Live Marketing: Significado, Como Usar e 8 Exemplos Fantásticos 2024

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O live marketing tornou-se uma tendência sensacional na comunidade de marketing online. Por conceito, o live marketing, é a atividade de marketing na qual se incluem ações que proporcionam experiência entre uma marca e o público de modo ao vivo.

Graças à introdução do Facebook Live, do Intagram live e de várias mídias sociais concorrentes (como Periscope, YouTube e Twitch), as marcas estão trabalhando mais do que nunca para trazer vídeos interessantes e valiosos para seus clientes através das Lives.

Desde que o primeiro anúncio em vídeo passou por um estádio de beisebol em 1941, o vídeo consistentemente provou ser uma maneira altamente eficaz de atingir essas metas básicas de marketing. Não é surpresa que o vídeo seja projetado para incluir até 79% do tráfego online até 2020.

O conteúdo ao vivo leva o sucesso e a proeminência do vídeo como um meio de marketing para um nível totalmente novo.

O que é Live Marketing? Conceito e Significado

Por conceito, o live marketing, é a atividade de marketing na qual se incluem ações que proporcionam experiência entre uma marca e o público de modo ao vivo.

O live marketing se define pelo conjunto das atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando uma melhor aceitação e um melhor entendimento de produtos, serviços ou propósitos.

Trata-se de um tipo de ação promocional que estimula e provoca por meio de experiências sensoriais, acima de tudo. Em outras palavras, o live marketing tem sua origem no desejo de oferecer experiências de marca mais marcantes para os consumidores, colocando-os no centro das estratégias, de modo a gerar mais engajamento e envolvimento.

Você já esteve na mercearia e alguém se aproxima de você e pergunta se você gostaria de experimentar seu produto? Quantas vezes você já viu uma empresa lhe dar alguma coisa e você vai até eles para obter sua amostra grátis? Essa interação cara-a-cara entre o cliente e a marca é o que define o live marketing.

As marcas usam o live marketing para aumentar seu reconhecimento da marca (brand awareness). Eles querem que os clientes vejam o que sua marca tem a oferecer, basicamente, plantando a ideia de sua marca na mente do cliente como um investimento no futuro da marca. Ao mesmo tempo, live marketing gerará leads e vendas para sua empresa.

O live marketing vai al[em do marketing tradicional. Antes, você veria um anúncio de outdoor ou veria um anúncio impresso no jornal, ou até mesmo um anúncio em uma mídia social. O live marketing se distancia dessas táticas tradicionais de marketing para que os clientes interajam com sua marca. Isso cria uma experiência mais memorável, pois eles conseguem interagir com sua marca e fazer perguntas sobre sua marca ao vivo.

Maneiras de Usar o Live Marketing

Os marketeiros adoram usar experiências de live marketing para testar seus produtos. Os profissionais de marketing podem ver em primeira mão como as pessoas interagem e reagem ao produto. As informações obtidas com as experiências de marketing ao vivo são cruciais para os profissionais de marketing.

As informações e resultados obtidos com essas experiências de marketing ao vivo podem ser:

  • Reconhecimento de marca
  • Consciência da marca
  • O envolvimento do cliente
  • Coleta de dados específios
  • Teste de produtos, o que funcionou e o que não funcionou
  • Feedback instantâneo dos clientes
  • Aumento de vendas

Os clientes podem engajar com experiências de live marketing em qualquer lugar! Elas podem ser feitas em qualquer lugar de sua loja, escritório, um salão de automóveis ou mesmo em um evento esportivo.

Os profissionais de marketing precisam criar estratégias e determinar onde o melhor local para executar essas experiências de live marketing.

Mas o que é que faz com que o vídeo ao vivo seja bem-sucedido e como as marcas usam vídeos ao vivo em seu benefício, é importante aprender táticas e estratégias de marketing das marcas que estão fazendo o live marketing da melhor maneira possível.

Por que o Vídeo ao Vivo e o Live Marketing São Tão Populares Hoje em Dia?

Primeiro, vamos examinar por que o vídeo ao vivo é tão popular em primeiro lugar:

  • O uso de um vídeo em sí nas lives: Primeiro, há o apelo básico do vídeo. A população em geral tende a preferir conteúdo visual a conteúdo escrito, porque é uma forma mais básica de interação. Graças a velocidades de Internet e dispositivos móveis mais rápidos, é mais fácil do que nunca assistir a vídeos, por isso eles se tornaram ainda mais populares como um meio online.
  • Valor “no momento”: Os usuários de mídias sociais também adoram se sentir “no momento”, e os vídeos ao vivo dão a eles essa perspectiva. Em vez de ver um evento gravado, eles querem experimentar algo de forma exclusiva e imediata.
  • Envolvimento do usuário e feedback instantâneo: O live marketing também abre as portas para o feedback ao vivo, como perguntas ou comentários enviados por usuários a pessoa que esta fazendo a live… Que pode responde-los a medida que as perguntas são feitas, o que adiciona uma forte camada de engajamento à experiência de live marketing.

Marcas Para Servir Como Inspiração – 8 Exemplos de Live Marketing

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Se você não tiver certeza de como reproduzir as vantagens do live marketing ou se estiver procurando inspiração para sua próxima campanha… Você veio ao lugar certo!

Aproveite esses exemplos brilhantes de marketing de vídeo de marca ao vivo foram bem feitos:

1.     Walmart

Em 2016, o Walmart usou o live marketing para vender de um laptop HP durante a época de natal. Através de streaming ao vivo, os consumidores puderam assistir a uma demonstração ao em tempo real do produto no momento em que estavam pensando em comprá-lo. O elemento live (ao vivo) forneceu um senso de urgência que contribuiu para o aumento das vendas do laptop.

2.     Martha Stewart Living e Home Depot

A Martha Stewart Living e Home Depot se uniram para executar uma estratégia de live marketing semelhante ao do caso do Walmart. Eles transmitiram um evento de atividades DIY (Do it yourself) no fim do ano de 2017, demonstrando, ao vivo, os produtos à venda para uma audiência de centenas de milhares de consumidores.

3.     Buzzfeed

O Buzzfeed não vende produtos ou serviços como a maioria das empresas, por isso não tem novos produtos para lançar nem serviços para exibir em um vídeo ao vivo. Em vez disso, eles ganham dinheiro através de publicidade e se especializam em obter atenção com o conteúdo.

É claro, esse é o ângulo que eles usaram em uma live transmitida em abril, um dos primeiros exemplos do Facebook Live em ação. No vídeo, duas pessoas colocaram elásticos em uma melancia, um por um, para ver quantos precisariam antes da explosão da melancia.

A live desdobrou-se durante 45 minutos e, apesar da sua ridícula premissa, acabou por atrair mais de 807.000 espectadores no seu pico de usuários assistindo ao vivo.

Por quê? Porque o Buzzfeed despertou a curiosidade dos espectadores e continuou aumentando a tensão – literal e figurativamente – durante todo o vídeo. Até que a melancia explodiu com os elásticos…

4.     Grazia UK

A Grazia é uma revista feminina italiana e a Grazia UK é uma subdivisão internacional dela (divisão do Reino Unido). Em junho de 2016, a Grazia UK foi à sede do Facebook em Londres para uma parceria colaborativa para criar o primeiro “problema comunitário”.

Durante a semana da colaboração, o Grazia UK transmitiu vários eventos através de lives no Facebook, dando aos usuários uma visão de bastidores, que os fez sentir como se fossem parte dos eventos.

Mas a live de maior sucesso foi um debate de mesa redonda sobre o Brexit. Os debates ao vivo são quase sempre populares, especialmente quando envolvem a participação do público; e claro, este fez um grande sucesso.

Os usuários do Facebook puderam enviar perguntas ao vivo, e sentir-se como se fossem parte integrante do debate durante todo o seu tempo de execução.

5.     Dunkin Donuts

A Dunkin Donuts conta com recursos visuais para vender seus produtos – é difícil resistir à ideia de ter um donut ou café quando você vê um – por isso, é natural que a marca aproveite a temporada do Dia dos Namorados para fazer live marketing.

Em sua live, a marca explorou sua “cozinha teste”, mostrando como ela cria novos produtos, terminando com um final que envolveu a criação de um gigantesco bolo de casamento com tema de donut. O vídeo atraiu mais de 36.000 espectadores, o que pode não parecer muito, mas considere o fato de que essas pessoas não estavam assistindo esportes, notícias ou algo engraçado; eles estavam vendo um bolo ser feito.

6.     Tough Mudder

Tough Mudder é uma marca de eventos de resistência, semelhante a maratonas crivadas de obstáculos, que desafia seus participantes de várias formas físicas. Também é conhecida por seus orgulhosos evangelistas de marca e senso de comunidade.

Em junho de 2016, a Tough Mudder fez uma transmissão live de um evento de treinamento com o treinador T. Mud, uma personalidade vibrante… A live acompanhou T. Mud conforme ele percorria o evento de resistência.

Como a marca depende da participação física, essa foi uma ótima maneira de envolver os não-locais com a marca e conseguir novos fans para seus programas.

Ao longo da campanha de live marketing da Tough Mudder, você poderia ouvir referências às descrições do evento, bem como promoções curtas de programas de treinamento da Tough Mudder e outros materiais – um equilíbrio perfeito entre o conteúdo real e a promoção da marca.

7.     Tastemade

O Tastemade é uma marca que faz uso excepcional do vídeo para inspirar o apetite dos espectadores e atrair novos usuários. Um de seus esforços de live marketing mais bem-sucedidos foi uma versão ao vivo de uma série pré-gravada – a série Tiny Kitchen que usa miniaturas para cozinhe versões em miniatura de alimentos.

A live terminou com mais de 100 mil visualizações, e o Tastemade continua a constantemente usar  o live marketing para engajar seu público.

8.     Microsoft e Salesforce

O live marketing também permite que as empresas no espaço de B2B (Business to Business) ampliem as mensagens de suas conferências e lançamentos de produtos, aumentando o impacto de eventos de marketing ao vivo. Por exemplo, no ano passado, a Microsoft transmitiu dezenas de conferências para desenvolvedores e usuários e colocou seus produtos e mensagens na frente de quase 13 milhões de clientes atuais e potenciais futuros.

O Salesforce também transmitiu mais de 15 grandes eventos, incluindo a conferência anual de usuários, Dreamforce. O Dreamforce permite que centenas de milhares de usuários se reúnam e façam parte da comunidade da organização, e a transmissão ao vivo permitiu que milhões fizessem parte dela à distância.

Como Você Pode Maximizar o Retorno do Investimento de Seu Live Marketing?

Como todo o conteúdo, sua transmissão ao vivo é tão valiosa quanto a atenção que atrai. Então, você quer ter certeza de que está atingindo um grande público. Além disso, você quer ter certeza de que está alcançando e envolvendo um grande número de pessoas certas.

Para fazer isso, você provavelmente já sabe que precisa gastar algum tempo determinando seu público-alvo e onde eles podem ser encontrados on-line.

Depois disso, distribuição é o nome do jogo. Certifique-se de que seu evento ao vivo seja exibido on-line em lugares onde seu público-alvo goste de ir. Aproveite as plataformas que podem garantir o máximo de visualizações e segmentação precisa e, em seguida, redirecione seus espectadores engajados para que você não seja esquecido.

Conclusão

Esperamos que esses exemplos ofereçam um pouco de inspiração sobre suas próximas campanhas de live marketing ou, pelo menos, uma orientação para determinar os elementos mais importantes para o sucesso de uma campanha de live marketing. A popularidade do vídeo e lives como meios de conteúdo online não desaparecerá tão cedo, por isso, quanto mais rápido você conseguir, mais à frente da concorrência você ficará

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