O Que é B2B? Significado, Marketing B2B vs B2C, Tipos, Características e Exemplos

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O termo significa “business to business”, que traduzindo para o Português significa “de negócios para negócios” ou “De Empresa para Empresa”. B2B refere-se às empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas, em vez de para os consumidores.

Hoje em dia no mundo do marketing temos muitos termos que aparecem por aí, e os termos “B2B” e “B2C” são dois deles. Mas o que é B2B?

Esses dois termos (B2B e B2C) vão ditar os tipos de clientes para os quais você vai vender, o que você vai vender e até, em alguns aspectos, como a sua empresa opera.

No B2B (Business to Business) você vai vender para outras empresas e no B2C (Business to Consumer) você vai vender diretamente para os clientes.

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O que Significa B2B?

O termo significa “business to business”, que traduzindo para o Português significa “de negócios para negócios” ou “De Empresa para Empresa”

B2B refere-se às empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas, em vez de para os consumidores.

Pense no B2B como uma empresa de apoio que oferece as coisas que outras empresas precisam para ter sucesso ou obter uma vantagem sobre a concorrência.

Isso pode incluir de todo tipo de produtos e serviços, desde softwares, móveis de escritório, até serviços de segurança para edifícios e escritórios. Podemos incluir nesta lista também bens digitais, produtos físicos e serviços.

As empresas B2B oferecem as matérias-primas, peças ou serviços que outras empresas precisam para impulsionar seus lucros e vendas.

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O Que Significa B2C?

A contraparte do B2B (Business to Business) é o B2C, que significa “business to consumer” que traduzindo para o Português significa “da Empresa para o Consumidor” ou “De Negócio para o Consumidor”.

Diferença entre B2B e B2C

O do B2C, diferente do B2B, como você pode imaginar, é vender produtos, bens e serviços diretamente para o cliente final para uso pessoal.

De Visually.

Exemplos de B2B

Um bom exemplo de um mercado B2B tradicional é a fabricação de automóveis.

Os pneus, mangueiras, baterias e eletrônicos essenciais para o produto final – o veículo – são frequentemente fabricados por empresas diferentes e vendidos para o fabricante do automóvel.

Esta fabricante de Automóveis então montará o produto final e vendera para o consumidor final (B2C).

Quando você compra um carro de uma empresa, você está realmente comprando peças que foram criadas por dezenas, se não centenas de empresas diferentes.

Como muitas transações pequenas resultam em uma grande vendaB2C, as empresas B2B tendem a experimentar um alto volume de vendas.

Exemplos de atividade B2B no mundo real são abundantes e mais visíveis do que você pode imaginar.

Por exemplo, a empresa de armazenamento de documentos baseada em nuvem Dropbox atende empresas, bem como indivíduos.

A General Electric faz uma série de bens de consumo B2C, mas também fornece peças para outras empresas B2B.

A Xerox é um nome familiar. Ela vende muitos produtos diretamente para os consumidores finais (B2C), mas fatura bilhões de dólares fornecendo serviços de papel e impressão para empresas.

Diferentes Tipos de Negócios B2B

Como mencionamos acima, existem diferentes tipos de negócios B2B.

Escolher estrategicamente o que você vai vender e como você vai vender afetará diretamente sua empresa e como ela funcionará.

Por exemplo, serviços de segurança local, estarão limitados por restrições geográficas até que se expandam, mas se você oferecer um software, teoricamente ele poderá ser comprado por empresas em todo o mundo.

Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de B2B, suas vantagens e desvantagens.

B2B – Business to Business Baseado em Software

Os negócios B2B baseados em software quase sempre envolvem assinaturas de software que preenchem a necessidade de negócios. As assinaturas geralmente são mensais ou anuais.

Eles podem ser classificados como “produtos” ou “serviços”, mas eu os incluo em sua própria categoria porque eles geralmente são adquiridos pelas empresas para substituir serviços convencionais de colaboradores humanos.

Exemplos de B2B baseado em Software Incluem empresas como Salesforce, Freshbooks e Hubspot.

Quando estamos tratando de softwares, o suporte ao cliente DEVE ser responsivo e MUITO rápido, ou seus clientes podem ficar extremamente frustrados.

Imagine se uma empresa, de repente, não consegue aceitar pagamentos ou acessar todo o banco de dados do cliente devido a uma falha de seu software? O suporte para essa empresa com problemas deve ser ágil e responsivo para manter o cliente satisfeito.

Empresas de B2B focadas em software também tem que ser extremamente avançadas tecnologicamente.

Seu site, suas ferramentas e seu aplicativo móvel precisarão estar sempre funcionando perfeitamente para alcançar o sucesso.

Isso significa manter-se atualizado com os avanços em segurança e tecnologia, o que pode ser bem desafiador e caro. Atualização constante é uma coisa NECESSÁRIA quando se trata de desenvolvimento de software para empresas.

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B2B – Business to Business Baseado em Serviços

Existem muitas empresas B2B baseadas em serviços no mercado, mas isso acontece porque a demanda para essas empresas cresce a cada dia.

Exemplos de B2B incluem: Serviços de telemarketing, designers gráficos, segurança privada e de advocacia especializada em empresas.

As empresas com base em serviços podem existir exclusivamente online ou ter uma loja convencional. Porém, isso vai ser determinado em grande parte pelos tipos de serviços que a empresa vende.

Por exemplo, serviços de segurança privada precisarão ser uma loja física. Os advogados podem oferecer serviços on-line, mas precisam estar familiarizados com as leis e regulamentos fiscais em cada área que oferecem serviços, o que pode ser complicado.

Os serviços também costumam ser necessários mais de uma vez e geralmente permitem que você construa um relacionamento mais próximo com o cliente.

Mesmo que seus serviços sejam necessários apenas de vez em quando, os clientes provavelmente voltarão e construirão um relacionamento confiável com você.

Os negócios baseados em serviços geralmente têm uma sobrecarga de custos menor do que os negócios baseados em produtos, embora possam exigir softwares especializados (o que pode ser caro).

Os profissionais de marketing de mídia social, por exemplo, muitas vezes precisam ter uma série de ferramentas como software de gerenciamento de mídia social de nível corporativo. Estes softwares podem acabar se tornando um grande custo para esses negócios B2B.

B2B – Business to Business Baseado em Produtos Físicos

Algumas empresas B2B se concentrarão na venda de bens físicos que você pode ter em mãos.

As empresas B2B baseadas em produtos podem ser exclusivamente online, ter uma loja física ou ambos.

Os negócios B2B baseados em produtos geralmente têm custos indiretos mais altos do que outros negócios. Você precisa se preocupar com a fabricação, armazenamento (stock) de produtos e o transporte dos mesmos.

Produtos danificados são outra preocupação constante e podem custar bastante. Dito isto, há muito espaço para uma boa margem de lucro, como muitas empresas conceituadas do mercado já provaram, você só precisa ser o melhor dos melhores para obter essas vendas.

B2B Ecommerce – Comércio Eletrônico

Os sites da empresa permitem que as partes interessadas aprendam sobre os produtos e serviços de uma empresa e iniciem o contato.

Sites on-line de troca de produtos e suprimentos permitem que as empresas pesquisem produtos e serviços e iniciem compras por meio de interfaces de ecommerce.

Os diretórios on-line especializados que fornecem informações sobre determinados setores de empresas e os produtos e serviços que eles fornecem também facilitam as transações B2B.

Como Fazer Marketing B2B em 2024?

Imagine um empresa com 1000 funcionários… Já pensou que essa empresa precisa fornecer material de trabalho para todos esses 1000 funcionários?

O gerente dessa empresa não vai no super mercado todo mês comprar material para todos os funcionários. Isso seria algo extremamnete pouco eficiente para a empresa.

O marketing business to-business (ou marketing B2B, como é comumente conhecido) envolve a venda de um produto ou serviço de uma empresa para outra empresa.

As técnicas de marketing B2B baseiam-se nos mesmos princípios básicos do marketing para consumidores, mas as técnicas são executadas de maneira diferente.

Enquanto os consumidores escolhem produtos baseados não apenas em preço, mas em popularidade, status e outros gatilhos emocionais, os compradores B2B tomam decisões apenas em termos de preço e potencial de lucro.

Encontrar novas maneiras de promover relacionamentos através da mídia social é atualmente um tema em alta no mundo do marketing B2B.

As plataformas de mídia social facilitaram conversas entre as empresas. Uma pesquisa organizada por iModerate, mostrou que as empresas são mais propensas a comprar de outras empresas que elas acompanham nas mídias sociais.

As empresas B2B com experiência em tecnologia continuamente tentam encontrar formas inovadoras de usar as mídias sociais em seu benefício.

Por exemplo, A Cisco Systems, Inc., líder em vendas de sistemas de rede, lançou uma campanha introduzindo um novo roteador exclusivamente em publicidade nas redes sociais.

Este lançamento foi classificado como um dos cinco melhores da história da empresa e foi 100.000 dólares mais barato que os lançamentos “normais” da empresa.

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Estratégias de Marketing B2B

O sucesso do B2B não vem da transmissão de um produto pelo rádio ou pela televisão. O sucesso do marketing B2B vem da incorporação de sua empresa ao setor e de fazer com que seu produto pareça um produto básico.

Faça um bom Marketing de B2B com as técnicas a seguir:

  • Hospedando webinars informativos
  • Montando estandes em feiras populares da indústria foco
  • Enviando newsletters informativos por e-mail, posicionando sua empresa como especialista do setor
  • Mantendo uma presença de mídia social ativa e interativa (principalmente no Linkedin)
  • Participando de eventos de networking do setor e construindo relacionamentos com compradores

Que Tipo de Público-Alvo São Mais Procurados Pelo Marketing B2B

Os profissionais de marketing B2B geralmente se concentram em quatro grandes categorias:

  • Empresas que usam seus produtos, como empresas de construção que compram chapas de aço para usar em prédios.
  • Agências governamentais, o maior alvo e consumidor do marketing B2B.
  • Instituições e empresas do dia a dia como hospitais, acadêmias, escolas e shopping centers
  • Empresas que revertem e revendem as mercadorias para os consumidores, como corretores e atacadistas

Um profissional de marketing B2B pode efetivamente colocar seu produto ou serviço nas mãos certas, posicionando sua oferta de maneira empolgante, entendendo as necessidades do cliente e propondo as soluções certas para combinar os dois produtos.

Conclusão As empresas B2B sempre tiveram muito potencial, mas agora, com a tecnologia e a internet cada vez mais avançadas e presentes em nosso dia a dia, mais e mais empresas de B2B estãao sendo criadas a cada dia.

Isso significa que existem mais nichos de negócios B2B para os quais você pode segmentar e criar produtos / serviços especializados.

Tudo vai depender de seu modelo de negócio e o público-alvo que você deseja alcançar. Depois de entender isso, você está no caminho certo para começar seu próprio negócio B2B.

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