As Redes Sociais são plataformas de comunicação que conectam pessoas em todo o mundo através da internet. O mundo do marketing digital usa as redes sociais para segmentar seu público, criar uma audiência e vender mais. Por essa razão, têm presença obrigatória na estratégia de marketing digital de qualquer empresa de grande porte.
[ez-toc]O que são as redes sociais?
As redes sociais são canais online que permitem o relacionamento e compartilhamento de conteúdo entre usuários.
Para que seja considerada uma rede social, a plataforma, site ou aplicativo deve:
- Promover a interação entre usuários
- Permitir a divulgação descentralizada de conteúdo
- Incentivar a participação colaborativa.
O que é marketing nas redes sociais?
Marketing de rede social é qualquer marketing que ocorra nas plataformas de mídia social. Sem surpresas, isso inclui uma enorme variedade de atividades de marketing que simplesmente têm as redes sociais em comum.
Portanto, é considerado marketing de mídias sociais atividades como promover uma postagem em um blog ou realizar uma campanha de recrutamento, ou se envolver com sua audiência no Facebook ou o Twitter.
Por fim, muitas das táticas que você usará não são novas ou exclusivas da mídia social – é apenas uma questão de adaptação do marketing para as mídias sociais.
[thrive_leads id=’1304′]Você deve começar a fazer marketing de mídia social?
O marketing nas redes sociais é muito para empresas e organizações agora. Seja gratuito ou com anúncios pagos, as plataformas de mídia social oferecem acesso a grandes públicos que você pode criar e cultivar.
Obviamente, tecnicamente não há opção “gratuita”. O tempo de alguém deve ser usado para postar nas redes sociais, mas mesmo uma abordagem de investimento de pouco tempo pode fazer maravilhas se for feita corretamente.
O marketing nas redes sociais não funciona para todos, e ninguém deve vê-lo como uma maneira fácil e de baixo esforço para ganhar dinheiro.
As melhores estratégias exigem planejamento e vinculação à estratégia geral da empresa. Diferentes abordagens funcionam para diferentes empresas, mas vamos chegar a isso.
O principal é que há potencial em fazer marketing nas redes sociais para a maioria das empresas, mas raramente será uma questão de simplesmente tweetar um pouco e fazer alguns stories no instagram e esperar o dinheiro entrar no caixa da empresa.
O que posso obter com o marketing nas redes sociais? Vantagens
Como observamos, existem muitas estratégias de marketing diferentes e os resultados dependerão das que você escolher. Mas aqui está um resumo muito básico dos principais benefícios do marketing nas redes sociais:
- Oferecer serviço rápido ao cliente onde quer que estejam
- Cria caminhos extras para vender e promover seu produto
- Cria lealdade e reconhecimento de marca com seus clientes
- Promover seu próprio conteúdo para alcançar novas pessoas sem grandes custos com publicidade
- Mostrar a cultura da sua empresa para ajudar no engajamento
Como você pode ver, embora todas essas coisas ajudem sua empresa a se tornar lucrativa, elas não são apenas uma jornada para as vendas.
Trata-se de ver a rede social como uma plataforma na qual muitos aspectos da sua empresa podem aproveitar.
Gary Vaynerchuck, especialista em mídias sociais, resume por que o marketing de mídia social é tão importante: “Pense nas mídias sociais como a Internet. Não consigo pensar em alguém apostando contra a Internet em 2012.”
Como eu começo a fazer marketing nas redes sociais?
Primeiro, é elaborar uma lista de objetivos para sua abordagem de marketing de mídias sociais.
Como já dissemos, a maneira como você aborda o marketing de mídia social dependerá inteiramente do seu negócio.
Por exemplo, se você vender um produto ou for uma instituição de caridade, terá abordagens muito diferentes de uma empresa que vende consultoria de negócios Business to Business (b2b).
Usando idéias muito gerais, eis exemplos de processos de pensamento que uma organização com ou sem fins lucrativos pode ter quando quer fazer marketing nas redes sociais.
Exemplo de como fazer marketing nas redes sociais para fins lucrativos
A ProductCo vende alguns produtos muito famosos em lojas físicas.
Seus produtos são muito populares, então eles cresceram organicamente um número razoável de seguidores no Instagram, mas a empresa não é muito ativa por lá.
Eles decidem que seu objetivo com o marketing de redes sociais será aumentar as vendas, além de promover novos produtos à medida que são lançados.
Isso nos dá alguns objetivos claros para basear uma estratégia de marketing nas redes sociais. Por exemplo, aqui estão apenas algumas coisas que eles poderiam fazer para começar:
- Começar a postar sobre seus produtos regularmente, com o objetivo de gerar vendas em lojas físicas e online;
- Começar a executar campanhas pagas direcionadas para aumentar o número de seguidores e consequentemente, de vendas;
- Interagir com seus seguidores do instagram com conteúdo especialmente criado para aproveitar o entusiasmo já existente neles;
- Realizar sorteios e promoções só para seus seguidores das redes sociais.
Exemplo de como fazer marketing nas redes sociais sem fins lucrativos
O PeaceOrg é uma instituição de caridade conhecida, graças às excelentes campanhas de relações públicas offline e aos anúncios na TV.
Dito isso, eles nunca criaram canais sociais antes, portanto, começarão do zero.
Eles decidem que querem se envolver com o marketing de mídia social para conscientizar as pessoas sobre questões relevantes, promover eventos e trazer mais doações diretamente para a instituição de caridade.
No caso deles, aqui estão algumas opções para começar a fazer marketing nas redes sociais:
- Aproveitar os canais de marketing que eles já usam para promover as redes sociais (e-mail, cartas, e até mesmo incluindo os links das redes sociais em anúncios de TV e no site deles) para conseguir seus seguidores rapidamente;
- Fazer anúncios pagos nas próprias redes sociais para aumentar os seguidores;
- Criar conteúdo compartilhável e emocionalmente atraente para começar a espalhar sua mensagem organicamente e atrair novos seguidores.
Esta é apenas a ponta do iceberg, mas você pode ver como duas organizações precisam de estratégias diferentes com base em objetivos, resultados e onde elas já estão.
No entanto, aqui estão algumas orientações sobre alguns dos principais aspectos do marketing de mídia social:
Realizando uma avaliação de sua presença nas redes sociais
Primeiramente, faça um balanço da sua posição atual.
Se você não possui redes sociais, isso não é um problema – quando sua avaliação estiver concluída e você pode começar a trabalhar.
Fora isso, não importa em que posição você esteja, observe o seguinte:
- Em quais canais você está ativo?
- Quais tipos de marketing vocês está usando ou pretende usar?
- Algum canal está se saindo muito melhor ou pior do que outros?
- Que tipos de postagens funcionaram e não funcionaram no passado?
- Seu público-alvo é relevante para sua empresa e produto?
- Algum canal precisa ser limpo? Talvez para se livrar de conteúdo irrelevante ou desatualizado (esse é um problema mais específico para o YouTube)
O que não publicar na redes sociais?
Existem muitos exemplos de empresas grandes e pequenas twittando alguma coisa e se metendo em muitos problemas por isso.
Seja uma piada que deu errado ou uma péssima opinião, a mídia social pode ser uma faca de dois gumes se você não tomar cuidado.
Não existe uma regra rígida para o que você não deve postar. Novamente, isso depende de você e da sua empresa.
Sites satíricos e de comédia podem ser tão engraçados quanto quiserem, e podem até levar as coisas um pouco mais longe que outros site. Sua empresa pode não estar na mesma posição.
Considere a voz e imagem da sua marca. Você pode se divertir com piadas, humor e memes, mas apenas se isso for adequado para você e seu público.
A mídia social pode ser um lugar para alongar um pouco as coisas, mas muitas vezes não vale a pena arriscar manchar a imagem de sua marca.
Sente-se e prepare-se para isso. Verifique se quem está escrevendo suas postagens está ciente da reputação que a empresa deseja manter.
Faça uma lista de tópicos que estão além dos limites. E defina uma abordagem de atendimento ao cliente que sempre é seguida à risca para permitir a adaptabilidade.
Além disso, não basta enviar spam a seus seguidores com links de vendas para seus produtos.
Não há nada errado com algumas postagens de vendas aqui e ali, mas pense nas suas mensagens e se elas estão agregando valor aos seguidores.
Faça com que as pessoas queiram procurar pelos seus produtos, em vez de ficar colocando seus produtos na cara deles toda hora. Ninguém gosta disso!
Entendendo suas plataformas para fazer marketing nas mídias socias
Não abordaremos todas as plataformas aqui, mas faça sua pesquisa sobre o que funciona e onde funciona. Formatos de conteúdo são diferentes e as audiências são diferentes em cada rede social.
Uma pequena piada sarcástica pode se dar bem no Twitter, mas para o Linkedin algo mais acionável e com base em conselhos é melhor.
Faça uma leitura de cada um dos algoritmos da rede social e dedique algum tempo a eles para ter uma idéia de como eles funcionam.
Adapte suas mensagens de maneira adequada e você terá muito mais engajamento, tráfego e interesse.
O atendimento ao cliente nas redes sociais e o marketing
O serviço ao cliente nas redes sociais merece seu próprio artigo aqui. Com frequência, as empresas estragam sua reputação por não levar a sério as reclamações nas mídias sociais, ou até mesmo, zombar delas.
A mídia social nos dá acesso instantâneo e fácil às empresas. Não há linha telefônica no caminho e você não precisa ir a uma caixa postal para enviar uma carta.
Eu só tenho que ir à sua página no Facebook e posso reclamar – e é aberto para todos verem minha reclamação. Essa é uma grande mudança.
Claro, talvez a reclamação seja infundada e injusta, mas você ainda precisa lidar com elas profissionalmente.
Explodir neles não ajudará e, de repente, você poderá receber muita atenção pelas razões erradas.
Como construir uma audiência organicamente usando o marketing nas redes sociais?
Essa é uma das coisas mais difíceis de fazer se você não é uma marca grande e famosa.
Não há uma maneira de fazer isso, mas uma coleção de maneiras.
Tome seu tempo, faça-o corretamente e, eventualmente, você terá uma audiência que realmente se envolve com você.
Aqui estão algumas etapas a serem seguidas para você:
- Crie conteúdo que as pessoas desejam compartilhar e, portanto, é visto por pessoas além da sua rede existente;
- Seja uma fonte de informação útil para pessoas que usam seu produto e serviço;
- Informe as pessoas através de outros métodos de comunicação que você tem presença nas plataformas sociais;
- Fale sobre o conteúdo de outras pessoas e não apenas o seu, e construa relacionamentos com elas;
- E a dica mais importante, seja interessante ou compartilhe conteúdo útil para sua audiência.
Como criar conteúdo social compartilhável
Criar ‘conteúdo social compartilhável’ é um conselho frequentemente dado sem nenhum conselho real.
O que é conteúdo compartilhável?
O que torna as coisas assim?
Como faço para descobrir isso?
Descubra o que seu público gosta.
Descubra o que o seu público quer ver.
Teste novos tipos de conteúdo para encontrar mais coisas que seu público gosta.
Marketing nas redes sociais com anúncios pagos
São grandes negócios, com empresas gastando bilhões em todo o mundo em alcançar audiências através do Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, etc.
Para o Facebook, especificamente, isso chamou atenção negativa das pessoas acusadas de usar sua plataforma de publicidade para tentar influenciar as opiniões políticas das pessoas.
Mas não deixe que isso te desencoraje. Há muito mais pressão nas plataformas sociais para ser mais aberto e transparente sobre como elas funcionam e, desde que você siga as regras de anúncios e faça as coisas corretamente, você ficará bem.
Anúncios nas redes sociais não são realmente diferentes de outra publicidade.
Você tenta segmentar um determinado grupo de pessoas e criar anúncios voltados para elas.
A única diferença aqui é que você pode usar dados sociais para criar públicos-alvo personalizados a serem segmentados.
O assunto é vasto demais para abordar aqui, mas com plataformas que suprimem o alcance orgânico, mais e mais empresas estão usando anúncios pagos para colocar seu conteúdo e produto na frente das pessoas.
Reserve um tempo para analisar cada plataforma em detalhes.
Todos elas funcionam de forma diferente e têm custos muito diferentes.
De qualquer forma, eles são uma ótima maneira de se colocar na frente de novas pessoas.
Quais são as principais redes sociais para fazer marketing da atualidade?
Segue agora algumas redes sociais que podem ser usadas para fazer marketing:
1 – Facebook
Além da capacidade de interagir com amigos e parentes, você também pode acessar diferentes aplicativos do Facebook para vender online e pode até comercializar ou promover seus negócios, marcas e produtos usando anúncios pagos do Facebook.
O Facebook é uma das mídias sociais mais fácil de começar a fazer marketing nas redes sociais e gerar lucro
2 – WhatsApp
Apesar de ter sido adquirida pelo Facebook em 2014, esta plataforma de mensagens instantâneas existe como uma entidade independente.
Chegou em cena muito mais tarde que o Facebook, mas conseguiu capturar a atençar de milhões de pessoas em todo o mundo, dando-lhes a capacidade de se comunicar e compartilhar instantaneamente com indivíduos e grupos de forma grátis.
O recurso de chamada do WhatsApp é apenas a cereja no topo do bolo!
Nos temos um artigo especial para o marketing no WhatsApp. Confira e aprenda tudo!
3-Tumblr
Pertencente ao Yahoo desde 2013, o Tumblr serve como uma plataforma de microblog para mídias sociais , que pode ser usada para encontrar e seguir as coisas que você gosta.
Você também pode usá-lo para postar qualquer coisa, incluindo multimídia, em um blog de formato curto.
Além disso, oferece a flexibilidade de personalizar quase tudo.
O tumblr é interessante para alcançar uma audiencia mais jovem. Porém, pessoalment considero bem dificil fazer marketing no tumblr.
4- Marketing no Instagram
O Instagram foi lançado como uma plataforma de rede social exclusiva, totalmente baseada no compartilhamento de fotos e vídeos.
Este aplicativo de rede social de compartilhamento de fotos permite capturar os melhores momentos da sua vida, com a câmera do seu telefone ou qualquer outra câmera, para convertê-los em obras de arte.
Isso é possível porque o Instagram permite aplicar vários filtros às suas fotos e você pode publicá-las facilmente em outros sites populares de redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
Agora faz parte do império do Facebook.
O Instagram é a rede social mais fácil para começar a fazer marketing nas redes sociais. Confira nosso artigo sobre como ganhar dinheiro no Instagram.
5- Twitter
O Twitter permite que você publique mensagens curtas de texto (chamadas de tweets), contendo um número limitado de caracteres (até 280), para transmitir sua mensagem ao mundo.
Com a crescente demanda por compras online, o Twitter também possibilita promover seus negócios e até mesmo fazer compras diretamente através de tweets.
Temos um artigo sobre como conseguir mais seguidores no Twitter.
6- Skype
O Skype, de propriedade da Microsoft, é uma das plataformas de redes sociais baseadas em comunicação mais populares.
Ele permite que você se conecte com as pessoas por meio de chamadas de voz, vídeo (usando uma webcam) e mensagens de texto.
Você pode até realizar chamadas em conferência, em grupo.
E a melhor parte é que as chamadas de Skype para Skype são gratuitas e podem ser usadas para se comunicar com qualquer pessoa, localizada em qualquer parte do mundo, pela Internet.
Número de usuários ativos por mês: 300 milhões aproximadamente
7- Pinterest
Este é um site ou aplicativo de mídia social de compartilhamento de fotos e favoritos visuais que permite encontrar novas idéias para seus projetos e salvá-las.
Assim, você pode executar tarefas de bricolage ou projetos de melhoria da casa, planejar sua agenda de viagens e assim por diante usando o Pinterest.
Fazer marketing no Pinterest é especialmente forte para o público feminino.
8-LinkedIn
O LinkedIn é facilmente um dos sites ou aplicativos profissionais de redes sociais mais populares e está disponível em mais de 20 idiomas.
Ele é usado em todo o mundo por todos os tipos de profissionais e serve como uma plataforma ideal para conectar-se a diferentes empresas, localizar e contratar candidatos ideais e muito mais.
Possui mais de 400 milhões de membros.
9- Telegram
Essa rede de mensagens instantâneas é semelhante ao WhatsApp e está disponível em várias plataformas em mais de oito idiomas.
No entanto, o Telegram sempre se concentrou mais na privacidade e segurança das mensagens enviadas pela Internet usando sua plataforma.
Portanto, ele permite que você envie mensagens criptografadas e autodestrutivas.
Esse recurso de criptografia foi disponibilizado apenas para o WhatsApp, enquanto o Telegram sempre o forneceu.
O Telegram vem crescendo muito no mundo do marketing digital para redes sociais desde 2018 por conta de ser uma ferramenta muito poderosa para manter o contado sua audiencia de forma gratuita.
10- YouTube
O YouTube é o maior site de rede social de compartilhamento de vídeos do mundo que permite aos usuários enviar e compartilhar vídeos, visualizá-los, comentar e gostar deles.
Essa rede social é acessível em todo o mundo e ainda permite que os usuários criem um canal no YouTube, onde podem fazer upload de todos os seus vídeos gravados pessoalmente para mostrar aos seus amigos e seguidores.
O Youtube vem se mostrando uma das redes socias que tem gerado mais resultados para campanhas de marketing nos ultimos anos.
11- Discord
O Discord é uma das plataformas mais populares atualmente, com mais de 250 milhões de usuários, e está crescendo com pelo menos um milhão por semana.
Ele foi projetado para os jogadores conversarem por voz e texto.
É 100% gratuito, seguro e funciona tanto na área de trabalho quanto no telefone. Uma ótima alternativa gratuita aos serviços premium, como o TeamSpeak.
O Discord pode ser uma rede social muito poderosa para fazer marketing para gamers!
12- TikTok
TikTok é incrivelmente popular entre as crianças nos dias de hoje. Se você tem menos de 16 anos, então este é o lugar para você.
O TikTok é um aplicativo de vídeo social que permite que seus usuários compartilhem vídeos curtos.
Há muitos adesivos, filtros e recursos de realidade aumentada para adicionar aos seus vídeos.
Foi o quarto aplicativo mais baixado em 2018, e ficou no topo dessa lista em 2020, 2021 e 2022.
O TikTok é conhecido na China como Douyin, que significa “som vibratório”. Disponível no iOS e Android, o TikTok é popular por criar vídeos musicais curtos entre 3 e 15 segundos.
Você também pode criar vídeos em loop curtos entre 3 e 60 segundos.
O Tik Tok esta crescendo de forma assustadora nos últimos mêses, e é considerada uma grande ameaça para grandes redes sociais como Instagram, youtube e Facebook.
O alcance organico do Tik Tok é gigante e é uma ótima oportunidade para pequenos empreendedores criarem uma grande audiência de forma rápida. Confira aqui como ganhar seguidores no TikTok.
Conclusão – Você vai fazer marketing nas redes sociais?
Como vimos neste artigo, fazer marketing nas redes sociais esta virando quase que uma obrigação para as empresas nos dias de hoje.
Quem não esta fazendo marketing nas redes sociais esta deixando deinheiro na mesa.
Aproveite que as redes sociais recebem uma atenção enorme das pessoas e construir uma audiencia fiél nelas de forma gratuita é bem possível.
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