Gamificação no marketing digital: Como funciona e como usar

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Gamificação no marketing digital: Como funciona e como usar

Desafios, recompensas, diversão. Há diversos motivos para as pessoas gostarem tanto de jogos e para até pensarem na utilização deles no marketing digital. Na verdade, muitos buscam aprender a como usar Gamificação no marketing digital.

E não é de hoje isso. Numa pesquisa de 2014, a Engagement Alliance estipulava que mais de 70% das 2000 empresas globais teriam pelo menos uma aplicação gamificada. No cenário de hoje, isso é mais do que realidade e se tornou ainda maior.

Mas como você pode aplicar o gamification marketing? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre a gamificação no marketing digital!

O que é o gamification marketing?

Técnicas de gamificação se inspiram no comportamento das pessoas quando jogam. São uma tentativa de emular elementos envolventes para aplicar no marketing.

A gamificação se trata da aplicação de elementos presentes em jogos numa outra área. Esses elementos podem ser regras, competição, pontuação, recompensa, etc, todos aplicados fora do contexto de jogos.

Essa experiência lúdica tem o objetivo de ser uma abordagem criativa para lidar com um público exigente. Basicamente, o ser humano tem uma tendência a gostar de atingir objetivos, evitar punições e receber recompensas.

Dessa forma, a aplicação da gamificação no marketing digital é, antes de tudo, uma estratégia de engajamento.

Como funciona o gamification marketing?

As ideias de gamificação buscam trabalhar aspectos como competitividade, colaboração, socialização, gratificação, etc. Todos esses aspectos surgem para um maior engajamento do cliente com a marca.

Para funcionar, as ideias de gamificação se baseiam em alguns requisitos como:

  • Presença de regras fixas;
  • Resultado variável;
  • Resultado que pode ser mensurado;
  • É necessário existir esforço do jogador; 
  • Devem existir consequências para o resultado do esforço.

Para não afetar a experiência do cliente, essa estratégia de engajamento não pode apresentar:

  • Falta de peso das ações do usuário na gamificação;
  • Sorte;
  • Mecânica complicada;
  • Falta de conclusão clara.

Como usar a gamificação no marketing digital?

Para usar a gamificação como estratégia de engajamento no marketing digital, é necessário entender suas aplicações. Há algumas ideias de gamificação que você pode aplicar no marketing digital como:

  • Criação de história envolvente: você cria uma ótima experiência do cliente ao elaborar uma boa história onde ele é protagonista. O roteiro pode ser sofisticado ou mesmo simples; 
  • Divisão por níveis: estabelecer a necessidade de cumprir objetivos para subir de nível gera satisfação do cliente; 
  • Contagem regressiva: o senso de urgência dessa técnica cria uma motivação extra para o cliente continuar jogando;
  • Presença de emblemas: ao criar emblemas para cada conquista, você gera um senso de reconhecimento no cliente. Com isso, ele se torna mais fiel à marca.

Como aplicar essas ideias de gamificação no marketing digital? Aqui vão algumas dicas!

O usuário deve se sentir no controle

A sua estratégia de engajamento deve funcionar da mesma forma que o marketing de conteúdo e o e-mail marketing: o usuário deve sentir que está tomando uma decisão de maneira natural.

Sem isso, ele se sente manipulado e enganado, o que diminui sua satisfação.

Ofereça uma recompensa

O cliente não quer perder seu tempo num jogo se ele não for ganhar nada em troca. Por isso, estabeleça um sistema de recompensa que realmente valha a pena. Pode ser um desconto, pode ser um prêmio físico ou até mesmo um gift card.

No site DFG Games, você encontra gift cards que podem ser usados como recompensas mais palpáveis.

Não torne a experiência frustrante

Se você elaborar uma aplicação gamificada muito complicada, você gera uma experiência frustrante e, pior, publicidade negativa. Por isso, você deve testar a aplicação inúmeras vezes, de forma que não fique muito difícil ou muito fácil.

Não faça um jogo

Apesar de parecer, gamificação não necessariamente é a produção de um jogo. Se trata de uma experiência similar aos jogos que se baseia em certos mecanismos deles. Dessa forma, pode ser aplicada em tarefas online.

Um dos exemplos de gamificação no marketing é a Habitica, uma empresa voltada para otimização de rotinas. Ela aplicou em seu sistema de tarefas a lógica do RPG: você estabelece uma lista de tarefas e as relaciona com um nível de dificuldade.

Conforme você vai cumprindo elas, seu nível de experiência vai subindo.

Exemplos de gamificação no marketing

  • My Starbucks Rewards, da Starbucks; 
  • Uso do Monopoly, estratégia da McDonald’s;
  • Jogos de e-learning da Ford no Canadá; 
  • Sistema de conquistas da Duolingo.

Conclusão Sobre Gamificação no Marketing

Como pode ver nos exemplos de gamificação no marketing, o gamification marketing não é sempre a construção de um jogo. Na verdade, é o uso de certas mecânicas de jogos para gerar engajamento nos potenciais clientes.

Ao aprender como usar gamificação no marketing digital, você é capaz de tornar sua marca mais popular e interessante!