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5 lições sobre copywriting e marketing digital para desenvolver o seu negócio

Já parou para prestar atenção com quantos anúncios e peças publicitárias você é bombardeado diariamente? Por todos os lugares e em todos os momentos, mesmo quando despercebidas aos nossos olhos, estratégias de marketing como o copywriting estão presentes, buscando nossa atenção e interesse.

Pensando nisso, listamos algumas lições extraídas da obra “Transformando Palavras em Dinheiro”, de Ícaro de Carvalho, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil e fundador do Novo Mercado, escola online de marketing, para auxiliá-lo no desenvolvimento da escrita e propaganda no seu negócio.

Ao checar as redes sociais, Youtube e mecanismos de busca, você encontra anúncios; ao ligar a TV, rádio, ir ao cinema ou caminhar pela rua, você também os encontra; você senta na mesa e encara o rótulo de algum produto, o que você acha que encontrará? 

Marketing torna-se essencial para todas as áreas de negócios, visto que é o que faz a promoção e divulgação do seu produto, mostrando aos possíveis clientes os seus benefícios, funcionalidades e particularidades.

Portanto, neste post estão compiladas as principais estratégias desenvolvidas, estudadas e aplicadas por quem compreende o assunto na prática, e que poderão transformar, vantajosamente, a sua visão sobre aplicação de marketing.

1. O copywriting é mais importante do que você imagina

O termo “copywriting” tem se tornado cada vez mais presente na área de marketing. Mesmo assim, muitas vezes, ele é mal interpretado, ou não tem todos os seus recursos aproveitados da maneira mais eficiente possível.

Copywriting não se trata apenas de escrever textos utilizando termos como “faça!’, “compre!”, ou “leia!”, nem mesmo está restrito apenas à própria escrita, como o nome pode sugerir. O alcance da sua empresa pode ser ampliado de diversas maneiras e através de diferentes mecanismos de comunicação.

Essa estratégia pode ser aplicada em discursos falados, apresentações de vendas, cartas, e-mail, exposição de produtos, na comunicação visual e auditiva, e até mesmo em condições indiretas ao marketing em si, como produção de roteiros, mediação de acordos, vídeos, elaboração de peças, etc.

Ícaro de Carvalho deixa claro em sua obra que, dentro do marketing, o copywriting é a estratégia com maior custo-benefício, já que reduz o valor para conversão de cliente, custo de impressão e custo por clique, além de ser a ferramenta mais eficiente e ampla em possibilidades. 

Aprendemos, portanto, que o copywriting não se trata ou se aplica somente à comunicação em texto, trabalhando, de diversas formas, com a seleção e hierarquização de informação, de maneiras mais eficazes para alcançar e prender a atenção do público com conteúdos atrativos e funcionais.

2. Para escrever bem é preciso escrever

A princípio, esta lição pode parecer confusa ou contraditória, mas, na realidade, ela é tão simples quanto parece. Assim como todas as habilidades adquiridas ao longo da sua vida, a escrita também pode ser praticada, melhorada e estudada.

Em se tratando de marketing, se engana quem acredita que, contanto que uma mensagem seja propagada, a maneira e o meio por qual ela é transmitida não importa. 

Na verdade, o mais importante é a mensagem em si, que deve ser clara, objetiva e chamativa, de forma que desperte interesse do público alvo. Por isso, buscar maneiras de aperfeiçoar o seu discurso é fundamental.

Isso pode ser feito, inclusive, aprendendo com as atividades desenvolvidas anteriormente ou realizando testes de receptividade com seus leads, segmentando-os e oferecendo a eles diferentes propostas, para, em seguida, analisar quais foram as melhores recebidas.

Ícaro de Carvalho também destaca que o aprimoramento da escrita pode impactar em diversos âmbitos além do profissional, melhorando, em consequência, suas habilidades de cálculo, negociação, leitura, compreensão e análise de situações, além da ampliação de visões estratégicas para seu empreendimento.

3. Não desperdice a atenção do seu público quando estiver praticando copywriting

Como tratamos anteriormente, a abundância de materiais publicitários nos cerca por todos os meios de comunicação. Como uma forma de defesa e filtragem de dados, nosso cérebro está condicionado a ignorar a maior parte deles. 

Você já pensou quanto tempo perderia se parasse para ler todos os outdoors que encontrasse do caminho de sua casa até o seu destino? Ou quanta dor de cabeça, literalmente, isso poderia lhe causar? É por isso que, de maneira inconsciente, não demonstramos atenção genuína para grande parte dos conteúdos publicitários.

Então, a questão principal, considerando as milhares de informações que você recebe todos os dias, é: quais dessas mensagens você realmente prestou atenção,  parou para refletir alguns segundos, se interessou, ou, pelo menos, leu até o final? 

Um copywriting bem desenvolvido é a principal estratégia capaz de captar o foco do seu cliente em potencial. Portanto, considerando que a atenção conquistada possui alto valor, esteja pronto para oferecer ao seu público-alvo um conteúdo de qualidade, instigante e original.

O autor declara em sua obra que:

“Quem escreve bem, pensa bem, quem pensa bem reúne gente. Quem reúne gente, conquista algo muito mais valioso do que dinheiro: conquista atenção. Moeda do século XXI.”

4. O conteúdo é mais importante do que o meio por qual ele é propagado

Antes que você pense que estamos falando besteira, nos deixe explicar! Claro que um bom conteúdo disseminado em um banner em uma rua sem movimento não trará o mesmo retorno que o mesmo em uma avenida agitada. Porém, quando falamos de internet, temos um território totalmente novo e vasto.

O que Ícaro quer dizer é que é necessário sair da zona de conforto. Enquanto grandes ideias ficam no papel por que seus idealizadores não as consideram dignas, já que não entendem os recursos sofisticados de marketing, muitas ideias ruins tem grande alcance, pois as pessoas tiveram a coragem de expô-las.

Portanto, o mais importante é colocar a sua ideia em prática e desenvolvê-la com os meios viáveis no momento, como através de ferramentas, softwares livres e as redes sociais, por exemplo. A partir disso, se cria entendimento e habilidades para aprimorar seu copywriting e investir em novos recursos.

Ícaro frisa que: 

O que convence o consumidor é o seu conteúdo, e não a estrutura do anúncio. O que importa é o conteúdo.”

5. A empatia proporciona a maior e mais efetiva conexão com o público

A empatia é capaz de proporcionar ao desenvolvedor das estratégias de copywriting uma compreensão mais eficiente do seu público. Ao visualizar a situação como o próprio lead, é possível compreender as suas principais necessidades e direcionar a sua escrita à elas.

Dessa maneira, o conteúdo de um copy se torna mais pessoal, gerando uma identificação que faz com que o público se sinta conectado com o seu negócio, proporcionando maiores probabilidades de conquistá-lo.

Para isso, é essencial compreender e adequar os meios de comunicação e as mensagens para cada situação, assim como lembrar que saber o que não oferecer é tão importante quanto saber o que oferecer.

Concluindo Sobre Copywriting

Sabendo da grande dificuldade de conseguir atenção no século XXI, torna-se essencial garantir que, uma vez que a atenção for conquistada, o conteúdo oferecido ao público faça por merecê-la.

Neste artigo, vimos que conhecer o seu público possibilita que você escreva diretamente para ele, gerando uma conexão mais pessoal por meio da empatia, que é considerado um dos principais ingredientes para um copywriting de sucesso. 

Se conectar com o público alvo, sabendo de seus anseios e necessidades, bem como os fatores contrários à sua aceitação de um produto ou serviço, também é capaz de otimizar as atividades e recursos relacionados ao marketing.

Portanto, o estudo, a prática e a análise de técnicas de escrita persuasiva tornam-se os maiores aliados para conquistar leads através do copywriting.

Por isso, é indispensável o foco na entrega de um conteúdo de qualidade para um marketing de sucesso, considerando que esta é a parte mais importante, e que alguns objetivos apenas são alcançados através de uma boa comunicação.

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Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!


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