais têm o poder de forjar laços fortes com os fãs por conta de terem um público mais engajado, ganhando 3 vezes mais visualizações e 12 vezes mais comentários do que vídeos de celebridades tradicionais.

Hoje em dia os consumidores confiam nos influenciadores de mídias sociais e seus colegas acima de qualquer outra pessoa.

O poder de influência, que antes era das celebridades, mudou para os influenciadores de mídias sociais.

57% das Empresas de Moda e Beleza Estão se Envolvendo no Marketing de Influência

Moda e beleza são indústrias que dependem muito do marketing de influenciadores, já que o crescimento orgânico das marcas se tornou mais desafiador com o encarecimento da publicidade tradicional.

Neste setor, 57% das empresas usam agora os influenciadores como parte de seu mix de marketing, enquanto 21% planejam adicionar isso à sua estratégia ano que vem.

Muitas marcas agora usam digital influencers de grande sucesso, ganhando milhares de visualizações no YouTube.

No entanto, embora muitas marcas de moda e beleza gostem de usar influenciadores, muitas querem garantir que exista uma afinidade com a marca para impulsionar o sucesso das campanhas.

40% dos Clientes Usam Tecnologia de AdBlock – Bloqueio de Anúncios

Mais e mais usuários da Internet estão removendo anúncios tradicionais de sua experiência online.

O uso de bloqueio de anúncios é de 40% em laptops e de 15% em celulares, pois os consumidores estão cansados de serem martelados com pop ups e banners.

Mas os influenciadores agora estão salvando as empresas e marcas.

As pessoas não estão bloqueando vídeos de suas celebridades de mídia social favoritas!

Na verdade, eles estão ouvindo com atenção cada palavra que eles dizem.

O poder da publicidade esta fortemente indo na direção de pessoas reais e influenciadores digitais.

Conclusão

Tornar-se um digital influencer é possível. Mas você precisa de um plano e precisa trabalhar todos os dias.

A competição é feroz. Mas há uma demanda interminável de conteúdo de qualidade, e se você puder criar isso e criar uma audiência, você terá acesso as grandes plataformas.

Essas grandes plataformas em conjunto com seu público de fãs engajados oficialmente lhe darão o status de digital influencer.

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