Como o marketing pode acelerar o crescimento de profissionais liberais

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O marketing para profissionais liberais vem conquistando cada vez mais espaço por permitir estudos aprofundados de mercado, atuando diretamente na inteligência estratégica e competitiva das empresas.

O marketing para profissionais liberais possibilita um melhor entendimento do mercado, que pode levar ao oferecimento de produtos e serviços que atendam à necessidade dos consumidores e fazer com que eles sintam que suas necessidades estão sendo atendidas.

Nos pequenos e médios negócios, ajuda a conquistar seu espaço em um mercado tão competitivo, mesmo com um orçamento limitado e menos recursos disponíveis, se comparados aos grandes players, fazendo assim o uso da criatividade e inovação.

Antes de aprofundarmos no marketing para profissionais liberais, vamos entender mais sobre profissional liberal e autônomo para facilitar o desenvolvimento do seu negócio.

O que é um profissional liberal?

O profissional liberal é aquele que tem liberdade e, sobretudo, flexibilidade para exercer sua profissão. Para isso, ele precisa ter formação superior ou técnica que o habilite a realizar determinada atividade, como um empresário individual. 

Para muitas atividades liberais, o profissional deve estar registrado a uma ordem ou conselho profissional. Este profissional pode optar por montar uma empresa ou trabalhar sozinho. Em geral, a maioria dos profissionais liberais é da área da saúde — como médicos, dentistas e psicólogos que possuem consultórios ou clínicas —, além de advogados e jornalistas. 

O profissional liberal pode trabalhar de maneira autônoma. Isso significa que este profissional trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício e sem a necessidade de registros profissionais. Estes profissionais podem atuar em diversas áreas e podem exercer inúmeras funções, tais como: diaristas, taxistas, prestadores de serviços, comerciantes e empresários. 

Regulamentação do profissional liberal

O profissional liberal é sempre um profissional com nível universitário ou técnico registrado em uma ordem ou conselho profissional. Os profissionais liberais, em geral, pagam uma contribuição ao sindicato de sua categoria.

Tributos de profissionais liberais

A tributação dos profissionais liberais está diretamente ligada à prestação de serviços. Assim, para cada vínculo que possuem, os profissionais liberais devem recolher os impostos correspondentes. Em regra, esses profissionais estão sujeitos ao pagamento do Imposto de Renda, INSS, ISS e PIS.

Os profissionais liberais que atuam para uma ou mais empresas devem realizar a retenção do IR assim como qualquer outra pessoa física.

Profissional liberal pode atender pessoas físicas?

Pode, desde que faça o recolhimento de tributos através do carnê leão. Por meio desse sistema, o profissional recolhe mensalmente a carga de impostos necessários mediante sua arrecadação.

Lista de profissões regulamentadas do profissional liberal

De acordo com o Estatuto da Confederação Nacional das Profissões Liberais, profissional liberal é aquele legalmente habilitado a prestar serviços de natureza técnico-científica, de cunho profissional, com a liberdade de execução que lhe é assegurada pelos princípios normativos de sua profissão, independentemente do vínculo da prestação de serviço, podendo abrir microempresa

Está com dúvida? Confira a lista de profissionais liberais completa.

Qual a diferença entre profissional liberal e trabalhador autônomo?

A principal característica de um trabalhador autônomo é a ausência de um vínculo com qualquer empresa. O trabalhador autônomo atua por conta própria e conta com independência financeira e econômica.

Ao contrário do profissional liberal, trabalhador autônomo não precisa de uma qualificação para realizar suas atividades. Assim, independentemente de ter uma formação técnica ou um curso universitário, esse profissional pode atuar no mercado de forma regular.

Como o marketing ajuda profissionais liberais a empreender?

Independente do objetivo do seu negócio, o marketing estratégico é uma forma de fazer com que você esteja próximo do seu cliente, mostrando o diferencial do seu trabalho.

O marketing para profissionais liberais direciona o desenvolvimento do empreendedor no mercado, possibilitando aumento de vendas, mais seguidores no TikTok, mais seguidores no Instagram, captação de clientes, desenvolvimento estratégico de comunicação, entre outros posicionamentos favoráveis. Assim como a gestão administrativa, a gestão do marketing deve ser praticada regularmente e atualizada sempre, pois auxilia o empreendedor a se adaptar às constantes mudanças de cenário, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas.

Etapas do plano de marketing para um profissional liberal

Plano de marketing é um documento no qual uma empresa detalha a sua estratégia de divulgação voltada a uma marca, a um produto ou serviço. O instrumento relaciona quais ações serão realizadas para alcançar os objetivos determinados. O papel da ferramenta é prever as ações que se revelam como mais importantes para o alcance das metas.

Vantagens do plano de marketing para um profissional liberal

São muitos os pontos positivos no plano de marketing para os negócios, entre eles:

  • Ajuda a empresa a definir prioridades e a otimizar o orçamento;
  • Possibilita promover ações mais eficazes, com melhores resultados pelos menores custos;
  • Comunica ao público interno sobre os rumos que o negócio pretende tomar;
  • Comunica ao público externo que há compromisso em solucionar suas necessidades;
  • Permite tomar decisões de forma antecipada;
  • É um instrumento de gestão de erros, já que a reação a eles também deve estar prevista no plano;
  • Gera resultados no longo prazo, o que torna a estratégia sustentável.

O plano de marketing é composto por três etapas que, se bem aplicadas, possibilitam a tomada de decisões seguras.

1. Planejamento

Onde sua empresa está e onde ela quer chegar? Analise o seu mercado de atuação, defina o seu público-alvo, as suas metas e trace as ações para o alcance dos objetivos.

2. Plano de ação

O que? Quando? Quem? Quanto? Identifique as atividades, determine o prazo para serem executadas, atribua responsabilidade de execução e o custo estimado, uma vez que a verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio.

3. Avaliação e controle

A avaliação e o controle permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo a eficácia do marketing. Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do plano.

Contabilidade para profissional liberal

O profissional liberal não tem obrigatoriedade de ter um contador mensalmente, mas esse profissional pode auxiliar nas atividades essenciais, além de passar as melhores práticas para abrir uma empresa, perante a parte contábil e fiscal para atender clientes, como resolver também questões burocráticas na prestação de serviço.

Além disso, o contador pode direcionar a melhor forma de recolher menos impostos e estar em dia com o fisco, buscando sempre o crescimento sustentável e lucrativo nas atividades.