Como proteger o perfil da sua empresa de fraudes na internet?
O meio de administração de um negócio nunca deve se limitar apenas às atividades empresariais, pois o fato é que com a inclusão digital dos pequenos e até dos grandes negócios, é comum que haja muitos outros detalhes envolvidos na gestão e cuidado com o negócio.
Entre eles seria a análise de situações, cadastro de funcionário e de cliente, número nas compras e etc. para evitar fraudes na internet. Com a expansão do mundo digital, é comum encontrar mais e mais situações desagradáveis onde criminosos se aproveitam desses avanços.
Proteger um negócio de fraudes online é extremamente importante para o sucesso dele nesse meio.
O meio digital se tornou quase que obrigatório para qualquer tipo de negócio, seja ele uma agência ou empresa ou um tipo de e-commerce. Qualquer tipo de setor depende muito do meio digital para poder fazer publicidade e alcançar um público alvo específico por meio de estratégias de marketing e campanhas publicitárias online. Além do fato que a reputação de uma empresa no meio online é extremamente importante.
Por isso, proteger o perfil de uma empresa contra fraudes na internet é uma maneira de assegurar prospecção e resultados ótimos contínuos. As redes sociais, um site oficial, contato automático por meio de chatbots no Whatsapp e etc. são apenas algumas praticidades e utilidades que a internet possui para uma empresa. Portanto, prezar por uma boa imagem no meio digital tanto quanto no meio físico é de extrema importância.
Um golpe pode afetar não só financeiramente, como também causar desconfiança dentro do quadro de funcionários, entre parceiros, sócios e clientes. Além de gerar uma má reputação à empresa no geral.
Qual o cenário de fraudes online no Brasil
Com o avanço da internet a partir dos anos 2000, foi muito comum ver o crescimento dos crimes online. De acordo com um levantamento realizado pela Visa, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de fraudes praticadas no comércio eletrônico na América Latina, sendo superado apenas pelo México.
Um dado assustador é que 6,8% das compras realizadas na América Latina são rejeitadas em razão da suspeita de fraude, sendo que nesse meio o Brasil compõe mais de metade com 3% de compras rejeitadas por suspeita de fraude.
Não é difícil encontrar pessoas e empresas que já sofreram uma fraude no meio digital, seja por cartão de crédito, boleto falso, mensagens falsas, engenharia social e mais. Portanto, é importante notar também que existem medidas preventivas contra essas fraudes. Por lei, o PROCON deve auxiliar qualquer pessoa em caso de golpe online.
BOs também são válidos para a denúncia desses golpes. Vale notar que é preciso ter provas como prints, URL e mais da situação.
Quais as fraudes mais comuns?
Para as empresas, existem 4 principais fraudes que devem ser evitadas para manter o perfil empresarial seguro. Fraudes em empresas causam problemas futuros com o lucro e a perda de leads.
Autofraude
A autofraude é um tipo de fraude que ocorre quando o próprio cliente compra um produto, porém, passando-se um tempo, ele liga para a empresa ou o cartão de crédito com que fez a compra e nega ter utilizado seus dados para a compra. Ou seja, exige um processo contra a empresa ou o oferecimento de um produto extra mesmo que tenha, de fato, comprado aquilo.
Phishing ou smishing
O phishing pode ser um dos tipos de fraude que mais afetam a reputação e o perfil de empresas, pois elas podem ser afetadas por isso sem nem mesmo saberem. Os criminosos utilizam e-mails falsos em nome de empresas conhecidas para entrar em contato com usuários e obter dados pessoais importantes da vítima.
Fraude efetiva
É o tipo de fraude mais comum. Ocorre nos casos em que os criminosos têm acesso aos dados do consumidor, realizando transações com aparência de legítimas em seu nome, mas alterando o endereço de entrega da mercadoria.
Golpe por redes sociais ou mensagens
Esse tipo de fraude é um dos mais comuns por ser tão fácil de performar. Através de mensagens ou e-mail, os criminosos buscam uma maneira de enganar a empresa ou consumidor.
Dicas para proteger o perfil de seu negócio contra fraudes online
Existem alguns tipos de dicas fáceis que um negócio deve sempre aplicar para praticar a segurança contra as fraudes online.
Tenha um site oficial
Ter um site oficial que contenha informações verídicas sobre o serviço oferecido, sobre o contato e sobre as condutas com o consumidor é essencial. Portanto, um negócio que crie seu site é mais seguro.
Faça análise de compras com números altos
Compras com números muito altos feito por consumidores devem ser analisadas de forma correta, especialmente se é um cliente de longa data que nunca fez compras tão altas.
Verifique o cadastro dos clientes
Antes de tudo, verificar o cadastro dos clientes periodicamente é essencial para evitar fraudes. Conferir o CPF ou CNPJ da pessoa pode salvar um negócio de muita dor de cabeça.